Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

almofala

Hi-fi Só Com Nacionais!

Recommended Posts

Postado em

Glauber ...

 

 

pensa o seguinte ... Vc não consegui ir além da física cara ... não dá ! Mas vc consegui outras coisas com esse tipo de configuração , que não se consegui com um TA da vida ... É ai que o Almofala quer chegar ...

 

 

TA é legal ??? Claro que é ... se não fosse , 90% dos caras aqui do HI-FI não utilizariam concorda ???

 

 

Mas vc só iria entender de verdade se escutasse um ... !

Postado em

Som automotivo tem uma limitação chamada... "automóvel".

 

Sub-grave, nunca vai ser "o subgrave", pq vc não tem 8m de cabine pra formação de onda.

 

Médio vai ter reflexão bagaraio, e disforme ainda por cima, com uma série de absorções irregulares por diferentes materiais, que vc não consegue brincar como numa sala.

 

Além do que a instalação do tw/full num "buraco" formado entre o vidro do parabrisas e o painel, ou no "recando" formado pela parte debaixo do painel nos pezinhos, produz ganhos que e vales que só podem ser acertados com um RTA mesmo. E mesmo assim, continua colorido, pq o RTA não ouve... ele só te mostra gráficos e frequências.

 

O TA ajuda sim, e muito, na construção da imagem, foco e ambiência, e sem ele, não dá não pra acertar um som num padrão de alta-fidelidade.

 

Com ele vc consegue virtualmente mexer na disposição física dos falantes, e junto com uma atenuação usando o balance, vc consegue uma aproximação do que seria o ideal. Mas mesmo assim, muito aquém.

 

TA, pra mim... assim como para o Diana, indispensável. :)

Postado em
Som automotivo tem uma limitação chamada... "automóvel".

 

Sub-grave, nunca vai ser "o subgrave", pq vc não tem 8m de cabine pra formação de onda.

 

Médio vai ter reflexão bagaraio, e disforme ainda por cima, com uma série de absorções irregulares por diferentes materiais, que vc não consegue brincar como numa sala.

 

Além do que a instalação do tw/full num "buraco" formado entre o vidro do parabrisas e o painel, ou no "recando" formado pela parte debaixo do painel nos pezinhos, produz ganhos que e vales que só podem ser acertados com um RTA mesmo. E mesmo assim, continua colorido, pq o RTA não ouve... ele só te mostra gráficos e frequências.

 

O TA ajuda sim, e muito, na construção da imagem, foco e ambiência, e sem ele, não dá não pra acertar um som num padrão de alta-fidelidade.

 

Com ele vc consegue virtualmente mexer na disposição física dos falantes, e junto com uma atenuação usando o balance, vc consegue uma aproximação do que seria o ideal. Mas mesmo assim, muito aquém.

 

TA, pra mim... assim como para o Diana, indispensável. :)

Fala Doug! Ow... vai no encontro??? Quero ouvir os Akron!

 

Kra... não acho o TA tão fundamental assim! Vc já reparou que quando o TA está "ativado", digamos assim, o som muda? Não a posição dos instrumentos ou coisa assim, mas digamos a "qualidade" do som, em fidelidade. O som torna-se menos real. Temos, em alguns carros, uma rotação de fase muito grande entre os alto-falantes, e isso torna o som menos fiel. Daí eu acho, o som com TA de menor "alta-fidelidade" do que o som sem TA. O problema que, como faleino outro post, não temos um bom carro de referência sem TA, e com isso acabamos comparando um carro montado nos moldes de hoje (com a dependência do TA) com carros montados nos tempos em que o TA era coisa que não existia.

Por isso que, se você pegar uma matéria de uns 10 ou 15 anos atrás da IASCA, você vê tenta coisa:

 

- 2 EQTs Audio Control;

- 1 EQX Audio Control;

- 1 Pré-amplificador FOUR-1 Audio Control;

- Pezinhos super focados... e em alguns casos subs na frente

 

Hoje é bem diferente:

- Player com TA;

- Amp;

- Kit de 5";

- Pezinhos de fibra com umas 3 ou 4 camadinhas de fibra (p ficar bonitinho);

- Sub no porta malas...

 

Hoje, já vi muitos puristas que não fazem a mínima questão de palco sonoro, mas fazem questão de ouvir o audio da maneira que foi gravado. Então são carros sem foco, nem palco super-definido, mas tocam muito melhor que 98% dos carros com TA e equipos Top.

 

Então acho que é isso, não podemos comparar Hoje com o passado. Muita coisa mudou e foi facilitada com o uso do TA, e como disse, eu uso sim o TA, mas em relação a FIDELIDADE DE AUDIO propriamente dita, ela é inferior

Postado em

Hoje, já vi muitos puristas que não fazem a mínima questão de palco sonoro, mas fazem questão de ouvir o audio da maneira que foi gravado. Então são carros sem foco, nem palco super-definido, mas tocam muito melhor que 98% dos carros com TA e equipos Top.

 

Então acho que é isso, não podemos comparar Hoje com o passado. Muita coisa mudou e foi facilitada com o uso do TA, e como disse, eu uso sim o TA, mas em relação a FIDELIDADE DE AUDIO propriamente dita, ela é inferior

Realmente Henrique, não podemos comparar hoje com o passado, por que niguem mais usa EQT´s? pois deixam muito menos fiel do que com delay, e como eu disse, este pouco ganho em fidelidade em não ter delay, é só ligar o motor do carro e tchau....perdeu-se tudo.

Mas é tambem como falei, vai do gosto.

Postado em

Almofala , vc num vai escutar nada no carro do Doug , ele não tem mais som !

 

 

mas a casa dele tá ficando legal com as "caixinhas" que ele tá montando !

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto aos AudioControl , eu acho o seguinte ... Quanto MENOS COISA no caminho do Sinal , melhor ... menos sujeira !

Postado em

Kra... não acho o TA tão fundamental assim! Vc já reparou que quando o TA está "ativado", digamos assim, o som muda? Não a posição dos instrumentos ou coisa assim, mas digamos a "qualidade" do som, em fidelidade. O som torna-se menos real. Temos, em alguns carros, uma rotação de fase muito grande entre os alto-falantes, e isso torna o som menos fiel. Daí eu acho, o som com TA de menor "alta-fidelidade" do que o som sem TA. O problema que, como faleino outro post, não temos um bom carro de referência sem TA, e com isso acabamos comparando um carro montado nos moldes de hoje (com a dependência do TA) com carros montados nos tempos em que o TA era coisa que não existia.

Por isso que, se você pegar uma matéria de uns 10 ou 15 anos atrás da IASCA, você vê tenta coisa:

 

- 2 EQTs Audio Control;

- 1 EQX Audio Control;

- 1 Pré-amplificador FOUR-1 Audio Control;

- Pezinhos super focados... e em alguns casos subs na frente

 

Hoje é bem diferente:

- Player com TA;

- Amp;

- Kit de 5";

- Pezinhos de fibra com umas 3 ou 4 camadinhas de fibra (p ficar bonitinho);

- Sub no porta malas...

 

Hoje, já vi muitos puristas que não fazem a mínima questão de palco sonoro, mas fazem questão de ouvir o audio da maneira que foi gravado. Então são carros sem foco, nem palco super-definido, mas tocam muito melhor que 98% dos carros com TA e equipos Top.

 

Então acho que é isso, não podemos comparar Hoje com o passado. Muita coisa mudou e foi facilitada com o uso do TA, e como disse, eu uso sim o TA, mas em relação a FIDELIDADE DE AUDIO propriamente dita, ela é inferior

Henrique, discordo que sem T.A. você vai ter maior "fidelidade" numa proporção que não dê para usá-lo.

 

 

Digo isto pois, convenhamos, no carro todos estamos bem (bem²) longe de uma reprodução da música como ela toca ao vivo.

 

O que eu fico chateado, é que a melhor maneira de mostrar estas técnicas diferentes e idéias divergentes é em um encontro ou campeonato, e hoje, me fala que carro está pronto, com técnicas, para ser apreciado e analisado, discutido na prática?? Muito poucos. :legal:

Postado em

Aí varia o conceito de "o que é fidelidade?".

 

Se vc vai num jazz café da vida, sem amplificação, sem nada, vc fecha os olhos e fala... pô, o cara do sax deu uns 2 passos pro lado, tá tocando junto com o cara do baixo agora...

 

Tem gente que prefere ouvir todo mundo aglomerado e ter o timbre correto... tem gente que prefere um timbre mais "torto", e ver cada qual no seu lugar.

 

Quem prefere os dois, anda de mac laren F1 ou na X5 da Alpine. Ou então ouve em casa. (ou melhor ainda, vai no diabo do jazz café e já aproveita pra encher a cara... huaohuaoahuah).

 

Famosíssimo cobertor curto. Não tem como comprar um cobertor grande suficiente, pelo menos pra gente...

 

Concordo que antes não existia tal coisa, e o povo na IASCA liga muito pra acabamento. Se a instalação for bem feita, e o projeto bem executado, vai tocar bem. Só não vai ser perfeito pela limitação do carro.

Postado em

Tweeter no painel ou coluna e médios em pézinho - Quando vc tem distâncias elevadas entre o médio e o tweeter vc tem um problema grande de rotação e modificação nas interações das curvas polares. Isso faz com que a imagem fique sempre mais perto do falante que está mais perto de sua audição.

 

Sem TA, quando vc tem uma dinâmica musical ou uma avalanche de grandes gamas de frequencias o equilibrio é afetado absurdamente, mesmo quando é precisão tonal não seja tão ruim assim, mas as vezes ela é tão afetada quanto o equilíbrio.

 

Portanto, distancias entre falantes(tweeter e médio) = maior necessidade de Alinhamento de Tempo/Fase.

 

Distâncias menor entre falantes (tweeter e médios no pézinho) = menor necessitade Alinhamento de Tempo/Fase.

 

Na minha opinião eu prefiro sempre utilizar Alinhamento de tempo, mas o menos possível.

 

Tento utilizar alguns artifícios para corrigir acusticamente o máximo possível.

Postado em
mas aí, no caso da IASCA, vai do gosto do juiz. E então?? acertamos o carro para o juiz gostar, ou para nós mesmos???

 

Apresento o paradoxo de hi-fi

Pergunta brava essa... ainda mais porque todo mundo ouve diferente de todo mundo. Me mostre dois ouvidos iguais... duvido!

 

Estou montando meu sistema para meu desfrute... se me inscrever em uma etapa e papar um troféu, ótimo. Se não pegar nem resfriado no garoa, ótimo... já serviu de aprendizado... Não é o juíz da IASCA que vai dizer que o meu gosto está errado...

 

 

Edu Nicácio

Postado em

O Arisa falou uma coisa bem verdadeira ali em cima. Temos poucos carros hoje "montados", por isso a discussão fica muito no "achismo", embora esteja muito interessante esse tópico...

Postado em

Complexo... mas, voltando ao tópico...

 

Para montar um kit nacional, bem montado... só fazendo caixas de 15 litros no painel, com o kit da akron no painel, como 2 books mesmo... usando Ta, um player bom, e um sub que desça bem, com bom ataque. Poderia ser 2 NAR em selada cortados ultra-baixo, com um sub-sônico em 16Hz de 24dB/8, só pra responder a primeira oitava meeeesmo, com bastante potência aplicada e uma caixa bem dimensionada.

 

Esse essa seria a minha escolha, não levando em conta a facilidade da instalação, ou ainda o custo dos brinquedos, que nem fica tão exorbitante assim.

Postado em
O Arisa falou uma coisa bem verdadeira ali em cima. Temos poucos carros hoje "montados", por isso a discussão fica muito no "achismo", embora esteja muito interessante esse tópico...

Mas pra pessoas que tem um certo tempo de conhecimento e estudo o achismo é minimo e se houver está sempre embasado de algo técnico.

Postado em
mas aí, no caso da IASCA, vai do gosto do juiz. E então?? acertamos o carro para o juiz gostar, ou para nós mesmos???

 

Apresento o paradoxo de hi-fi

Meu amigo Arisa, com todo o respeito, não concordo com isso. Ja fui Juiz em uma única etapa da IASCA, a qual discuti seriamente com o antigo organizador e nequele mesmo momento me despedí da IASCA, como fez meu grande amigo SILVIO tempos atrás, o qual respeito como ex-Juiz da IASCA. Não temos gostos (Eu e o Silvio), e sim parâmetros para analisar em uma audição se o sistema está correto e equilibrado, independendo do gosto musical etc. Logicamente que nenhum ouvido é igual ao outro, mas naum posso concordar com um Juiz que julgou um carro que tinha um pico em 16 KHz e dizer que o carro naum tinha agudo; naum posso concordar com um Juiz que diz ouvir do médio grave do pézinho as vozes se esse falante tem um corte de 12dB`s por 8 em 350 Hz.

Isso sim é um absurdo.

Caro amigo, desculpe o desabafo e vc logicamente não tem nada a ver com isso.

Grand abraço.

Postado em
mas aí, no caso da IASCA, vai do gosto do juiz. E então?? acertamos o carro para o juiz gostar, ou para nós mesmos???

 

Apresento o paradoxo de hi-fi

Meu amigo Arisa, com todo o respeito, não concordo com isso. Ja fui Juiz em uma única etapa da IASCA, a qual discuti seriamente com o antigo organizador e nequele mesmo momento me despedí da IASCA, como fez meu grande amigo SILVIO tempos atrás, o qual respeito como ex-Juiz da IASCA. Não temos gostos (Eu e o Silvio), e sim parâmetros para analisar em uma audição se o sistema está correto e equilibrado, independendo do gosto musical etc. Logicamente que nenhum ouvido é igual ao outro, mas naum posso concordar com um Juiz que julgou um carro que tinha um pico em 16 KHz e dizer que o carro naum tinha agudo; naum posso concordar com um Juiz que diz ouvir do médio grave do pézinho as vozes se esse falante tem um corte de 12dB`s por 8 em 350 Hz.

Isso sim é um absurdo.

Caro amigo, desculpe o desabafo e vc logicamente não tem nada a ver com isso.

Grand abraço.

Disse o que eu preferi não falar...

 

A partir do momento que um julgamento, por banca de juízes, depende únicamente do gosto pessoal, é sinal que há algum vício de julgamento indesejável, e que o resultado não se torne legítimo, já que teremos pesos e medidas diferentes para competidores em pé de igualdade.

 

É claro que o juiz não é uma máquina, mas devem seguir os preceitos básicos, que têm como objetivo a unificação de critérios de julgamento.

 

Mas, fora esta parte de gosto pessoal, o que o juiz avalia é, na maior parte, aquilo que nós mesmos buscamos. Se o que buscamos é diferente dos resultados avaliados, então há algum desvio importante de conceitos e/ou objetivos.

Postado em

Puts! Esse tópico tá show! O.O Pena q tou c/pouco tempo :(

Tb sou do time q acha q é mais gostoso de ouvir o som fiel/natural (reprodução), mesmo ficando "tudo apertado" (limitação do ambiente).

Postado em

Não concordo com algumas opiniões mas respeito todas elas.

 

Enfim, o que interessa é que todos fiquem contentes com o som dos nossos carros, não é?

 

Grande abraço a todos os amantes de um bom som automotivo.

E estou sempre aqui para ouvir e aprender.

Postado em

Vinicius e Kleber, vcs desvirtuaram o que eu disse. (principalmente essa parte de "vício de julgamento".. peralá, está colocando caracteres nos meus dedos, que eu não escrevi)

 

Melhor apagar tudo, em nenhum momento eu disse o que vcs assumiram...

 

Melhor eu nem tentar explicar senão piora.

 

ps. vou ter que explicar ;) escrevi aquilo para provocar essa história de que "cada um tem um gosto e o que é bom pra mim não é bom pra você". Isto, na minha opinião, não se aplica em Alta fidelidade, tampouco em julgamento.. por isto falei que era um paradoxo

Postado em
Vinicius e Kleber, vcs desvirtuaram o que eu disse. (principalmente essa parte de "vício de julgamento".. peralá, está colocando caracteres nos meus dedos, que eu não escrevi)

 

Melhor apagar tudo, em nenhum momento eu disse o que vcs assumiram...

 

Melhor eu nem tentar explicar senão piora.

 

ps. vou ter que explicar ;) escrevi aquilo para provocar essa história de que "cada um tem um gosto e o que é bom pra mim não é bom pra você". Isto, na minha opinião, não se aplica em Alta fidelidade, tampouco em julgamento.. por isto falei que era um paradoxo

Beleza meu amigo, sem problema, foi só um desabafo que naum tem nada aver com vc.

Postado em

T.A. dá uma quebrada sim, principalmente lá em cima: uma diminuída brusca na naturalidade, uma maqueada na dinâmica e uma bela porrada no arejamento. Consegui enganá-lo uma vez no Impreza quando equidistanciei tudo (midb+tw), girei os falantes pra aqui, pra acolá e dei uma atenuada no lado direito. Resultado? Como de se esperar, tudo ótimo dos médios pra cima. Mas lá embaixo precisa de um quê a mais de potência pra tocar redondo, e é exatamente onde pecam pra mim os sistemas que usam balance (ou ajuste de ganho distintos L e R). O médio-grave e grave ficam sinceramente deslocados para a esquerda, não importa o que se faça.

 

Concordo in verbis com o Diana: é muito bonito ter um sistema estupidamente refinado, impecável mesmo no áudio. Mas, ligou o carro, muito mais vale um palco estável e bonitinho ali na frente (e alto).

 

Abraços

Postado em

Quando disse acima que juiz nenhum vai mudar meu gosto, quiz dizer exatamente isso! Posso gostar de rock com reforço no contrabaixo e bumbo, mas na avaliação o equilíbrio do meu sistema vai estar prejudicado... O que eu faço? Ouço meus sons favoritos em flat? Não dá...

 

Com os recursos que temos nos players de hoje, acredito que dá para armazenar diversas curvas de equalização para um sistema: uma para ouvir no dia-a-dia, uma para avaliação de aúdio, uma para RTA, uma para SPL, etc.

 

Quando for avaliar meu carro, é lógico que vou ouvir atentamente todas as dicas dos juízes, a fim de melhorar áudio, instalação, etc. Nunca disse isso... o que eu quiz dizer é que após a avaliação posso ir lá no EQ e carregar a curva que curto para ouvir Metallica, ou Dianna Krall... ISSO vai do gosto de cada um.

 

Procuramos fidelidade nos nossos sistemas, mas diversos fatores limitam isso... inclusive gosto pessoal. Quase não ouço Jazz ou música clássica... às vezes um blues ou soul... o resto do tempo passo ouvindo bandas de pop e rock dos anos 70/80/90. Fidelidade para música eletrônica? Nem...

 

Tópico interessantíssimo. Acompanhando.

 

 

Edu Nicácio

Postado em
Poderia ser 2 NAR em selada cortados ultra-baixo, com um sub-sônico em 16Hz de 24dB/8, só pra responder a primeira oitava meeeesmo, com bastante potência aplicada e uma caixa bem dimensionada.

hehehe Conheço um cara que fez isso uma vez ... não com 2 NAR , mas sim com 1 só de 10" hehehe e falaram que num tinha graves hahaha



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...