Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[DICA] Fujam do marketing sem lógica! Target? Tornado? Bruthus? Ñ

Recommended Posts

Bom galera... estou criando esse tópico primeiramente pra informar aos "novatos" e aos que vão pela opinião dos lojistas. Mas a gente pode aproveitar o embalo e trocar experiencias sobre o assunto!

 

Antes de mais nada, vou resumir um fato que presenciei e que já repeti diversas vezes.

 

Tínhamos dois sons em mãos.. e resolvemos "tirar de letra":

 

Set1: SD 3000 + SDS 18' (em caixa adequada) + 300ah de bateria aux

Set2: SD 8000 (com metade da impedancia nominal) + Target 1500wrms 18' + 450ah de bateria + fonte 210Ah

 

Nos primeiros cinco minutos o Target tocou mais! Não absurdamente, mas uns 30~50% mais a depender da faixa. Levava clara vantagem nos 60~90hz mas a vantagem diminuia abaixo disso (e ia sumindo gradativamente). Nos ~45hz os dois tocavam igual (testei algumas músicas do Guto q tem umas passagens baixas.. e nesses momentos tocaram igual).

 

Com coisa de 15 a 20 minutos tocando forte, a diferença foi diminuindo de forma perceptível. Com 35 minutos aprox... os dois sons se igualaram.. sendo que o SDS dessa vez começou a levar vantagem nos subgraves.

 

 

 

Agora vem a questão: VALE A PENA? Você pegar um falante mais caro, usar amp mais caro e mais baterias, cabos.. pra ter uns 10 minutos de glória??

 

Então deixei o "ouvido" de lado e resolvi partir pra prática. Me corrijam se eu errar em algo (vou pelo que lembro de cabeça). Analisando os parametros:

 

-Tamanho da bobina é a mesma (SDS / Target)

-Altura da bobina no SDS é maior. 29mm SDS contra 27mm Target

-Altura do GAP é a mesma.

 

-Sensibilidade gira em torno de 96dbs nos dois casos.

-FS (ressonancia): 31hz do SDS contra ~44hz do Target.. SDS tende a descer mais!

-Qts: 0,32 do SDS contra 0,39 do target.. o SDS tende a ter mais qualidade. Já encontrei MUITA divergência nesse parametro do Target! (de fontes diferentes)

-BL: 23 do SDS contra 11 do target... é como se o "motor magnético" do target fosse mais fraco..

-Eficiencia: 2,6% do SDS contra 0,54% do target.. precisa explicar?

-xmax: 7,5mm do SDS contra 6,5mm do Target.. precisa explicar? [2]

-Densidade do fluxo no Gap: 10.000 GAUSS no SDS contra (4) 6.200 (8) 7.300 do Target! (versão 4 e 8ohms)

 

 

 

Bom galera... então fica aí a dica! Paulo Duto já explicava isso a quase 5 anos atrás mas ngm queria dar ouvidos. Só queria saber de "Watis RMS" e "bate pra caraaaleo"... Mas não tem pra onde correr! Tornado é uma WPU "modificada", assim como bruthus é um oversub800 "modificado", Target é um SDS "modificado"... e essas modificações NUNCA são pra melhor! Apenas fazem o sub suportar mais potência pra impressionar os amigos! (olha.. 2x15' com SD5000!)

 

Abraço galera! E qualquer coisa, só me corrigir!

Editado por blOom
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.

Editado por savf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns! Muito bom!

 

Não tenho opinião formada, pois não conheço, mas concordo que potência não é tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:+1

tem logica sim, e na pratica acontece mesmo..

 

Lógica de mercado TEM! Vende mais, pessoal compra feliz.... mas não é uma lógica INTELIGENTE.

 

João Guilherme, em resumo é o que falei! Eles pegam um falante BOM, praticamente TOP da marca.. e deixam ele "tunado", de modo que ele suporte mais potencia. Mas em contrapartida, ele perde em musicalidade, perde em rendimento, perde aqui e ali... não compensa!

 

Fora que, no caso citado, target usa praticamente O DOBRO da potencia pra se manter tocando. Se ele rendesse O DOBRO do SDS, putz.. show de bola! Mas ele FRIO num rende nem 50% mais! Só se tu socar um MEGA pico nos 80hz... :P rsrssrrss o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bloom, pior que é verdade...

Pena que nao analisei por esse lado na hora de escolher os subs targets

 

Relaxe... muita gente comete esse erro, comprando "com os olhos". Quem nunca ficou tentado ao ver os TOMAHAWK de 2500wrms? Putz.. com 2 falantes tu pode socar um SD5000 ou até SD8000 (deixando headroom).. enquanto q a maioria usa no máximo SD3000 pro par de woofers "comuns"...

 

No final das contas, esses "WRMS" só servem pra vender mesmo! De que adianta ter um falante de 3.000wrms que depois de meia hora tocando, ele aquece, perde rendimento e começa a tocar igual ao de 800wrms? E o pior... vc tá "pagando" o dobro pra ele se manter tocando! :P

 

 

 

 

Pensem comigo: Se WRMS fosse TÃO importante assim, porque o pessoal de PA não começa a investir em falantes "pocados"? Pq num socam uma penca de tomahawk, Target, Insanno (novo modelo da over)??? Porque eles insistem em usar WPU com meros 450wrms, SDS com 800wrms (Sendo q tá pra vir o "novo" de 2kwrms), over sub800 (ao invés do bruthus de 1200wrms)??? Será que eles são BURROS? Será que são POBRES? Aposto que não! ;)

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Só existem desvantagem ao usar esses falantes "parrudões". Eles colocam 2x mais potencia (ou até mais, no caso WPU -> Tornado).. mas não fazem uma refrigeração 2x mais eficiente! QUANDO melhoram a refrigeração, é coisa de 20~30%... insuficiente pra quantidade de potencia que vai ser despejada na bobina! :(

 

EDIT: WPU é um dos falantes nacionais que menos sofre por compressão! Mesmo tocando faixa de sub, ele perde mto pouca potência tocand @0db!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Relaxe... muita gente comete esse erro, comprando "com os olhos". Quem nunca ficou tentado ao ver os TOMAHAWK de 2500wrms? Putz.. com 2 falantes tu pode socar um SD5000 ou até SD8000 (deixando headroom).. enquanto q a maioria usa no máximo SD3000 pro par de woofers "comuns"...

 

No final das contas, esses "WRMS" só servem pra vender mesmo! De que adianta ter um falante de 3.000wrms que depois de meia hora tocando, ele aquece, perde rendimento e começa a tocar igual ao de 800wrms? E o pior... vc tá "pagando" o dobro pra ele se manter tocando! :P

 

 

 

 

Pensem comigo: Se WRMS fosse TÃO importante assim, porque o pessoal de PA não começa a investir em falantes "pocados"? Pq num socam uma penca de tomahawk, Target, Insanno (novo modelo da over)??? Porque eles insistem em usar WPU com meros 450wrms, SDS com 800wrms (Sendo q tá pra vir o "novo" de 2kwrms), over sub800 (ao invés do bruthus de 1200wrms)??? Será que eles são BURROS? Será que são POBRES? Aposto que não! ;)

Bloom, num vou nem acrescentar mais nada no seu tópico pois eu sempre falei tudo isso e ninguem nunca deu importancia!

Muitooooo mais importante que uma pilha de RMS é área de cone, sensibilidade entre outras coisas.

 

Pensem bem:

 

É melhor ter 04 Eros SDS 818 numa SD5000 com 72" de área de cone?

 

Ou é melhor ter 02 Eros Target Bass numa SD5000 com 36" de área de cone??

 

 

Acho até obviu né a resposta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo topico Bloom :rever1:

 

ja tinha observado este detalhe na perda de rendimento, mas achei que fosse queda de tensao mesmo nas baterias, e vc esclareceu com este teste pratico

 

mais um motivo pra ficar feliz com meus SDS rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi falar que as versões "originais" dos falantes (SDS por exemplo) não suporte clip de jeito nenhum, e as tunadas suportam, tornando-as melhor para o uso automotivo (e a cachaça).

 

Verdade ou Mentira?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os parametros do target são medidos em alto-falantes de 4 ohms, e dos sds são de 8ohms, ou seja, o bl de um alto-falante de 8ohms é normalemnte o dobro do de 4 ohms, entre outros parametros. é por isso que abri aquele topico de 8x4ohms. abraço

 

Bom galera... estou criando esse tópico primeiramente pra informar aos "novatos" e aos que vão pela opinião dos lojistas. Mas a gente pode aproveitar o embalo e trocar experiencias sobre o assunto!

 

Antes de mais nada, vou resumir um fato que presenciei e que já repeti diversas vezes.

 

Tínhamos dois sons em mãos.. e resolvemos "tirar de letra":

 

Set1: SD 3000 + SDS 18' (em caixa adequada) + 300ah de bateria aux

Set2: SD 8000 (com metade da impedancia nominal) + Target 1500wrms 18' + 450ah de bateria + fonte 210Ah

 

Nos primeiros cinco minutos o Target tocou mais! Não absurdamente, mas uns 30~50% mais a depender da faixa. Levava clara vantagem nos 60~90hz mas a vantagem diminuia abaixo disso (e ia sumindo gradativamente). Nos ~45hz os dois tocavam igual (testei algumas músicas do Guto q tem umas passagens baixas.. e nesses momentos tocaram igual).

 

Com coisa de 15 a 20 minutos tocando forte, a diferença foi diminuindo de forma perceptível. Com 35 minutos aprox... os dois sons se igualaram.. sendo que o SDS dessa vez começou a levar vantagem nos subgraves.

 

 

 

Agora vem a questão: VALE A PENA? Você pegar um falante mais caro, usar amp mais caro e mais baterias, cabos.. pra ter uns 10 minutos de glória??

 

Então deixei o "ouvido" de lado e resolvi partir pra prática. Me corrijam se eu errar em algo (vou pelo que lembro de cabeça). Analisando os parametros:

 

-Tamanho da bobina é a mesma (SDS / Target)

-Altura da bobina no SDS é maior. 29mm SDS contra 27mm Target

-Altura do GAP é a mesma.

 

-Sensibilidade gira em torno de 96dbs nos dois casos.

-FS (ressonancia): 31hz do SDS contra ~44hz do Target.. SDS tende a descer mais!

-Qts: 0,32 do SDS contra 0,39 do target.. o SDS tende a ter mais qualidade. Já encontrei MUITA divergência nesse parametro do Target! (de fontes diferentes)

-BL: 23 do SDS contra 11 do target... é como se o "motor magnético" do target fosse mais fraco..

-Eficiencia: 2,6% do SDS contra 0,54% do target.. precisa explicar?

-xmax: 7,5mm do SDS contra 6,5mm do Target.. precisa explicar? [2]

-Densidade do fluxo no Gap: 10.000 GAUSS no SDS contra (4) 6.200 (8) 7.300 do Target! (versão 4 e 8ohms)

 

 

 

Bom galera... então fica aí a dica! Paulo Duto já explicava isso a quase 5 anos atrás mas ngm queria dar ouvidos. Só queria saber de "Watis RMS" e "bate pra caraaaleo"... Mas não tem pra onde correr! Tornado é uma WPU "modificada", assim como bruthus é um oversub800 "modificado", Target é um SDS "modificado"... e essas modificações NUNCA são pra melhor! Apenas fazem o sub suportar mais potência pra impressionar os amigos! (olha.. 2x15' com SD5000!)

 

Abraço galera! E qualquer coisa, só me corrigir!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bloom, num vou nem acrescentar mais nada no seu tópico pois eu sempre falei tudo isso e ninguem nunca deu importancia!

Muitooooo mais importante que uma pilha de RMS é área de cone, sensibilidade entre outras coisas.

 

Pensem bem:

 

É melhor ter 04 Eros SDS 818 numa SD5000 com 72" de área de cone?

 

Ou é melhor ter 02 Eros Target Bass numa SD5000 com 36" de área de cone??

 

 

Acho até obviu né a resposta?

 

Mas é por aí mesmo! No começo os WRMS encantam os olhos... mas se tu for ver na prática.....

 

Meu vizinho ele tem PA das antigas... sempre foi PAzeiro, já teve até trio grande... E ele sempre usou WPU e similares nas horn. Quando eu era mais novo, que comecei a entender um pouco de som (e vía os vídeos do bonatti), eu ficava pensando: "que burrão.. usa 4 horn cada uma com 2 WPU de 450wrms.. 900wrms por caixa, 3600wrms no total... se ele botasse 2 tomahawk da vida (2500wrms cada) certeza q ia tocar mais" :P rsrssrrsrsrs o-o-

 

Quero nem ver, 4 horn contra 2 Tomahawk :P rsrsrsrsrs (sendo que as horn com 3600wrms e as TMK com 5000wrms)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os parametros do target são medidos em alto-falantes de 4 ohms, e dos sds são de 8ohms, ou seja, o bl de um alto-falante de 8ohms é normalemnte o dobro do de 4 ohms, entre outros parametros. é por isso que abri aquele topico de 8x4ohms. abraço

 

Não não.. eles informam a 4ohms e 8ohms.... inclusive citei no tópico! E os parametros foram pegos pela Eros (no site deles)

 

E cá entre nós.. se eles realmente estivessem medindo a 4ohms apenas, que vantagem eles teriam nisso? Não seria mais facil medir apenas o de 8ohms pra "mascarar" a falha?! rsrs

 

otimo topico Bloom bow.gif

 

ja tinha observado este detalhe na perda de rendimento, mas achei que fosse queda de tensao mesmo nas baterias, e vc esclareceu com este teste pratico

 

mais um motivo pra ficar feliz com meus SDS rsrs

 

pow.. vlw! O lance da bateria também conta... mas o que mais atrapalha é o rendimento do falante... conforme ele vai aquecendo, vai perdendo rendimento! Experimente tocar o som com fonte ligada... o rendimento cái mesmo a tensão ficando +/- estável!

 

Quanto mais potencia o falante recebe, mais aquece! E se não tiver boa refrigeração, a bobina altera as características (inclusive a curva de impendancia) o que faz ele render menos!

 

Digamos que o LIMITE de dissipação dos falantes COMUNS é de ~800wrms! Acima disso, só se fizessem como a ventilação dos mtx (totalmente aberto)... mas aí ficaria inviável! ($$$)

 

Sempre ouvi falar que as versões "originais" dos falantes (SDS por exemplo) não suporte clip de jeito nenhum, e as tunadas suportam, tornando-as melhor para o uso automotivo (e a cachaça).

 

Verdade ou Mentira?!

 

Verdade de certa forma! Eles fazem os falantes "originais" pensando em PA e pessoal QUE ENTENDE! Aí chega um estalador, soca uma caixa de 40 litros com dutos "chutados"... e soca distorção! Não tem milagre!!!!

 

Mas se vc pegar um "original" e fizer tudo seguindo à risca, não tem bronca! TEmos MUUUITOS exemplos aqui! O wendell por exemplo.. tem os SDS a não sei quanto tempo... pq soube fazer o projeto!

 

Já os "tunados", eles fazem pra suportar mais potencia... e, consequentemente, mais clipping! Mas é como falei, o fato dele SUPORTAR mais potencia não significa que ele TOQUE mais forte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre falo para os amigos aqui... RMS não e tudo, RMS não é tudo (só potencia suportada) a galera não me ouve pasmafaute

 

 

ótimo tópico... acompanhando :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe vida alem de Eros, Selenium etc etc etc...

Acreditem!

Analisar os parametros vale bem mais que ler o nome.

Qualquer coisa que eu possa falar alem disso pode parecer tendencioso!

 

Boa iniciativa Bloom. Bloom e Caradosom se tiverem interesse em mais testes me adiciona no msn que trocamos uma ideia

flak_df@hotmail.com

 

ABraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Bloom....O duro é enfiar isso na cabeça da "molecada"...

 

Vejo sempre na STE, o Diógenes (CaradoSom) defendendo os SDS (800rms), e batendo nessa tecla de que potencia não é tudo...Mas o povo ignora!

 

Creio que a maioria procura falantes com grandes potencias, pois querem usar amplificadores cada vez mais potentes, em carros pequenos, sem espaço, daí vem a "necessidade" de se usar sub/woofers cada vez mais fortes!

 

É a mesma coisa no SPL, que o povo ja pensa logo no EDX, e esquece do resto!

 

AbraçO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exatamente! Só existem desvantagem ao usar esses falantes "parrudões". Eles colocam 2x mais potencia (ou até mais, no caso WPU -> Tornado).. mas não fazem uma refrigeração 2x mais eficiente! QUANDO melhoram a refrigeração, é coisa de 20~30%... insuficiente pra quantidade de potencia que vai ser despejada na bobina! :(

 

EDIT: WPU é um dos falantes nacionais que menos sofre por compressão! Mesmo tocando faixa de sub, ele perde mto pouca potência tocand @0db!

Bloom,

 

Parabéns pela iniciativa velho. Muito bom o tópico. E cada vez mais que leio o forum, mais fico feliz com meus WPU. :rolleyes:

 

Grande abraço e to acompanhando

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mando bem bloom

lembro q tinha um topico desses q o guto criou ainda reclamando q so tava saindo falante com mtos Wrms e nao evoluiam o produto na qualidade....

 

boaa bloom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Existe vida alem de Eros, Selenium etc etc etc...

Acreditem!

Analisar os parametros vale bem mais que ler o nome.

Qualquer coisa que eu possa falar alem disso pode parecer tendencioso!

 

Boa iniciativa Bloom. Bloom e Caradosom se tiverem interesse em mais testes me adiciona no msn que trocamos uma ideia

flak_df@hotmail.com

 

ABraços

Cara eu tenho vc add no meu MSN mas vc nunca ta on line! rsrsr

Acho que fui bloqueado ou excluido por vc! rsrsrsrs

 

add aí e vê se consegue falar comigo: diogenesrn@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma pena, pena mesmo que não tenhamos mais o Paulo Duto por aqui, ele era muito fera no assunto.

 

Por outro lado, vemos pessoas como o BloOm, que estao seguindo o mesmo caminho do paulo, sempre tentando trazer o melhor pro forum.

Claro que tem mais pessoas assim, mas nao posso citar todos, por poder deixar alguem de fora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ACHO que já disse muito isso por aqui ... não ?

 

 

uahuahauhauahuahauah

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

obs: minhas músicas agora servem pra testes UIAAA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bloom, num vou nem acrescentar mais nada no seu tópico pois eu sempre falei tudo isso e ninguem nunca deu importancia!

Muitooooo mais importante que uma pilha de RMS é área de cone, sensibilidade entre outras coisas.

 

Pensem bem:

 

É melhor ter 04 Eros SDS 818 numa SD5000 com 72" de área de cone?

 

Ou é melhor ter 02 Eros Target Bass numa SD5000 com 36" de área de cone??

 

 

Acho até obviu né a resposta?

 

 

Entendi seu ponto, mas nunca que 4 alto-falantes de 18" correspondem a mesma área que um de 72", ou que 2 de 18" correspondem a uma área de um alto falante de 36", entendi seu ponto mas cuidado com essas "afirmações".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...