Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Celo Real

Revestimento interno de caixa acustica

Recommended Posts

Postado em

Galera, to montando uma caixa e na loja q comprei o carpete me disseram q seria bom colocar algodão na parte interna da caixa para melhorar a acustica.

Como o pacote q serviria para a caixa toda custou 5 reais eu comprei.

Gostaria de saber se a informação é verdadeira.

E se alguem sabe dizer em q melhoraria o rendimento da caixa.

Me disseram q o grave fica menos seco... como se a litragem da caixa fosse maior!

o q vcs acham???

Falows!

Postado em

Algodão nunca ouvi falar. :o Acontece que toda caixa para subwoofer deve utilizar revestimento interno para evitar transientes, ou seja, ruídos que o sub pode provocar com seu deslocamento. Já na caixa com Woofers, tipo trio, nao se usa nenhum tipo de revestimento, é direto na madeira.

Existem varios tipos de revestimentos internos como lã de vidro, acrilon, isopor, etc... Eles absorvem os tais transientes....

;)

Postado em

Algodão é novo para mim também, já vi muitos usando lã de vidro, e resolve um pouco, como já disseram acima.

Mas já que está com o algodão e a caixa faça um teste e coloque o resultado para nós, quem sabe pode funcionar muito bem a sua idéia.

Postado em

experimenta com EVA... ja fiz e ficou muito bom.

é barato e não da muito trabalho igual lã de vidro (aquilo é um veneno).

cola de sapateiro, um estilete e o EVA, só isso q vai precisar.

:legal:

Postado em

# - Forração interna: Tem como objetivo minimizar reflexões internas do som e ressonâncias, pois estes aumentam o fator de amortecimento da caixa, ela deve ser totalmente revestida em seu interior com lã de vidro de baixa densidade ou espuma de poliéster ou lã de poliéster.

A função do revestimento interno é aumentar o fator de amortecimento da caixa, para que não sejam introduzidas colorações e distorções provocadas por ondas estacionárias. O revestimento interno melhora muito a condição de filtro da caixa acústica, para algumas frequências, mas cada sistema acústico possui as suas peculiaridades, quanto ao tipo e quantidade de material fono-absorvente. O revestimento interno também contribui para graves mais perfeitos e timbres mais suaves, mas introduzem perdas de energia acústica.

Dados dos artigos do site autosom.net/artigos

tem muito mais detalhes sobre este assunto... pode pesquisar q encontrará.

Postado em
eu já vi caixa revestida até com cobertor de mendigo... e o pior de tudo é q tava bacana o som :pirou:

Mas a tendência é essa.. o som fica mais 'macio'... porém, à depender da quantidade, pode perder um pouco de SPL!

Postado em

Pra mim o bloom disse tudo ai..

eu já ouvi dois tornados (sw3a) com esse revestimento interno...

sinceramente, não gostei nem um pouco... perdeu muito ataque o som!

Abraços!

Postado em
Acrilon, coloca-se na caixa colando ele a madeira??

realmente colocar lã de vidro fica perigoso pras bobinas??

acrilon perde mt pra lã??

Tenho medo de estar me confundindo... mas se não me engano é lã de acrílico que se esfarela com o tempo! Perigoso pra bobina? Acho que não.. mesmo que chegue a entrar nela, ou será esfarelada ou será tostada (o que vier primeiro). Ouvi casos de quem colocou bombril! (sério!) aí sim pode apresentar perigo... pq com o tempo ele vai soltando umas fagulhas q são de ferro.. e se acumular algumas na bobina pode alterar os paramêtros do falante (na melhor das hipoteses) ou até provocar a queima!

Acrilon é lã de vidro feita quase que pra essa exclusividade! Vc vai colando ela dentro da caixa.. mas é bom ir fazendo aos poucos... pq se colocar demais, o som fica beeem macio mas perde SPL! Ah, aqueles tecidos alcochoados (que o pessoal chama de cobertor de mendigo) também é valido! ^^ (tenho uma caixa staner GS150 que tem esse 'cobertor de mendigo' dentro... )

Postado em
Galera, to montando uma caixa e na loja q comprei o carpete me disseram q seria bom colocar algodão na parte interna da caixa para melhorar a acustica.

Me disseram q o grave fica menos seco... como se a litragem da caixa fosse maior!

o q vcs acham???

Falows!

algodão em pasta e nome da criança e muito utilizado em caixas de PA para sub grave e medio grave para deixar a caixa com uma resposta mais plana e sem coloração proveniente das ondas estacionárias geradas dentro do cabinete.

utilizo tambem o acrilon ; agora entre os dois materias o algodão tem uma melhor absorção

outra utilização para os materias absorventes

caixa selada pequena com um " Q " alto e vc quer uma resposta com um pouco mais de extensão

ao aplicar um volume consideravel de material absorvente no box, vc consegue esse resultado .

para o alto falante ele interpreta que a caixa aumentou de volume reduzindo seu "Q" desse jeito se consegue uma mudança na resposta da caixa sem ter que construir uma nova

ja em box dutada o ideal e um minimo de material absorvente, pois isso afeta diretamente o rendimento da caixa.

Postado em

já experimentei acrilon (dos mais espessos) e confesso que não gostei não.

O grave amaciou , ficou com resposta bem mais plana , mas perdeu demais o ataque , ficou sem pegada , muito pouco agressivo.

Abraço

Postado em

Ja usei aquele material de almofada/travesseiro de pobre huahauhaha

Comprei um travesseio por 3 reais na feira livre, forrei a caixa todinha e ainda me sobrou uma capinha/fronha pra dar pra minha mãe e fazer uma média ainda. huahauhuha

Porém não gostei do resultado, perde aquele gravão mais nervoso, fica bem buuuuuuuummmmm mesmo.

Postado em

o q vcs acham???

Falows!

================================================================================

=

Eu uso manta acrilica a mesma que forra edredon e vc acha em lojas de tecido,comprei a minha na 25 de março no centro de sp e o preço é 2 reais o metro e vc escolhe a espessura,para instalar não cole a manta na caixa,use grampo fica 100%

================================================================================

Postado em

Minha caixa será dutada!!

Vou testar primeiro sem o algodão... depois testo com, se nao gostar do resultado com o algodão eu tiro!

Como nao estou fazendo a caixa dutada maxima exigida no manual, acredito q o algodão ira me dar um bom resultado...

Falows!

Postado em

Vou instalar um JL 12W3V3 numa caixa selada de 32 litros, comprei hoje fibra de poliéster e agora não sei se vou revestir internamente a caixa ou não. Será que vai perder muito SPL?

Postado em
Vou instalar um JL 12W3V3 numa caixa selada de 32 litros, comprei hoje fibra de poliéster e agora não sei se vou revestir internamente a caixa ou não. Será que vai perder muito SPL?

Vai colocando aos poucos e testando amigao!

Nas minhas caixas particularmente dificil eu usar revestimento interno, acho que perde perceptivelmente o SPL

Postado em

Bom dia caros colegas do autoforum!

Gostaria de questionar se algum dos estimados já utilizou como forração da caixa o material "pasta de silicone"?

Normalmente é utilizado em travesseiros e afins...

Acredito ser uma boa ideia, por ser facil de manusear, e regular sua densidade manualmente, pois pode-se separala facilmente, assim como espremela!

Assim que possível (quando recuperar a camera) tiro umas fotos do material que tenho em minha residencia!

[]'s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...