Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Sign in to follow this  
Celo Real

Revestimento interno de caixa acustica

Recommended Posts

Galera, to montando uma caixa e na loja q comprei o carpete me disseram q seria bom colocar algodão na parte interna da caixa para melhorar a acustica.

 

Como o pacote q serviria para a caixa toda custou 5 reais eu comprei.

 

Gostaria de saber se a informação é verdadeira.

 

 

E se alguem sabe dizer em q melhoraria o rendimento da caixa.

 

Me disseram q o grave fica menos seco... como se a litragem da caixa fosse maior!

 

 

o q vcs acham???

 

 

Falows!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O grave fica mais encorpado, fica tipo mais plana a resposta, certo ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Algodão nunca ouvi falar. :o Acontece que toda caixa para subwoofer deve utilizar revestimento interno para evitar transientes, ou seja, ruídos que o sub pode provocar com seu deslocamento. Já na caixa com Woofers, tipo trio, nao se usa nenhum tipo de revestimento, é direto na madeira.

 

Existem varios tipos de revestimentos internos como lã de vidro, acrilon, isopor, etc... Eles absorvem os tais transientes....

 

;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Algodão é novo para mim também, já vi muitos usando lã de vidro, e resolve um pouco, como já disseram acima.

Mas já que está com o algodão e a caixa faça um teste e coloque o resultado para nós, quem sabe pode funcionar muito bem a sua idéia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

experimenta com EVA... ja fiz e ficou muito bom.

 

é barato e não da muito trabalho igual lã de vidro (aquilo é um veneno).

 

cola de sapateiro, um estilete e o EVA, só isso q vai precisar.

 

 

:legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites

# - Forração interna: Tem como objetivo minimizar reflexões internas do som e ressonâncias, pois estes aumentam o fator de amortecimento da caixa, ela deve ser totalmente revestida em seu interior com lã de vidro de baixa densidade ou espuma de poliéster ou lã de poliéster.

 

A função do revestimento interno é aumentar o fator de amortecimento da caixa, para que não sejam introduzidas colorações e distorções provocadas por ondas estacionárias. O revestimento interno melhora muito a condição de filtro da caixa acústica, para algumas frequências, mas cada sistema acústico possui as suas peculiaridades, quanto ao tipo e quantidade de material fono-absorvente. O revestimento interno também contribui para graves mais perfeitos e timbres mais suaves, mas introduzem perdas de energia acústica.

 

Dados dos artigos do site autosom.net/artigos

 

tem muito mais detalhes sobre este assunto... pode pesquisar q encontrará.

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu já vi caixa revestida até com cobertor de mendigo... e o pior de tudo é q tava bacana o som :pirou:

Share this post


Link to post
Share on other sites
eu já vi caixa revestida até com cobertor de mendigo... e o pior de tudo é q tava bacana o som :pirou:

 

Mas a tendência é essa.. o som fica mais 'macio'... porém, à depender da quantidade, pode perder um pouco de SPL!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra mim o bloom disse tudo ai..

eu já ouvi dois tornados (sw3a) com esse revestimento interno...

sinceramente, não gostei nem um pouco... perdeu muito ataque o som!

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acrilon, coloca-se na caixa colando ele a madeira??

 

realmente colocar lã de vidro fica perigoso pras bobinas??

 

acrilon perde mt pra lã??

Share this post


Link to post
Share on other sites
Acrilon, coloca-se na caixa colando ele a madeira??

 

realmente colocar lã de vidro fica perigoso pras bobinas??

 

acrilon perde mt pra lã??

 

Tenho medo de estar me confundindo... mas se não me engano é lã de acrílico que se esfarela com o tempo! Perigoso pra bobina? Acho que não.. mesmo que chegue a entrar nela, ou será esfarelada ou será tostada (o que vier primeiro). Ouvi casos de quem colocou bombril! (sério!) aí sim pode apresentar perigo... pq com o tempo ele vai soltando umas fagulhas q são de ferro.. e se acumular algumas na bobina pode alterar os paramêtros do falante (na melhor das hipoteses) ou até provocar a queima!

 

Acrilon é lã de vidro feita quase que pra essa exclusividade! Vc vai colando ela dentro da caixa.. mas é bom ir fazendo aos poucos... pq se colocar demais, o som fica beeem macio mas perde SPL! Ah, aqueles tecidos alcochoados (que o pessoal chama de cobertor de mendigo) também é valido! ^^ (tenho uma caixa staner GS150 que tem esse 'cobertor de mendigo' dentro... )

Share this post


Link to post
Share on other sites
Galera, to montando uma caixa e na loja q comprei o carpete me disseram q seria bom colocar algodão na parte interna da caixa para melhorar a acustica.

 

Como o pacote q serviria para a caixa toda custou 5 reais eu comprei.

 

Gostaria de saber se a informação é verdadeira.

 

 

E se alguem sabe dizer em q melhoraria o rendimento da caixa.

 

Me disseram q o grave fica menos seco... como se a litragem da caixa fosse maior!

 

 

o q vcs acham???

 

 

Falows!

 

 

algodão em pasta e nome da criança e muito utilizado em caixas de PA para sub grave e medio grave para deixar a caixa com uma resposta mais plana e sem coloração proveniente das ondas estacionárias geradas dentro do cabinete.

 

utilizo tambem o acrilon ; agora entre os dois materias o algodão tem uma melhor absorção

 

 

 

outra utilização para os materias absorventes

 

caixa selada pequena com um " Q " alto e vc quer uma resposta com um pouco mais de extensão

ao aplicar um volume consideravel de material absorvente no box, vc consegue esse resultado .

para o alto falante ele interpreta que a caixa aumentou de volume reduzindo seu "Q" desse jeito se consegue uma mudança na resposta da caixa sem ter que construir uma nova

 

ja em box dutada o ideal e um minimo de material absorvente, pois isso afeta diretamente o rendimento da caixa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

já experimentei acrilon (dos mais espessos) e confesso que não gostei não.

 

O grave amaciou , ficou com resposta bem mais plana , mas perdeu demais o ataque , ficou sem pegada , muito pouco agressivo.

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ja usei aquele material de almofada/travesseiro de pobre huahauhaha

 

Comprei um travesseio por 3 reais na feira livre, forrei a caixa todinha e ainda me sobrou uma capinha/fronha pra dar pra minha mãe e fazer uma média ainda. huahauhuha

 

Porém não gostei do resultado, perde aquele gravão mais nervoso, fica bem buuuuuuuummmmm mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Galera, to montando uma caixa e na loja q comprei o carpete me disseram q seria bom colocar algodão na parte interna da caixa para melhorar a acustica.

 

Como o pacote q serviria para a caixa toda custou 5 reais eu comprei.

 

Gostaria de saber se a informação é verdadeira.

 

 

E se alguem sabe dizer em q melhoraria o rendimento da caixa.

 

Me disseram q o grave fica menos seco... como se a litragem da caixa fosse maior!

 

 

o q vcs acham???

 

 

Falows!

================================================================================

=

 

Eu uso manta acrilica a mesma que forra edredon e vc acha em lojas de tecido,comprei a minha na 25 de março no centro de sp e o preço é 2 reais o metro e vc escolhe a espessura,para instalar não cole a manta na caixa,use grampo fica 100%

 

================================================================================

Share this post


Link to post
Share on other sites

Minha caixa será dutada!!

 

Vou testar primeiro sem o algodão... depois testo com, se nao gostar do resultado com o algodão eu tiro!

 

Como nao estou fazendo a caixa dutada maxima exigida no manual, acredito q o algodão ira me dar um bom resultado...

 

Falows!

Share this post


Link to post
Share on other sites

como fiz a minha selada um pouco menor(na verdade mandei fazer), vou testar o acrilon

da muito trabalho pra tirar?

 

o manual diz que eh 32lts, e a minha e 30 lts brutos

Share this post


Link to post
Share on other sites

e pra quem fez a selada calculada no software pra descer bem e ter uma onda bem plana??

deveria se usar pouco ou nada?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou instalar um JL 12W3V3 numa caixa selada de 32 litros, comprei hoje fibra de poliéster e agora não sei se vou revestir internamente a caixa ou não. Será que vai perder muito SPL?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Vou instalar um JL 12W3V3 numa caixa selada de 32 litros, comprei hoje fibra de poliéster e agora não sei se vou revestir internamente a caixa ou não. Será que vai perder muito SPL?

 

Vai colocando aos poucos e testando amigao!

 

Nas minhas caixas particularmente dificil eu usar revestimento interno, acho que perde perceptivelmente o SPL

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia caros colegas do autoforum!

Gostaria de questionar se algum dos estimados já utilizou como forração da caixa o material "pasta de silicone"?

Normalmente é utilizado em travesseiros e afins...

Acredito ser uma boa ideia, por ser facil de manusear, e regular sua densidade manualmente, pois pode-se separala facilmente, assim como espremela!

Assim que possível (quando recuperar a camera) tiro umas fotos do material que tenho em minha residencia!

[]'s

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...