Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

figasparini

Qual Potência Rms Aplicar Num Kit 2 Vias?

Recommended Posts

Postado em

Tenho as seguintes dúvidas:

Eu acreditava que para se calcular a potência que deverá ser aplicada num kit 2 vias, interligaos a um crossover passivo, deveriamos somar as potências do mid bass e do tweeter. Assim, se o mid bass tem potência nominal de 50wrms e o tweeter mais 50wrms, o resultado seria 100wrms.

De outro lado, acreditava que as impedâncias do mid bass (por exemplo 4 ohms) e a do tweeter (também 4 ohms), por estarem ligados em paralelo, "cairiam" pela metade (no exemplo cairiam para 2 ohms).

P O R É M, consultando o serviço de assistência ao consumidor da BRAVOX, o técnico afirmou que não é assim....... Segundo referido técnico:

(1) quando o mid bass e o tweeter são ligados no crossover passivo, pelo fato de trabalharem em freqüências diferentes, a impedância será mantida em 4 ohms (isso para as impedância do exemplo acima).

(2) com relação à potência, ele afirmou que deve-se seguir a potência do mid bass. Assim, tomando-se o exemplo acima (mid bass de 50 wrms e tweeter de 50 wrms) a potência a ser aplicada no kit, interligado com o crossover, seria de 50 wrms (e não 100 wrms como eu acreditava).

Assim pergunto: ESTÃO CORRETAS AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA BRAVOX ???

Obrigado, e conto com a coloboração de todos.

Postado em

eu tambem tenho uma duvida, quanto a impedancia desses kits

vamos supor se um kit e de 4 ohms, a soma bruta dele seria 4 ohms neh, nao quer dizer q so o mid bass ou o tweeter sozinhos tenham issso?

Postado em
é 4ohms para o kit e 50wrms para o kit...

pois vc liga direto no cross e não em cada alto falante...

sim, mas se o tweeter tem 50 e o mid tem 50?

O crossover divide, mas e a lógica?

Se fisicamente existem 2 produtos com bobinas de 50wrms, e a alimentação divide em Y por um cross. qual a lógica... entaum é 100wrms para alimentar um kit de 50?

Postado em

Gente... vcs ñ procuraram os artigos, ñ foi?

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24 ;)

As resistências podem ser iguais, mas tocam as mesmas frequências? Não.

Quando isso ocorre, a impedância é mantida e a potência ñ é somada.

Por exemplo:

Midbass de 50wrms, resistência de 4ohms respondendo de 50Hz até 2,5kHz.

Tweeter de 50wrms, resistência de 4ohms respondendo de 2,5kHz até 20kHz.

Nesse caso, a resistência continuará sendo de 4ohms e a potência de 50wrms. :legal:

Postado em
Gente... vcs ñ procuraram os artigos, ñ foi?

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24 ;)

As resistências podem ser iguais, mas tocam as mesmas frequências? Não.

Quando isso ocorre, a impedância é mantida e a potência ñ é somada.

Por exemplo:

Midbass de 50wrms, resistência de 4ohms respondendo de 50Hz até 2,5kHz.

Tweeter de 50wrms, resistência de 4ohms respondendo de 2,5kHz até 20kHz.

Nesse caso, a resistência continuará sendo de 4ohms e a potência de 50wrms. :legal:

Valeu. Obrigado. Eu até realizei uma busca na "pesquisa" antes de criar o tópico, mas nem sabia que existia um link com matérias explicativas......

Mesmo assim, muito obrigado.

Postado em

só uma dica:

Se vc colocar um mid de 50wrms num amp q fornece 50wrms.. ao fornecer 50wrms o amp vai estar praticamente no seu limite, gerando distorção, THD, sinal clipado e etc.. fora q vai estar geralmente quente e etc...

Eu uso um mid bravox de 40wrms.. e aplico nele um bridge de teoricos 200wrms. Sei que é um belo headroom.... mas quando o mid está recebendo os 40wrms q precisa, o amp ainda está tocando menos da metade do q pode fornecer... ou seja, enviando sinal limpo, sem distorção nem onda ceifada. E fora q o amp trabalha sempre frio, com folga... e o mid tem melhor compressão dinamica.. trabalha sempre com sinal limpo.

Mas é como dizem.. headroom é igual à dinamite... se vacilar, perde tudo! Mas se souber usar, vai ter vantagens incomparáveis! :legal: (eu particularmente ADORO headroom.. mas sempre uso com bom senso!)

Postado em
só uma dica:

Se vc colocar um mid de 50wrms num amp q fornece 50wrms.. ao fornecer 50wrms o amp vai estar praticamente no seu limite, gerando distorção, THD, sinal clipado e etc.. fora q vai estar geralmente quente e etc...

Eu uso um mid bravox de 40wrms.. e aplico nele um bridge de teoricos 200wrms. Sei que é um belo headroom.... mas quando o mid está recebendo os 40wrms q precisa, o amp ainda está tocando menos da metade do q pode fornecer... ou seja, enviando sinal limpo, sem distorção nem onda ceifada. E fora q o amp trabalha sempre frio, com folga... e o mid tem melhor compressão dinamica.. trabalha sempre com sinal limpo.

Mas é como dizem.. headroom é igual à dinamite... se vacilar, perde tudo! Mas se souber usar, vai ter vantagens incomparáveis! :legal: (eu particularmente ADORO headroom.. mas sempre uso com bom senso!)

Essa é uma boa dica.

Se souber usar, tem vantagem mesmo. Aplico 180W no meu W0 (125W).

Se o falante tem potência de 50W e vc aplicar 80W, por exemplo, ele vai continuar atingindo os mesmos 50W... ñ tem como passar disso. Mas em compensação, o amp trabalhará folgado (frio), c/baixa THD... quando ele alcançar a potência máxima do falante, ainda terá potência sobrando. O q no final acaba ajudando, pois estará c/baixa THD. Vc diminuirá o risco de queimar o falante c/sinal distorcido, mas se enviar potência em excesso, aí já viu, né! hehehe!

Postado em
só uma dica:

Essa é uma boa dica.

Se souber usar, tem vantagem mesmo. Aplico 180W no meu W0 (125W).

Se o falante tem potência de 50W e vc aplicar 80W, por exemplo, ele vai continuar atingindo os mesmos 50W... ñ tem como passar disso. Mas em compensação, o amp trabalhará folgado (frio), c/baixa THD... quando ele alcançar a potência máxima do falante, ainda terá potência sobrando. O q no final acaba ajudando, pois estará c/baixa THD. Vc diminuirá o risco de queimar o falante c/sinal distorcido, mas se enviar potência em excesso, aí já viu, né! hehehe!

tah tudo bem isso eu entedi tudo....

Porem eu quero saber uma coisa.

mid bass 70wrms 4 ohms

tweeter 70wrms 4 ohms.

Tweeter passando por um cross que não altera a resistencia.

Entaum o resultado da junção mid + cross + tweeter, = 4 ohms ainda.

porem vou alimentar 70wrms para o KIT, como o amplificador manda 70w rms em 4ohms o cross irá mandar 35wrms para cada falante (tweeter / mid )?

ok ok ok

eu vi que se for em frequencia separada tudo bem , huauauh

entaum alem do headfuckingroom é preciso tem mais potencia, mas se o cara alterar os cortes e existir por exemplo....

mid 50hz até 3khz .

tweeter 2,5khz até as trevas...

na faixa de 2,5 até 3khz vai trabalhar ambos alto falantes juntos, oque isso irá causar em questao de potencia?

Postado em

Bom amigos já que tocaram no assunto de headroom...

O que acham de um roadstar power one (* 4 canais de 100Wrms em 4 Ohms) tocando 2 kits 2 vias bravox de 70w rms nominal a 4 ohms e 140w rms de potencia máxima?? Fica mta coisa?

To montando esse som para tocar os kits 2 vias..

Daí vai mais um 1200D para um e2k...

Abraços

Postado em
eu vi que se for em frequencia separada tudo bem ,  huauauh

entaum alem do headfuckingroom é preciso tem mais potencia, mas se o cara alterar os cortes e existir por exemplo....

mid 50hz até  3khz .

tweeter 2,5khz até as trevas...

na faixa de 2,5 até 3khz vai trabalhar ambos alto falantes juntos,  oque isso irá causar em questao de potencia?

nessa faixa em que o mid e o tw estão tocando na mesma faixa de frequencia, a impedancia vai cair pra 2 ohms... por isso é importante o uso do cross, se não for usar cross, um ampl que suporte 2 ohms é bem vindo...

porem vou alimentar 70wrms para o KIT, como o amplificador manda 70w rms em 4ohms o cross irá mandar 35wrms para cada falante (tweeter / mid )?

vai mandar 70wrms pro mid e os mesmos 70wrms pro tweeter... não divide!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...