Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelo_petro

Batstaka E Taramp`s T2500. Duvida E Problema!

Recommended Posts

Postado em
Galera vim aqui dizer o que achei do Setup aqui que está sendo discutido.

O Marcelo veio aqui em casa ontem quinta-feira, tive a oportunidade de ouvir o som dele, sinceramente achei muito fraco, num sei onde está o problema, acho que deve ser ligação invertida, só pode, pq a 4m do carro +ou- o grave some, mesmo com o ganho lá em cima, volume em 44(vai até 62), e subsônico em 50hz, ah o taramps não clipava viu.

O sistema de alimentação tá perfeito, bateria de 150amp. de reserve, megacapacitor, cabos de alimentação grossos, acho que eram de 35mm, e a voltagem, quando dava o grave só caua pra 12,4 no máximo, nunca descia disso.

Num sei galera, vim aqui pedir alguma ajuda, o Marcelo tá indo onde ele montou o som, pra falar com o dono, ele vai pedir pro cara colocar um banda 2ND pra tocar os batstaka, e falou se por acaso o 2ND tocar mais, o Taramps já era, disse a ele pra fazer a regulagem dos 2 iguais, se possível eu vou com ele nesse teste, quero ver com meus próprios olhos, se der tb vou na casa dele pra ver toda a instalação, quero ver principalmente a questão da ligação dos batstaka no T2500. Atualmente está dá seguinte forma: as bobinas dos batstaka em série caindo para 4ohms e depois uma ligação em paralelo, resultando em 2ohms, vô fazer assim pra ver se muda, bobinas dos batstaka em paralelo, e depois em série pra resultar em 2ohms.

E outra, tem algum problema em usar somente um cabo rca pro Taramps?

Desculpem aí a Bíblia que escrevir.

Qualquer coisa é só perguntar.

Abraços

Charles Rafael

Opa, acho que o problema deve ta nisso, no volume 44 de 62 ja era pra ta clipando, o ganho nao ta mal regulado nao?

Sobre 1 RCA não tem problema pois nos modulos MONO não daria diferença nenhuma, ali é só pra deixar em STREREO ou seja canal direito e esquerdo.

:legal:

O ganho tava no talo e não clipava, todos os ganhos do player em 0, só o loud que tava ligado, colocamos em low e nada, em mid e nada, chegamos em hi e o taramps não clipava. Já com outrras músicas com o loud em hi, o ganho em 70% já começava o cliping. Isso com uma das músicas do cd da taramps.

Acho que nós temos, que fazer outro teste, já era 10 da noite, daí nem pudemos, deixar o som muito tempo ligado, outra coisa que percebi e que o Marcelo tb percebeu que mesmo o Taramps sem clipar, tava saindo vento bem quente de dentro da caixa, levando em consideração que nós não estavamos nem a uns 20min. com o som ligado, achei estranho isso.

Acho que é ligação invertida mesmo, único coisa que vejo pro som tá fraco daquele geito é essa mesma, alguém poderia me explicar como é essa ligação invertida?

Abraços

Charles Rafael

Ligação invertida é qndo vc inverte os fios q saem do modulo para os falantes... ou seja, +do amp no - do sub e vice-versa... Ai com a ligação invertida o falante vai bater pra dentro da caixa(vai excursionar pra dentro).

Os subs estão batendo diferente?

O falante pode ter vindo de fabrica invertido, pega uma bateria, e liga polo positivo com positivo e negativo com negativo do falante ele deverá excursionar pra fora se for ao contrario é fase invertida, faça isso nos dois. Se for esse o caso é só colocar o + do amp no - do sub q ta invertido.

:legal:

Ligação invertida era o que tava achando mesmo, eu acho que tava batendo normal mesmo, tenho que ver isso, valeu aí pela dica da bateria, vou avisar a ele, se der nós faz o teste.

Abraços

Charles Rafael

Faça mesmo, é rapido e facil, é só tirar os cabos q saem do amplificador, nao precisa nem tirar o falante da caixa.

Só depende dele, amanhã eu vou dar uma ligada pra ele pra nós ver isso.

Sinceramente, eu fiquei decepcionado e indignado com o grave que os batstaka tacam dando, simplesmente muito fraco, daí eu falei, "e se fechar a mala", aí ele disse, "é perigoso a tampa do porta malas voar". Acho que é ligação invertida, pq de perto dos falantes o grave é muito forte, mas só a uns 50cm deles.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
amanha faz um teste e veja q nãó tenha perdas d ar a caixa, poq o batstaka tem un subgrave potente..

Como te falei atras, eu só percebi vazamanto de ar na peça onde vc apoia pra poder tirar a caixa do lugar, se o som fosse meu eu fazia isso amanhã, mais não é, tenho que ver com ele. Mas valeu aí cara, vc tá ajudando, valeu mesmo.

Mas será que só por causa de um pouco de vazamento de ar, os batstaka estejam fracos?

Abraços

Charles Rafael

Postado em

se tem um poquinho de perda d ar. . na caixa . . posiblemente estaria ocorrendo um cortocircuito acustico. . o seja. . o ar de frente se mescla com o ar de atras. . então o sub perde os grave/subgrave. entendeu?

Postado em
se tem um poquinho de perda d ar. . na caixa . . posiblemente estaria ocorrendo um cortocircuito acustico. . o seja. . o ar de frente se mescla com o ar de atras. . então o sub perde os grave/subgrave. entendeu?

Num entendi muito bem, no caso os dutos estão na frente da caixa, e o vazamento nas laterais. E aí tem risco disso estar acontecendo?

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Num entendi muito bem, no caso os dutos estão na frente da caixa, e o vazamento nas laterais. E aí tem risco disso estar acontecendo?

Abraços

Charles Rafael

sim pode sim! ! a menor perda d ar, e perda de spl. . então tem q selar bem a camera q te perdas. eu t garanto q os batstak tem melhor desempenho do q voce hoje ouvio mano.

Postado em

Abraços

Charles Rafael

sim pode sim! ! a menor perda d ar, e perda de spl. . então tem q selar bem a camera q te perdas. eu t garanto q os batstak tem melhor desempenho do q voce hoje ouvio mano.

Vou avisar a ele, espero que os batstaka toquem bem mesmo. Porque o Marcelo tá bem bravo, gastou um dinheirão na compra deles, e num ficou forte.

Tem alguma sugestão de caixa, ele atualemente tá usando, 75L pra cada um com 2 dutos de 4" por 6cm.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Abraços

Charles Rafael

Vou avisar a ele, espero que os batstaka toquem bem mesmo. Porque o Marcelo tá bem bravo, gastou um dinheirão na compra deles, e num ficou forte.

Tem alguma sugestão de caixa, ele atualemente tá usando, 75L pra cada um com 2 dutos de 4" por 6cm.

Abraços

Charles Rafael

75l ? acho poquinho. mais si ele quer mais subgrave? tem q aumentar o volumen. . já escutei com 100l . . nossa un subgrave muito bom d ouvir!!!

Postado em

Abraços

Charles Rafael

Abraços

Charles Rafael

75l ? acho poquinho. mais si ele quer mais subgrave? tem q aumentar o volumen. . já escutei com 100l . . nossa un subgrave muito bom d ouvir!!!

Acho que ele quer aquela pancada que vai longe, e outra, o carro é um fiesta modelo antigo, essa caixa de 75L já tá ocupando a mla toda, só sobra espaço pro T2500 e pra um banda 3.2

Esse som tem algum problema, vou tentar descobrir qual é, vou ver esse negócio do vazamento, e tb da inversão dos cabos.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Charles e Marcelo, podem procurar que alguma coisa errada tem sim viu! sem duvidas!

Revejam toda a vedação da caixa, e se possivel, me passem as medidas internas e da madeira da caixa. pra conferirmos o volume real.

Podem me chamar no msn qlq coisa

Postado em

Ao que tudo indica problema com o amplificador não é né?! .....

Eu também acho que as caixas podem estar mal sintonizadas com o corte de frequencia que esta sendo feito aí.....

Depois que confirmarem o problema procurem fazer um teste acertando a regulagem sem o loudness ligado...... Eu particularmente pra grave de trio gosto de deixá-lo desligado....!!

Abçx e o tópico agora está muito interessante!!

Postado em
Charles e Marcelo, podem procurar que alguma coisa errada tem sim viu! sem duvidas!

Revejam toda a vedação da caixa, e se possivel, me passem as medidas internas e da madeira da caixa. pra conferirmos o volume real.

Podem me chamar no msn qlq coisa

Sobre a medida da caixa, vou ter que ver com ele, tô ligando pro celular dele maiis tá fora de área, acho que ele viajou, tava querendo falar com ele pra ele vir aqui em casa, pra nós fazer os testes e ver onde tá o problema.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Se vcs acham q tem algum sub com ligação invertida, é simples de se ver... é só desligar um deles, se ficar um baita grave ta ai se ñ ficar tem outra coisa...

Abraço

Josias Bauer

Postado em
Se vcs acham q tem algum sub com ligação invertida, é simples de se ver... é só desligar um deles, se ficar um baita grave ta ai se ñ ficar tem outra coisa...

Abraço

Josias Bauer

Será que num seria mais fácil, fazer como o Saci indicou, ligar eles na bateria e ver como eles excursionam?

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Abraço

Josias Bauer

Será que num seria mais fácil, fazer como o Saci indicou, ligar eles na bateria e ver como eles excursionam?

Abraços

Charles Rafael

ou até em uma pilha comum :legal:

Postado em

Abraço

Josias Bauer

Abraços

Charles Rafael

Ate dá, mas desligue um só q já notara a diferença no grave, caso algum esteja invertido...

Abraço

Josias Bauer

Postado em

Abraço

Josias Bauer

Abraços

Charles Rafael

Ate dá, mas desligue um só q já notara a diferença no grave, caso algum esteja invertido...

Abraço

Josias Bauer

até a pila do celular tambén sirve para testar. hehehe faz o teste q a galera ta esperando o resultado .

Postado em

Abraço

Josias Bauer

Abraços

Charles Rafael

Abraço

Josias Bauer

até a pila do celular tambén sirve para testar. hehehe faz o teste q a galera ta esperando o resultado .

Se deer a gente vai fazer esse teste hoje.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Isso aí tá me cheirando à caixa com baixo rendimento e corte de frequencias errado. Desse jeito o módulo tem que trabalhar no limite sem que a resposta dos falantes seja satisfatória...

Poste aqui parametros desses Batstaka, o resto do seu setup (incluindo cornetas e módulo que toca elas e o modelo do CD Player) e o tipo de musica que vc gosta de ouvir, assim veremos o que se pode fazer no seu caso, OK...

Mas antes faça o teste de inversão de fase que o Josias falou, só pra certificar...

Abraços

Sandro

Postado em
Isso aí tá me cheirando à caixa com baixo rendimento e corte de frequencias errado. Desse jeito o módulo tem que trabalhar no limite sem que a resposta dos falantes seja satisfatória...

Poste aqui parametros desses Batstaka, o resto do seu setup (incluindo cornetas e módulo que toca elas e o modelo do CD Player) e o tipo de musica que vc gosta de ouvir, assim veremos o que se pode fazer no seu caso, OK...

Mas antes faça o teste de inversão de fase que o Josias falou, só pra certificar...

Abraços

Sandro

Logo mais o Marcelo deve aparecer pra te responder Sandro, amanhã nós vamos rever todo o sistema.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Olha Sandro, pelo meu conhecimento tenho quase certeza q ñ seja inversão de fase, mas vai saber né...

Eu até acho q seja caixa ou duto errado, se for só inversão de fase ta loko né...

Abraço

Josias Bauer

Postado em

Ae pessoal...

Foi mal a demora pa responder algo é que eu to sem net esses dias...

Eu fiz as vistas da caixa para vocesa verem porem eu nao to conseguindo postar!

Mas as medidas sao:

E esse é o formato da caixa

..............85cm

................................

..../...........................\

.../............................. \ 45cm na perpendicular entre uma face a outra.

../................................\

./..................................\

..............95cm

e 42cm de altura.

Obs: os pontos sao espaços vazios para que na hora de postar a figura nao se deformar.

A madeira é um compensado de 21mm. os dutos sao frontais e laterais aos alto-falantes e medem 4" x 6cm de comprimento. e ha tambem dois suportes para levantar e tirar a caixa do carro!

Ok?

Bem, eu fiz o maximo possivel para passar essas informaçoes pa vc.

Se alguem souber como postar imagens, eu posto as vistas desenhadas para vcs entenderem melhor.

Abraço a todos.

Vlw pela ajuda

Postado em
Ae pessoal...

Mas as medidas sao:

..............85cm

.../............................. \ 45cm na perpendicular entre uma face a outra.

..............95cm

e 42cm de altura.

Obs: os pontos sao espaços vazios para que na hora de postar a figura nao se deformar.

A madeira é um compensado de 21mm. os dutos sao frontais e laterais aos alto-falantes e medem 4" x 6cm de comprimento. e ha tambem dois suportes para levantar e tirar a caixa do carro!

Ok?

Se alguem souber como postar imagens, eu posto as vistas desenhadas para vcs entenderem melhor.

Abraço a todos.

Vlw pela ajuda

manda as imagens no meu email que eu posto pra vc, assim fica mais fácil... :legal:

Postado em
Ae pessoal...

Mas as medidas sao:

..............85cm

.../............................. \    45cm na perpendicular entre uma face a outra.

..............95cm

e 42cm de altura.

Ok?

Abraço a todos.

Vlw pela ajuda

manda as imagens no meu email que eu posto pra vc, assim fica mais fácil... :legal:

UP . . .

esperando pelo teste

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...