Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Projeto Minitrio Maluco

Recommended Posts

Postado em

Então gente... tem tempo que tô sentindo falta de um sonzinho pra "tomar cerveja". Antigamente eu tinha um tampão com 2 woofers e 2 tweeters que eu colocava no carro, ligava no Corzus 1002 do sub, e botava pra tocar.

Depois ia montar outro, quando troquei de carro, já estava com 8 woofers de 6" e um piramid, mas limparam o carro... aí vendio os woofers e o piramid pra comprar outro cd-player. Esse tempo todo fiquei sem nada, tendo que sempre dar um jeitinho nas viagens e acampamentos, tudo pra não detonar meus falantes.

Como tô com uns restos de madeira que teimaram em sobrar da LT, tenho um Bravox XRC de 10" que eu comprei meio que por impulso, e tá guardado dentro da caixa, sem nunca ter sido nem testado, há 1 ano e meio, 2 woofers de 6" que eu uso pra testar amplificador (eram 2 Bravox BA6SS, mas viraram fumaça num dia de joselitagem e eu mandei reformar) e 2 tweeters Le-Son Piezoelétricos que eu comprei pra retirar as telas de alumínio, resolvi aproveitar tudo isto e montar um mini-trio, totalmente compacto, que possa ser usado inclusive em casa (com fonte de computador...). Ou seja, o bagulho vai ser totalmente independente do carro. Vou deixar 2 jacarés pra ligá-lo à bateria, já que não pretendo usar com o carro em movimento.

O projeto ficou assim:

- Bravox XRC10D2 em Bandpass 6a ordem (tem tempo que quero montar uma BP), 30 litros na câmara traseira, 15 na dianteira (o bassbox fechou sozinho... nãoi salvei, mas amanhã eu refaço a simulação e pego as sintonias e gráficos de novo). Na simulação chegou a incríveis 13dB de ganho em 58Hz O.O . Úteis tá indo de uns 40Hz a 102Hz.

- 2 woofers 6" em uma espécie de corneta... ficarão um de frente para o outro, na garganta dessa corneta. Não estou nem um pouco preocupado com os cálculos dessa corneta, sei que cabe e que preciso ganhar direcionalidade pra ganhar SPL, logo, tá perfeita... :vts Cada woofer terá por volta de 8L, a princípio será selado mesmo.

- Par de tweeters Piezo, localizados na frente da corneta.

- Ando pensando em usar o HPA550 em trimode pra tocar tudo, mas não sei se é mais vantagem eu montar algo, ou mesmo comprar um kit pra não perder tempo confeccionando placa... 2 canais de 70W a 2 ohms tá ótimo!

Projeto:

p9140104hx5.jpg

Detalhes da corneta.

p9140106kt3.jpg

Creio que deva começar a montar em 2 semanas... vai ser rapidinho pra montar, é um caixote com algumas divisórias... :vts

Postado em
ahuahauhauahuahauhauha só vc mesmo viu KREBER ! hehehehe

se impolgou com a teoria dos LINE foi ?

Tem tempo que tava pensando em montar uma BP pra esse sub... queria logo uma 6a ordem, pena que há pouca informação pra se projetar uma boa BP. Fui meio que no chutômetro, até achar uma caixa pequena com gráfico bom. Como vai ser usado pra tocar ao ar livre mesmo, nao ando muito preocupado com esse ganho todo nos graves não... Os Piezos eu me viro pra domar. :vts

Postado em

Tem tempo que tava pensando em montar uma BP pra esse sub... queria logo uma 6a ordem, pena que há pouca informação pra se projetar uma boa BP. Fui meio que no chutômetro, até achar uma caixa pequena com gráfico bom. Como vai ser usado pra tocar ao ar livre mesmo, nao ando muito preocupado com esse ganho todo nos graves não... Os Piezos eu me viro pra domar. :vts

me passa as medidas certinha desse projeto que eu vou vetorizar ele pra tu kleber... pra tu ver ele terminado antes de estar terminado!

Postado em
Pow Mário, ficou massa, hein?

Vc usa qual programa?

Valeu mesmo! Deu pra visualizar como vai ficar... :vts

Klebao, é o Google SketchUp, que o povo anda usando pra brincar em 3D. Não tenho o link agora, mas é facinho de achar.

Tive praticamente a mesma idéia há uns seis meses, pois tenho um Bravox Revenge de 10", dois mid bass Novik de 6" e dois piezo Leson esquecidos no fundo do armário, e gostaria de aproveitá-los de algum jeito.

Tenho uma pergunta: por que esses woofers um de frente para o outro e nao virados pra frente? Na faixa que eles atuarão nao precisariam ser direcionados?

Abração do alemão! :legal:

Postado em

Vai ficar show de bola.

Eu tô precisando achar um sub (ou woofer?) de 10" ^de até 200wrms a 4 ohms para tocar em uma caixa de 35 a 40 litros pra colocar em uma carretinha mini-trio que eu e o meu filho estamos montando. Se a resposta for satisfatória da sua BP6 vou tomar a liberdade de roubar o seu projeto :vts ...

Pensei também em usar um sub com uma sensibilidade maior (protech de 10) numa caixa dutada com sub e duto virados para o chão, o que acha?

Estou sem câmera mas vou providenciar umas fotos para a rapaziada dar uma olhada no trabalho.

Um abraço,

Sérgio

Postado em

Eu quiz dizer da sua corneta fiu !

Postado em
Pow Mário, ficou massa, hein?

Vc usa qual programa?

Valeu mesmo! Deu pra visualizar como vai ficar...  :vts

Klebao, é o Google SketchUp, que o povo anda usando pra brincar em 3D. Não tenho o link agora, mas é facinho de achar.

Tive praticamente a mesma idéia há uns seis meses, pois tenho um Bravox Revenge de 10", dois mid bass Novik de 6" e dois piezo Leson esquecidos no fundo do armário, e gostaria de aproveitá-los de algum jeito.

Tenho uma pergunta: por que esses woofers um de frente para o outro e nao virados pra frente? Na faixa que eles atuarão nao precisariam ser direcionados?

Abração do alemão! :legal:

Eita, vou dar uma procurada... de fato, o google vai dominar o mundo... daqui a pouco os caras lançam o google house, onde você se cadastra gratuitamente e ganha uma casa de 2 quartos, onde aparecem links patrocinados nas paredes... :vts

Esses woofers virados pra frente me exigiriam muito espaço pra fazer uma corneta que realmente lhes conferisse alguma direcionalidade. Eles estão em uma área muito estreira, frente a frente... qualquer movimentação nos cones cria uma pressão positiva ou negativa de forma muito eficiente na ponta da corneta, por isto não será problema algum não direcioná-los. Aliás, creio que, inclusive, ganharei um pouco em SPL alinhando em manifold (drivers frente-a-frente, criando uma única fonte sonora).

O que me assustou (e me interessou) é o ganho de SPL... 12dB de ganho é algo absurdo... seriam 2 falantes de 10" com 600W RMS cada um, numa comparação direta. É claro, vai ser um pico do cão, mkas pro que eu quero tá ótimo. :vts

Postado em

Eu quiz dizer da sua corneta fiu !

Hauhauhauhauhauhau. Pois é... nem tinha me tocado disso.

Postado em
Vai ficar show de bola.

Eu tô precisando achar um sub (ou woofer?) de 10" ^de até 200wrms a 4 ohms para tocar em uma caixa de 35 a 40 litros pra colocar em uma carretinha mini-trio que eu e o meu filho estamos montando. Se a resposta for satisfatória da sua BP6 vou tomar a liberdade de roubar o seu projeto :vts ...

Pensei também em usar um sub com uma sensibilidade maior (protech de 10) numa caixa dutada com sub e duto virados para o chão, o que acha?

Estou sem câmera mas vou providenciar umas fotos para a rapaziada dar uma olhada no trabalho.

Um abraço,

Sérgio

Sub virado pro chão é bom porquê você terá um grave satisfatório dos dois lados da carretinha. Na BP vc também pode colocar os dutos dos dois lados.

Quanto ao protech, só simulando pra saber... quero ver como essa bodega vai tocar, se tocar como eu espero, vou fazer mais uma pras festinhas que nego faz de vez em quando com minisystem... :vts

Postado em

ja fiz mta festa com minisystem... não é legal! uaehuaehuhaeuheauea

ja cheguei a montar uma especie de line array com 4 minisystems... se todas as caixas fossem iguais e com exatamente o mesmo sinal.... :unsure:

uaeuhaeuheauhea

no fim virava é uma zona de fase e acoplamento/cancelamento... mas deu pra fazer as gurias dançarem um funk legalzinho! uaehuaehuhea

gostei do projeto! kero ver o resultado dessa corneta ai! sem grandes cálculos e tals... naum vai descer grandes coisas, mas o pessoal num churrasquinho vai gostar, aposto!

Postado em
ja fiz mta festa com minisystem... não é legal! uaehuaehuhaeuheauea

ja cheguei a montar uma especie de line array com 4 minisystems... se todas as caixas fossem iguais e com exatamente o mesmo sinal.... :unsure:

uaeuhaeuheauhea

no fim virava é uma zona de fase e acoplamento/cancelamento... mas deu pra fazer as gurias dançarem um funk legalzinho! uaehuaehuhea

gostei do projeto! kero ver o resultado dessa corneta ai! sem grandes cálculos e tals... naum vai descer grandes coisas, mas o pessoal num churrasquinho vai gostar, aposto!

Mas nem precisa descer muito não... dá pra ccortar em uns 100Hz.

Ah, sim, um detalhe que eu não tinha falado... na simulação o sub sobreexcursiona forte abaixo de 35Hz (simulei de todo jeito, e não resolveu... não é sub pra bandpass não)... será a primeira vez na vida que verei uma Bandpass com filtro subsônico...

Postado em
será a primeira vez na vida que verei uma Bandpass com filtro subsônico...

:unsure:

é Kleber, vc realmente não é do TRIO... :vts

BP de 6ª ordem com woofer é MANDATORIO filtro subsonico! já vi um WPU1505 com o cone invertido (sim, a bobina saiu, a aranha rasgou e o cone inverteu! hehe) e já vi 4 Tornado com o cone RASGADO por culpa de Banda Ice sem filtro subsonico em BP!

Postado em
:unsure:

é Kleber, vc realmente não é do TRIO... :vts

BP de 6ª ordem com woofer é MANDATORIO filtro subsonico! já vi um WPU1505 com o cone invertido (sim, a bobina saiu, a aranha rasgou e o cone inverteu! hehe) e já vi 4 Tornado com o cone RASGADO por culpa de Banda Ice sem filtro subsonico em BP!

Estranhoi, normalmente elas costumam ser mais comportadas que dutadas comuns. O problema é que, quando vc puxa o ganho desse jeito, estreitando a banda passante, acaba massacrando o sub. Bom, vou botar subsônico mesmo, assim não fico paranóico quando a caixa tiver tocando... :vts

Postado em
eh, essas BP q se usa em trio são pra tocar de 50-120Hz com pico de mais de 6dB

essa q detonou os tornados tinha um modesto pico de 9dB em 75Hz!

Quero nem imaginar a minha, com modestos 18dB em 50 e 80Hz.

Postado em

Qnd começa a marcenaria ???

Gostei dos projetos de 6"... bastante interessante.

PS: Qnd tinha loja... tinha umas 30 carcaças de 6"... tudo pra recondicionar... queria fazer uma caixa em formato de caixão de defunto.

hehehehe

Esses piezoeletricos tocam pacas...

Klebão,

Já operei o HPA550 em tri-mode... esquenta muito.

Postado em
Qnd começa a marcenaria ???

Gostei dos projetos de 6"... bastante interessante.

PS: Qnd tinha loja... tinha umas 30 carcaças de 6"... tudo pra recondicionar... queria fazer uma caixa em formato de caixão de defunto.

hehehehe

Esses piezoeletricos tocam pacas...

Klebão,

Já operei o HPA550 em tri-mode... esquenta muito.

os piezo tocam? ou gritam? rsrrs ali é um perigo.. tem q regular com calma! =D

Postado em
... Os Piezos eu me viro pra domar. :vts

Domar ? Hehehehe.... melhor chamar o "encantador de animais" para isso...

Demorou... manda bala no projeto !!!

:legal:

Postado em

opa...gostaria de saber se vc tem algum material sobre a constru;áo de caixas cornetadas.... eu gostaria de fazer uma pra dos premiumII q eu tenho pra tentar dar um rendimento melhor.... se tiver algum documento e possa me enviar ficaria grato.

gerson_freeride@hotmail.com

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...