Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mojo

Duvida Sobre Ta

Recommended Posts

Postado em

Uma perguntinha besta.. só depois que acertei a regulagem do TA do meu alpine passei a acreditar na diferença que esse recurso faz..

hj em dia é fácil oferecer esse recurso, tudo digital.. mas como se fazia antes? Existia algum TA analógico? Qdo o TA passou a ser oferecido pra sistema automovivo?

Postado em

cara, em sistems de HT o que o povo faz é montar tudo de maneira simétrica e usar os cabos do mesmo tamanho e tals, de modo que o TA seja dispensável.

Em carros, até onde eu sei, quando não existia a possibilidade de TA, as pessoas costumavam usar umas manhas pra dar uma disfarçada..tipo no direcionamento dos pezinhos e tals...

mas alguem com mais vivência vai poder responder bem melhor...

Postado em

TA automotivo eu creio que exista desde 96, por aí... vinha apenas nos processadores e equalizadores externos, depois, começou a vir em CD-Players.

O TA ajuda muito quando você não consegue ter um excelente direcionamento. Quando vc tem um set bem direcionado e alinhado, o TA já não é a última picanha do rodízio... ajuda a corrigir algumas coisas, mas vive-se sem ele. Um sistema que todo mundo dizia ser orgasmico (infelizmente não ouvi) era o Clio go Gio Palomba, e não tinha TA.

Atualmente eu vivo sem o TA, e não tenho muita vontade de tê-lo, ando preferindo investir na qualidade do áudio do que na presença do TA. Só quem já comparou a sério um player com o DSP ligado e desligado sabe do que falo... a diferença é grande.

Postado em
TA automotivo eu creio que exista desde 96, por aí... vinha apenas nos processadores e equalizadores externos, depois, começou a vir em CD-Players.

O TA ajuda muito quando você não consegue ter um excelente direcionamento. Quando vc tem um set bem direcionado e alinhado, o TA já não é a última picanha do rodízio... ajuda a corrigir algumas coisas, mas vive-se sem ele. Um sistema que todo mundo dizia ser orgasmico (infelizmente não ouvi) era o Clio go Gio Palomba, e não tinha TA.

Atualmente eu vivo sem o TA, e não tenho muita vontade de tê-lo, ando preferindo investir na qualidade do áudio do que na presença do TA. Só quem já comparou a sério um player com o DSP ligado e desligado sabe do que falo... a diferença é grande.

:+1 Tb consigo viver bem sem TA. Ñ estou usando o DSP do meu 945 [¨] e a diferença me agradou muito. ;)

Postado em

Na época os grandes trunfos eram os pezinhos bem feitos equalizados pelo balance, ainda haviam os q defendiam canal central.

Um player top sem ta é excelente, superior a um com vários recursos digitais.

Mas creio q isto seja de gosto, ganho em palco ou qualidade sonora? Tentei fazer um peitinho sem delay, apenas modificando o axxis, quase fiquei louco tentando, consegui apenas uma vez, mas percebi q era paticamente impossivel, pois depois de dar acabamento e tals mudaria o eixo, uma diferença milimetrica ja mudaria a resposta.

Outra coisa q o delay é importante é acertar a fase dos subs com relação à frente, muito importante para retirar a sensação do grave vir da parte de trás.

Falando em fase, este tb é um recurso para se acertar o mesmo.

Havia tb o pensamento de se fazer um delay usando o tempo q o sinal leva para atravessar um cabo, mas como ele viaja a velocidades proximas a da luz, seriam necessarios quilometros de cabos para se atraser um mísero milisegundo.

Postado em

Pro sub dá pra corrigir com um simples Phase Shift, como o que o Eliott publicou no sound.au.com.

Tô montando o meu... Agora o sub vai pra frente... :vts

Creio que eu só vá apelar pro TA o dia que tiver um transporte + DSP + DAC, ou seja, com todo o processamento feito ainda no domínio digital pra se reduzir as perdas... Com essa putaria de desconverte, converte, processa, desconverte de novo, o que se perde é muito grande. Processador externo talvez seja mais certeiro nesta questão, quando se utiliza a entrada digital.

Minha última tentativa ficou bem convincente, o que se perdia em imagem ouvindo na posição normal ou no centro do carro (sem abusar do freio de mão, fique bem claro) era coisa mínima... é claro, no centro ficava mais focado, mas o resultado tava excelente, e era com peitinho... Vamos ver agora, que o bagulho vai alinhado na unha, e com tweeter alinhado no mesmo plano do full.

Postado em
Pro sub dá pra corrigir com um simples Phase Shift, como o que o Eliott publicou no sound.au.com.

Tô montando o meu... Agora o sub vai pra frente... :vts

Creio que eu só vá apelar pro TA o dia que tiver um transporte + DSP + DAC, ou seja, com todo o processamento feito ainda no domínio digital pra se reduzir as perdas... Com essa putaria de desconverte, converte, processa, desconverte de novo, o que se perde é muito grande. Processador externo talvez seja mais certeiro nesta questão, quando se utiliza a entrada digital.

Minha última tentativa ficou bem convincente, o que se perdia em imagem ouvindo na posição normal ou no centro do carro (sem abusar do freio de mão, fique bem claro) era coisa mínima... é claro, no centro ficava mais focado, mas o resultado tava excelente, e era com peitinho... Vamos ver agora, que o bagulho vai alinhado na unha, e com tweeter alinhado no mesmo plano do full.

HEHE Por isso sou fã incondicional do xdp, dois ultrachips q controlam o cross, delay e eq digitalmente, embora comparando um 700 digital contra um 510 ou 600 analógico, os últimos citados ganham de lavada.

O shift é bem eficiente, mas ainda prefiro o delay pq acerta tb o tempo de resposta da frente e tras, o timming é mais preciso.

Flw

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...