Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Cat5/6 + Sto Angelo

Recommended Posts

Postado em

Para quem já montou os RCAs com Cat5/6... como funciona o esquema??? Cansei de usá-los para rede... mas nunca vi/ouvi em RCAs. Usa-se os positivos (azul, verde, marrom e laranja) para o positivo e os negativos (bcos) juntos para o negativo??? Ou não é nada disso???

Penso em montar um, já que uso meu kit em biamp (dois canais para tw, dois para midbass)... já tenho um set de 3 RCAs construídos com RGC59+Sto Angelo, tou querendo montar um com CAT5e para o tweeter (pelo que entendi, há uma melhora e os agudos tornam-se mais "abertos", é isso????) e deixar os outros dois para midbass/sub (onde o ganho em corpo é interessante).

Tá correto o raciocínio??? E as "terferênça", como ficam??? Dá ruído??? Pq com os RGC é zero, nada de ruído ou interferência... limpinho mesmo.

O setup é o de sempre: head ///7892 (ou o ford original com RCAs puxados, mandei na autorizada Visteon puxar pra ver qual é a dele), MTX895 (amp 5 canais) com 4 canais dedicados ao kit, sub EHW8 Endurance Roxinho 8" em bass-reflex, midbass Nar Kevlar 6", tw Nar Titanium com caps Solen/Multicap como cross, cabeamento Monster 16awg pro kit (tá chegando via jegue, lá da civilização). Tou montando tudo isso a passos de tartaruga manca e distraída num Focus hc....

Bão, quem puder deixar suas impressões sobre o Cat5/5e/6 (qual é o apropriado?), tá valendo!!!!

:legal:

edit: ví um CAT6 vermeio biíiiito demais da conta... serve pra isso?????

Postado em

Vou dar minha humilde opinião sobre esses cabos mesmo não tendo ouvidos treinados. Fiz alguns testes, não sei se dá pra levar em consideração, pois fiz com um kit csb e te digo que pra tweeters como os desse kit eu não indicaria, pois eles ficam muito mais gritões do que já são por natureza.

Não lembro como eu tinha feito a ligação dos cabos, se eu não me engano peguei dois pares de cores e soldei igual dos dois lados (exemplo: marrom, branco do marron, azul e branco do azul para o negativo e o restante pro positivo), pode até ter uma manha por causa das suas tranças, aí já não sei dizer.

Vale dizer que o teste que eu fiz não foi em bi-amplificação, ou seja, usei o cabo para o kit inteiro, inclusive, o grave dos mids desapareceram.

Espero ter ajudado. :legal:

Postado em

Fala RiQuati!

No meu caso, usei as cores sólidas pro positivo, e listrados pro negativo, assim fica um positivo e um terra em cada par. Tem um tópico a respeito da montagem dá uma pesquisada por CAT5 e coloca kleberlpa no usuário, que vai aparecer. Tá no DIY.

No meu caso, eu fiz com um cabo inteiro pra cada canal (dá pra fazer apenas com 2 pares por canal, assim vc usa um cabo só) e ficou bem legal pros agudos. De fato, o grave dá uma secada, mas é coisa de cabo Litz, não tem jeito. Compensa muito, é um custo x benefício incomparável até agora nos agudos.

Pra garantir a blindagem, eu recobri os dois cabos com papel alumínio (fiz tiras de 1cm e fui enrolando no cabo, e aterrei nas pontas. Depois meti fita isolante por cima de tudo). Pega nada de ruído. Mas se quiser algo mais fácil, pega um cabo CAT6 com blindagem, mas é difícil encontrar o dito. Aí é só aterrar a blindagem e ser feliz.

Postado em
Vou dar minha humilde opinião sobre esses cabos mesmo não tendo ouvidos treinados. Fiz alguns testes, não sei se dá pra levar em consideração, pois fiz com um kit csb e te digo que pra tweeters como os desse kit eu não indicaria, pois eles ficam muito mais gritões do que já são por natureza.

Não lembro como eu tinha feito a ligação dos cabos, se eu não me engano peguei dois pares de cores e soldei igual dos dois lados (exemplo: marrom, branco do marron, azul e branco do azul para o negativo e o restante pro positivo), pode até ter uma manha por causa das suas tranças, aí já não sei dizer.

Vale dizer que o teste que eu fiz não foi em bi-amplificação, ou seja, usei o cabo para o kit inteiro, inclusive, o grave dos mids desapareceram.

Espero ter ajudado.  :legal:

no meu caso, o tweeter é até bem suave (nar titanium), e vai em biamp mesmo (num adianta, viciei no troço... pior que o head desta vez tem 4 rca's só, vou apelar prum Y bom no estéreo.).

Mas é interessante saber como ele se comporta como cabo full; até pq. mais gente pode tentar o mesmo processo e perder os graves pelo meio do caminho (literalmente). No meu caso, se os agudos aparecerem, tá valendo... os RGC parecem perder um pouco os agudos, ficam mais velados do que eu gostaria (o que pode ser legal para o CSB, daria uma domada no tweeter).

Valeu Gariba!!!

Postado em
Fala RiQuati!

No meu caso, usei as cores sólidas pro positivo, e listrados pro negativo, assim fica um positivo e um terra em cada par. Tem um tópico a respeito da montagem dá uma pesquisada por CAT5 e coloca kleberlpa no usuário, que vai aparecer. Tá no DIY.

No meu caso, eu fiz com um cabo inteiro pra cada canal (dá pra fazer apenas com 2 pares por canal, assim vc usa um cabo só) e ficou bem legal pros agudos. De fato, o grave dá uma secada, mas é coisa de cabo Litz, não tem jeito. Compensa muito, é um custo x benefício incomparável até agora nos agudos.

Pra garantir a blindagem, eu recobri os dois cabos com papel alumínio (fiz tiras de 1cm e fui enrolando no cabo, e aterrei nas pontas. Depois meti fita isolante por cima de tudo). Pega nada de ruído. Mas se quiser algo mais fácil, pega um cabo CAT6 com blindagem, mas é difícil encontrar o dito. Aí é só aterrar a blindagem e ser feliz.

Kleber, estes condutores do cat5 pegam solda tranquilo??? Tou pensando em usar dois cabos mesmo, 4.5 metros cada... + 4 conectores do santo.... um cadim de termoretrátil no acabamento e só.

Opa, tou começando a animar com a idéia... cat6 com blindagem nunca ví pra vender, mas já encontrei do 5e (online, sp). Vou dar uma procurada no comércio daqui, tem um representante furukawa gde perto de casa.

Ah... não tem mto a ver com o post, mas por curiosidade: sabe o CD original da ford (o grandão, 1.8din)? Mandei buscar o código (não tinha), aproveitei e falei com o técnico da autorizada, ele puxou dois pares de RCA pra mim... fiz para testar, se não ficar muito ruim é uma alternativa segura pro som (tá feio por aqui). E que guerra achar um conector FÊMEA rca bom, hein??? Quando adaptaram o RCA, usaram o chicote de algum pioneer antigo que tava por lá... primeira coisa que fiz foi um acabamento melhor (tr), e trocar os RCAs. Interessante é que abri o head pra dar uma olhada, adicionaram uma plaquinha pequena para as saídas, e puxaram alguns fios da placa principal. Pelo jeito deve ser algum preamp (de qual qualidade, é o problema... vou descobrir qdo ligar o amp!!! :-) ).

um abraço,

Ricardo.

Postado em

Opa! Posta uma foto da plaquinha... quem sabe fizeram uma adaptação até boa?

Uma curiosidade... eu achava que aquele buraco era 2DIN, e qual a decepção quando descobri que a disqueteira não cabia junto com o player... deve ser 1,5DIN. :(

Quanto á solda, pega sim, desde que o fio seja de cobre, claro. Pelo menos nunca vi nenhum CAT5 rígido de alumínio. Já aqueles CAT mais flexíveis são bem vagabundos, tudo alumínio mesmo.

Postado em

Gente vendo esse post, resolvi dar uma pesquisada e fui para la no diyaudio.

La tem um cabo coaxial feito com CAT6 dois pares de filamentos, blindagem (aluminio com espaguete por cima, e malha de rcg11). O Renato colcou cubriu com corda e ficou bonito demais, Riquati, ele também usou conectores St Angelo.

Link

Kleber me diga o que acha, pq meu irmão está animadíssimo para fazer um desses. Mas pelo que vcs estão dizendo para sub não é muito bom neh, recomendam qual???(uniq top, Stinger queen ou rcg(não sei qual o melhor)?)

Postado em
Opa! Posta uma foto da plaquinha... quem sabe fizeram uma adaptação até boa?

Uma curiosidade... eu achava que aquele buraco era 2DIN, e qual a decepção quando descobri que a disqueteira não cabia junto com o player... deve ser 1,5DIN. :(

Quanto á solda, pega sim, desde que o fio seja de cobre, claro. Pelo menos nunca vi nenhum CAT5 rígido de alumínio. Já aqueles CAT mais flexíveis são bem vagabundos, tudo alumínio mesmo.

Kleber, instalei o som no Focus e esqueci de fotografar ele aberto... mas assim que tirar ele de novo (provavelmente pra passar os RCAs) posto uma foto da placa sim!!! Olhei meio de relance, parece-me uma adaptação msm - especialmente pq. fica em um local meio insólito pra uma placa original, e os fios puxados são todos da mesma cor (fábrica não usa isso normalmente).

Foto dos conectores RCA que consegui:

100001vf7.th.jpg

Dá pra ver que usei um pedaço dos conectores antigos (que estavam bem feios, por sinal...) para dar alguma sustentação mecânica ao cabo, e identificá-los. Não ficou 100%, mas já ajuda.

O tamanho dele é 1.8 din, o topo é arredondado... sacanagem msm, não dá pra montar 2din ou mesmo 2x 1din sem mexer bastante no painel. Acho que só vale a pena se encontrar um painel central pra vender barato... cheguei a comprar a moldura 1din e os chicotes, mas não sei se vou usar o ///alpino ainda não. Em casa não é seguro (já entraram), universidade idem, e com o original eu durmo/estudo tranquilo (ngem quer!).

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Gente vendo esse post, resolvi dar uma pesquisada e fui para la no diyaudio.

La tem um cabo coaxial feito com CAT6 dois pares de filamentos, blindagem (aluminio com espaguete por cima, e malha de rcg11). O Renato colcou cubriu com corda e ficou bonito demais, Riquati, ele também usou conectores St Angelo.

Link

Kleber me diga o que acha, pq meu irmão está animadíssimo para fazer um desses. Mas pelo que vcs estão dizendo para sub não é muito bom neh, recomendam qual???(uniq top, Stinger queen ou rcg(não sei qual o melhor)?)

Rapaz, pra grave não é bom não. Pra um sistema que não seja biamplificado, é melhor montar apenas 2 pares por canal ao invés de 4, fica mais magro, mas é pouca coisa. Já o RGC é o mais corpulento nos graves, vale bem a pena pra sub e médio grave. Em sistemas que tendem a "sobrar" grave, ele pode até não ser indicado, pq é bem encorpado mesmo. Mas uma incompatibilidade dessas é raríssima.

Postado em

Riquati

La em casa ja teve um focus(o carro era bom demais) com rca puxado. O resultado até que era bom, mas acredito que nem chegue perto de um alpino, eu tinha muita vontade de testar um pioneer na época, mas nem isso rolou.Acredito que iria melhorar, mesmo sendo trio.

Kleber

O som que estes cabos serão usados é este Tópico

Vc acha que o uso de cat para o kit 2(NAR kevlar) vias apagaria o mid???

E quanto ao cabo do renato pelo que entendi são 2 pares msm. Mais alguma consideração?? O cabo dele me pareceu mt bem construído.

Aproveitando, o que vcs preferem, puxar a saida RCA do player ou usar um adaptador audiobank???

Postado em
Riquati

La em casa ja teve um focus(o carro era bom demais) com rca puxado. O resultado até que era bom, mas acredito que nem chegue perto de um alpino, eu tinha muita vontade de testar um pioneer na época, mas nem isso rolou.Acredito que iria melhorar, mesmo sendo trio.

Kleber

E quanto ao cabo do renato pelo que entendi são 2 pares msm. Mais alguma consideração?? O cabo dele me pareceu mt bem construído.

Aproveitando, o que vcs preferem, puxar a saida RCA do player ou usar um adaptador audiobank???

No seu caso eu usaria rgc em tudo senão esquece o médio grave do mid com o cabo feito com cat5 ele nem se mexe. Vai atenuar um pouco as frequências mais altas, mas nada que prejudique o desempenho dos tweeters.

Agora se fizer bi-amplificado são outros quinhentos. Mas não sei, achei que demora um pouco pra se acostumar, esse cat5 é meio violento no agudo.

Postado em
Riquati

Kleber

No seu caso eu usaria rgc em tudo senão esquece o médio grave do mid com o cabo feito com cat5 ele nem se mexe. Vai atenuar um pouco as frequências mais altas, mas nada que prejudique o desempenho dos tweeters.

Agora se fizer bi-amplificado são outros quinhentos. Mas não sei, achei que demora um pouco pra se acostumar, esse cat5 é meio violento no agudo.

Vlw gariba

mas o trem mudou um pouco heheh, da uma

olhada la no topico e se possivel nos ajude.

Mudança de planos as 3 da manha detected...ahuahua

Tópico

Flw

Postado em

OW Ricardo!

Bom, meu sistema é parecido com o teu... hehehe =D

Então.. estou usando o modo network (3way) do 860mp, bi-alimentando o kit (cks-60 com zobel nos twt)...

Montei uns cabos parecidos com o do Kléber!

- RGC-59 da kmp

- CAT-5e (mesmo esquema do kleber... 1 cabo p/ cada canal, cada par trançado era dividido em condutor e terra).

Testei esses cabos no meu sistema em todas as combinações possíveis.

Mid com rgc/cat/stinger e twt com rgc/cat/stinger... variando todas as combinações! (só não deu pra fazer tudo com cat ao mesmo tempo, pq só fiz um par de cabos...)

E ainda os comparei com os: RCA Hurricane e RCA Stynger Hyper 4 canais.

Mas, os cat abriram beeem os agudos. E ficaram mais naturais que o Stinger. Mas, para os médios... ficou beeem xoxinho o som. Totalmente perceptível a diferença. Não recomendo pros médios.

RGC... no geral, apresentou performance melhor que os Stinger (em graves e médios, e também um pouco em agudos). Mas, perdeu nos agudos pro cat.

Minhas conclusões:

- CAT-5 foi imbatível pros agudos. Ficou bem melhor!

- RGC-59 ganhou dos Stynger Hyper nos médios e graves.

Resultado: Estou com um Stynger Hyper 4 canais encostado aqui em casa, e no carro usando:

- Agudos: CAT-5e (não lembro a marca... acho que Furukawa).

- Médios e Graves: RGC-59 da kmp com conectores da Santo Angelo.

Vale a pena! :legal:

PS.: Hurricane passou longe.

Postado em

Beleza Deed!!

É, nosso setup tá bem próximo : MTX895, mids Kevlar, biamp... e agora estou com um hatch tbem (dei um tempo nos sedans - foram 3 em série!!!). Só tou na dúvida se monto com o CD original (já puxei RCA) ou com o alpino, vou experimentar e ver se a # é muito gde mesmo.

Pelo que entendi, vc. ligou os 4 "positivos" (azul,laranja, verde e marrom) para o sinal e os 4 "negativos" (branco/azul, branco/laranja, branco/verde e branco/marrom) para a blindagem... foi isso??? Quero ver se monto os cabos esta semana, e passo já os RCA's e força pelo menos no domingo.

Este efeito do "abrir" os agudos é justamente o que estou procurando... senti que o RGC segura um pouco os agudos, não que mate, mas que segura, segura. Como meu tw/cross do tw agora é mais "civilizado" (Nar Titanium+Solen/Multicap), acho que o CAT5 viria em boa hora.

Nos médios e sub pretendo continuar com o RGC, acho que vou substituir só um par de RCAs mesmo pelo CAT5. Hj na hora do almoço vou comprar 10 metros de CAT5e Furukawa, e aproveitar os conectores do RGC (aqueles do santo... :-) ).

Deed, um abração, e valeu pela força!!!!

Postado em

kleber,

Só com um amp, sugere o que no lugar do cat5? Pensando no custoxbenefício mesmo.

To com um cat5 aqui e não acho que seja tão ruim assim de grave. Bate meu stynger hyper e mais uns xingling que testei. Aliás, encorpou bem mais o médio-grave do que os outros.

Postado em

Show! QQ coisa tamos aí!

Zé... realmente bate esses outros mesmo... mas comparando com o RGC... ainda ficaria nele...

Se fosse pra usar um cabo só.. usaria RGC mesmo.

Postado em
kleber,

Só com um amp, sugere o que no lugar do cat5? Pensando no custoxbenefício mesmo.

To com um cat5 aqui e não acho que seja tão ruim assim de grave. Bate meu stynger hyper e mais uns xingling que testei. Aliás, encorpou bem mais o médio-grave do que os outros.

Se você usar 2 pares por canal, ele fica um pouco mais magro que um RGC, mas nos agudos melhora MUITO. Essa pequena perda, num sistema acertado, nem é sensível. Dá pra sentir mais na comparação entre os cabos mesmo. Já o de 4 pares por canal (meu caso) é magrelíssimo.

Postado em
kleber,

Se você usar 2 pares por canal, ele fica um pouco mais magro que um RGC, mas nos agudos melhora MUITO. Essa pequena perda, num sistema acertado, nem é sensível. Dá pra sentir mais na comparação entre os cabos mesmo. Já o de 4 pares por canal (meu caso) é magrelíssimo.

Me "embaraiei". Se usar um cabo de rede pra cada canal, fica mais magro que usando um cabo de rede pra ambos os canais? É isso?

Postado em
Me "embaraiei". Se usar um cabo de rede pra cada canal, fica mais magro que usando um cabo de rede pra ambos os canais? É isso?

Nada de estranho, quanto mais vias maior a capacitância.

Postado em
Nada de estranho, quanto mais vias maior a capacitância.

... e menor a indutância. Traduz-se em maior desempenho. Além disto, por algum motivo que eu não faço idéia, todo cabo litz é mais magro nos graves. Quanto mais vias, pior é o desempenh nos greaves, porém nos agudos, a coisa vai tomando mais forma.

Postado em

Atualizando, comprei o Cat6 vermelho da Furukawa e montei um par com os RCAs "do Santo" (aproveitei de um par de RGCs que seria trocado msm). Não testei ainda (e vai demorar pra ser testado na verdade), mas digo que dá um pouco a mais de trabalho que o RGC para montar... o RGC monto fácil em 30 minutos um par, este Cat6 demorei quase 2 horas para ficar 100% - com termoretrátil isolando, mecanicamente resistente, etc... isso com conector bom e grande (Santo Ângelo). Nem imagino como seria conectores menores. Esteticamente, ficou bonito pacas, vai ser o RCA do tweeter... mid e sub continuam no RGC.

[]s, e valeu pela força!!!

Postado em

Só um pitaco...

Essa solução de pseudo-bi-amp “não vira”: bifurcar usando “Y”, com RGC na via do grave e o CAT-6 na via do tw, gera um agudo mais opaco do que se utilizasse só o RGC.

Agora temos a capacitância do RGC, do CAT 6, do "Y", tudo somada no canal...

Postado em
Só um pitaco...

Essa solução de pseudo-bi-amp “não vira”: bifurcar usando “Y”, com RGC na via do grave e o CAT-6 na via do tw, gera um agudo mais opaco do que se utilizasse só o RGC.

Blz DN_Mosfet!

No caso do cdr4600, realmente, vai ter de existir um Y... mas provavelmente será para os RGC nos canais traseiros, e o Cat6 sozinho nos RCAs frontais (neste meu setup, o sub é pequeno e serve apenas de complemento aos midbass). Já no ///7892 não, serão 3 saídas RCA e 3 cabos separados.

Mas de qqer forma, valeu pelo aviso... realmente, se usarmos um Y e Cat6+RGC, concordo com a afirmação, faz sentido.

Valeu!!

:legal:

Postado em
Só um pitaco...

Eu acho que deste mato sai cachorro sim. Por mais que haja a interação de capacitância e indutância dos dois cabos elas são fixas, ou seja, vc vai continuar com uma via que dá preferência para os graves e uma via que dá preferência para os agudos. Se isto não fosse verdade não seria possível por exemplo a confecção do filtro notch que é a associação de um filtro LP e um HP para que uma banda da resposta seja cortada ou atenuada.

Postado em

A via boa em agudos "vai pro espaço" com a elevação da capacitância entre o positivo e negativo do RCA em qqr ponto deste circuito, pois os agudos são "queimados" (curto-circuitados) na região de alta capacitância. Mesmo que fosse um cabo de grife.

Já a indutância está em série com o cabo, por isso uma via inicialmente boa para graves realmente deve se manter privilegiada.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...