Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jussimir

Sqpl Básiquinho Numa Blazer -woofers Ou Midbass

Recommended Posts

Postado em

Aew blz galera do fórum autosom, montei ano passado o som da minha blazer, e estava muito feliz com ele até agora, mas sobrou um dinheirinho e pretendo fazer um upgrade nele.

Quando montei o som eu tava meio que com pressa pois queria leva-lo pronto pras férias de fim de ano, então no plano inical do projeto constava um Roadstar Power One como módulo, mas como ia demorar mais de um mês pros bixo traze pro buraco onde eu morro um desses (Massaranduba - SC)

Então optei por pegar um módulo mais fraco mais que estivesse em estoque. Me ofereceram um tal de Charger A-600 que ninguém nunca ouviu falar.

Mas agora pretendo troca-lo por um Power One e trocar os MidRange Bravox Premium que eu botei por woofers ou midbass.

O som é os seguinte agora (O pra fora)

2 Midranges 4" Bravox PM 5 - 45 rms

2 Tweeters Genéricos Le Son - 40 rms (Também vou trocar)

2 6x9 Bomber Dub - 120 rms (Que parecem que tao desligados por que nao tocam nada)

1 Subwoofer 15" Roadstar RS-1532 - 350 rms

Módulo Charger A-600 75 x 4 (Nao tah escrito a quantos ohms)

Agora a minha duvida qual são os mais recomendaveis pra consigui um splzinho nas frequencias mais altas, sei que os woofers costumam dar conta do recado mais nao sei se a qualidade vai ficar boa. Lembrando que nao pretendo gastar mais de R$ 250 nos 2 falantes, som bem basico mesmo. E nao sei se módulo vai aguentar pois os woofers costumam trabalhar a 8 ohms, e eles ficaram ligados com um tweeter e um 6x9 cada.

Postado em
Aew blz galera do fórum autosom, montei ano passado o som da minha blazer, e estava muito feliz com ele até agora, mas sobrou um dinheirinho e pretendo fazer um upgrade nele.

Quando montei o som eu tava meio que com pressa pois queria leva-lo pronto pras férias de fim de ano, então no plano inical do projeto constava um Roadstar Power One como módulo, mas como ia demorar mais de um mês pros bixo traze pro buraco onde eu morro um desses (Massaranduba - SC)

Então optei por pegar um módulo mais fraco mais que estivesse em estoque. Me ofereceram um tal de Charger A-600 que ninguém nunca ouviu falar.

Mas agora pretendo troca-lo por um Power One e trocar os MidRange Bravox Premium que eu botei por woofers ou midbass.

O som é os seguinte agora (O pra fora)

2 Midranges 4" Bravox PM 5 - 45 rms

2 Tweeters Genéricos Le Son - 40 rms (Também vou trocar)

2 6x9 Bomber Dub - 120 rms (Que parecem que tao desligados por que nao tocam nada)

1 Subwoofer 15" Roadstar RS-1532 - 350 rms

Módulo Charger A-600 75 x 4 (Nao tah escrito a quantos ohms)

Agora a minha duvida qual são os mais recomendaveis pra consigui um splzinho nas frequencias mais altas, sei que os woofers costumam dar conta do recado mais nao sei se a qualidade vai ficar boa. Lembrando que nao pretendo gastar mais de R$ 250 nos 2 falantes, som bem basico mesmo. E nao sei se módulo vai aguentar pois os woofers costumam trabalhar a 8 ohms, e eles ficaram ligados com um tweeter e um 6x9 cada.

Por gentileza, verifique o local onde vc posto, sua duvida pode ser melhor sanada em trio ou geral.

Obrigado

Postado em
Por gentileza, verifique o local onde vc posto, sua duvida pode ser melhor sanada em trio ou geral.

Obrigado

sou novo aki no fórum, como faço pra mudar o tópico de lugar?

Postado em

Obrigado

sou novo aki no fórum, como faço pra mudar o tópico de lugar?

Pede para o moderador deste sub-forum mudar. É só utlizar o "botão" denunciar do seu próprio tópico....

Ao contrário do que muitos pensam, o "denunciar" não é para jogar ninguém na cadeia .... rssssssssss

;)

Postado em

E mais uma vez.. a galera critica onde foi postado mas ngm ajuda! E mais uma vez, a velha 'dobradinha ferrari' =P

Bom cara.. antes de mais nada, te aconselho que... como já está fazendo um Upgrade, evite comprar qualquer bobagem, só pra dar a sensação de leve melhora no som! Compre equipamentos pensando no futuro, coisas de qualidade! Mesmo que aos poucos, vai comprando coisas de qualidade! Com 250,0.. vc poderia fazer o seguinte... compra mais um par de midranges desses e um par te 3/4tw1 da selenium. Coloca os quatro em doorpods (caixas de fibra moldadas na porta, com 2 falantes por porta).. ou acrescenta esse par novo nums pezinhos selados. Ah, e o tw, vc coloca no lugar do que vc tem! A qualidade dos agudos vai melhorar muito, e já não vai faltar 'voz' no sistema. Mais pra frente, vc pode trocar esse amp por um Classe D (tipo SD, Taramps...) e um amp melhor pro interno (tipo audiobank).. e o sub por um mais 'seguro', tipo Extreme ou algo assim. É tudo questão de planejamento.. vai aos poucos, que dá td certo.. vai ficar show!! :legal:

Postado em

Botah mais mids desses acho que nao eh um bom negócio, jah que nao estou satisfeito com o primeiro par :huh:

Nao que eles nao toquem bem, mais o problema eh que sao midranges e o negocio pra qualidade é midbass, pq midrange toca quase a mesma coisa que corneta. Tava pensando em botar 2 woofers ou 2 midbass pra garantir os médios-graves do projeto. O problema do som agora é esse, excesso de falta de médiograve Esse sub sobe bem até ums 80hz, e esses mids começam a responder soh depois de 250hz, mais tem um pico em mais ou menos 1200hz e nao em 120hz como a bravox informa, você consegue escutar o petal encostando no bumbo mas nao escuta a batida em si, tipo TuuuUUUUUUM

Entao tava pensando em trocar esses mids por Woofers ou Midbass, mais especificamente um desses dois

Kit Componente N.A.R CS65.01 6" Aí jah aproveito os tweeters

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...onentes_CS65.01

ou

2 Woofers Selenium 8PW3 8" + 2 Tweeter 3/4tw1 da Selenium qui nem o colega aí em cima me sugeriu

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...oofers_PW3_8PW3

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal..._Midbass_3/4TW1

Acho muito melhor esses woofers pois jah vi tocando e geram graves responsas, o que me deixa puto é que os de 10" tem sensibilidade de 98db e os de 8"soh 92" teoricamente os de 10" vao tocar quase quatro vezes mais, e na caixa vai caber no maximo os de 8"

:banghead

E quanto ao módulo olhei aqui na cidade e o Power One mais barato que achei tava 720 conto novo, do paragua O.O

Por esse dinheiro vou de bicicleta ateh lah e busco um.

Usado tem um por 550 bem mais em conta mais nao confio muito

Olhando aki no Shooping Autosom achei esse B52

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...4140_R$479

Mais potente (Na teoria) e bem mais em conta. Mesmo que toque o mesmo que o power one jah vou sair na vantagem pois serah um produto novo contra um usado

E aih qual vocês acham a melhor opção?

post-50-1187984158.jpg

Postado em

perai, vc ker som pra fora?

pra tirar uma onda na praia e tals????

esquece os tweeters pequenos! parte logo pra algo residencial (eu detesto super tweeter, só usaria se fosse um som q REALMENTE precisa)

se fosse pra fazre um sonzinho do tipo q vc ker eu faria algo como:

2x 10PW3 (ou 8")

2x tweeter hinor domo de seda, ou gambim a120

1 ou 2 woofers ARLEN trio 12"

Power One

crossover DIY pros tw e woofers (corte 2ª ordem em 3KHz ou 3,5KHz. daria pra testar tbem um corte de 1ª ordem com capacitor no tw e deixar o woofer em ful, corte em uns 4~7KHz, no caso teria q ir testando até achar o ponto de corte)

esse woofer arlen eh baratinho, parece coisa vagabunda, mas eh impressionante oq ele toca! sem contar q ele desce MUITO, quase como um sub, e tem um pancadão legal!

isso ficaria relativamente bem barato, e com ctz tocaria legal!

Postado em
E mais uma vez.. a galera critica onde foi postado mas ngm ajuda! E mais uma vez, a velha 'dobradinha ferrari' =P

E vc errou ao me criticar também ... rsss...

Como que eu irei ajudar alguém que pretende Trio Elétrico se eu não gosto e não saco de trio ?? E em sub-forum onde as mesmas também não gostam do assunto ??

Se postasse no sub-forum correto, milhares de pessoas já teriam ajuda o user em questão....

;)

Postado em

Como que eu irei ajudar alguém que pretende Trio Elétrico se eu não gosto e não saco de trio ?? E em sub-forum onde as mesmas também não gostam do assunto ??

Se postasse no sub-forum correto, milhares de pessoas já teriam ajuda o user em questão....

;)

:+1

O que este topico esta fazendo aqui??? Está no lugar errado.

Eii Moderacao!!!

Postado em

;)

voce não é obrigado a responder.

não é de seu interesse? não poste!

por que atrapalhar o tópico?

é responsabilidade de quem postou saber se quer mudar de lugar ou não

voce acha que ele postou no lugar errado? que não vai receber ajuda?

legal, manda MP pro autor

mas não zoa o tópico, por favor.

Deixa o topico vazio que ele vai sacar.

Veja o exemplo do SubSonic

ele também não gosta de trio, nem por isso saiu falando que está no lugar errado, etc

e está ensinando qual o caminho pra qualidade.

em vez de ficar jogando o pessoal pro outro sub-fórum, pq não tentam puxar o forista pro forum de qualidade? pensem nisso.

Abraço!

Postado em

ele também não gosta de trio, nem por isso saiu falando que está no lugar errado, etc

em vez de ficar jogando o pessoal pro outro sub-fórum, pq não tentam puxar o forista pro forum de qualidade? pensem nisso.

Abraço!

:+1[-]

Postado em

Abraço!

:+1[-]

Tah bom galera

Nao precisa reclamar tanto soh por que eu postei o tópico fora de lugar

Na proxima vez eu prometo que acerto :legal:

Soh postei no subfórum de qualidade por que sabia que se postasse no trio ja ia ter a galera me mandando compra supertweeters e cornetas e aki na qualidade o pessoal se liga mais em MidRanges, MidBass, Tweeters com qualidade e mais. Pq era isso que eu queria, som pra fora com qualidade de som, nao akele bereiro sem vida com agudos embaralhados e graves ausentes

Vcs nem imaginam como eh pHoda ser o unico representante da OldSkool do som automotivo aki na minha cidade, da época que nao tinham inventado corneta e que soh se aventurava a compra som quem intendia.

No ultimo encontro automotivo que teve na região teve mais de 300 carros, e vocês acreditão que o meu era o único que não tinha corneta

Foi lah com akele monte de subs e cornetas pra todo lado que decidi fazer o upgrade, por que, realmente, sub pra fora não presta. Aki em casa até os box dos chuveiro treme com o som no talo que nem tava lah no campeonato, mas lah era um som completamente sem grave com médios fracos

:banghead

E algué ai gostou do visual do meu som?

Montei tudo sozinho, nunca tinha mexido com carpintaria antes de fazer esse som

oque agente nao faz por som neh

Nas fotos nao dah pra ver bem (25K de Upload, Afff) Mas o relevo em forma de fogo fez meu som ficar bem famoso por aki, e nao pretendo meter um woofer em cima <_<

Postado em

jussimir, eu entendi sua idéia, vc quer um som sem cornetas mas que toque legal pra fora...

cara, a caixa ta bem legal pra quem tá começando no DIY!

qual o volume dessa caixa? akeles "chifres" ali são uma camara separada neh? vc pretende usar eles mesmo ou rola de fazer uma caixá só pra médio-aguda?

dependendo do volume dessa caixa, daria pra usar um Protech de 12", ele é bem sensível, casa legal na bridge do power one (poderia ter mais potencia, mas ja toca legal), e com certeza daria um BELO grave pra acompanhar um par de midbass sensível tw residencial!

em tese, esse seu sistema é trio, mas é sem corneta! é um som voltado pra fora, pra abrir a mala e curtir, isso é o conceito do "som pra fora"!

eu até entendi sua idéia de postar aki no qualidade... vou deixar pra moderação decidir oq fica aki oq vai pra lá! hehe

o conceito de Som de Qualidade em carro, PRA MIM, ainda tá atrelado na existencia de um palco sonoro e audio voltado para o motorista (ou para o passageiro do banco de trás, se o cara tiver motorista ;) ), esse sistema aki tá mais pra um sistema de padrão residencial, alias eh mais parecido com um stereo residencial q automotivo! hehe

Postado em

Claro que é um som pra fora, mas nem por isso deixa de ter qualidade e palco, mesmo que muito pior que um montado para o motorista, queria alguma coisa que fosse como um palco móvel com ums musicos tocando preu ouvir.

Percebeu como eu deixei os tweeter e os mids, altos pra ter altura de palco bem separados um do outro, e nao juntos como costuma fazer com cornetas, ou pior, ligam tipo esquerda - sub , direita - Cornetas :banghead

E sim, sao câmaras separadas, e apelidei elas de "orelhas" o-o-

Nao sei exatamente quantos litros, devem ter ums 20 lt, mas nao cabe de 12" não, no max de 10"e olha lah.

E ja teve muito gente que me falo que se era pra fazer isso era melhor ter comprado um mini-system e colocado atrás do carro, mas nem liguei, pois ainda to pra ver um mini-system com Sub de 15" com caixas feitas por mim mesmo, aki acham que som pra carro sem corneta nao eh som de carro :pirou:

E pretendo colocar os falantes no lugar desses midranges, nao fazendo nenhuma grande modificação, mesmo por que o som esta quase pronto.

Alias, sempre eh possivel conciliar as duas coisas, neh

Estou pensando em reformular o som interno do carro, aí colocar algo com alguma qualidade de áudio mas vamos com calma, o som interno ainda está me satisfazendo como está, mas será o próximo a sofrer um upgrade, por enquanto to com um MidBass 6" original da Blazer nas portas e um Coaxial Bomber Dub 4" no painel

Pretendo colocar um kit componente N.A.R CS65.01 6" Nas portas mais tweeters na coluna , e Midranges 4"de Klevar no painel

E quanto ao B52, é muito ruim o módulo? Tipow nao quero levar um Poderoso Um pra casa usado todo fudido se eu posso comprar um produto novo pelo mesmo preço.

Postado em

cara, eu não conheço esse amp não, eu gosto do POne pq o grave da bridge dele é bom, pra mim ele é um acerto mto grande da roadstar (hj em dia a unica coisa deles q eu indicaria pra qqr um), tem um grave encorpado e até certo ponto fiel!

o RS4510 tá custando menos de 350 reais no paraguay! se vc vai pegar usado, é pra ser bemmmm mais barato q esse b52!!! mesmo novo, com um importador q cobre 30% (acha kem tras por menos) ainda sai menos de 450 reais um RS4510 NOVO!

sinceramente, ali em cima, nas "orelhas" vamo esquecer de 10"!

seu sub eh de 15" neh? manda um PROTECH Light de 15" ali rapaz! é só fazer os ajustes necessários na caixa e vc terá um grave excelente, e com vocação pra tocar pra fora!

quanto ao set de médio/agudo, eu iria com um TW residencial como esse:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...a01f282c605f546

para medio-graves pode ser o PW3 de 8" mesmo, acho q seria o melhor custo beneficio!

no caso, antes de partir pra crossover de 2ª ordem, eu tentaria ligar o TW e o woofer em paralelo (2,666666 ohms, com o tw recebendo metade da potencia do woofer), com um capacitor no TW e deixar o woofer em full, tentaria cortes de 1ª ordem a partir de 3KHz e ia ouvindo, até chegar no ponto ideal de corte... acho q da pra fazer algo bem interessante e simples com essa configuração!

só uma coisa... troca esse sub o mais rápido possivel! apreveita q os protech estão com preço EXCELENTE e faz isso!

passa ai o volume da caixa do sub!

Postado em

Cara nao sei se vale a pena trocar esse sub, pq acho que vou trocar de carro ano que vem e o som vai junto, fora que eu adoro esse sub, mesmo que jah tenho ouvido uma porrada de gente falar mal dele.

E quanto aos woofers, essa diferença de sensibilidade é real mesmo, o de 10" desse selenium vai tocar mesmo 7db a mais? Senao acho que eu abria a caixa e ampliava ela um pouco, é muito trabalho, mas se for isso mesmo, acho que vale a pena.

E quanto ao volume, nao me lembro mais agora, na época que eu montei fiz as simulações e pá e montei a caixa com litragem definida, acho que deu 150lt se nao me engano, na época eu tava louco pra encontar um pico em 40hz :blink: pq o som que eu tive que descia mais chegava a 70hz

E esses tweeter são boms mesmos? A aparência deles me assustou um pouco porque parecem supertweeters, além de serem hinor, famosa marca de cornetas e supertweeters ruims. Eles também tem só 92db de sensibilidade, e os "excelentes" tweeter piezoeletricos que tao intalados agora tem 108db, será que eles vão mandar agudos suficientes pra acompanhar os woofers? Na verdade eu gosto muito deles, acho que tenho os agudos mais definidos da cidade, espancam qualquer supertweeter fulero e agudo de 6x9.

Vou ir até alguma cidade vizinha ver se acho um Poderoso Um por um preço que compense.

E e mais uma coisa: Esses woofers são 8ohms certo? Oque isso vai mudar na ligação deles?

E antes que eu esqueça, vlw muito por vocês estarem me ajudando mesmo odiando o tipo de som que eu tenho no carro.

Postado em

o pw3 tem de 8 e 4 ohms, eu usaria de 4ohms, pq assim vc aproveita toda a potencia do amp

esse tweeter hinor é bem honesto pelo q custa! tem um timbre agradável, não vai subir tanto quanto os piezo, mas dá um COURO na naturalidade!

ah... esse hinor toca MUUUUITO melhor se vc tirar akela "peça" q tem na frente do domo, deixando o domo dele exposto ele toca muito melhor!

eu trocaria facil ele pelo GAMBIM A-120, esse sim é um VALENTE! ele custa o mesmo preço do hinor, só q eh mais chato de encontrar, talvez alguem de sampa possa te enviar um par!

o gambim toca MUUUUITO por custar menos de 70 reais o par! tem um timbre que eu adoro, ele não sobe MUUUUITO não, mas o timbre e naturalidade são ótimos (pelo preço, eh claro)

eles aguentam 60WRMS, oq é ótimo pra um projto do tamanho do seu!

o pw3 de 10" é excelente! realmente um dos melhores falantes nacionais! se for possivel vc usá-lo, seria realmente mto bom! a sensibilidade dele eh altissima! e isso realmente influencia bem!

eu usaria:

10PW3 4ohms

TW Gambim A120 (8 ohms)

eu falei de não usar os de 10" pq achei q não ia mexer na caixa... ai naum cabia! hehe

essa caixa tem 150L???? carambaaaaaaaa

se tá tocando legal, eh oq importa... mas EU trocaria esse sub! haeuhaeuheau

Postado em
o pw3 tem de 8 e 4 ohms, eu usaria de 4ohms, pq assim vc aproveita toda a potencia do amp

esse tweeter hinor é bem honesto pelo q custa! tem um timbre agradável, não vai subir tanto quanto os piezo, mas dá um COURO na naturalidade!

ah... esse hinor toca MUUUUITO melhor se vc tirar akela "peça" q tem na frente do domo, deixando o domo dele exposto ele toca muito melhor!

eu trocaria facil ele pelo GAMBIM A-120, esse sim é um VALENTE! ele custa o mesmo preço do hinor, só q eh mais chato de encontrar, talvez alguem de sampa possa te enviar um par!

o gambim toca MUUUUITO por custar menos de 70 reais o par! tem um timbre que eu adoro, ele não sobe MUUUUITO não, mas o timbre e naturalidade são ótimos (pelo preço, eh claro)

eles aguentam 60WRMS, oq é ótimo pra um projto do tamanho do seu!

o pw3 de 10" é excelente! realmente um dos melhores falantes nacionais! se for possivel vc usá-lo, seria realmente mto bom! a sensibilidade dele eh altissima! e isso realmente influencia bem!

eu usaria:

10PW3 4ohms

TW Gambim A120 (8 ohms)

eu falei de não usar os de 10" pq achei q não ia mexer na caixa... ai naum cabia! hehe

essa caixa tem 150L???? carambaaaaaaaa

se tá tocando legal, eh oq importa... mas EU trocaria esse sub! haeuhaeuheau

Gabriel

E pra colocar esses tw Hinor no local original do carro (onde ficaria o do kit 2 vias), rola?

Postado em

Tava dando uma olhada e nao vaih dah pra bota de 10" mesmo, pra aumentar a caixa ia ter que trocar todo o carpete, e nao rula faze isso aiw.

Eu fiz uma busca rapida aki e nao achei esses pw3 de 4ohm, se nao sabe de uma loja confiavel que tenha esses pra vender aiw na inter

E quanto aos tweeter esses gambim aiw devem ser raro mesmo, nem no mercado livre tem pra vender :(

Acabei de lembrar que tenho 2 tweeter aki em casa que mandei recondicionar e nunca usei. São residenciais de uma saudosa MASTER 220, custaram 80 conto soh pra muda o diafragma, entao pretendo testa-los aiw antes de comprar outro tweeter, se nao tocarem bem vou nesse hinor, alias eles sao bem parecidos com ele :legal:

Tomare que toque bem, pra vale o upgrade

Agora minha duvida eh por conta da alimentacão. Sair de um módulo de 250 rms pra um de 600 rms O.O vai colocar o sistema elétrico atual em parafuso, porque até mesmo agora é possivel notar as luzes diminuindo com volume alto, serah que soh colocar um megacapacitor vai resolver o problema?

E mais uma pergunta (Sou chato mesmo) esses woofers nao distorcem quando tao dando batida e voz ao mesmo tempo que nem os meus mid tao fazendo agora?

Postado em

não distorcem se vc fizer os cortes adequados! qual player vc usa? ele tem saida pra sub? se não tiver o jeito eh fazer o corte pelo amplificador, ou colocando um cross ativo com hi pass para os canais onde vai os woofers e tw!

esse tw da master 220 eu nunca ouvi (fora da propria caixa, msm assim ouvi 1 ou 2 vzs, sem mta atenção), mas COM certeza vale a pena testar! q domo q eh? seda?

eu acho essa caixa (se for 150L) grande DEMAAAAAAIS, isso pra dar delay absurdo é uma beleza!

os pw3 de 4 ohms na leosound tem! só q vc precisa entrar em contato antes e perguntar se eles tem em estoque!

CIRSO:

eu já pensei nisso! viável é, mas esses tw são bem frágeis, sol neles, por exemplo, nem pensar, teria q tomar vários cuidados, mas o gambim (q eu tenho maior intimidade) na minha opinião, e pro meu gosto (q não curto tw gritão nem brilhante demais) é melhor q 90% dos tw automotivos de kit 2x q eu ja ouvi!!! eu colocaria TRANQUILAMENTE, ele é 8ohms, oq já dá trabalho pra fazer cross e acertos, mas eu colocaria tranquilamente! no meu carro não entra tw automotivo de jeito nenhum! se não der pra comprar um akron eu vou de gambim!

Postado em
CIRSO:

eu já pensei nisso! viável é, mas esses tw são bem frágeis, sol neles, por exemplo, nem pensar, teria q tomar vários cuidados, mas o gambim (q eu tenho maior intimidade) na minha opinião, e pro meu gosto (q não curto tw gritão nem brilhante demais) é melhor q 90% dos tw automotivos de kit 2x q eu ja ouvi!!! eu colocaria TRANQUILAMENTE, ele é 8ohms, oq já dá trabalho pra fazer cross e acertos, mas eu colocaria tranquilamente! no meu carro não entra tw automotivo de jeito nenhum! se não der pra comprar um akron eu vou de gambim!

Putz cara, esqueci desse lance de durabilidade, aqui não rola acho que nem o Gambim então, pq o sol aqui é medonho, chega a empenar plástico do carro

Estou querendo trocar os tws do meu, e cogito o 3/4tw1 ou o 1tw1, o duro é que aqui não acho eles, só os tw Bravox, Bomber e Leson... e da selenium só ST mesmo (Eca rs)

Rapaz, lembro que vc disse de um lance pra melhorar os Leson, meu amigo fez nuns Mid Range da leson um esquema que ficou legal, ficou um sonzinho gostoso, como curti ele me mandou por mail há um tempo atrás:

Seguem os dados do midrange e dos componentes

passivos. Todos devem ser ligados em série:

Le Son WRT-300

resistor 15 ohms, 10W

indutor 195uH

2 capacitores eletrolíticos 47uF (em série)

Midbass: indutor 70uH

Tweeter: capacitor 3,3uF poliester

Dá uma olhada nessa fórmula aí, eu ouvi e gostei

Postado em

To usando um player jvc genérico aki, nao tem saida pra sub muito menos crossover, to esperando alguém me roubar pra comprar um decente <_<

E quanto aos cortes aiw estah um dos principais problemas do meu som agora, acho que graças a fuderoso crossover do meu amp atual, se eu desço o crossover fica bom em volume baixo, mais distorce em volume alto, se coloco o corte mais alto, vira corneta em volume baixo :(

Esses woofers devem descer sem distorcer pelo menos até ums 70hz neh? No som do meu primo ele tem dois de 6" desses, e cara, nunca vi woofers pulando tanto.

Mas como ele colocou 8 cornetas pra acompanhar [o_] nem sei se ele nao jogou um crossover pra nao deixar vaza voz nos woofers

Acho que esses tweeters também são de seda (pelo menos eram) Agora eles tão com uma tela metálica em cima e nao dah pra ver bem o que eh.

Bem, a caixa ficou tão grande pra pra encher a traseira do carro, até cogitei fazer uma lateral com litragem bem menor, mas acho que ficou muito mais legal assim, e que nem eu falei, na época eu tava viciado em subgrave, quer dizer, continuo viciado até agora, sem contar que fiz pensando na minha master, que tem 120 lt pra dois de 10", e acho ela a melhor caixa de som residencial ja fabricada (pelo menos das que eu conheço)

Postado em

150L deixa o sub mto bobão, ele atraza e o grave periga embolar ou pelo menos sair de fase, oq ja estraga bem o som! eu aproveitaria essa caixa ai pra 2 subs ou então diminuiria ela pra uns 80L e colocaria um sub com specs pra poder simular certinho e tals!

a parada de cortes é complicado! em full esses mids vão sofrer bastante com as batidas de grave! a vantagem de woofers maiores (4" eh mto pequeno) é q não da esse som cornetado, mesmo com corte mais alto!

Postado em
To usando um player jvc genérico aki, nao tem saida pra sub muito menos crossover, to esperando alguém me roubar pra comprar um decente <_<

putz.. fala assim não.. eu tb uso um JVC de entrada... q só tem um par de saída RCA, n tem cortes de frequencia nem nada! é bem "clean".. mas toca mp3 e tem uma ótima sonoridade (melhor q a maioria dos pioneer e cia). Só que no meu caso, estou pensando em pegar um $$ a mais pra trocar, pq sair de JVC pra pegar um "golfinho" é lasca! Daqui só saio prum clarion (um modelo qs top) ou alpine (idem) :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...