Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

(((teste))) Multi System 6tr4a Selenium !

Recommended Posts

Postado em

Fala ae meu queridos , tudo na paz com vs ???

Fazia tempo que num fazia um (((TESTE))) pra vcs né ??? Agora está vindo 1 ! ;)

Eu tive a oportunidade de comprar uma caixa de Multi System 6TR4A da SELENIUM , por um preço legal , e como já queria testar eles fazia TEMPO , acabei unindo a fome com a vontade de comer .

p2050001cc9.th.jpg

p2050002vz9.th.jpg

PQ eu me interessei pelos Multi System 6TR4A da SELENIUM ?

Se vcs repararem bem , ele tem grande diferencial em cima de TODOS os concorrentes do mercado ! Eles tem PARAMETROS , isso mesmo , Triaxial LINHA DE ENTRADA com parametros , isso já me abriu os olhos , por custar baratinhu , e nas simulações ter o som que tava querendo pra um projetinho meu ae de Trio , que vcs vão ver fotos logo a baixo!

PDF do falante !

Pois bem , eu comprei 4 pares , e já vendi um pra um amigo meu , que quando BATEU o olho já quis , por custar barato e ter um acabamento tão BOM hehehe.

p2050003mj3.th.jpg

p2050008in6.th.jpg

p2050009on3.th.jpg

p2050010se1.th.jpg

O meu projeto vai usar 2 pares no tampão do carro com Litragem (vou fazer uma caixa com 20L SELADA com uma divisória no meio , logo , 10L pra cada Par , sendo 1 Par "L" e outro Par "R" !) , e vai ser ligado em um AB4050 Turbinado (deixa esse turbinado pra outro dia hehehe , só sei que num é mais um AB4050 hehehe).

Agora vamos ao teste , antes que vcs me chinguem hehehehe

Como está em fase de TESTES ainda , eu os coloquei em FreeAir mesmo no tampão , escutei a primeira vez hehehe . MEU DEUS que horrível , RACHOU TUDO , Ai fui ver o que tinha acontecido , e estava sem Corte (eu uso capacitor pra isso hehehe).

Tirei o tampão , soldei os capacitores , e Bora escutar outra vez ... Uma Chiadeira da Febre ... MUITA gritaria ... Pensei em jogar fora os falantes na hora , mas respirei fundo , tirei do carro e vim pra meu estúdio pensar em uma forma de resolver isso ... E comecei a levar em consideração umas coisas :

*falante NOVO , sem amassiar NADINHA , puxa um médio da po*** mesmo.

*está em freeair , nem acústica de porta está tendo , então nunca que vai ter o Médio Grave que preciso.

*olha o PREÇO que paguei neles poxa ... Tá MUITISSIMO BOM.

Ai me animei e comecei a pensar de novo hehehe

E cheguei na conclusão que se invertesse a FASE dos Tw de um Par de falantes (no caso , como estava usando um par pra cada lado (L & R) , eu inverti a fase de um falante de cada lado) , a gritaria ia atenuar BEM !

Dito e feito ... Imaginem que mudou 80% o som das Médias Altas ! Só com uma simples invertida de Fase hehehe.

Fui escutando os falantesinhos e com o passar do tempo tocando , percebi que eles foram melhorando ... estavam Completamente CABAÇOS os falantes , precisavam deixar tocar um pouco pra começar melhorar , e foi o que aconteceu , isso em FREEAIR.

p2050011ua5.th.jpg

p2050012po8.th.jpg

p2050013xe7.th.jpg

p2050014bs1.th.jpg

Pra dar um gravezinho só pra acompanhar , eu peguei um falantezinhu meu de 10" da Bravox e coloquei numa caixinha aqui , e FECHOU , tocou MUITO legal ...

p2060015ie0.th.jpg

p2060016wz7.th.jpg

Pra empurrar o sisteminha de testes , foi usado o SD200.2AB , que tocou MUITO legal . E uma surpresa ... Tocou em TRIMODE hehehe , e tocou muito bem !

Um par de falante em cada canal e o de 10" no Bridge , TUDO com HiPass em 50 Hz !

p2060017lr9.th.jpg

Bom , o teste ainda não acabou , ainda vou mexer mais ... está amassiando os falantes ainda ... Eu ainda acho que vai melhor mais viu ! hehehehe

valew gente ... Eu ainda vou terminar o tópico OK ???

Postado em

acompnhando

jah pensei muitas vezes em fazer algo perecido em um tampaum com uma caixa embutida

mais e ai vc acha q eles rendem uma batidazinha?

Postado em

FALA GUTO, BLZ??

VC JÁ DESLIGOU A PARTE DE CIMA DESSE 6TR4??

SÓ POR CURIOSIDADE??

EU TENHO 1 PAR E POR UMA FATALIDADE(MULEK FDP FUÇANDO NO SOM..)

ELES TORRARAM A PARTE DE CIMA...RESULTADO:

ELES AINDA ESTAVAM NA GARANTIA, MAS INSPIRADO POR UM TÓPICO

AKI DO FÓRUM EU RESOLVI TRANSFORMÁ-LOS EM APENAS MID BASS...

O RESULTADO FOI SURPREENDENTE, POIS EU NAUM IMAGINAVA A

FORÇA QUE OS MÉDIOS/MÉDIO-GRAVES TINHAM ATRÁS

DAQUELE "SUPER TWITER" DELE... o-o-

SEGUE A FOTO:

0305072223ym6.jpg

EU "CORTO" OS MEUS EM 80Hz E ELES TOCAM

SATISFATORIAMENTE NAS PORTAS, SEM EMBOLO NENHUM...

CREIO QUE DEVIDAMENTE "LITRADOS" ELES MELHOREM, MAS

AINDA NÃO CRIEI CORAGEM DE FAZER UM PEZINHO(NO FUSCA)

JÁ MEDI, ESTUDEI TUDO, MAS NAUM INICIEI.

NO AGUARDO DE MAIS TESTES....

:legal:

Postado em

Já fiz isso sim cara ... e realmente deixa de boca a besta ... esse falante Toca MUITO legalzinhu viu ...

arrisco dizer que 2 desses e um ST dá pra fazer bagunça em trio viu ...

e se forem pensar bem , o investimento é POUCO !

Postado em
FALA GUTO, BLZ??

VC JÁ DESLIGOU A PARTE DE CIMA DESSE 6TR4??

SÓ POR CURIOSIDADE??

EU TENHO 1 PAR E POR UMA FATALIDADE(MULEK FDP FUÇANDO NO SOM..)

ELES TORRARAM A PARTE DE CIMA...RESULTADO:

ELES AINDA ESTAVAM NA GARANTIA, MAS INSPIRADO POR UM TÓPICO

AKI DO FÓRUM EU RESOLVI TRANSFORMÁ-LOS EM APENAS MID BASS...

O RESULTADO FOI SURPREENDENTE, POIS EU NAUM IMAGINAVA A

FORÇA QUE OS MÉDIOS/MÉDIO-GRAVES TINHAM ATRÁS

DAQUELE "SUPER TWITER" DELE... o-o-

SEGUE A FOTO:

0305072223ym6.jpg

EU "CORTO" OS MEUS EM 80Hz E ELES TOCAM

SATISFATORIAMENTE NAS PORTAS, SEM EMBOLO NENHUM...

CREIO QUE DEVIDAMENTE "LITRADOS" ELES MELHOREM, MAS

AINDA NÃO CRIEI CORAGEM DE FAZER UM PEZINHO(NO FUSCA)

JÁ MEDI, ESTUDEI TUDO, MAS NAUM INICIEI.

NO AGUARDO DE MAIS TESTES....

:legal:

Rapaz;;

vc caiu como uma luva; também estou pensando em desligar toda a parte do agudo / médio de cima e deixar apenas como Mid; (no agudo vou colocar um 3/4tw1) e deixar eles nas portas;

Guto; o lance é relação custo / benefício; muitas vezes montamos um sistema separado e procuramos integração e fica mais ou menos quando uma ligação full em um sub + ST dá versatilidade de baixos graves até Trio, tocando relativamente bem;

Parabéns por estas iniciativas;

abraços

Postado em

RUIDO ROSA !

Pois bem , esse foi a GRANDE surpresa da Vez hehehehehe

Ontem no começo da tarde , eu tirei o tampão do carro e liguei aqui na minha MACHINE 1.8SB (160 RMS por CANAL em 4 ohms) , e deixei tocando umas músicas minhas , que gosto , pra ver a qualidade do som , e estava tendo que usar ESSA Equalização pra deixar AGRADÁVEL de escutar !

teste01gk5.th.jpg

Ai como achei que estava MUITO médio pra meu gosto , eu deixei a Tarde, Noite e Madrugada tocando Ruido Rosa com 60 RMS Aplicados , por Lado (cada 2 falantes recebendo 30 RMS cada) , e olha só o resultado ;)

teste02if6.th.jpg

E o melhor , DESENVERTI a fase dos Tw , e estão SUPER agradáveis de se escutar , mas lógico que nos agudos ESTREMOS , precisa dar uma puxada no EQ. , mas não TANTO quanto estava tendo que puxar pra sair um agudo Gostoso de escutar :rolleyes: , pois é meus amiguinhos ... TUDO é TESTE ...

Eu ia jogar esses falantes FORA , lembram ??? Mas consegui salva-los só aplicando Ruido Rosa para amacia-los , é impressionante como DETALHES resolvem problemas GRANDES !

Agora vou fazer testes no carro hehehe !

Cada teste que faço com ele falante , percebo que é um investimento legal viu ! :mac1

Postado em

Legal heim Gutao... melhoro pacaraio heim.,.,..

Ma vem cá, se pluga o mid direto na saida de audio do PC pro SF faze a analize ?? interessante heim.. tenho o 8.0 aki e nao sei no que usar.,.,. heheh

Postado em

E ae pessoal!

Muito aproveitável seu teste Guto. [-]

Aliás, acho que seje o melhor custo x benefício da categoria!

Aproveitando,

Este final de semana eu vendi aqui para um amigo um par de 6' Pentaxial de 80wRMS da Selenium.

Pentaxial - 6PE1TA

Gosto muito também destes Penta pela gama mais variada de respostas independentes e pela potencia que pode ser aplicada. O único contra é que aumenta um pouco o preço neh....de 75,00 pula pra uns 110,00... rsrs

Abçx a todos!

Postado em

Guto, vc indicaria comprar esses Multi e Tira o milo deles virando um Mid de 6"?

E no caso que vc tinha invertido a polaridade, tinha sido dos TW dele ou do falante inteiro?

Postado em

fala ae Hmizael !

Olha , acho uma JUDIAÇÃO arrancar o TW deles ... acho mesmo ... COMPRAR só pra isso é sacanagem ...

Mas se formos pensar a grosso Modo , que Par de MID vc compra com 75,00 ??? NOVO ???

MID bom , nenhum hahaha , e temos o ex. do Kit 2 vias Bravox CDB de 5" que os caras compram o Kit TODO só pra usar o MID dele , o TW é uma lixo !

Ai vai de quem comprar né ???

E eu inverti a polaridade SÓ dos TW , o Mid continua em fase com o outro Mid , pra dar o acoplamento acústico e area de cone ...

Postado em

Olha o Gutão de volta a ativa ai!

Belo teste hein meu jovem! Sempre digo, dinheiro não é tudo....Quem tem conhecimento e paciencia pra testar, resolve facil!

Postado em
fala ae Hmizael !

Olha , acho uma JUDIAÇÃO arrancar o TW deles ... acho mesmo ... COMPRAR só pra isso é sacanagem ...

Mas se formos pensar a grosso Modo , que Par de MID vc compra com 75,00 ??? NOVO ???

MID bom , nenhum hahaha , e temos o ex. do Kit 2 vias Bravox CDB de 5" que os caras compram o Kit TODO só pra usar o MID dele , o TW é uma lixo !

Ai vai de quem comprar né ???

E eu inverti a polaridade SÓ dos TW , o Mid continua em fase com o outro Mid , pra dar o acoplamento acústico e area de cone ...

fikei com uma duvida aki agora bem eu tenho 2 vias hbuster no carro

ainda troco pelo kit bravox q coloquei no carro do meu veio

ai lendo essa parada aki fikei pensativo

pow se inverter da uma atenuada? e como fica a impedancia? sera q tem problema pois tem crsoss pro mid e tweeter sendo o usa o mesmo negativo

?

acompanhando

Postado em

To acompanhando....

mesmo não entendendo muito caisa que esta fazendo estou acompanhando... leigo é fo**... mais a curiosidade faz aprender!

Abraço

Postado em

Bombardeiro ... só investe cara ... relaxa , num muda nada ... impedância , potência , tudo igual ...

só inverte ... Negativo com positivo ...

no lugar que ia o Positivo , liga o Negativa e no negativo liga o positivo ...

Essa inversão as vezes AJUDA , como tb pode ATRAPALHAR , tudo é teste !

é que nem em TRIO ... quando vc tem o ST e a corneta , e só sai CORNETA , inverta a fase do TW que vc escuta o agudo hehehe !

Postado em

Heheheheh.

Nessa vcs num vão acreditar, eu qd decidi montar trio num tinha corneta, aí coloquei 4 dos antigos(aqueles laranjados), ligados numa saída do hbuster 2200.

Mandando 250rms pra eles, numa caixinha selada que num sei o tamando exato(devia ter uns 4L) , dois em cada caixa. E cortados num bx 55, o resultado foi muito bom.

Agora eles estão com um amigo meu nas mesmas caixinhas. Mas ligados em um punch 225.2, tô doido pra ver neste amp.

Pra resolver o problema dos agudos eu cortei ele em Low pass mas eu num lembro em quanto.

Guto parabens pelo teste, vai me servir muito, pois os falantes ainda são meus, e posso aproveita-los em um projeto no futuro. Puts to mt empolgado com este teste, e dá lhe custo-benefício.

Ia me esquecendo, eu me animei com eles num dia que peguei um vaso(de enfeite da sala), a boca do vaso era exatamente do tamanho pra colocar o triaxial, então eu liguei ele no receiver do meu home-theater e ficou ótimo( deu um gravezim), bom desse jeito nunca ficou no carro.

Que teste loco, parabens mesmo Guto.

Postado em

Opá , que BOM que vc se sentiu beneficiado com o TESTE cara ...

MUITOS aqui , são mascarados , não tem grana nem pra comprar um BOMBER ONE , mas só quer falar de Pioneer 307 manja ??? FICO PUTO hahahaha

mas tudo bem ...

eu vou continuar o teste sim , vou postando aqui !

valew maninhu !

Postado em

Quando eu fizer um tampão pro meu som, vai liberar um espaço aí eu vou colocar os bichinhos pra tocar no sd500AB, mas por enquanto eu to sem crossover pq vendi pra levanta um $$$$, hehehe.

Talvez eu ligue antes só pra testar, vo ver se eu arrumo um tempo. Em qualquer lugar se acha muita gente desse tipo que você falou, num tem nem como evitar.

Edit: Se eu desligar os tweeters( sem tirar, só desligar) muda a impedância neh, vai pra quanto?? Muda mais algo???

Flw Guto. Força no teste aí!!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...