Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (18/08/2019) *****

Sign in to follow this  
sepacheco

Caixas acusticas alternativas para uso automotivo.

Recommended Posts

O kleberlpa sugeriu a construção de uma caixa LT segmentada em 3 partes. Seria viável a construção de uma caixa desse tipo ?! Quais os prós-e-contras nos quesitos sonoros e projeto ?!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se entra muito na discussão desse tópico:

 

1º - Vcs viram um tópico antigo que tinham uns 3 falantes com um caracol embaixo? Qual o benefício desse tipo de caixa?

 

2º - Fiquei sabendo de um cara de Brasília que faz um tweeter com um tipo de membrana(até parece que é metalizada), com dois imãs em baixo..e a corrente passa pelas membranas..não sei se são exatamente essas.. Mas parece que é o melhor tipo de tweeter existente...Vc conhece esse cara aí Sepacheco?

 

3º - Já ouvi dizer de uma caixa para HT que possui uma espécie de prato (parece de metal) em cima, que tem a função de distribuir o som pelo ambiente, alguém conhece?

 

4º - Vcs viram um projeto da pioneer com inúmeros alto-falantes de 1 polegada formando assim uma parede de quase 1 metro quadrado que ajusta automaticamente ao ambiente produzindo o efeito surround, dts e dolby p... Apareceu na revista VIP....

 

Pronto...minha contribuição foi só com perguntas!!! hehhe

Share this post


Link to post
Share on other sites
Não sei se entra muito na discussão desse tópico:

 

1º - Vcs viram um tópico antigo que tinham uns 3 falantes com um caracol embaixo? Qual o benefício desse tipo de caixa?

 

2º - Fiquei sabendo de um cara de Brasília que faz um tweeter com um tipo de membrana(até parece que é metalizada), com dois imãs em baixo..e a corrente passa pelas membranas..não sei se são exatamente essas.. Mas parece que é o melhor tipo de tweeter existente...Vc conhece esse cara aí Sepacheco?

 

3º - Já ouvi dizer de uma caixa para HT que possui uma espécie de prato (parece de metal) em cima, que tem a função de distribuir o som pelo ambiente, alguém conhece?

 

4º - Vcs viram um projeto da pioneer com inúmeros alto-falantes de 1 polegada formando assim uma parede de quase 1 metro quadrado que ajusta automaticamente ao ambiente produzindo o efeito surround, dts e dolby p... Apareceu na revista VIP....

 

Pronto...minha contribuição foi só com perguntas!!! hehhe

Ribbon Tweeter

Share this post


Link to post
Share on other sites

(...)

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

(...)

 

 

 

 

Caro forista RI7, lendo suas explanações sobre as bandpass de 4ª,6ª e 8ª ordem, interessei-me e mt pelas de 6ª e 8ª por terem volumes menores, pois aqui todos nos preocupamos em ter a melhor resposta dentro do ambiente automotivo! Se vc pudesse nos disponibilizar, agradeceria se colocasse esquemas da 6ª e 8ª ordem! Acho que todos do forum iriam gostar de ver esses esquemas pois reunem qualidade sonora com pouco espaço!

"P.S" : algo sobre a acousticmass da bose(pena ser em italiano): http://www.audiocostruzioni.com/r_s/diffus...timass/bose.htm

 

Abs

 

Fusinatto

 

 

 

 

: :rever1::rever1::rever1:

Edited by fusinatto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Renascido das trevas!

 

Então, em quase um ano, onde finalmente chegamos? poderíamos dar prosseguimento à discussão, já acrescentando novas experiências...

 

Bom, como citaram LTs, vou dar meu pitaco. Construí as 3 que habitam meu carro hoje (sub, com JL 12W1, sintonizado em 22Hz e pezinhos com CS50B sintonizados em 80Hz mais ou menos). Apesar de grandes e de pouco sensíveis (na realidade, a perda de sensibilidade foi no subwoofer apenas), os ganhos superaram todas as minhas expectativas. Excelente timbre, uma naturalidade e velocidade incríveis, e um talento pra descer mais que dançarina de música baiana.

 

Nos pezinhos ganhei ótimo ataque nos médios.

 

Para este ano, quero aproveitar o que me sobrou de madeira e construir uma bandpass de 6a ordem, ou mesmo outra LT, para casa, mas ainda não escolhi nenhum falante.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Relembrando bons tópicos... :)

Excelente tópico!

 

Vontade de montar um Air coupler no carro, botar massa no cone do sub pra Fs chegar a uns 15Hz, deixar tocando apenas de 10 a 30Hz...

 

O problema é que só numa Blazer pra ter espaço... a minha de casa, sintonizada em 32Hz já virou um armário que nem cabe dentro de um porta-malas...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Excelente tópico!

 

Vontade de montar um Air coupler no carro, botar massa no cone do sub pra Fs chegar a uns 15Hz, deixar tocando apenas de 10 a 30Hz...

 

O problema é que só numa Blazer pra ter espaço... a minha de casa, sintonizada em 32Hz já virou um armário que nem cabe dentro de um porta-malas...

Então kleber, ao invés de ir expandindo o duto para a lateral, não tem como subir ele? Assim vc aproveira o pm inteiro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Falando em caixas acusticas... alguem pode me falar da vantagem ou desvantagem de se colocar mais de um falante em uma mesma caixa ?

 

por exemplo: tendo 4 falantes, em vez de fazer uma caixa com divisórias internas pra cada falante, com uma certa litragem pra cada um... fazer uma caixa com todos os 4 falantes na mesma camara, somando a litragem que seria usada para cada falante em separado.

 

enfim, quais as vantagens e desvantagens de se ligar varios falantes em uma mesma camara ?

Edited by Rodrigo Lima E2K

Share this post


Link to post
Share on other sites
Falando em caixas acusticas... alguem pode me falar da vantagem ou desvantagem de se colocar mais de um falante em uma mesma caixa ?

 

por exemplo: tendo 4 falantes, em vez de fazer uma caixa com divisórias internas pra cada falante, com uma certa litragem pra cada um... fazer uma caixa com todos os 4 falantes na mesma camara, somando a litragem que seria usada para cada falante em separado.

 

enfim, quais as vantagens e desvantagens de se ligar varios falantes em uma mesma camara ?

para min so tem vantagens :

 

menor deslocamento do falante

 

eficiencia superior pela combinação dos cones na mesma camara

 

 

desvantagem seria somente travar muito mas a caixa pois como não tera divisão pode vibrar mais facilmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já montei algumas caixas band-pass.

 

As que mais me impressionam são as isobáricas push-pull, pois estas tem uma resposta muito mais rápida e detalhada.

 

A mais interessante foi a que montei para uma carro de exposição de uma loja daqui da cidade.

Era uma BP6 com um Bicho Papão de 12pol e 550W. Com uma curva de resposta plana mas em frequências bem baixas. A idéia era fazer terremoto...

O carro era um sedan (Kia Sephia) e ainda contava com dois subs de 15 pol em caixas seladas individuais onde seriam os bancos traseiros (a BP6 ficava entre eles.)

O que mais impressionou as pessoas que viram o carro todo aberto (as quatro portas + porta-malas) era que mesmo assim o grave fazia tremer tudo ao redor. Os estaladores de plantão não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo e sentindo e ainda criticavam que o falante (Bicho Papão) não deveria estar sendo tampado com acrílico... o-o-

Aliás, uma característica interessante das BP é que elas são menos sensíveis ao fato do carro estar aberto ou fechado, e dependendo do objetivo, isso é útil.

 

Agora, o mais engraçado é ver a reação das pessoas quando veêm uma caixa band-pass isobárica push-pull sendo montada (já com os falantes no lugar):

"Isso não tá certo moço!" , " Como o falante pode tocar desse jeito?" , etc...

E é muito mais engraçado quando os mesmos escutam o resultado... []-[]

 

Montar BP isobária é uma forma legal de conseguir diminuir muito o tamanho da caixa, e também uma forma interessante de conseguir atingir freqüências mais baixas, além de respostas mais rápidas da caixa.

Edited by beto.piteco

Share this post


Link to post
Share on other sites
galerinha!! to como mero espectador aki.....

:+1 espectador...

 

 

tô com uma par de tsw 252f IMPP pioneer e o projeto de uma band-pass, mas as medidas não cabem no meu carro, será que a resposta será a mesma se eu respeitar os volumes das câmaras, mas alterar as medidas?? :banghead

Share this post


Link to post
Share on other sites
Já montei algumas caixas band-pass.

 

As que mais me impressionam são as isobáricas push-pull, pois estas tem uma resposta muito mais rápida e detalhada.

 

A mais interessante foi a que montei para uma carro de exposição de uma loja daqui da cidade.

Era uma BP6 com um Bicho Papão de 12pol e 550W. Com uma curva de resposta plana mas em frequências bem baixas. A idéia era fazer terremoto...

O carro era um sedan (Kia Sephia) e ainda contava com dois subs de 15 pol em caixas seladas individuais onde seriam os bancos traseiros (a BP6 ficava entre eles.)

O que mais impressionou as pessoas que viram o carro todo aberto (as quatro portas + porta-malas) era que mesmo assim o grave fazia tremer tudo ao redor. Os estaladores de plantão não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo e sentindo e ainda criticavam que o falante (Bicho Papão) não deveria estar sendo tampado com acrílico... o-o-

Aliás, uma característica interessante das BP é que elas são menos sensíveis ao fato do carro estar aberto ou fechado, e dependendo do objetivo, isso é útil.

 

Agora, o mais engraçado é ver a reação das pessoas quando veêm uma caixa band-pass isobárica push-pull sendo montada (já com os falantes no lugar):

"Isso não tá certo moço!" , " Como o falante pode tocar desse jeito?" , etc...

E é muito mais engraçado quando os mesmos escutam o resultado... []-[]

 

Montar BP isobária é uma forma legal de conseguir diminuir muito o tamanho da caixa, e também uma forma interessante de conseguir atingir freqüências mais baixas, além de respostas mais rápidas da caixa.

Beleza Humberto,

 

Estou querendo montar um BP 6 ordem com um bicho papão 12pol 550w, mas estou com dificuldade de fazer os cálculos dela, já fiz uma grande busca e nada de resultado, não encontra fácil caixas BP6 pros papões, a não ser aqui. :rever1:

Vi que você projetou uma e por coincidência com o mesmo modelo do bicho papão, teria como você passar o projeto ou os volumes das câmaras e os dutos, será de grande utilidade pra mim e para outros usuários.

 

:legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites

E quanto às caixas do tipo baffle infinito?

Procurei saber sobre elas e não encontrei muita coisa. Aqui no fórum não achei nada.

Mas vi que algumas pessoas optam por caixas tipo baffle "quase" infinito em casa, utilizando uma sala paralela como caixa acústica. Além disso usam vários subwoofers para não sobrecarregá-los, já que eles excursionariam demasiadamente com uma potência mais alta.

A vantagem nessa caixa seria o amortecimento da resposta de frequência e principalmente a resposta a transiêntes.

Em um carro tudo que já vi são aqueles falantes free-air instalados em tampões bem porcalhões em carros hatch backs batendo tudo...

Mas acredito que, utilizando o sub correto, em carro sedã e com o porta malas BEEM travado seja possível tentar algo, embora esse baffle passe longe de ser infinito, gostaria de ler alguns comentários.

Edited by R2_luciano

Share this post


Link to post
Share on other sites
E quanto às caixas do tipo baffle infinito?

Procurei saber sobre elas e não encontrei muita coisa. Aqui no fórum não achei nada.

Mas vi que algumas pessoas optam por caixas tipo baffle "quase" infinito em casa, utilizando uma sala paralela como caixa acústica. Além disso usam vários subwoofers para não sobrecarregá-los, já que eles excursionariam demasiadamente com uma potência mais alta.

A vantagem nessa caixa seria o amortecimento da resposta de frequência e principalmente a resposta a transiêntes.

Em um carro tudo que já vi são aqueles falantes free-air instalados em tampões bem porcalhões em carros hatch backs batendo tudo...

Mas acredito que, utilizando o sub correto, em carro sedã e com o porta malas BEEM travado seja possível tentar algo, embora esse baffle passe longe de ser infinito, gostaria de ler alguns comentários.

UP! ninguém nuca botou um par de subs no tampão de um sedã com porta malas travado?

Share this post


Link to post
Share on other sites
UP! ninguém nuca botou um par de subs no tampão de um sedã com porta malas travado?

já pensei nisso também mas não deu coragem de cortar o tampao!

penso emfazer uma caixa trapezoidale colocar os subs virados para dentro do carro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

topic morto vivo aki huahauhauaha

 

intão to pra adquiri um bomber comp 2+2 de 12 e 1500rms

queria saber se ficaria bom colocar uma caixa band-pass na criança?

porque so escuto rap tipo three six mafia, e gostaria de algo q desça bem

 

 

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites
já pensei nisso também mas não deu coragem de cortar o tampao!

penso emfazer uma caixa trapezoidale colocar os subs virados para dentro do carro!

procura no forum q eu vi hj mais cedo um opala com dois de 12, no tmpao..

ficou mt bom e mt bem organizado..

Share this post


Link to post
Share on other sites
Já montei algumas caixas band-pass.

 

As que mais me impressionam são as isobáricas push-pull, pois estas tem uma resposta muito mais rápida e detalhada.

 

A mais interessante foi a que montei para uma carro de exposição de uma loja daqui da cidade.

Era uma BP6 com um Bicho Papão de 12pol e 550W. Com uma curva de resposta plana mas em frequências bem baixas. A idéia era fazer terremoto...

O carro era um sedan (Kia Sephia) e ainda contava com dois subs de 15 pol em caixas seladas individuais onde seriam os bancos traseiros (a BP6 ficava entre eles.)

O que mais impressionou as pessoas que viram o carro todo aberto (as quatro portas + porta-malas) era que mesmo assim o grave fazia tremer tudo ao redor. Os estaladores de plantão não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo e sentindo e ainda criticavam que o falante (Bicho Papão) não deveria estar sendo tampado com acrílico...  o-o-

Aliás, uma característica interessante das BP é que elas são menos sensíveis ao fato do carro estar aberto ou fechado, e dependendo do objetivo, isso é útil.

 

Agora, o mais engraçado é ver a reação das pessoas quando veêm uma caixa band-pass isobárica push-pull sendo montada (já com os falantes no lugar):

"Isso não tá certo moço!" , " Como o falante pode tocar desse jeito?" , etc...

E é muito mais engraçado quando os mesmos escutam o resultado...    []-[]

 

Montar BP isobária é uma forma legal de conseguir diminuir muito o tamanho da caixa, e também uma forma interessante de conseguir atingir freqüências mais baixas, além de respostas mais rápidas da caixa.

Beleza Humberto,

 

Estou querendo montar um BP 6 ordem com um bicho papão 12pol 550w, mas estou com dificuldade de fazer os cálculos dela, já fiz uma grande busca e nada de resultado, não encontra fácil caixas BP6 pros papões, a não ser aqui. :rever1:

Vi que você projetou uma e por coincidência com o mesmo modelo do bicho papão, teria como você passar o projeto ou os volumes das câmaras e os dutos, será de grande utilidade pra mim e para outros usuários.

 

:legal:

tambem fiquei curioso, pra saber como foi feito esse projeto.

vc poderia passar as medidas aki pro forum seria de grande ajuda pra todos

Share this post


Link to post
Share on other sites
Já montei algumas caixas band-pass.

 

As que mais me impressionam são as isobáricas push-pull, pois estas tem uma resposta muito mais rápida e detalhada.

 

A mais interessante foi a que montei para uma carro de exposição de uma loja daqui da cidade.

Era uma BP6 com um Bicho Papão de 12pol e 550W. Com uma curva de resposta plana mas em frequências bem baixas. A idéia era fazer terremoto...

O carro era um sedan (Kia Sephia) e ainda contava com dois subs de 15 pol em caixas seladas individuais onde seriam os bancos traseiros (a BP6 ficava entre eles.)

O que mais impressionou as pessoas que viram o carro todo aberto (as quatro portas + porta-malas) era que mesmo assim o grave fazia tremer tudo ao redor. Os estaladores de plantão não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo e sentindo e ainda criticavam que o falante (Bicho Papão) não deveria estar sendo tampado com acrílico...  o-o-

Aliás, uma característica interessante das BP é que elas são menos sensíveis ao fato do carro estar aberto ou fechado, e dependendo do objetivo, isso é útil.

 

Agora, o mais engraçado é ver a reação das pessoas quando veêm uma caixa band-pass isobárica push-pull sendo montada (já com os falantes no lugar):

"Isso não tá certo moço!" , " Como o falante pode tocar desse jeito?" , etc...

E é muito mais engraçado quando os mesmos escutam o resultado...    []-[]

 

Montar BP isobária é uma forma legal de conseguir diminuir muito o tamanho da caixa, e também uma forma interessante de conseguir atingir freqüências mais baixas, além de respostas mais rápidas da caixa.

Beleza Humberto,

 

Estou querendo montar um BP 6 ordem com um bicho papão 12pol 550w, mas estou com dificuldade de fazer os cálculos dela, já fiz uma grande busca e nada de resultado, não encontra fácil caixas BP6 pros papões, a não ser aqui. :rever1:

Vi que você projetou uma e por coincidência com o mesmo modelo do bicho papão, teria como você passar o projeto ou os volumes das câmaras e os dutos, será de grande utilidade pra mim e para outros usuários.

 

:legal:

tambem fiquei curioso, pra saber como foi feito esse projeto.

vc poderia passar as medidas aki pro forum seria de grande ajuda pra todos

É esse projeto foi papo de instalador o-o-

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...