Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Caixas acusticas alternativas para uso automotivo.

Recommended Posts

blz. na radiador passivo quando não usamos falantes (passivos) qual o material para a membrana?

como é calculado o pico?

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

Eu tô afim de fazer uma usando uma pele hidraulica do tom tom de 10 de uma bateria como radiador... aí é só afinar a pele e medir com o RTA.....

 

[]

 

Sandro

o rta tá tranquilo. vai na faixa.

em relação ao pico como é calculado?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Papillon!

 

Fico grato pelos elogios, mas também to aqui pra aprender e compartilhar o pouco que já sei com vcs todos!

 

Nas Band-Pass 4ª ordem, temos o duto posicionado na camara frontal. Ou seja, ele emite toda resposta de freqüência do alto falante que está montado numa camara selada tendo-se a possibilidade de controlar/sintonizar a resposta de freqüência superior da caixa, através do duto e a inferior através do volume interno da camara selada. O roll-off dela é 12dB/8ª tanto no low-pass quanto no hi-pass.

Por isso, falantes com características ideais para caixas seladas, se dão melhor neste alinhamento.

 

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

 

O Papillon salientou um detalhe interessante. Os tão acharcados falantes free-air costumam sim ter desempenho superior em caixas BP4 e BP6 paralela, nesta ultima as vezes com uma extensão quase 'inimaginável'. ;)

 

[]s

Ri7

RI7 ,blz?tava lendo o topico e vc falou sobre band pass 6° para falantes free air.pois bem tenho um free air pioneer impp de 12 150 WRMS.

Fui no winISD e fiz um projeto pra ele com a bp6°, comparei com o projeto pra ela dutada e deu uma diferença bem legal. Sendo que acho q acho que nao fiz certo. tomei como base a caixa dutada, e botei o volume traseiro do tamanho de uma dutada, os dados fora: Vtraseiro= 56litros com 2dutos de 3" e 29 cm.

e frontal de 45litros com 2dutos 3"e 5cm. ta monstra, mas é pq nao sei calcular direito, desse jeito vale a pena????queria colocar o grafico aki mais ainda nao sei..valeu galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FMatos!

 

Poste os parametros do SUB ou me procure por MP pra gente calcular certinho a caixa!

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
blz. na radiador passivo quando não usamos falantes (passivos) qual o material para a membrana?

como é calculado o pico?

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

Eu tô afim de fazer uma usando uma pele hidraulica do tom tom de 10 de uma bateria como radiador... aí é só afinar a pele e medir com o RTA.....

 

[]

 

Sandro

o rta tá tranquilo. vai na faixa.

em relação ao pico como é calculado?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Lembresse que o radiador passivo é uma Bass reflex...

 

Pense que está fazendo uma bass reflex normal.... como você faz ?

 

altera a sintonia do duto, quanto mais alta a sintonia mais pra frente e mais forte o pico certo ? achou a Fb do duto é a frequancia que o RP tem que ressonar. calcular o pico ? medindo...

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sandro, eu ia justamente sugerir a pele de bateria para os primeiros testes com a radiador passivo!! Que ironia ver sua mensagem agora hehehe

 

Pra aproveitar a visita, gostaria de tirar duas dúvias com o pessoal:

1- Alterando o gás onde o alto-falante propaga suas ondas, buscando algum gás mais elástico do que o ar, seria possível obter melhores resultados?

Isso faz sentido se a câmara de trás e a da frente do falante usarem o mesmo gas, ou em apenas uma delas haveria vantagem?

Imagino uma caixa preenchida com um gás mais elástico do que o ar, propiciando melhor dispersão da pressão sonora.

 

2- Um violão funciona como uma caixa de ressonância, e suas curvas servem para ressonar nas suas diferentes freqûencias, certo? É possível aproveitar este conceito para criar uma caixa que ressone em todas as freqüencias, ou em frequências que nos interesserem? Imagino que para isso seria necessária uma caixa muito grande, uma vez que o comprimento de onda nessa faixa é bem grande, mas por outro lado podemos ressonar com 1/4 dele, ou frações menores?

 

Desculpe as dúvidas, mas foram as que me vieram a tona lendo este interessantíssimo tópico, e parabéns ao criador e todos que participaram.

 

Muito Obrigado,

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá GUSK!

 

Pois bem...vou tentar solucionar suas dúvidas baseado nos princípios...

 

Quanto ao gás, essa ideia é bastante interessante, porém, ela só traria alguma possível vantagem caso fosse utilizada numa caixa selada hermeticamente vedada, e logicamente, desde que o sub fosse desenvolvido com seus parametros baseados na compliância desse gas.

Na prática isso torna-se um tanto inviável, pois na frente do falante ele continuará sofrendo a compliância do ar, que será bem diferente da do gás. Em outros tipos de caixa isso é simplesmente impossível, uma vez que o duto abre a caixa para o meio externo. A mesma coisa no Radiador Passivo, na questão da compliância.

 

Quanto ao violão, sim, você está correto, é assim que funciona. Você já deve ter visto os contra-baixos 'velha gorda'. Eles são violões de graves, e são bem maiores. Este princípio é basicamente a "Linha de Transmissão" Onde vc cria uma 'caixa' de ressonância para as freqûencias graves. Existem muitos projetos neste sentido, inclusive muito bem sucedidos. É possível criar caminhos gigantescos dentro de caixas acútiscas (lembrem q o intestino tem 30m) com este intuito. O impecilho na maioria dos casos é que o falante precisa ser de dimensões menores, pois senão o tal caminho torna-se estreito demais para o fluxo.

 

Quanto à pele de bateria achei uma idéia e tanto! Só seria necessário medir alguns parâmetros dela, pois acredito que a excursão máxima que ela permitirá não é suficiente para subgraves.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá GUSK!

 

Pois bem...vou tentar solucionar suas dúvidas baseado nos princípios...

 

Quanto ao gás, essa ideia é bastante interessante, porém, ela só traria alguma possível vantagem caso fosse utilizada numa caixa selada hermeticamente vedada, e logicamente, desde que o sub fosse desenvolvido com seus parametros baseados na compliância desse gas.

Na prática isso torna-se um tanto inviável, pois na frente do falante ele continuará sofrendo a compliância do ar, que será bem diferente da do gás. Em outros tipos de caixa isso é simplesmente impossível, uma vez que o duto abre a caixa para o meio externo. A mesma coisa no Radiador Passivo, na questão da compliância.

 

Quanto ao violão, sim, você está correto, é assim que funciona. Você já deve ter visto os contra-baixos 'velha gorda'. Eles são violões de graves, e são bem maiores. Este princípio é basicamente a "Linha de Transmissão" Onde vc cria uma 'caixa' de ressonância para as freqûencias graves. Existem muitos projetos neste sentido, inclusive muito bem sucedidos. É possível criar caminhos gigantescos dentro de caixas acútiscas (lembrem q o intestino tem 30m) com este intuito. O impecilho na maioria dos casos é que o falante precisa ser de dimensões menores, pois senão o tal caminho torna-se estreito demais para o fluxo.

 

Quanto à pele de bateria achei uma idéia e tanto! Só seria necessário medir alguns parâmetros dela, pois acredito que a excursão máxima que ela permitirá não é suficiente para subgraves.

 

[]s

Ri7

Bom do gas o RI7 respondeu...

 

Quanto ao violão, o tampo é uma estrutura ressonante ou seja produz som ao contrario da caixa acustica que não deve vibrar. Isso ocorre por interferencia construtiva entre o tampo e a corda, o que amplifica o som. Varios instrumentos musicais trabalham assim.

A questão toda é como gerar uma estrutura ressonante que aguente ocilações de grande amplitude sem sofrer fadiga mecânica ou até mesmo ruptura... a melhor que inventaram até hoje chama auto falante....

 

Quanto a pele da bateria ela é bastante elástica e garanto que conseguimos excursiona-la mais que os 7 ou 10 mm de xmax que a maioria dos falantes tem.

alem disso a ideia é uma caixa pra SPL certo ? 60-70Hz não é uma frequência tão baixa e a pele ira trabalhar no principoi da caixa de ressonancia do violão...

 

Mas os radiadores passivos regulaveis, talvez, tenham apligacção melhor em médio graves (que tal um pezinho ?)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh entendi Sandro!

 

Achei que era para sub!

Em pezinho eu obtive GRANDES resultados em simulações...mas por absoluta falta de materiais / tempo nunca consegui testar devidamente isso.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos marcar um dia para fazer as experiências com rta.

é bom q aproveito e aprendo.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FMatos!

 

Poste os parametros do SUB ou me procure por MP pra gente calcular certinho a caixa!

 

[]s

Ri7

Os parametros sao:

 

qts=0,48

vas=105,62 l

fs=33,4 Hz

xmax=6 mm

Qms=17,754

Sd=511 cm²

Qes=0,494

Re=3,096

 

E fiz um outro projeto: Vtras=45 l, 1 duto de 4" com 41 cm;

Vfrente=35 l , 1 duto 4" com 3,45cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre a pele d bateria, acho q nao vai dar mt certo nao.... pq ela pode até ser razoavelmente elastica, mas como ela é presa pelas bordas, só o centro dela vai ter o Xmax... a borda vai ter deslocamento zero, e a superficie vai ter forma de catenária variavel.

 

nao é como um falante, em q o cone é mais rigido e todos os pontos da superficie se movimentam numa trajetoria praticamente paralela em relaçao aos outros...

 

essa deformaçao excessiva da superficie da pele da bateria vai gerar um MONTE de distorçao no som...

 

nao entendo d RP, mas a meu ver um RP ideal deve ser o mais rigido possivel, e ter deformaçao nula durante seu funcionamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso q eu tava dizendo...

 

o ideal é uma suspensao de altissima compliancia e muito deslocamento, permitindo o máximo de ganho. O 'cone' pode ser inclusive plano. Mas considero requisito básico uma 'suspensão'.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso q eu tava dizendo...

 

o ideal é uma suspensao de altissima compliancia e muito deslocamento, permitindo o máximo de ganho. O 'cone' pode ser inclusive plano. Mas considero requisito básico uma 'suspensão'.

 

[]s

Ri7

Só adicionar massa ao centro do radiador (emplasto Sabiá :) )

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FMatos!

 

Poste os parametros do SUB ou me procure por MP pra gente calcular certinho a caixa!

 

[]s

Ri7

Os parametros sao:

 

qts=0,48

vas=105,62 l

fs=33,4 Hz

xmax=6 mm

Qms=17,754

Sd=511 cm²

Qes=0,494

Re=3,096

 

E fiz um outro projeto: Vtras=45 l, 1 duto de 4" com 41 cm;

Vfrente=35 l , 1 duto 4" com 3,45cm

Então FMatos,

 

estive simulando aqui...e aparentemente a vantagem da band-Pass não compensa muito em relação a dutada nesse caso...

 

Me passa a potencia maxima do SUB e as medidas da sua caixa atual, inclusive do duto, ok?

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso q eu tava dizendo...

 

o ideal é uma suspensao de altissima compliancia e muito deslocamento, permitindo o máximo de ganho. O 'cone' pode ser inclusive plano. Mas considero requisito básico uma 'suspensão'.

 

[]s

Ri7

Só adicionar massa ao centro do radiador (emplasto Sabiá :) )

 

[]

 

Sandro

adicionar peso no centro do RP vai desbalancear o conjunto pq com a gravidade o peso extra vai exercer uma tensao na pele d bateria maior na metade de cima, e vai ficar impossivel d se afinar essa pele...

 

a nao ser q o RP seja colocado na horizontal... ai sim pode ser q ajude! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso q eu tava dizendo...

 

o ideal é uma suspensao de altissima compliancia e muito deslocamento, permitindo o máximo de ganho. O 'cone' pode ser inclusive plano. Mas considero requisito básico uma 'suspensão'.

 

[]s

Ri7

pq compliancia mt grande? nao seria melhor uma compliancia menor pra q o RP se movimente mais facilmente, obtendo um deslocamento maior? li no artigo q postei um link q os RP frequentemente sao maiores do q o falante ativo... sendo assim é mais conveniente uma compliancia mt baixa!!

 

ja existem estudos sobre falantes planos... ja existem inclusive modelos comerciais d falantes planos com acionamento axial... por ser plano a distorçao gerada é praticamente zero, devido à uniformidade da onda gerada... entao um RP plano seria perfeito... mas o problema é COMO fazer um radiador plano rigido com suspensao... mais uma vez a compliancia mecanica da suspensao é preferivelmente mt baixa, pra q nao haja deformaçao da superficie do falante/RP...

 

agora sobre uma caixa preenchida com gás... um gas d composiçao diferente do ar (cerca d 21% oxigenio; 78% nitrogenio; 1% de co2, vapor, argonio, etc...) tem resposta diferente em relaçao à propagaçao d ondas, tanto mecanicas (som) qto eletromagneticas... entao a resposta do falante seria totalmente diferente da projetada... tem até akela brincadeira q faz com gas helio, q a pessoa enche o pulmao d helio e depois fica com a voz fina...

 

outro efeito do gas diferente é a permeabilidade eletromagnetica diferente do ar... isso afeta o comportamento do conjunto magnetico, pois pode tanto deixar o campo magnetico menos intenso qto mais intenso, e nesse caso pode vir a danificar o falante com excursoes excessivas e fora d controle...

 

sem contar a dificuldade tecnica d construir uma caixa hermeticamente fechada... mesmo q vc consiga, existe outro fenomeno, d EFUSAO de gases... por mais perfeita q seja a vedaçao, o gas acaba sempre conseguindo sair atraves dos poros das paredes... é só deixar uma bexiga cheia d gas q vc percebe q com o tempo ela esvazia sozinha, pq o gas atravessou a parede d borracha/plastico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi mal galera... tava confundindo compliancia com Qms....

 

realmente compliancia maior implica em maior deslocamento

 

Qms maior q implica em menor deslocamento...

 

falha nossa... :P

Editado por GGG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nusssa... por isso que eu amo esse mundo de som.. quando vc pensa que sabe algo, vc descobre que akilo naum serve nem como princípio básico!! hehe....

 

é dom mesmo isso!! parabéns sepacheco, RI7, ggg....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corruptela = Uma cópia ou variante mal feita

Caixa TL = "Transmission Line" ou Linha de Transmissão, caixas que se utilizam do fenomeno de propagação/amplificação da onda através de sua ressonância. Como numa flauta de sopro.

 

portanto "Corruptela de uma Caixa TL" seria uma tentativa de se fazer uma caixa utilizando esses principios mas que nao deu muito certo heeh

 

:P

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei la ne pessoal, tentando dar uma resposta para a perg do post...

 

pelo volume e pelo fato de em media nao passarmos de 3 ou 4 anos com o mesmo carro (impedindo de construir por exemplo uma TL que utilize algumas paredes do porta malas pra economizar volume)\

 

as banda passas sao mais complicadas, geralmente o melhor eh utilizar os projetos sugeridos por grndes empresas (que pelo menos tenham sido testados) pq sair por ai projetando BPs nos chutometros .EXE eh meio brabo, coitado do sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Papillon!

 

Fico grato pelos elogios, mas também to aqui pra aprender e compartilhar o pouco que já sei com vcs todos!

 

Nas Band-Pass 4ª ordem, temos o duto posicionado na camara frontal. Ou seja, ele emite toda resposta de freqüência do alto falante que está montado numa camara selada tendo-se a possibilidade de controlar/sintonizar a resposta de freqüência superior da caixa, através do duto e a inferior através do volume interno da camara selada. O roll-off dela é 12dB/8ª tanto no low-pass quanto no hi-pass.

Por isso, falantes com características ideais para caixas seladas, se dão melhor neste alinhamento.

 

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

 

O Papillon salientou um detalhe interessante. Os tão acharcados falantes free-air costumam sim ter desempenho superior em caixas BP4 e BP6 paralela, nesta ultima as vezes com uma extensão quase 'inimaginável'. ;)

 

[]s

Ri7

Falando em Bose, eis a minha contribuição.

 

http://andregqleao.sites.uol.com.br/bose/index.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Papillon!

 

Fico grato pelos elogios, mas também to aqui pra aprender e compartilhar o pouco que já sei com vcs todos!

 

Nas Band-Pass 4ª ordem, temos o duto posicionado na camara frontal. Ou seja, ele emite toda resposta de freqüência do alto falante que está montado numa camara selada tendo-se a possibilidade de controlar/sintonizar a resposta de freqüência superior da caixa, através do duto e a inferior através do volume interno da camara selada. O roll-off dela é 12dB/8ª tanto no low-pass quanto no hi-pass.

Por isso, falantes com características ideais para caixas seladas, se dão melhor neste alinhamento.

 

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior  também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

 

O Papillon salientou um detalhe interessante. Os tão acharcados falantes free-air costumam sim ter desempenho superior em caixas BP4 e BP6 paralela, nesta ultima as vezes com uma extensão quase 'inimaginável'. ;)

 

[]s

Ri7

Falando em Bose, eis a minha contribuição.

 

http://andregqleao.sites.uol.com.br/bose/index.html

Projeto!!! Projeto!!! Projeto!!! Projeto!!!

 

Você em ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um system philips com WOox.

 

Quer saber??? é um porcaria. Mas a cupa eh da marca mesmo. A caixa veio com vedação muito mal feita, soprando muito. Resposta de frequencia nao muito planas...

 

Soh uma coisa, nao ouvi voces falando de caixa com RP e duto. Essa minha tem RP e tem duto (q sopra bastante tb).

 

Troquei as caixas originais por umas velhas da gradiente q eu tinha aqui guarado, a qualidade das gradientes eh bem melhor. Resposta bem mais plana, medio-graves e agudos mais agradaveis...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou lendo bastante sobre caixas acusticas e vi esse tópico.

 

E caixas do tipo isobáricas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...