Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

(( LeandroBoni ))

Loja Virtual

Recommended Posts

Postado em

Olá Pessoal,

Alguns foristas tem me perguntado porque fechei minha loja virtual de som automotivo a falecida Revolusom.com.br, pois coloquei alguns produtos à venda nos classificados do estoque que sobrou.

Então achei interessante abrir um tópico aqui pra dar o meu relato.

Após todo o trabalho de pesquisa de mercado, abertura da empresa, fornecedores, estrutura e concepção da loja, o que parece mas não é nada fácil como eu mesmo pensava, conseguimos colocar no ar uma loja legal.

O caso foi o seguinte, apesar de apresentar leve crescimento, nossas vendas vinham baixas devido a concorrencia desleal na internet do mercado livre, que tem produtos sem nota ou nota fria, do paraguai, etc.

Nossos ganhos não estavam cobrindo as despesas da empresa aberta.

Nosso preço era bom, conseguimos bons distribuidores, mas competia somente com as boas lojas da net. Infelizmente, muita gente não olha isso, garantia, procedencia, etc. só olha preço mesmo.

Pra piorar as coisas e fecharmos a loja de vez, levamos golpes de fraudes no cartao de crédito.

O golpe é mto simples: o ladrão consegue um número de cartão de alguém, compra o que quer na net e a loja manda o produto (vários aparelhos de CD top de linha, entre outros, no nosso caso), pois pensa que irá receber da visanet dias depois da venda.

Depois de uns dias, o verdadeiro dono do cartao olha sua fatura e percebe que não fez tal compra e furioso, vai ao banco.

O banco pra não perder o cliente e cagando de medo do código de defesa do consumidor, estorna a compra. Com isso, a FDP da Visanet não assume a perda (está no contrato) e não paga a loja que enviou o produto.

Simples assim, dá até margem pro próprio dono do cartão fazer isso!!

Não teve jeito, tivemos que fechar tudo.

Deixar de trabalhar com o cartão é um tiro no pé, as vendas usando este tipo de pagamento só crescem.

Sei que assumimos certos riscos e arcamos com eles, talvez o problema seja simplesmente este, mas temos certeza que se as condições fossem melhores teríamos chance de continuar trabalhando.

Minha intenção é somente deixar um alerta aos colegas que pretendem iniciar com vendas na internet e quem sabe abrir uma discussão a respeito.

:vts tá dado o recado!

Postado em

É cara, realmente, com tantas ofertas de sites duvidosos, imagino que vender na internet não seja coisa nem um pouco fácil mesmo. Meus sentimentos pelos acontecimentos que você citou, e boa sorte em qualquer outra jornada.

Abraços.

Postado em

conselho ???

deveria ter feito pesquisa de mercado primeiramente , ver qual seria seu publico alvo , e ter pesquisa o que seu publico alvo precisa ...

O grande erro de lojas virtuais é esse ... não existe uma pesquisa para saber ONDE pisar e QUANDO pisar ... Tanto que vc percebeu que muitos procuram só preço ...

Existe publico que procura qualidade , e pra vc chegar até esse publico , tem que existir a pesquisa , para saber onde fazer sua propaganda e ser visto ...

É chato dizer isso , mais esse forum aqui não serve pra isso ... já cansei de fazer orçamentos bons aqui ... de perder uma semana de negociação , e quando o cara tem tudo prontinho , vem um a cobre meu orçamento ...

Isso é normal ...

quanto a quebrar a empresa por faturamento , eu tb acho que faltou um pouco de planejamento ... Teria que ter planejado quanto tempo demoraria pra vc conseguir seu publico e começar a ter a volto de seu investimento pra depois ter o lucro ...

Já fiz uma pesquisa de minha loja virtual que tinha vontade de abrir , e eu demoraria 2 anos mais ou menos pra ter todo meu investimento de volta , conseguir pagar minhas despesas fixas , e ter lucro de fato !

é mais complicado do que parece !

Postado em
conselho ???

deveria ter feito pesquisa de mercado primeiramente , ver qual seria seu publico alvo , e ter pesquisa o que seu publico alvo precisa ...

O grande erro de lojas virtuais é esse ... não existe uma pesquisa para saber ONDE pisar e QUANDO pisar ... Tanto que vc percebeu que muitos procuram só preço ...

Existe publico que procura qualidade , e pra vc chegar até esse publico , tem que existir a pesquisa , para saber onde fazer sua propaganda e ser visto ...

É chato dizer isso , mais esse forum aqui não serve pra isso ... já cansei de fazer orçamentos bons aqui ... de perder uma semana de negociação , e quando o cara tem tudo prontinho , vem um a cobre meu orçamento ...

Isso é normal ...

quanto a quebrar a empresa por faturamento , eu tb acho que faltou um pouco de planejamento ... Teria que ter planejado quanto tempo demoraria pra vc conseguir seu publico e começar a ter a volto de seu investimento pra depois ter o lucro ...

Já fiz uma pesquisa de minha loja virtual que tinha vontade de abrir , e eu demoraria 2 anos mais ou menos pra ter todo meu investimento de volta , conseguir pagar minhas despesas fixas , e ter lucro de fato !

Falou e disse Guto.

Admito que faltou planejamento, mas é difícil mensurar e dividir este mercado, pelo menos ainda.

O que me consola é que meu investimento perdido foi bem menor que muitas lojas físicas (comuns) que existem por aí e que tb costumam quebrar. Pois eu não tive que fazer muito estoque, já que tem bons distribuidores aqui na minha região que tem boa disponibilidade de produtos. Se tinha pedido na minha loja, eu ia lá e pegava. Aliás isso foi um dos fatores que me motivaram a abrir a loja virtual.

Porém, se vc abre uma loja física, já tem que começar com estoque alto, pq senão o q vc vai mostrar para o cliente?

Postado em
O bom e velho Brasil é assim mesmo, sempre vai ter alguém querendo se dar bem as custas alheias...

Que vergonha.

[^]

Aliás, vejam só, se o cartão de crédito for emitido no exterior (cartão de gringo), a Visanet garante o pagamento ao lojista. Tirem suas conclusões. ;)

Postado em

Dpois de efetuada a compra no cartão vc ligava para a pessoa para confirmar a compra?

Os dados do cadastro batiam com o nome q estava no cartão de crédito?

Abraço e boa sorte!

Postado em
Dpois de efetuada a compra no cartão vc ligava para a pessoa para confirmar a compra?

Os dados do cadastro batiam com o nome q estava no cartão de crédito?

Abraço e boa sorte!

Ligávamos sim, o caso pior é que fomos vítima de uma quadrilha organizada que tinha telefone fixo pra receber ligações e confirmar a compra, atuaram em Maricá-RJ, além de outras fraudes para outros lugares do país.

O problema é que a visanet não fornece NENHUM dado do comprador para tira-teima, simplesmente diz se aprovou ou não a transação (vê se o cartão tem limite de compra disponível). O outro problema em cima deste é o tal do: "Não reconhecimento da despesa por parte do portador do cartão" :angry:

Postado em

Gostei do tópico. Fica de experiência para outros que estão pensando em abrir loja virtual.

Infelizmente o Brasil é assim: impostos altos que fazem os consumidores comprarem do contrabando, espertos querendo se dar bem (ladrões) e empresas que só visam o próprio bolso (Visanet, seguradoras, planos de saúde etc.)

Abrir empresa no Brasil é levar em conta todo esse tipo de coisa, o que parece que não foi o caso.

Tenho certeza de que agora, mais sábio, você terá uma próxima investida bem-sucedida.

Postado em
Cara bota na justiça a VISANET e seja talvez feliz! :rolleyes:

:+1

Foi a visanet que aprovou a venda pelo cartão, foi ela que verificou se havia ou não crédito na conta do consumidor, ela que arque então com as consequências.

Possivelmente a visanet deve ter descontado de você a porcentagem que ela tira de cada compra, tenha se concretizado ou não.

Assim é fácil demais administrar cartão, sem assumir risco algum. Só assume os bônus, cobranças, juros, etc, mas na hora de arcar com riscos que são os ônus não se responsabiliza, diz que a culpa é do lojista.

Verifique o seu contrato com a visanet, veja quais eram as suas obrigações no momento da venda feita por cartão, entre na justiça cobrando danos materiais e morais.

Boa sorte.

Postado em
:+1

Foi a visanet que aprovou a venda pelo cartão, foi ela que verificou se havia ou não crédito na conta do consumidor, ela que arque então com as consequências.

Possivelmente a visanet deve ter descontado de você a porcentagem que ela tira de cada compra, tenha se concretizado ou não.

Assim é fácil demais administrar cartão, sem assumir risco algum. Só assume os bônus, cobranças, juros, etc, mas na hora de arcar com riscos que são os ônus não se responsabiliza, diz que a culpa é do lojista.

Verifique o seu contrato com a visanet, veja quais eram as suas obrigações no momento da venda feita por cartão, entre na justiça cobrando danos materiais e morais.

Boa sorte.

:+1:legal:

Postado em
conselho ???

Isso é normal ...

Falou e disse Guto.

Admito que faltou planejamento, mas é difícil mensurar e dividir este mercado, pelo menos ainda.

O que me consola é que meu investimento perdido foi bem menor que muitas lojas físicas (comuns) que existem por aí e que tb costumam quebrar. Pois eu não tive que fazer muito estoque, já que tem bons distribuidores aqui na minha região que tem boa disponibilidade de produtos. Se tinha pedido na minha loja, eu ia lá e pegava. Aliás isso foi um dos fatores que me motivaram a abrir a loja virtual.

Porém, se vc abre uma loja física, já tem que começar com estoque alto, pq senão o q vc vai mostrar para o cliente?

e por essa facilidade e pouco investimentos que muitos quebram mesmo antes de começar ... pq não sabem onde estão se metendo ... Não sabem que como ele mesmo teve a idéia de fazer a loja virtual pq é mais barato , outros TROCENTOS tiveram a mesma idéia junto com vc hehehe !

é complicado ...

Um dia quero ter minha loja virtual , com atendimento VIP e atendimento personalizado , mas ainda vai demorar ! :(

Postado em

http://www.direitonet.com.br/artigos/x/52/66/526/

Compensa ler um pouquinho.

"O furto dos cartões é outro caso que demonstra a falha na segurança do sistema, pois o consumidor, quando nota o ocorrido, normalmente, já carrega em sua fatura o ônus do descuido."

"Como demonstrado anteriormente, o vício do serviço é de responsabilidade objetiva do fornecedor, salvo quando comprovada a sua inexistência ou a culpa exclusiva do consumidor."

"Os contratos dos cartões de crédito são, como anteriormente citado, típicos contratos de adesão, donde predomina a vontade da instituição fornecedora.

Os contratos dos cartões de crédito são típicos contratos de adesãoMuitas vezes, nestes contratos existem cláusulas que, consoante o artigo 51, incisos I e IV do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, são nulas de pleno direito, como é o caso da cláusula mandato, já tão rechaçada por nossa jurisprudência (JSTJ 29/94, 29/80, 27/35; STJ, 4ª T., Resp 13421, rel. Min. Athos Carneiro, j. 18.05.1992, DJU 08.06.1992)"

Artigo publicado por:

Adelgício Barros Correia Sobrinho

Pelo visto, essas cláusulas do contrato são abusivas, cabendo a nulidade das mesmas em via judicial. Não entendo muito desse lance (aliás, entendo é nada) porque ainda estou no início do curso, mas posso afirma que o direito do consumidor é alvo de grande proteção no nosso sitema legal. E de certa forma, você é consumidor, pois a administradora de cartão de crédito está prestando um serviço a você.

Ou estou errado?

Pena a loja não ter dado certo.

Abraços.

Postado em

Eu botava na justiça também... se eles não são capazes de dar segurança à transação, o problema é deles.

O ideal é sempre verificar se o endereço do cartão bate com o da entrega. Se não bater, o ideal é recusar a transação, afinal é um primeiro indício de que algo não está muito certo.

O mais engraçado é que tem uma galera caindo no golpe da Editora Peixes (confesso que eu só não caí pq meu cartão tava estourado... :vts ), e pra estornar a grana, só depois de muita dor-de-cabeça.

Postado em

Pelo visto, essas cláusulas do contrato são abusivas, cabendo a nulidade das mesmas em via judicial. Não entendo muito desse lance (aliás, entendo é nada) porque ainda estou no início do curso, mas posso afirma que o direito do consumidor é alvo de grande proteção no nosso sitema legal. E de certa forma, você é consumidor, pois a administradora de cartão de crédito está prestando um serviço a você.

O direito do consumidor não se aplica a este caso, pois o lojista não se enquadra no conceito de consumidor trazido pelo código. O serviço do cartão é para o lojista trabalhar, obter lucros, facilitar vendas, etc, o lojista aqui não é destinatário final econômico do serviço, pois o serviço é relacionado com a sua atividade fim, que é efetuar vendas a varejo. Trata-se no caso de relação comercial.

Mas nem tudo está perdido...

O código civil atual lhe trás ótimos meios de resolver este problema.

Um deles é a boa fé e a função social dos contratos.

Art. 422: "Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato como em sua execução os princípios de probidade e boa fé."

Este artigo trás os deveres anexos dos contratos, por meio dele as partes devem cooperar para chegarem a conclusão do contrato, uma parte não pode se sobrepor a outra, por isso surgem tais deveres.

Um destes deveres que integra os contratos é a venire contra factum proprium, aqui uma parte não pode criar expectativa de que vai adimplir o contrato e sem mais nem menos resolver não cumprir o contratado. Tal dever se aplica ao caso, já que quando a visanet aprovou o cartão de crédito do consumidor, lhe informou que não há problemas com o cartão, que o consumidor irá pagar, criou no lojista a legítima expectativa de que iria cumprir a sua parte, ou seja, pagar ao comerciante a quantia vendida pelo cartão, e ao não fazer isto porque o consumidor da visanet alegou mal uso de seu cartão não é problema do lojista e sim da visanet.

Postado em
O ideal é sempre verificar se o endereço do cartão bate com o da entrega. Se não bater, o ideal é recusar a transação, afinal é um primeiro indício de que algo não está muito certo.

O problema é justamente esse. A ausência total informações a respeito do portador do cartão nos impede de realizar essa verificação.

Mas com certeza eu fui lesado como comerciante e empresário, porque a Central de Atendimento Visanet, antes de nossa afiliação, me informou que eles GARANTIAM O CRÈDITO INDEPENDENTEMENTE DA INADIMPLENCIA POR PARTE DO CLIENTE, aliás, nada mais justo visto que a taxa sobre o valor da venda varia entre 3,8 a 4,5%.

Essa informação me fez CRER que eu estava totalmente SEGURO contra quaisquer problemas deste tipo.

PORÉM, quando as fraudes começaram a ocorrer, liguei novamente na central várias vezes. O bate boca foi feio, quebrei o pau mesmo, até que a atendente resolveu me passar com seu supervisor, ele me disse:

"Existe uma cláusula no contrato que sua empresa assinou conosco que deixa claro: EM CASO DO NÃO RECONHECIMENTO DA DESPESA POR PARTE DO PORTADOR DO CARTÃO, EMITIDO NO BRASIL, EM VENDAS PELA INTERNET, ATRAVÉS DO SISTEMA VERIFIED BY VISA, O ESTABELECIMENTO CADASTRADO NA VISANET (NÓS), ARCARÁ COM EVENTUAL PREJUÍZO DO NÃO PAGAMENTO."

Quando ele me falou isto, perguntei se não havia alguma forma de estarmos tentando reaver de alguma forma o prejuízo. Ele então me perguntou se eu tinha documento comprobatório da venda. Eu falei CLARO! TEMOS TODAS AS NOTAS FISCAIS DE VENDA!! Ele então disse que não valiam, pois deveria ser algum documento ASSINADO PELO CLIENTE.

Eu falei: MEU AMIGO, COMO É QUE EU VOU COLHER ASSINATURA DE UM CLIENTE QUE COMPRA COMIGO PELA INTERNET?? Que cliente vai querer comprar comigo com toda essa burocracia??

Daí ele me solta essa: O senhor devia ter observado melhor as cláusulas do contrato antes de ass.................... Bati o telefone. :banghead

Portanto meus colegas, será mesmo que eu consigo botar a visanet no pau, com essa cláusula no contrato??

Postado em

acho q sim.... vei.. isso eh tenso... nao adianta conversar sobre isso em call center ( 0800) eh perder tempo vai na central, fala la... eu pedi um sistema via internet ( onde nao existe assinatura)

e no contrato q vc feiz ERA PARA VENDAS PELA INTERNET ,

nuss.. se for assim vei... fode com otro.... pronto... pega seu cartao soca de compra no submarino e fala q vc nao compro.. pronto

eu fico besta com a segurança nesses tipos de coisa...

uma vez comprei no ml

e o kra errou o numero , foi parar me outra rua. blz

sorte q oq eu pedi era uma parte integrante ( nao tinha como a pessoa usar)

e se fosse um laptop.... se acha q a pessoa ia devolve?

nunca; e no correio estava corretamente entregue, eae?

bagulho era pra pessoa X e um Y assino e blz...

Postado em

Oi Leandro tudo beleza?. Cara, lamento realmente pelo ocorrido com sua Loja. É muito difícil realizar um empreendimento de sucesso no nosso País, principalmente na Internet.

Agora, enquanto eu estava lendo o tópico (antes de chegar nesta sua última mensagem) eu já estava pensando em dizer-lhe sobre a assinatura, mas você já havia citado.

O fato é que a operadora de cartão de crédito só garante o crédito no caso de comprovação da assinatura do cliente. Pois no cartão tradicional não existe uma garantia de quem realmente usou, se foi o real dono do cartão ou outra pessoa somente com a posse do número.

O que se pode, e deve ocorrer num futuro próximo, é a evolução da tecnologia com a adoção “assinatura digital” (a tecnologia já existe e pronta para ser usada). Somente nesta situação as operadoras de cartão de crédito não poderão contestar judicialmente a autenticidade do comprador pela internet.

p.s.: A assinatura digital já é reconhecida legalmente. Ela tanto evita que alguém a use no lugar de outro, como impede que qualquer pessoa desminta o uso quando realmente usou.

Abraço. :legal:

Postado em
O que se pode, e deve ocorrer num futuro próximo, é a evolução da tecnologia com a adoção “assinatura digital” (a tecnologia já existe e pronta para ser usada). Somente nesta situação as operadoras de cartão de crédito não poderão contestar judicialmente a autenticidade do comprador pela internet.

Verdade Joes.

Quando eu tinha a loja, já existia uma tecnologia para clientes Bradesco. Funciona assim: quando o cliente faz uma compra pela internet com seu cartão ele é CONVIDADO a efetuar a transação por autenticacao bancaria, para isso ele digita sua senha do home banking no proprio site do Bradesco.

Mas como eu disse, o cliente não é obrigado a fazer esse procedimento e pelo menos conosco não houve nenhuma transação garantida pelo Bradesco.

Então, disso eu concluo que a coisa tem muito que evoluir para se tornar segura de verdade para os novos empreendedores da internet.

Sites maiores devem ter uma tecnologia própria que de alguma forma garante tambem isso porque senao como é que eles não quebram? mas se tiverem, ainda vai um tempo para chegar para os pequenos.

Aliás, ressalto de novo, se algum gringo (cartão Visa emitido no exterior) tentasse comprar no meu site, a visanet Garantia o recebimento da venda. Por que será hein?

Quem sabe a coisa melhore, mas sabe como é né galera, Brasil é Brasil.

Postado em
Verdade Joes.

Quando eu tinha a loja, já existia uma tecnologia para clientes Bradesco. Funciona assim: quando o cliente faz uma compra pela internet com seu cartão ele é CONVIDADO a efetuar a transação por autenticacao bancaria, para isso ele digita sua senha do home banking no proprio site do Bradesco.

Mas como eu disse, o cliente não é obrigado a fazer esse procedimento e pelo menos conosco não houve nenhuma transação garantida pelo Bradesco.

Então, disso eu concluo que a coisa tem muito que evoluir para se tornar segura de verdade para os novos empreendedores da internet.

Sites maiores devem ter uma tecnologia própria que de alguma forma garante tambem isso porque senao como é que eles não quebram? mas se tiverem, ainda vai um tempo para chegar para os pequenos.

Aliás, ressalto de novo, se algum gringo (cartão Visa emitido no exterior) tentasse comprar no meu site, a visanet Garantia o recebimento da venda. Por que será hein?

Quem sabe a coisa melhore, mas sabe como é né galera, Brasil é Brasil.

Até onde eu sei, os sites maiores só entregam no endereço do cartão... assim o cliente não tem como dizer que foi fraude... Sem falar que muitos sites trabalham com serviço de courier, e o comprador tem que assinar a guia de entrega. Se a transação der problema no caminho, o courier simplesmente não entrega.

Você já verificou quanto sai o serviço de courier numa transportadora? Creio que fique pouco mais caro que o sedex, e olhe lá...

Postado em
p.s.: A assinatura digital já é reconhecida legalmente. Ela tanto evita que alguém a use no lugar de outro, como impede que qualquer pessoa desminta o uso quando realmente usou.

Já sim... em ministérios, os secretários todos possuem um smartcard pra assinar digitalmente os documentos eletrônicos, que em breve vai ser a totalidade no serviço público.

Desde o ano passado a receita tributária do DF também está cadastrando assinaturas eletrônicas pras empresas, assim pode-se tirar guias e certidões diretamente da internet, sem precisar perder a vida inteira numa maldita fila (olha que de vez em quando eu pego a senha e vou fazer tudo o que tenho pra fazer... e quando volto ainda falta bastante gente... Não ter boy é fo**... :vts )

Postado em
Até onde eu sei, os sites maiores só entregam no endereço do cartão... assim o cliente não tem como dizer que foi fraude... Sem falar que muitos sites trabalham com serviço de courier, e o comprador tem que assinar a guia de entrega. Se a transação der problema no caminho, o courier simplesmente não entrega.

Como esses sites conseguem essas informações do cartão? Será que eles tem informações privilegidas da visanet? Pois a visanet alega que qualquer dado a respeito do portador do cartão é sigiloso.

Quanto ao serviço de courier, realmente não cheguei a pesquisar, mas se for algo parecido com o e-sedex dos correios, é inviável para quem está começando devagarinho com um site, só compensa para quem tem um razoável volume de vendas mensais.

[]-[]

Postado em

Courier é um esquema de entrega de toda transportadora... entrega na porta, o cara assina o recebimento, e já era. O valor não costuma ser muito mais alto que um sedex.

Quanto ao cartão, creio que exista alguma forma de vc obter os dados do cartão... se eles não permitem isto, é mais um argumento pra vc entrar na justiça, já que vc não tinha como confirmar a veracidade da transação. Se a Visa autorizou, ele então é responsável por isto.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...