Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SubSonic

Mini Pa Custo X Beneficio (mid-fi)

Recommended Posts

Postado em

Bem pessoal, talvez eu devesse postar isso lá no residencial, mas peço a moderação q deixe aki ao menos um tempinho até o pessoal saber da existencia desse tópico, pq lá no residencial a "audiencia" é bem baixa pasmafaute

é o seguinte, eu conheço dezenas de pessoas q precisam desesperadamente de um sonzinho pra uma festinha no salão do prédio, ou no quintal da republica, enfim, ambientes pequenos, ou mesmo maiores um pouco, como a varanda de uma casa em chácaras alugadas, mas universitario ou tá quebrado, ou prefere gastar a grana q tem em cerveja que em som, ai acaba q tem uma festa legal, cheia de gente e vc mal ouve o som do mini system tocando, o pessoal reclama e tals... eu tenho um acervo legal de musicas e sempre pedem pra eu levar meu PC em festas e ligar em minisystems e tals, eu entro de gratis na festa, as vezes arrasto um amigo junto na faixa tbem, mas com ctz daria pra tirar uma graninha disso!

Eu ia montar um sisteminha HI-FI pra mim aki, mas oq eu kero fazer não vai dar por questão de custo, e eu vou me mudar em breve e keria montar o sistema já para a casa em q eu vou morar por mais tempo, fazer todos os acertos lá, um possivel tratamento acustico, kero associar à TV e fazer um homezinho... enfim, não vai rolar o HI-FI agora, dai eu pensei em investir baixo, ter um sisteminha razoavel e animar umas festinhas, que alem de 50tão mais uma cervejinha na faixa pra tocar na festa vc acaba conhecendo mta gente (entenda-se MULHERES), em fim, tem um fator social interessante!

eu tava pensando em algo simples, usar uma PA-800 (em torno de 450 reais em bom estado), ligar woofers em 2 canais, e 2 combos fullrange+TW com cross passivo DIY nos outros canais, seria:

WOOFER:

BRAVOX BFW15 especificações

profissionais_bfw15.jpg

midrange:

eu tava pensando nos premium export de 4", eu nunca gostei dessa linha quanto ao medio-grave, mas pra midrange eu nunca ouvi, e pelos parametros pode ser bom, sem contar q cortando a uns 900-1KHz o bichim vai aguentar uma boa potencia na bunda!

Especificações

premium2eexp_pm4.jpg

SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM 8ohms QUE TENHA UM TIMBRE LEGAL E AGUENTE UNS 70-80RMS POR FAVOR RECOMENDE!!!! esse é 4 ohms e fica complicado associar com o TW 8 ohms num amp q toca só até 4 ohms!!!!

Tweeter:

como nunca ouvi um ST fenólico aceitável, e a potencia é light penso em usar o Hinor domo de seda ou o Gambim domo de seda, são TW com um timbre mto gostoso, o hinor precisa de uns ajustes no baffle e possivelmetne uma zobel, mas é coisinha simples e primariamente perfeccionismo desnecessário

domus.jpg

o gambim não tem foto, mas gosto mto dele!

somando isso ai tudo pelos preços q eu compro aki daria em torno de 1000 reais, cabos eu já tenho bastante coisa aki pronta, e caixa uma chapa de MDF da pra fazer sussegado (creio eu, depende do tamanho q esse woofer vai querer pra tocar bonito)

ainda tem alguns probleminhas com impedancia ai, mas isso é o de menos, até pq é provavel q eu troque de midrange por algum de mini-system, ou associação de 2 midranges...

oq eu kiria é saber se isso da pra animar uma festinha legal, lembrando q é ambiente médio-pequeno, o maior e mais complicado seria uma varanda em alguma chácara, mas quem alugar um som barato desses não pode esperar o trio eletrico da ivete tocando na festa dele!

os Bravox eu não quero abrir mão pq ADORO esses woofers, especialmente a pegada de medio-grave deles q é um tesão, da akela sensação de show ao vivo MESMO e eu ADOOOOORO isso!

não quero usar drivers NEM A PORRETADAS, só em ultimo caso, compro os drivers mais baratos da roadstar no paraguay e faço um pouco de barulho!

ahh.. akeles fullranges da celestion q o Guto fez as cornetas não acha no paraguay? eu até invistiria um pouco pra pegar uns dakeles!!!

continuando nos full/mid, seria interessante fazer eles em caixa cornetada, correto?

pra esse woofer, o esquema é dutada simples né?, eu ainda não simulei a criança, mas a idéia é fazer uma resposta bem plana até uns 50Hz, auditivamente eu tenho quase ctz de q ele é capaz disso, já ouvi ele tocando em caixas mal projetadas e tocando absurdos! e sem perder o timbre lá pra cima!

bem galera, espero q possam me ajudar, eu tenho mta vontade de ter um sonzinho desses! um som q pareça show mesmo, ADORO HI-FI tradicional, pretendo montar um 2-CH bem consciente com sub LT, clones das sublimes, etc etc etc, mas a grana tá curta e esse sonzinho pode até se pagar com o tempo! tem mta procura por sonzinho pequeno e barato aki na cidade (90mil habs e 13mil universitários, MAGINA o tanto de festa!), eu não to contando com isso, to mais é kerendo me divertir com um som filé q eu tenho condições de montar agora, e q vai ser gostoso de ouvir, da pra usar pra ver filmes e dependendo do acerto fica um aspirantezinho a Hi-Fi!

se eu pudesse eu tinha pensado em fazer com uma PA-800 e uma PA-400, sistema de 4 vias, HTPC com crossover de 4 vias stereo totalmente configurável por meio de software, 100% ativo, coisa tezão mesmo, mas hj em dia tá fora da minha realidade!

obrigado desde já!

:legal:

Gabriel

Postado em

Ah...

tipo, esse projeto não está nem de longe definido, conto com os amigos foristas para me ajudarem a projetar o setup mais adequado, eu sei que aki no trio tem mta gente experiente com sonorização profissional, sei tbem que meu projeto é simplezinho e com certeza não ficará nada estrondoso, mas essa não é a intenção!

outra duvida cruel q me bateu, usando a placa de som do PC como source, será necessário um pré-amp????

Postado em
Ah...

tipo, esse projeto não está nem de longe definido, conto com os amigos foristas para me ajudarem a projetar o setup mais adequado, eu sei que aki no trio tem mta gente experiente com sonorização profissional, sei tbem que meu projeto é simplezinho e com certeza não ficará nada estrondoso, mas essa não é a intenção!

outra duvida cruel q me bateu, usando a placa de som do PC como source, será necessário um pré-amp????

da uma olhada nesse sistema, se forem utilizados equipos de qualidade e as frequencias trabalhadas de forma correta, fica muito eficiente e com muita qualidade de som, sem esquecer da potencia tbem

monta 2 kits desses que fica muito bom

espero que tenha ajudado

post-27-1178221531.jpg

Postado em

legal o canal de 3 vias!

eu inicialmente tinha pensado em algo assim mesmo, um subwoofer ai até uns 150~200Hz, um midbass de 10 ou 12" e um fullrange BOM de agudos ou um Super TW q descesse legal (tipo o selenium 302), colocaria o corte do TW e do midbass em 2500Hz....

mas oq detonou foi qdo eu fui pesquisar o preço dos subwoofers, poo... woofers com FS baixa q renderiam bons subgraves tão BEM carinhos! drives que pegam frequencias acima de 7KHz só os de titanium e esses são caros DEMAIS pro meu orçamento, midbasses eu encontrei varios bem interessantes...

mas essa é uma opção tbem, eu poderia usar o proprio BFW15, q tem um fs baixo e da pra ser usado com subwoofer mto bem, talvez usar ele em W-Horn, colocar o midbass 10" da Keybass, q tem um precinho bem camarada, mas dai o medio-agudo fica complicado! alguem tem alguma sugestão de drive ou fullrange que poderia me satisfazer????

Idéia imediata:

BFW15 até 200Hz

Keybass 10" 200~900Hz ESSE AQUIk-10-115-fr-2.jpg

Audiobank coaxial de 900~onde ele aguentar ESSE AQUI

no lugar desse keybass de 10" poderia ser um de 12", no caso, ESSE

E ai? será q rola mandar um coaxialzinho desses pra tocar???? a qustão de impedancia naum é problema, é só ligar série/paralelo q eu consigo aprox 5 ohms..

e ai? oq acham da maluquice?

Postado em

em questão de driver mid-high de baixo custo eu achei ESSE

alguem conhece? já ouviu? toca bonitinho? ACEITÁVEL?

PS: se eu cair no mercenarismo vai ser esse setup:

BFW15

Keybass 12"

Hinor HMH 200 mid-high (cortando alto, pra cima dos 1500Hz)

mas por enquanto eu to correndo das cornetas! hehe

ah... outra coisa, CASO eu use cornetas eu mesmo vou fazer a corneta projetada pra faixa de frequencia q eu vou usar! (boca sintonizada pra até 1500Hz) e com um bom angulo de dispersão!

Postado em
em questão de driver mid-high de baixo custo eu achei ESSE

alguem conhece? já ouviu? toca bonitinho? ACEITÁVEL?

PS: se eu cair no mercenarismo vai ser esse setup:

BFW15

Keybass 12"

Hinor HMH 200 mid-high (cortando alto, pra cima dos 1500Hz)

mas por enquanto eu to correndo das cornetas! hehe

ah... outra coisa, CASO eu use cornetas eu mesmo vou fazer a corneta projetada pra faixa de frequencia q eu vou usar! (boca sintonizada pra até 1500Hz) e com um bom angulo de dispersão!

naquele sistema pode ser tirado driver ti e colocado um tw + 10" e a outra caixa 15"forte fica muito bom tbem

Postado em

eu achei uns 3 ou 4 PA-800 e PA-400 no mercado livre! tem uma PA-800 por 450 q parece estar é muito bom estado!

Novo é dificil achar coisa boa, mas usado tem bastante coisa, eu tentei sair fora de Gradiente (apesar de saber o qto é bom) pq o pessoal tá super valorizando eles! um A1 por 1000 reais até vai, o bixo é um cavalo, mas onde já se viu um model 166 por 400 conto??? sem base!

BassSC, obrigado pela dica!

no caso daria pra colocar o woofer de 10" pra tocar até uns 2~3KHz sem comprometer o timbre? pq dai pra cima tem varios TW q tocam legal!

intão fica assim:

BFW15

Keybass 10"

ST (QUAL???? :huh:)

pessoal q conhece bem esses equipamentos, na faixa de até 150 reais o par, qual Tweeter faria bem o serviço????

Muito obrigado a todos que ajudaram e que passaram por aki! vlw mesmo!

Postado em

Procura vendedores bem qualificados (acima de 100 PELO MENOS) q não tem erro! E sempre olhe as qualificações negativas dele (os motivos/argumentos) e tire todas as dúvidas antes de comprar! :legal:

Postado em
celestion? :pirou: custa nada sonhar ;o)

Ah Bloom , eram fullranges de 5", o Guto tinha 2 jogando buzio lá, não pode ser tão absurdamente caro assim, dificil de achar, mas naum deve ser tããããão caro, se viesse isso via paraguai seria acessivel, e como disse, vale o investimento, pq poderia usá-los em um projeto HI-FI depois!

kra, por pouca coisa ah mais tu pega um pw3... eu pegaria eles para medio... um de 10" seria show!

e PW3???? caraca véio, o PW3 de 8" custa BEM mais q esse keybass de 10", eu abriria exceção pra algo q eu pudesse usar em um outro setup futuro, mas se fizer esse setup mesmo, é CUSTO MINIMO! os Bravox ja são uma extravagancia, um capricho meu pq gosto mto desses falantes e sempre fui loco pra ter uns!

mas e ai? TW, oq usar? os de domo dão conta do recado (são de 60WRMS, mas com corte alto dá pra puxar razoavelmente mais, e eu gosto mto do timbre, como vou usar em casa pra musica e filmes talvez seja uma boa pra ficar mais mixto mesmo...)

Postado em

Cara,

Em matéria de usados o pessoal da viajando mesmo... acho que acabou esse lance de custo x beneficio e virou mais coisa de entusiasta mesmo...

Com o preço de um ha2 vc com um Amplificador novo com garantia... com o preço desse A1 vc coloca mais 200 e pega um Behringher de 2400 rms novo tb, tenha dó! Acho que nessa quem deu sorte fui eu que peguei meu Cygnus SA5 por 600 reais! Pena que a fiação da minha casa não aguenta e pisca tudo com os graves...

Fui em um lugar tradicional aqui do Rio ( República do Líbano ) procurar um cross ativo usado, mas tudo à preço de ouro e sem os recursos mais modernos como subsônico...

Agora falando sobre os drives, bem regulado e atenuado acho que não fica tão ruim não...

Postado em

isso mesmo! esses amps vintage viraram reliquias que custam mto mais que valem! eu vi uns behringher no paraguay na ultima vez q fui lá, um de 2 canais de 400RMS custava menos de 1000 reais, ZERADO, e DUVIDO que um A1 desses de 25 anos de idade vai ter mais qualidade q um behringher novo, é um SENHOR amp, pra época era uma coisa ABSURDA mesmo, mas eu me recuso a acreditar que um amp com tecnologia de 25 anos possa ser melhor que um amp atual feito por uma empresa que tem nome justamente pela qualidade dos seus produtos e q prima por qualidade de audio em sistemas profissionais!

Os cygnus tem um preço justo por enquanto, os PA tem um preço bem interessante, a PA-400 se acha por 300 reais com certa facilidade, ano passado mesmo me ofereceram uma por 350 perfeita, nunca tinha tido nada trocado, estava em ótimo etado, a unica coisa eram os arranhados de transporte e instalação em trocentas racks que ela já tinha passado, mas na época eu tava conseguindo ser mais liso que eu to hoje e não comprei, hj me arrependo, devia ter me espremido e ficado com akele amp! PA-800 aki na cidade tem uma por 550, eu vou tentar chegar com uns 450 no cara, claro q ele naum vai aceitar, mas uns 500 eh ctz q ele faz, e ai ainda fica mais em conta q a do ML, considerando frete e tals!

Eu vou no paraguay antes de comprar os equipamentos e ver oq eu encontro lá, o problema é q é MTO fo** achar amps de 4 canais como os PA, e dai fica MTO dificil conseguir 2 amps 2CH de 200RMS@4ohms por menos de 500 reais, é quase impossivel em termos de amp com boa qualidade de áudio, o cygnus não é exatamente HI-FI, mas da conta do recado em termos de qualidade!

se alguem ai souber de alguma pechincha me avise! hehehehhe

E O TWEETER????? o que eu faço????????? vou de domo ou mando ST????

Paulo Duto? Guto? Sandro Café? Cade a galera das PAs????

Postado em
alguem tem sugestão de Tweeter?????????

vlw!

pega tw selenium que naum tem erro, o importante eh utilizar um divisor de frenquencia e naum somente corte com capacitor

eu ja utilizei tw st200 selenium com divisor e ficou muito nitido o som sem chiado nenhum, era simples mas ficou com muita qualidade

eh uma alternativa barata, so que de uma marca conceituada

ou se tiver um pouco mais de verba usa selenium st 304 pra distancias maiores ou st 324 pra ambientes mais amplos, que o resultado eh muito bom!

Postado em

atualizando!

bem pessoal, pesquisei um pouco e cheguei a algumas conclusões!

o sistema vai ficar mais padronizado e está praticamente definido da seguinte forma:

TOPs full range usando Keybass 12" e ST-200 (selenium)

Subwoofers com ARLEN TRIO 12" em dutadinha básica

Amp continua o PA-800 tocando tudo

o sub vai ser cortado onde eu achar melhor, vai ser afinação de ouvido mesmo, existe a possibilidade de eu pegar um UNICO WPU1505 usado e fazer um sub só, mas isso seria numa questão de oportunidade

agora as duvidas:

o Arlen TRIO tem uma resposta excelente, trabalhando quase como subwoofer mesmo, é mto linear, com ctz vai dar um excelente subgrave pra PSY, FUNK e Reggaeton (ritmos BASTANTE tocados por aki), entretanto os coitadinhos são de apenas 12", em PAs é raro ver falantes desse tamanho tocando via de graves, será que a pequena área de cone é TÃO prejudicial ao desempenho assim? existe a possibilidade de usar falantes de 15" (provavelmente os HURRICANE do eulen), mas eu gostei mto da linearidade do arlen e BRINCANDO uns 10 minutinhos eu cheguei numa caixa excelente, sem a MENOR necessidade de filtro subsonico (ou seja, bons subgraves), com F3 abaixo dos 39Hz, delay BEM aceitável, a sensibilidade dele não é akelas coisas, e essa é minha preocupação, será q vale mesmo a pena sacrificar esse bom sub-grave em troca de mais sensibilidade?

isso é pra alguem q conhece os PA-800, eles fazem bridge??????? pq se fizerem estou mto tentado em pegar o WPU e fazer uma unica caixa de graves, eu tenho ctz q não terei a mesma qualidade, mas da pra tirar um SPL escroto com bom subgrave do WPU em caixa band-pass!

obrigado a todos q passarem por aki!

:legal:

Postado em

Caramba,

Esse pessoal aqui do forum que sabe de alguma coisa anda com uma má vontade "miserávi"

Nesse ponto eu realmente não posso te ajudar...

Vamos aguardar os universitários!

Abraços!

Postado em

vlw por levantar o tópico, SemNoção... o pessoal das PAs tá meio ausente mesmo... acho q vou colocar um título tipo: "DECEPÇÃO COM SOUNDIGITAL", ou "SOUNDIGITAL 2300.1 x TARAMPS 2500"

quem sabe assim o pessoal olha o tópico! =/

po galera q mexe com PA, vamo dá uma forcinha aki né? isso deve ser mamata pra vcs q tão acostumados com sonorização "de verdade", o meu é uma mera brincadeira!

Gabriel

Postado em

...

somando isso ai tudo pelos preços q eu compro aki daria em torno de 1000 reais, ...

...

ahh.. akeles fullranges da celestion q o Guto fez as cornetas não acha no paraguay? eu até invistiria um pouco pra pegar uns dakeles!!!

...

Gabriel

ao menos na pioneerinter isso é oq tem da celestion,

57482 CELESTION CAX AVF 302 GLASS TOWER AVF 302.......... 400,00

33847 CELESTION CAX AVS 501 SATELLITE SPEAK. AVS 501.......... 150,00

vlw,

Alexandre.

Postado em

:|

caraca! ó o preço dessas caixas!!!!! damn! akela de $400 é o custo TOTAL dos equipamentos q eu to vendo! caraca! ahahhahahahah... como disseram... sonhar não custa né? uaehueahuaehuaehuaeh

vlw aleanz!

Postado em

Meu Irmão ... se vc puder me falar sua duvida resumidamente , eu TENTAREI lhe ajudar (sendo que só sei o feijão com arroz) , pq tentei ler o tópico todo , mas deu um preguiça que tu não tem idéia hahaha !

Postado em

HAHAHAHHAHAHHAHAHHAH

resumindo pro guto e pro pessoal q vier direto no ultimo post

PROJETO:

PC como source e cross ativo

Cygnus PA-800 (4 canais 220WRMS cada, segundo a audiorama) (DUVIDA)

1 par de caixas fullrange compostas por: (AKI TEM DUVIDA)

- ST-200 Selenium

- woofer Keybass 12" 200WRMS (esqueci a especificação do modelo)

1 par de subs com:

- WOOFER Arlen TRIO12 12" (AKI TEM DUVIDA)

DUVIDA DO AMP

é necessário pré-amp? se sim, existe alguma opção MTO barata, pq na verdade o pré seria só pra elevar a tensão do sinal q sai da placa de som do PC! e elevaria o suficiente pra excitar direitinho o PA-800

DUVIDA DAS TOPs

um woofer chega até uns 4KHz sussa né? não há a necessidade de usar drivers (não kero de jeito nenhum), driver Ti estão fora de cogitação pelo custo dos drivers aceitaveis em termos de qualidade

essas tops serão empurradas por 2 canais do amp, e terão cross PASSIVO, da source só receberão o corte Hi-pass

DUVIDA DOS SUBS

a escolha do ARLEN 12" foi pq esse wooferzinho DESCE PRA CARAIO, como eu vou tocar bastante PSY, FUNK e REGGAETON, e tbem um hip hop de vez em quando, isso é importante, não kero algo q eu tenha q colocar subsonico em 50Hz, os outros woofers q eu ia usar seriam os HURRICANE do eulen ou o bravox BFW, mas os dois tem Xmax de menos de 2mm, e ficar confiando no Xlim o tempo todo eu achei arriscado (ou não é? :huh:)

usando os woofers de 15", devido ao Xmax pequeno, eu teria q tacar filtro em 40~45Hz, oq mata o sub-grave, minha duvida é.... dá pra tocar legal com woofer de 12"????? nunca vi uma PA q os usasse pra via de graves, mas PA de verdade tem mto mais potencia e verba, se eu tivesse grana colocava um amp só pros subs e tacava um par de WPU1505 q bem trabalhado desce legal e da um SPL violento, ou apelava total e usava HPX ou EROS de 18 logo de uma vez! hehehe

vlw guto!!!

Postado em
HAHAHAHHAHAHHAHAHHAH

resumindo pro guto e pro pessoal q vier direto no ultimo post

PROJETO:

PC como source e cross ativo

Cygnus PA-800 (4 canais 220WRMS cada, segundo a audiorama) (DUVIDA)

1 par de caixas fullrange compostas por: (AKI TEM DUVIDA)

- ST-200 Selenium

- woofer Keybass 12" 200WRMS (esqueci a especificação do modelo)

1 par de subs com:

- WOOFER Arlen TRIO12 12" (AKI TEM DUVIDA)

DUVIDA DO AMP

é necessário pré-amp? se sim, existe alguma opção MTO barata, pq na verdade o pré seria só pra elevar a tensão do sinal q sai da placa de som do PC! e elevaria o suficiente pra excitar direitinho o PA-800

DUVIDA DAS TOPs

um woofer chega até uns 4KHz sussa né? não há a necessidade de usar drivers (não kero de jeito nenhum), driver Ti estão fora de cogitação pelo custo dos drivers aceitaveis em termos de qualidade

essas tops serão empurradas por 2 canais do amp, e terão cross PASSIVO, da source só receberão o corte Hi-pass

DUVIDA DOS SUBS

a escolha do ARLEN 12" foi pq esse wooferzinho DESCE PRA CARAIO, como eu vou tocar bastante PSY, FUNK e REGGAETON, e tbem um hip hop de vez em quando, isso é importante, não kero algo q eu tenha q colocar subsonico em 50Hz, os outros woofers q eu ia usar seriam os HURRICANE do eulen ou o bravox BFW, mas os dois tem Xmax de menos de 2mm, e ficar confiando no Xlim o tempo todo eu achei arriscado (ou não é? :huh:)

usando os woofers de 15", devido ao Xmax pequeno, eu teria q tacar filtro em 40~45Hz, oq mata o sub-grave, minha duvida é.... dá pra tocar legal com woofer de 12"????? nunca vi uma PA q os usasse pra via de graves, mas PA de verdade tem mto mais potencia e verba, se eu tivesse grana colocava um amp só pros subs e tacava um par de WPU1505 q bem trabalhado desce legal e da um SPL violento, ou apelava total e usava HPX ou EROS de 18 logo de uma vez! hehehe

vlw guto!!!

legal esse seu mini pa, mas nessa configuração vai faltar grave!!!

o woofer de 12 pra medio-grave ta legal, so que 12 pra grave fica meio dificil de conseguir

a unica caixa que conheço que toca grave com 12 e a punisher II , mas precisa colocar pelo menos 1 pares para cada caixa de medio

se a intençao e utilizar um mini pa, voce tem que diminuir um pa de verdade proporcionalmente

entao utiliza woofer 15 pro grave e woofer 10 ou 8 para o medio-grave com tw e crossover passivo

se o problema e grana no site da selenium tem varios projetos de caixas com 3 vias que ficam muito show, com crossover 3 vias passivo nem se fala entaum, liga tudo nesse ampli e pronto, nao inventa muito que fica horrivel, PA e muito diferente de som automotivo, quem sabe voce faz 4 caixas com

4 st 200

4 pw3 10

4 pw3 15

espero que tenha ajudado

post-27-1178981263.jpg

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...