Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SubSonic

Mini Pa Custo X Beneficio (mid-fi)

Recommended Posts

Postado em
HAHAHAHHAHAHHAHAHHAH

resumindo pro guto e pro pessoal q vier direto no ultimo post

PROJETO:

PC como source e cross ativo

Cygnus PA-800 (4 canais 220WRMS cada, segundo a audiorama) (DUVIDA)

1 par de caixas fullrange compostas por: (AKI TEM DUVIDA)

- ST-200 Selenium

- woofer Keybass 12" 200WRMS (esqueci a especificação do modelo)

1 par de subs com:

- WOOFER Arlen TRIO12 12" (AKI TEM DUVIDA)

DUVIDA DO AMP

é necessário pré-amp? se sim, existe alguma opção MTO barata, pq na verdade o pré seria só pra elevar a tensão do sinal q sai da placa de som do PC! e elevaria o suficiente pra excitar direitinho o PA-800

DUVIDA DAS TOPs

um woofer chega até uns 4KHz sussa né? não há a necessidade de usar drivers (não kero de jeito nenhum), driver Ti estão fora de cogitação pelo custo dos drivers aceitaveis em termos de qualidade

essas tops serão empurradas por 2 canais do amp, e terão cross PASSIVO, da source só receberão o corte Hi-pass

DUVIDA DOS SUBS

a escolha do ARLEN 12" foi pq esse wooferzinho DESCE PRA CARAIO, como eu vou tocar bastante PSY, FUNK e REGGAETON, e tbem um hip hop de vez em quando, isso é importante, não kero algo q eu tenha q colocar subsonico em 50Hz, os outros woofers q eu ia usar seriam os HURRICANE do eulen ou o bravox BFW, mas os dois tem Xmax de menos de 2mm, e ficar confiando no Xlim o tempo todo eu achei arriscado (ou não é? :huh:)

usando os woofers de 15", devido ao Xmax pequeno, eu teria q tacar filtro em 40~45Hz, oq mata o sub-grave, minha duvida é.... dá pra tocar legal com woofer de 12"????? nunca vi uma PA q os usasse pra via de graves, mas PA de verdade tem mto mais potencia e verba, se eu tivesse grana colocava um amp só pros subs e tacava um par de WPU1505 q bem trabalhado desce legal e da um SPL violento, ou apelava total e usava HPX ou EROS de 18 logo de uma vez! hehehe

vlw guto!!!

Vamos lá fião , vamos ver em que posso lhe ajudar !

Isso é um CANHÃO cara , pelo que custa , toca MUITO , eu tenho aqui uma PA400 e já dei festa só com ela hahaha ! Vai sem medo !

- ST-200 Selenium

Conselho de amigo ???

4 Pw3 de 15" com um par de 210TI (vai sair caro ??? VAI , mas já elimina a po*** do sub , pois vai tocar MUITO bem até 50 hz , e a maioria dos lugares que vc escutar música , num toca legal até 50 hz , vai por mim)

DUVIDA DO AMP

é necessário pré-amp? se sim, existe alguma opção MTO barata, pq na verdade o pré seria só pra elevar a tensão do sinal q sai da placa de som do PC! e elevaria o suficiente pra excitar direitinho o PA-800

No Mercado livre tem MUITO mixer de Dj de 2 canais que vc chega a pagar 150 contos e já dá pra vc fazer de pré !

Então brother ... Fica legal PACAS 2 caixas com 2 PW3 de 15" e um 210 Ti ... vc num vai se arrepender de FORMA ALGUMA !

pra mim é a melhor opção !

Postado em
HAHAHAHHAHAHHAHAHHAH

resumindo pro guto e pro pessoal q vier direto no ultimo post

PROJETO:

PC como source e cross ativo

- ST-200 Selenium

1 par de subs com:

- WOOFER Arlen TRIO12 12" (AKI TEM DUVIDA)

DUVIDA DO AMP

DUVIDA DAS TOPs

um woofer chega até uns 4KHz sussa né? não há a necessidade de usar drivers (não kero de jeito nenhum), driver Ti estão fora de cogitação pelo custo dos drivers aceitaveis em termos de qualidade

essas tops serão empurradas por 2 canais do amp, e terão cross PASSIVO, da source só receberão o corte Hi-pass

DUVIDA DOS SUBS

a escolha do ARLEN 12" foi pq esse wooferzinho DESCE PRA CARAIO, como eu vou tocar bastante PSY, FUNK e REGGAETON, e tbem um hip hop de vez em quando, isso é importante, não kero algo q eu tenha q colocar subsonico em 50Hz, os outros woofers q eu ia usar seriam os HURRICANE do eulen ou o bravox BFW, mas os dois tem Xmax de menos de 2mm, e ficar confiando no Xlim o tempo todo eu achei arriscado (ou não é? :huh:)

usando os woofers de 15", devido ao Xmax pequeno, eu teria q tacar filtro em 40~45Hz, oq mata o sub-grave, minha duvida é.... dá pra tocar legal com woofer de 12"????? nunca vi uma PA q os usasse pra via de graves, mas PA de verdade tem mto mais potencia e verba, se eu tivesse grana colocava um amp só pros subs e tacava um par de WPU1505 q bem trabalhado desce legal e da um SPL violento, ou apelava total e usava HPX ou EROS de 18 logo de uma vez! hehehe

vlw guto!!!

Vamos lá fião , vamos ver em que posso lhe ajudar !

Isso é um CANHÃO cara , pelo que custa , toca MUITO , eu tenho aqui uma PA400 e já dei festa só com ela hahaha ! Vai sem medo !

- ST-200 Selenium

Conselho de amigo ???

4 Pw3 de 15" com um par de 210TI (vai sair caro ??? VAI , mas já elimina a po*** do sub , pois vai tocar MUITO bem até 50 hz , e a maioria dos lugares que vc escutar música , num toca legal até 50 hz , vai por mim)

DUVIDA DO AMP

No Mercado livre tem MUITO mixer de Dj de 2 canais que vc chega a pagar 150 contos e já dá pra vc fazer de pré !

Então brother ... Fica legal PACAS 2 caixas com 2 PW3 de 15" e um 210 Ti ... vc num vai se arrepender de FORMA ALGUMA !

pra mim é a melhor opção !

faz 4 caixas dessas 15"+ 210ti, vai ficar muito show tambem

:+1

simples e eficiente

Postado em

POOOO

ai eu curti! =]

simples e funcional é oq eu gosto!!!!

valeu pessoal, eu vou fazer uma pesquisa de preços e depois volto aki pra ver oq eu decido! hehe

me falaram do 210Ti, q seria uma Ti com custo mais baixo e tals, mas como ela toca? bem controladinha ela da um som legal?

a PA-800 eu vou pegar por um preço legal! só preciso ir buscar, dia 5/6 vou estar com ela em mãos já! [-]

EDIT: li com pressa e não vi... Guto, nesse caso dos 4 pw3 e 2 drivers seria tipo na foto q tem as Horn em baixo? 2 PW3 por caixa e 1 driver? seria uma caixa de 2 vias? umas de medios e graves e os drivers?

4 st 200

4 pw3 10

4 pw3 15

essa configuração tbem não é má idéia não... mas 4 dessas... nuza, ia ficar caro! hehe

vou ativar os contatos selenium q eu tenho e ver se consigo isso a preço de revenda... dai talvez de pra fazer coisa chique! hehe

vlw mesmo!!! :rever1:

Postado em
POOOO

ai eu curti! =]

valeu pessoal, eu vou fazer uma pesquisa de preços e depois volto aki pra ver oq eu decido! hehe

me falaram do 210Ti, q seria uma Ti com custo mais baixo e tals, mas como ela toca? bem controladinha ela da um som legal?

a PA-800 eu vou pegar por um preço legal! só preciso ir buscar, dia 5/6 vou estar com ela em mãos já! [-]

EDIT: li com pressa e não vi... Guto, nesse caso dos 4 pw3 e 2 drivers seria tipo na foto q tem as Horn em baixo? 2 PW3 por caixa e 1 driver? seria uma caixa de 2 vias? umas de medios e graves e os drivers?

4 st 200

4 pw3 10

4 pw3 15

essa configuração tbem não é má idéia não... mas 4 dessas... nuza, ia ficar caro! hehe

vou ativar os contatos selenium q eu tenho e ver se consigo isso a preço de revenda... dai talvez de pra fazer coisa chique! hehe

Cara

Eu ia te indicar a mesma coisa que o Guto

1 par de caixas com 2x12" ou 2x15" mais leves juntamente com um driver de titanio.

A combinação de 2 15pw3 + d210TI é otima pra algo de baixo custo.

Também sugiro dae uma olhada no driver d220TI.Ele é um d210 TI melhorado.Como o diafragma mudou, ele mudaram os conectores de entrada afim de baixar custo.

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo.../pdf/D220Ti.pdf

A resposta em frequencia é mais interessante que o d210.

A corneta para o driver pode ser a hm25-25.Tem boa dispersão, e por ser de aluminio auxilia nas altas.

o Par de 15pw3 subiria até uns 2 khz,para cruzar com o TI, e nos graves teriam um SPL bom devido ao acoplamento,claro que respeitando as suas limitações e aplicando um corte subsonico.

Postado em
POOOO

ai eu curti! =]

4 st 200

4 pw3 10

4 pw3 15

Cara

Eu ia te indicar a mesma coisa que o Guto

1 par de caixas com 2x12" ou 2x15" mais leves juntamente com um driver de titanio.

A combinação de 2 15pw3 + d210TI é otima pra algo de baixo custo.

Também sugiro dae uma olhada no driver d220TI.Ele é um d210 TI melhorado.Como o diafragma mudou, ele mudaram os conectores de entrada afim de baixar custo.

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo.../pdf/D220Ti.pdf

A resposta em frequencia é mais interessante que o d210.

A corneta para o driver pode ser a hm25-25.Tem boa dispersão, e por ser de aluminio auxilia nas altas.

o Par de 15pw3 subiria até uns 2 khz,para cruzar com o TI, e nos graves teriam um SPL bom devido ao acoplamento,claro que respeitando as suas limitações e aplicando um corte subsonico.

po*** ... qual a média de preço deste drive ??? até eu fiquei interessado ...

Então ... quanto aos PW3 de 15" ... acredito que nem vai precisar de subsonico nem nada a pot~encia aplicadas neles vai ser pouca ... vai ser de boa ...

E Subsonic ... Meu projeto são 2 caixas cara . Não 4 de 10 mais 4 de 15 hahaha

Vc teria 2 caixas contendo em CADA uma 2 pw5 de 15" mais 1 Drive TI ... e só ...

E o que seria melhor é que vc teria que fazer corte SÓ no drive ... Pode deixar em FULL os Pw3 que num vai ter problema ALGUM ! Eles são MUITO bons nisso !

Postado em

hahahhaa

Guto, eu me referi à idéia do bassSC de usar 4 caixas de 3 vias! com ctz tocaria BEM legal, mas o custo extrapola td q eu tinha pensado! hahahha

intão Guto, o 210ti ta cusatando 130 cada aki numa loja de um camarada meu, mas eu ainda vou ver se pego a preço de revenda com um amigo meu q compra direto com o representante...

oq eu pensei, será q rolaria fazer uma adaptação do D'Apollito e criar uma WDW???? no lugar de mid TW mid colocar woofer DRIVER woofer???? será q teria as mesmas vantagens do acoplamento visto nas MTM?

outra coisa q eu pensei, de inicio, como eu to me coçando pra montar isso logo, eu pegaria um par de 210Ti com apenas 1 15PW3 de 8 ohms por caixa, depois eu faria mais um par de caixas e remontaria na configuração :pirou: WDW

tá, de cara eu teria bem menos SPL (na verdade uns 5db considerando metade de area de cone e uns 40% a menos de potencia na via, o cygnus manda 135W a 8 ohms)

como eu vou usar o pw3 em full seria interessante cortar o driver com filtro de 1ª ordem né? testar diversos cortes até achar o q casasse legal!

oq eu gostei dessa idéia é a associação de falantes, aplaina mto a curva de impedancia e melhora demais a sensibilidade!

POOO... eu tenho q receber logo pra comprar isso! PENSA na coceira q eu to de montar esse treco! hahahahhahaha

Postado em
hahahhaa

Guto, eu me referi à idéia do bassSC de usar 4 caixas de 3 vias! com ctz tocaria BEM legal, mas o custo extrapola td q eu tinha pensado! hahahha

intão Guto, o 210ti ta cusatando 130 cada aki numa loja de um camarada meu, mas eu ainda vou ver se pego a preço de revenda com um amigo meu q compra direto com o representante...

oq eu pensei, será q rolaria fazer uma adaptação do D'Apollito e criar uma WDW???? no lugar de mid TW mid colocar woofer DRIVER woofer???? será q teria as mesmas vantagens do acoplamento visto nas MTM?

outra coisa q eu pensei, de inicio, como eu to me coçando pra montar isso logo, eu pegaria um par de 210Ti com apenas 1 15PW3 de 8 ohms por caixa, depois eu faria mais um par de caixas e remontaria na configuração :pirou: WDW

tá, de cara eu teria bem menos SPL (na verdade uns 5db considerando metade de area de cone e uns 40% a menos de potencia na via, o cygnus manda 135W a 8 ohms)

como eu vou usar o pw3 em full seria interessante cortar o driver com filtro de 1ª ordem né? testar diversos cortes até achar o q casasse legal!

oq eu gostei dessa idéia é a associação de falantes, aplaina mto a curva de impedancia e melhora demais a sensibilidade!

POOO... eu tenho q receber logo pra comprar isso! PENSA na coceira q eu to de montar esse treco! hahahahhahaha

desculpa se eu entendi errado

vai utilizar 2 210ti com 1 15pw3 na mesma caixa???

Postado em
hahahhaa

desculpa se eu entendi errado

vai utilizar 2 210ti com 1 15pw3 na mesma caixa???

Uma MTM com 2x15" + d210Ti, usando o driver no meio ficaria beeem interessante.

Só que no caso da aplicação não acho interessante.

teria que subir demais a caixa para que o driver ficasse na linha dos ouvidos.Com isso teria perdas nos graves.Se procurar na audiolist vai achar bastante material interessante sobre isso.Eu pensaria nos 2 15pw3 um em cima do outro com o d210TI bem acima.

Sobre o corte não recomendo usar 1 ordem.a frequencia de corte teria que ser alta demais pra cortar com os pw3, mesmo deixando-os em full.Pensaria em alçgo entre 1,2 a 2 khz de 2 ordem.Inclusive a selenium tem pronto isso.

Procure tbm pelo d220Ti.

Sobre a falta de grana para os 4 15pw3.Poderia montar a caixa já com o buraco para ambos.Remontar a caixa seria mt transtorno.

Ou pesquise outros 15" de cone leve, potencia media e que sejam mais em conta.A propria keybass deve tem algo.Tem o 15kw3 e o KD 210MHTI.

Nomes bem sugestivos hein hehehe

Postado em

Eu não abriria mão dos pw3 não na minha opnião é o melhor falante peloq ue custa ! sério !

Tenho que concordar com o Paulo duto que me disse isso uma vez !

quanto a configuração com drive no meio ... o Carlos disse tudo ...

quanto ao corte Carlos ... de boa ??? Testa antes hahaha nem tudo é teoria !

Postado em
Eu não abriria mão dos pw3 não na minha opnião é o melhor falante peloq ue custa ! sério !

Guto

certamente nem tudo é teoria, mas na pratica o corte de 1 ordem no driver de titânio é um tanto quanto arriscado.

Postado em

:+1

tome cuidadono corte da 210ti, pois a queima e bem facil, quando feita de qualquer forma, a dica e utilizar os divisores originais selenium

um abraço, seu projeto vai ficar legal!

Postado em
Eu vivo no limite então hahaha !

Pois é

isso tá parecendo limite de transito né

o limite é 80 mas o cabra macho mesmo anda a 120, porque se garante,e quem inventou o limite é cagão.Ae o que acontece são acidentes.

O corte do 2 ordem é uma pura besteira também, os drivers queimam reparo porque gostam de complicar.o cara que disse pra usar 2 ordem é que não gosta de berrar pra caraio mesmo.

Postado em
Vai te catar Carlos po*** hahaha

tô dizendo que EU gosto de corte de primeira ordem ... e nunca chamaram meu som de vendedor de pamonha não viu hahaha xarope hahaha !

uhasuhasuhas

eu também gosto do corte de primeira ordem.

Só que volto a dizer que é arriscado principalmente em drivers de titanio.teria que fazer um corte na casa dos 4 khz .O 15pw3 conheço bem,não via subir bem até lá.

O cone breakup está bem abaixo, sem falar que a calota de aluminio já começa a atrapalhar.Não tem um trimbre muito lindo´

Um amigo meu tem 2 caixas, com 1 15pw3 cada e um DHM200, driver de TI antecessor do d205 e do d210, com corte passivo de 2 ordem em 2 khz.Fica muito bom hein.

E eu tenho 1 par de 12pw3 com 1 par de hdi320 e um par de 5hi320.Nessas minhas caixas uso mesmo 1 ordem, mas com atenuação de 6 db no driver, pois o 12pw3 tá em full e sobe bem.

Ahh e não te chamei de pamonheiro.Sò atentei ao fato de uma reocmendação que poderia colocar em risco a segurança do setup do colega.

Postado em

po que trabalho ler todo esse tópico. é não ter o que fazer mesmo.

enfim, rolou uma dúvida aqui pra mim:

a PA-800 vai tocar isso tudo?

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

até me interessei nisso ai :rolleyes:

a dúvida então, vai ligar cada woofer desse em um canal? (não né)

2 em paralelo em seérie, em 4 canais, 2 haha tudo em um só? o duvidazinha, alguem explica pra mim ai? []-[]

Postado em

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

2 em paralelo em seérie, em 4 canais, 2 haha tudo em um só? o duvidazinha, alguem explica pra mim ai? []-[]

Vai tocar mas via ficar subdimensionado.

Seria interessante tentar conseguir uma cygnus SA-5 .Tem usado por uns 700 pila.

Ou então uma DBK4000.Eu tenho uma Oneal OP5000, 2 canais de 300 rms a 8 ohms ou 500 rms a 4 ohms e te digo que toca bem hein.Já toquei 4x18" numa festa e tocou legal.

Postado em

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

Seria interessante tentar conseguir uma cygnus SA-5 .Tem usado por uns 700 pila.

Ou então uma DBK4000.Eu tenho uma Oneal OP5000, 2 canais de 300 rms a 8 ohms ou 500 rms a 4 ohms e te digo que toca bem hein.Já toquei 4x18" numa festa e tocou legal.

sim sim, mas é o seguinte, a dúvida principal é:

4 15pw3 e 2 210 ti em uma PA-800

como vai ser a ligação disso tudo?

Postado em

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

2 15pw3 e um D210TI por canal com corte passivo no driver ti.

Postado em

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

intendi isso: pego os 2 pw3 e a 210ti e ligo tudo em um canal à 400rms @ 8ohms

bom, vai mandar quantos rms pra cada woofer? 133? não né? ;D

creio que seja a ultima das dúvidas, valeu ai

e mal pela 'falta de sabedoria' haha :D

Postado em

4 15pw3 250rms cada

e 2 210ti 60rms cada

e como fica a questao da impedancia nessa ligaçao??? 2 pw3 15" com 210ti por canal

PA-800

potencia por canal 8 ohms 150rms

4 ohms 220rms

POTENCIA E IMPEDANCIA????

um abraço

Postado em
Sobre a falta de grana para os 4 15pw3.Poderia montar a caixa já com o buraco para ambos.Remontar a caixa seria mt transtorno.

ESSA era a idéia, depois eu só reorganizaria o gabinete!

bem, a MTM tá fora por enquanto (quem sabe um dia a coisa cresce, eu fico com uma via de graves com 18", por exemplo, e os 15pw3 ficam pra médio!) eu conheço os pw3 de 10 e 12", realmente são um OURO, não pretendo usar algo inferior por enquanto!

quanto aos cortes, eu gosto de fazer o ajuste de ouvido, e 1ª ordem é legal, mas cogito sim usar divisores padrão de 2ª ordem!

as 210ti tinham fama de queimonas mesmo, mas eram akelas com corte de 1ª ordem com capacitores "100/100" de instaladô, e usando tudo q é amp com ganho no TALO e outras maldades q fazem por aki, se usada com critério com ctz elas não queimariam facil assim naum!

ainda não achei o lazarento q tem o telefone do distribuidor da selenium, vo ve se acho akele trankera nas festa hj a noite ou amanha... ai vo ter uma noção de até onde q eu consigo colocar meu chapéu!

Não se assustem se demorar um mes ou mais pra isso sair, eu planejo as coisas com mta antecedencia! hehe, só não kero ser vendedor de pamonha nem ter um sistema manco, dai fico meio q com preciosismos! hehehe

Vlw a força ai pessoal!

[]'s

Gabriel

Postado em

a qustão da impedancia eu ia fazer da seguinte forma:

pw3 de 8 ohms em paralelo ligados em UM canal, driver TI no outro canal, e o mesmo do outro lado!

os drivers TI receberiam 135Wrms NO MAXIMO (claro eu não sou joselito os 55W excedentes à pot. nominal seriam mero "headroom", pra isso serve sinal atenuado ;) ), em 8 ohms com um FA excelente evitando problemas e melhorando a qualidade!

os pw3 receberiam 110WRMS cada, não é o ideal, mas já é suficiente (espero!) e melhor q APENAS 1 woofer de 15" é, hehe

de inicio eu poderia usar o driver em um canal e 1 dos pw3 no outro, a 8 ohms, recebendo 135W, oq já tocaria BEM legal pros padrões q eu procuro!

Postado em

ah.... seguindo o q o paulo duto diz:

no fim das contas eu terei 2x15" alimentado por 220WRMS (se não for mais, a fama desses cygnus é grande), e é isso q importa! outra configuração (como as caixas de 3 vias q eu tava pensando) eu teria os mesmo 220Wrms aplicados a APENAS 1x15", ou seja, eu ganho 3dB a mais só ai! como os pw3 tem uma sensibilidade ótima isso acaba se tornando mais vantajosos ainda!

a via de médios não vai sofrer, uma vez que a corneta Ti tem uma sensibilidade bem maior q qqr combinação de 10" ou 12" ou 8" + ST q eu pudesse usar!

Gabriel

Postado em
a qustão da impedancia eu ia fazer da seguinte forma:

pw3 de 8 ohms em paralelo ligados em UM canal, driver TI no outro canal, e o mesmo do outro lado!

os drivers TI receberiam 135Wrms NO MAXIMO (claro eu não sou joselito os 55W excedentes à pot. nominal seriam mero "headroom", pra isso serve sinal atenuado ;) ), em 8 ohms com um FA excelente evitando problemas e melhorando a qualidade!

os pw3 receberiam 110WRMS cada, não é o ideal, mas já é suficiente (espero!) e melhor q APENAS 1 woofer de 15" é, hehe

de inicio eu poderia usar o driver em um canal e 1 dos pw3 no outro, a 8 ohms, recebendo 135W, oq já tocaria BEM legal pros padrões q eu procuro!

legal,

mas entao porque nao utilizar outra configuraçao hahaha ( mais uma !!!!!!)

4 pw3 12" com 4 tweeter st200 uma caixa para cada canal

mais facil

mais pratico

mais economico

mais eficiente poeque sao 4 caixas

mais tarde prepara um upgrade com 2 15" e outro ampli pra reforçar o subgrave

espero que tenha ajudado

hand26

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...