Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zafira32

Teste Da Fonte Vx Energia

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal!

Bom recentemente comprei uma fonte chaveada do meu amigo Roni (Krakatoa)

e hj resolvi testa-la. Inicalmente fiquei um pouco medroso no teste, pois a carga

resistiva q eu tinha em mão era um teste carga de baterias de até 250A com resistecia menor de 1ohms...porém tomei coragem :rolleyes:

Para o teste usei multimetro RMS TRUE da Fluke 87V e Amperimetro RMS TRUE FLUKE 337.

Pra minha supresa a fonte rendeu muito mais q o esperado com surpreendentes 205A!!! Fig03

Tive o cuidado de medir as tensões da rede e saida da fonte onde foi notado na rede sem carga: 215,6V fig05 e com carga 207,4V fig04, queda da tensão da rede: 8,2V aprox 4%

Tensão de saida da fonte: 12,87V fig02 e tensão com carga: 12,23V fig01 queda da tensão da saida da fonte: 0,64V aprox. 5%

Creio q a queda na saida da fonte foi praticamente proporcional a queda da rede.

testejk3.jpg

Postado em

:+1

Vou comprar uma dessa para alimentar um sistema que já contem 2 baterias de 80A, posso ligar diretamente nas baterias??? corro o risco de "sobrecarregá-las???

Qual seria seu consumo em watts?? uma tomada comum aguenta seu consumo???

:legal:

Obrigado a tds que puderem me ajudar

Postado em

Até onde sei essa não carrega a bateria...

Já que ela fica ligada diretamente nos amplificadores...

Me corrigam se eu estiver errado

Postado em

Não carrega não.. para carregar baterias o recomendado seria coarregadores de carga lenta!

Agora imagina 205ha direto nelas.. ossa coitadas. o-o-

Postado em

Segundo os caras da Banda, ela carrega até certo ponto, e não ferra a bateria pq sua tensão não passa dos 13V.

Creio q se a tensão da rede tivesse os 220V e não tivesse tanta queda, essa fonte daria corrente em torno de 230A!!!!

Vlw

Postado em

kralho...

noise...

imagina a faísquinha juntando os 2 fios de saída... rs rs rs

Marcelão...

realmente 205A são 205A... né???

energia + suficiente para testar mais de 90% dos amps disponiveis no mercado!

parabens!

Abçs,

Rapha

Postado em
kralho...

noise...

Marcelão...

parabens!

Abçs,

Rapha

Galera

Eu conheço um pouco sobre projeto de fonte chaveada, o teste que voce fez é a condição que a fonte chaveada mais gosta, ou seja carga constante. Isso ela tira de letra até que seja atingido seu limite nominal.

Porém a coisa muda de figura quando voce começa a trabalhar com carga de variação rápida como um amplificador tocando música. O certo seria colocar um osciloscópio (isolado da rede com um transformador) na saída da fonte alimentando um amplificador com uma potência equivalente à potencia da fonte e verificar se a fonte aguenta o tranco mantendo a tensão coreta na saída.

Valeu!

Postado em
kralho...

noise...

Marcelão...

parabens!

Abçs,

Rapha

Galera

Eu conheço um pouco sobre projeto de fonte chaveada, o teste que voce fez é a condição que a fonte chaveada mais gosta, ou seja carga constante. Isso ela tira de letra até que seja atingido seu limite nominal.

Porém a coisa muda de figura quando voce começa a trabalhar com carga de variação rápida como um amplificador tocando música. O certo seria colocar um osciloscópio (isolado da rede com um transformador) na saída da fonte alimentando um amplificador com uma potência equivalente à potencia da fonte e verificar se a fonte aguenta o tranco mantendo a tensão coreta na saída.

Valeu!

Mar Popo

realmente o problema das fontes chaveadas é ter uma rapida resposa nos transientes quando ela é exigida.Ae é que pode entrar um controle PWM, controlando a frequencia de oscilação do primario.

Assim é feito por exemplo nos soundigital , com bastante eficiencia.

Postado em

Ola pessoal,

Agora pouco fiz um teste musical, primeiro usando somente a fonte VX, onde esta ligado um SD2300 alimentando 2 tornado de 18, um SD1000 alimentando 2 10mb1p, um fosgate 100ix alimentando drivers e St e o player.

Foi elevando o volume até começar a piscar levemente o clip do SD2300, nisso

a luz da casa começou a piscar junto :vts(Certamente perda de potencia por deficiencia da rede) mesmo assim todo o sistema tava tocando muito!!!

Depois coloquei + uma bateria de 150A, dai as luzes da casa já piscaram com menos intensidade, ai meus colegas nunca vi esse som tocar tanto!!! tocou muito e mais um pouco! Com grave mais extenso partiu o fuse do SD2300 (Tenho q por um fuse mais forte).

Bom é isso ai...

Repetindo o q o Noise disse: uma das melhores coisas que a BANDA já fez!!!

Vlw

Postado em

Em algum ponto desse teste seus vizinhos já estavam invadindo sua casa para te matar não? :rolleyes:

De fato ainda Não preciso de tanta potencia!, mas é bom eu ficar por dentro do assunto, pq não quero parar nos 400rms o-o-

Otimo teste, Parabéns!

Postado em
Ola pessoal,

Agora pouco fiz um teste musical, primeiro usando somente a fonte VX, onde esta ligado um SD2300 alimentando 2 tornado de 18, um SD1000 alimentando 2 10mb1p, um fosgate 100ix alimentando drivers e St e o player.

a luz da casa começou a piscar junto :vts(Certamente perda de potencia por deficiencia da rede) mesmo assim todo o sistema tava tocando muito!!!

Depois coloquei + uma bateria de 150A, dai as luzes da casa já piscaram com menos intensidade, ai meus colegas nunca vi esse som tocar tanto!!! tocou muito e mais um pouco! Com grave mais extenso partiu o fuse do SD2300 (Tenho q por um fuse mais forte).

Bom é isso ai...

Vlw

Na minha opinião voce supriu os surtos de corrente mais pesados com a bateria sacrificando menos a fonte durante estes picos. Ótima ideia!

Postado em
Ola pessoal,

Bom é isso ai...

Vlw

Na minha opinião voce supriu os picos de corrente alta (Principalmente dos graves) com a bateria sarificando menos a fonte durante estes picos. Ótima idéia!

Postado em
Ola pessoal,

Bom é isso ai...

Vlw

Na minha opinião voce stá suprindo os picos de corrente alta (Graves) com a bateria deixando de sobrecarregar a fonte nestes picos.

Eu acho que se voce colocar ainda um banco de capacitores em paralelo cam a bateria o grave de pancada vai melhorar ainda mais.

Postado em

O unico inconveniente dessa fonte me corrijam se

estiver errado é o alto consumo de energia, um

instalador aqui da minha cidade disse que ela consome

quase o mesmo que um chuveiro elétrico, agora imaginem

ela ligada o dia todo.

Postado em
O unico inconveniente dessa fonte me corrijam se

estiver errado é o alto consumo de energia, um

instalador aqui da minha cidade disse que ela consome

quase o mesmo que um chuveiro elétrico, agora imaginem

ela ligada o dia todo.

com certeza ela não chega aos 30A de um chuveiro

mas o consumo é proporcional a potencia de saida.Também devemos levar em consideração a eficiencia da mesma.MAs uma fonte que tem lá seus 2 kw é logico que vai consumir mais que 2 kW

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...