Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

blOom

Som Em Tampao.. Quais Os Limites?

Recommended Posts

Postado em

Bom galera.. venho aqui abrir outro debate, pq o de amplis X falantes (headroom) funcionou legal! Apesar de nem todos que tinham mt a falar nao terem comentado, deu pra se tirar muitas conclusoes no minimo interessantes!

 

Entao hoje eu estava dando umas olhadas nos topicos, quando vi um topico sobre um rapaz (no hifi) que instalou um SUB no tampao, e o som ficou melhor q na dutada q ele usava antes! Infelizmente nao consegui mais encontrar o topico (Serah q foi movido/deletado?) pra quem quisesse ver... mas devo admitir q ja vi muitos sons que me surpreenderam e eram no tampao ou algo parecido!

 

Bom, o que eu vi era o seguinte.. um gol 'bola', com o tampao e 'bagagitos' reforçados (talvez com uma tirinha de borracha entre eles pra vedar melhor, se nao mi engano) com 2 falantes de 12' 1 drive e 1 tw... e tinha uma 'madeira' fechando o bagageiro, formando meio que uma 'caixa'... e nessa madeira tinha mais dois de 12', um drive e um tweeter. Sinceramente, nao sei se era algum pico ou algo assim... mas o som tava muito bom.. tremia um bocado! Na epoca q ouvi nao entendia tanto de som, mas vi q eram 2 subs e 2 woofers.

 

Quais seriam as limitaçoes pra um som desse tipo? E o tipo de falantes a ser usados? Os falantes certamente deveriam ser adequados pra 'free-air', correto? (suspensao rigida, qts acima de 0,5) Porque, ao meu ver, se a pessoa tiver paciencia de vedar toda a mala (fibra, manta asfaltica ou algo assim) e conseguir fazer com que o encaixe 'tampao/bagagito' tenha o minimo possivel de vazamento, ali pode-se considerar uma caixa acustica! Estou errado? Em que pontos?

 

Uma praticidade enorme que vi nesse som, foi que esse gol tava chegando de viagem, cheio de malas (e o som desligado) e com 5 pessoas dentro! Um som com 4 de 12' normal nao teria como andar com a mala cheia e etc.. e com o som dentro! Bom, convenhamos que quando a mala estiver cheia de coisas, o som vai ficar no minimo diferente.. mas nada que uma esvaziada nela nao resolva (joga td no banco).

 

Peço que quem for opinar, favor expor a ideia com embasamento.. e nao apenas "Nao presta" ou "fica du caraiu"... pois precisamos ter pontos de vistas diferentes pra chegar a alguma conclusao, ou ao menos, esclarecer muitas coisas ;)

Postado em
Bom galera.. venho aqui abrir outro debate, pq o de amplis X falantes (headroom) funcionou legal! Apesar de nem todos que tinham mt a falar nao terem comentado, deu pra se tirar muitas conclusoes no minimo interessantes!

 

Entao hoje eu estava dando umas olhadas nos topicos, quando vi um topico sobre um rapaz (no hifi) que instalou um SUB no tampao, e o som ficou melhor q na dutada q ele usava antes! Infelizmente nao consegui mais encontrar o topico (Serah q foi movido/deletado?) pra quem quisesse ver... mas devo admitir q ja vi muitos sons que me surpreenderam e eram no tampao ou algo parecido!

 

Bom, o que eu vi era o seguinte.. um gol 'bola', com o tampao e 'bagagitos' reforçados (talvez com uma tirinha de borracha entre eles pra vedar melhor, se nao mi engano) com 2 falantes de 12' 1 drive e 1 tw... e tinha uma 'madeira' fechando o bagageiro, formando meio que uma 'caixa'... e nessa madeira tinha mais dois de 12', um drive e um tweeter. Sinceramente, nao sei se era algum pico ou algo assim... mas o som tava muito bom.. tremia um bocado! Na epoca q ouvi nao entendia tanto de som, mas vi q eram 2 subs e 2 woofers.

 

Quais seriam as limitaçoes pra um som desse tipo? E o tipo de falantes a ser usados? Os falantes certamente deveriam ser adequados pra 'free-air', correto? (suspensao rigida, qts acima de 0,5) Porque, ao meu ver, se a pessoa tiver paciencia de vedar toda a mala (fibra, manta asfaltica ou algo assim) e conseguir fazer com que o encaixe 'tampao/bagagito' tenha o minimo possivel de vazamento, ali pode-se considerar uma caixa acustica! Estou errado? Em que pontos?

 

Uma praticidade enorme que vi nesse som, foi que esse gol tava chegando de viagem, cheio de malas (e o som desligado) e com 5 pessoas dentro! Um som com 4 de 12' normal nao teria como andar com a mala cheia e etc.. e com o som dentro! Bom, convenhamos que quando a mala estiver cheia de coisas, o som vai ficar no minimo diferente.. mas nada que uma esvaziada nela nao resolva (joga td no banco).

 

Peço que quem for opinar, favor expor a ideia com embasamento.. e nao apenas "Nao presta" ou "fica du caraiu"... pois precisamos ter pontos de vistas diferentes pra chegar a alguma conclusao, ou ao menos, esclarecer muitas coisas ;)

 

 

Intaum velho... é o que faço... sempre q vou viajar ou não posso levar a caixa... coloco meu tampao com 2 Revenge da Bravox de 10" Free Air e 1 TweeDrive...

 

Como tenho 2 PMB 6" da Bavox nos pezinhos... o som fica bacana internamente...

 

Ligo os Revenge q ta no tampao no modulo em LOW... e aí abraço...

 

Claro q nao fica consistente como o grave da caixa... mas pra ouvir dentro do carro com a gata... é mais do q suficiente...

 

O grave soa um pouco menos estendido... mas dá pra tremer sim!!! hehehe

 

É uma alternativa, e o tampao tem q ser bem resistente, assim como os engates do tampao do carro... se não corre o risco de quebrar com o peso dos alto falantes.

 

Não fiz vedaçao nenhuma naum... ta no free air mesmo!! E to satisfeito!

 

Mas lembrando: nada q se compare ao som de caixas dutadas e so se for pra dentro do carro mesmo!!

 

 

hand26

Postado em

Mas então.. o caso é justamente esse! Ninguem duvida da eficiencia de uma caixa diante do tampão! Mas o ponto em abordagem é a praticidade de um som no tampão (não como algo top de linha, nem monstruosidade de eficiencia) pra um carro com GNV por exemplo... ou um carro que vez por outra sempre precise estar com a mala desocupada!

 

Bom, tomando como exemplo o seu carro, vc não acha q se vc desse uma 'arrumada' na mala (vedar nem q seja com EVA) e uma reforçada no bagagito e no tampão, o resultado não ficaria mais legal? uns graves mais seguros e com a praticidade de ainda ter a mala? ;) É justamente isso que queria discutir com a galera! =D

Postado em
Mas então.. o caso é justamente esse! Ninguem duvida da eficiencia de uma caixa diante do tampão! Mas o ponto em abordagem é a praticidade de um som no tampão (não como algo top de linha, nem monstruosidade de eficiencia) pra um carro com GNV por exemplo... ou um carro que vez por outra sempre precise estar com a mala desocupada!

 

Bom, tomando como exemplo o seu carro, vc não acha q se vc desse uma 'arrumada' na mala (vedar nem q seja com EVA) e uma reforçada no bagagito e no tampão, o resultado não ficaria mais legal? uns graves mais seguros e com a praticidade de ainda ter a mala? ;) É justamente isso que queria discutir com a galera! =D

 

 

Com certeza... dá sim... ainda mais se colocar uns falantes melhores...

 

Os meus saum fracos, de 10" com 125 rms free air...

 

Se colocar uns falantes mais consistentes dá pra ter algo bem legal...

 

Tomando como exemplo; um primo meu tinha 2 selenium Bass (nao o street, o da linha Bass mesmo) de 12 no tampao e um modulo antigão da INFINITY!!! :pirou: HEHE

 

mas aee... era dificil ficar no carro muito tempo... ainda mais quem sentava no banco de tras...

 

Alias... o apelido dele era "discoteca ambulante"... mas ninguem nunca viu o som dele... ateh pq era so pra dentro mesmo... mas dava pra ouvir quando ele passava...

 

Entretanto... acho q depende muito da escolha dos falantes... SUB "SUB"mesmo... acho q naum rola em tampão... tem q ser um falante q responda bem em free air.

 

 

 

Ps: mudando d assunto... vi q vc eh de aracaju... Tenho varios primos aee.. Meu sobrenome eh Gomide e meus primos saum o Flavio, Julio Prado... Daniela Prado Gomide (promoter d eventos...) tem o Wanderley e Thiago Almeida ( q tem uma empresa d onibus... se naum me engano a Fatima??) hehe

Conhece alguem aee???

Postado em

Mas isso é bem logico! Creio que os falantes free air tenham sido feitos pra uso assim! Ou será que de fato alguem usa o falante "solto"? :P:pirou: Se bem que conversando com uns e outros (coisa bem 'por alto' mesmo), eu vi q os falantes com bom desempenho em 'free-air' são de baixa potencia (raramente passam de 250wrms). :(

 

 

Ah, sou de Aracaju sim! Porém, no momento não me recordo de nenhum desses nomes! Talvez pelo fato de que não costumo sair muito por aqui! Passo mais parte do meu tempo em baladinhas (nas casas dos (as) amigos (as)) e luaus, etc! Ultimamente minha vida tá só assim ora por causa da faculdade, ora por causa do trabalho... mas é assim msm! rsrs vlw :legal:

Postado em

vende este tópico seu eu lembrei que há +/- uns 13 anos atrás quase ninguem usava os subs em caixas acústicas.. era tudo em tampão.. hehehehhe

 

tinha uns bravox telados.. uns seleniums power system telados, mas a maioria era woofer mesmo.. eu mesmo tinha 4 de 10 no tampao da parati do meu pai.. e na época era tudo amplificadores do tipo booster.. (maioria)..

 

aqueles tojos GR-100 combinados com os AB2000 ou AB-2200 era o bixo..

 

o grave era bom.. ninguem reclamava.. e os falantes aguentavam bem o tranco..

 

e ainda tinha dia que além dos falantes estarem tudo trabalhando em free air.. agente abria a tampa do porta-malas pra fazer um barulho extra na rua.. hahahaha.. e o grave tava la.. tuff tuff tuff

 

hj em dia isso caiu no esquecimento..

 

Voltando ao topico... eu usaria e/ou indicaria subs do tipo free-air em tampão sim.. são falantes com boa sensibilidade e rendem bem no grande volume do porta-malas... tem "N" pessoas que nao querem perder o espaço do porta-malas e/ou gostam de graves mais suaves.. porém presentes...

 

mas e os Sub-Graves?? como ficam nessa história?? não ficam né...

Postado em

infinity mk1, toca fita roadstar, equalizadorzinho tojo debaixo do painel, 2 "panelão" de 12 arlen ou novik, e 2 sts laranjinha da selenium. nas portas 2 selenium de 8 e 2 tweeter le-son. haeuheuh esse era "O SOM" :vts

Postado em
infinity mk1, toca fita roadstar, equalizadorzinho tojo debaixo do painel, 2 "panelão" de 12 arlen ou novik, e 2 sts laranjinha da selenium. nas portas 2 selenium de 8 e 2 tweeter le-son. haeuheuh esse era "O SOM" :vts

Passei por isso.... graças a Deus a raça humana evoluiu !!!

o-o-

Quanto ao assunto do tópico.... somente para constar, "naquela época" das "panelas" no tampão ( 15 anos atrás + ou - ), teve um maluco do meu bairro que ligou 2 caixas "residenciais" dele no carango " do pai " ....

:rolleyes: Lembro muito bem que galera geral gostou e achou 10 x MELHOR o som !!

Postado em

Bom .... hj estava olhando algumas coisas paradas aki em casa... e vi que tinha um alto-falante woofer de 15" paradoo que nem tinha nada escrito ... ai nao pensei duas vezes... COLOQUEI ELE NO TAMPAO SO PRA VER NO QUE DAVA... e bote pra responder de 250 hz pra baixo... e deu um gravezimmm baum d+ huahuahu

 

Falta do que fazer...

 

Abraços

Postado em
vende este tópico seu eu lembrei que há +/- uns 13 anos atrás quase ninguem usava os subs em caixas acústicas.. era tudo em tampão.. hehehehhe

 

tinha uns bravox telados.. uns seleniums power system telados, mas a maioria era woofer mesmo.. eu mesmo tinha 4 de 10 no tampao da parati do meu pai.. e na época era tudo amplificadores do tipo booster.. (maioria)..

 

aqueles tojos GR-100 combinados com os AB2000 ou AB-2200 era o bixo..

 

o grave era bom.. ninguem reclamava.. e os falantes aguentavam bem o tranco..

 

e ainda tinha dia que além dos falantes estarem tudo trabalhando em free air.. agente abria a tampa do porta-malas pra fazer um barulho extra na rua.. hahahaha.. e o grave tava la.. tuff tuff tuff

 

hj em dia isso caiu no esquecimento..

 

Voltando ao topico... eu usaria e/ou indicaria subs do tipo free-air em tampão sim.. são falantes com boa sensibilidade e rendem bem no grande volume do porta-malas... tem "N" pessoas que nao querem perder o espaço do porta-malas e/ou gostam de graves mais suaves.. porém presentes...

 

mas e os Sub-Graves?? como ficam nessa história?? não ficam né...

 

 

Bem nessa... mas hj em dia da pra conseguir um sub grave (+/-) ligando os free air em LOW nos modulos...

Postado em
infinity mk1, toca fita roadstar, equalizadorzinho tojo debaixo do painel, 2 "panelão" de 12 arlen ou novik, e 2 sts laranjinha da selenium. nas portas 2 selenium de 8 e 2 tweeter le-son. haeuheuh esse era "O SOM" :vts

 

 

Caraaa... nostalgia totaaall... Meu pai mesmo tinha um Roadstar e um Tojãooo... ficava embaixo do painel e tinha aquele montee de controle de equalizaçaoo...

 

Os Novik nem se fala... era o "o q há!" na epoca...

 

MK Infinity... putz... modulinho preto 15x15cm... Era todo cheio de fios... naum existia RCA nem o REM pra ligar ou desligar quando acionava o "toca fitas"... tinha q colocar uma chavinha "on/off" embutida em algum lugar do carro pra não acabar com a bateria.... hehehehehehe

 

 

Le -son eh uma m.... athe HOJEE!!!!!!! :vts

 

 

Época boa...

 

Mas aee... eu mesmo ja andei com caixa de retorno de palco na mala do carro quando era moleque...

 

Diz aee... e se ja naum fez isso eh pq naum foram moleques!!!!!! hahahahahaaha

:vts:vts

Postado em
infinity mk1, toca fita roadstar, equalizadorzinho tojo debaixo do painel, 2 "panelão" de 12 arlen ou novik, e 2 sts laranjinha da selenium. nas portas 2 selenium de 8 e 2 tweeter le-son. haeuheuh esse era "O SOM" :vts

Isso mesmo.. já tive essa configuração ae que vc ta falando.. identica.. menos os ST laranjinha da Selenium..

 

:vts:vts

Postado em

Bom... e o famoso tampão então vai cair em desuso? Quer dizer que, nem reforçando o conjunto da mala (tampão + bagagito + uma boa 'vedada) vcs arriscariam um subzin no tampão? Ninguém discute q a qualidade do som é melhor na caixa.. mas o tampão conseguiria um resultado aceitável??? vlw

Postado em

Bixo, pra saber se dá um bom resultado no tampao, dá pra pegar os parametros T&S dum alto-falante indicado pra free-air e simular em um software, como winisd ou bassbox e ver o resultado.

 

Pra simular em free-air basta escolher caixa selada e colocar o volume da caixa o volume do seu porta-malas.

Postado em

mas o detalhe é que um porta malas, mesmo que bem vedado, nunca será uma caixa 100% selada! A não ser q a pessoa "parafuse" o tampão no bagagito! Ah, serah q daria pra colocar umas 'travas' nele? pra ficar melhor selado qd estiver curtindo um som? :P rsrrsrs

 

PS.: Entenda-se tampão por um BEM FEITO de madeira e o bagagito idem!

Postado em
mas o detalhe é que um porta malas, mesmo que bem vedado, nunca será uma caixa 100% selada! A não ser q a pessoa "parafuse" o tampão no bagagito! Ah, serah q daria pra colocar umas 'travas' nele? pra ficar melhor selado qd estiver curtindo um som? :P rsrrsrs

 

PS.: Entenda-se tampão por um BEM FEITO de madeira e o bagagito idem!

:blink:

Putz.... o escort sw então seria uma selada de 460 litros ?!?!?

:rolleyes:

Postado em

Quando tu tinha um escorte eu tinha 2 falantes da arlen, antigoosssssssss, no tampão, além de 2 tw selenium e 2 cornetas, com um detalhe, os falantes eram de 15, e quando aumentava muito o som o tampão caía, pq além do peso, não era vedado :D

Postado em

É amigo

O tampão funciona sim , mais não vai ter a extensão de resposta de graves que qualquer tipo de caixa

No primeiro som que montei no voyage da minha mãe era a seguinte configuação

1 cd jvc 727

1 par de mid arlen 6 polegadas

1 par de tweeters arlen mk alguma coisa

1 par de woofers 10" force system selenium e um falcon hs 320 pros selenium

e tocava muito bem

Entaum se vc quiser grave

procure um bom woofer

Os arlen e novik neste ponto são imbatíveis

com cone de papel e suspensão seca

e bote pra quebrar

Postado em
mas o detalhe é que um porta malas, mesmo que bem vedado, nunca será uma caixa 100% selada! A não ser q a pessoa "parafuse" o tampão no bagagito! Ah, serah q daria pra colocar umas 'travas' nele? pra ficar melhor selado qd estiver curtindo um som? :P rsrrsrs

 

PS.: Entenda-se tampão por um BEM FEITO de madeira e o bagagito idem!

É q pra simular no software vc tem q escolher um tipo de cx, daí se escolhe a selada. Claro q na realidade será uma selada meia-boca. Procurei nos sites da selenium e da bravox por falantes pra free-air e infelizmente os fabricantes nao colocaram os parametros T&S, daí nao deu pra fazer uma simulação em software.

Postado em

Já pensei em fazer isso no meu carro, nas não fiz ainda por falta de informação sobre o assunto, tava querendo por 2 pioneer impp de 150w no tampão do meu corsa sedan.



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...