Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogerioagostinelli

Conetas + St

Recommended Posts

pessoal estou pensando em fazer essa ligação e gostaria de tiras umas dúvidas?

ligacaocornetastwwy5.jpg

qual capacitor colocar p/ as cornetas????

qual capacitor colocar p/ os tweeter??

em quantos ohms ficaria essa ligação final ?????

conto com a ajuda de vocês, pretendo ligar o som amanhã

valew

Rogério

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

qto aos capacitores eu nao sei

mas assim, td em paralelo, Req fica em 2 ohms....

Compartilhar este post

Link para o post

é q eu ouvi falar q se um falante não tocar a mesma frequência do outro a impedância não muda.

eu estava pensando se colocar 2 cornetas em paralelo (4ohms) com capacitor fazendo o corte p/ as corneas e mais 2 tweeter tbm em paralelo (4ohms) fazendo o corte p/ os tweeter, um não tocaria a frequência do outro resultando em uma impedância final de 4ohms..

estou correto ou falei bobeira???

valew

Compartilhar este post

Link para o post

resistencia nao tem nada a ver com frequencia de resposta... vai ficar em 2 ohms msm!

Compartilhar este post

Link para o post

Usa pelo menos um capacitor para cada dois drivers semelhantes, senão o valor da capacitância dos tweeters vai cair (está em série com o outro capacitor).

O valor deve ser calculado para 4 ohms então, procure nos artigos.

Use um canal que suporte 2 ohms, pois nas frequências altas (freq acima do corte dos tweeters) os capacitores oferecem baixa impedância.

Compartilhar este post

Link para o post
Usa pelo menos um capacitor para cada dois drivers semelhantes, senão o valor da capacitância dos tweeters vai cair (está em série com o outro capacitor).

O valor deve ser calculado para 4 ohms então, procure nos artigos.

Use um canal que suporte 2 ohms, pois nas frequências altas (freq acima do corte dos tweeters) os capacitores oferecem baixa impedância.

:+1

E salientando que frequencia tem tudo a ver com resistência...

Curva de Impedância!!

Compartilhar este post

Link para o post

frequencia tem a ver com a resistencia

mas resistencia nao tem a ver com frequencia

sera q me fiz entendido? heheheeh

tipo, a resposta vai ser diferente pela resistencia ser diferente... mas a resistencia nao vai ser diferente pela resposta ser diferente,.. entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post
frequencia tem a ver com a resistencia

mas resistencia nao tem a ver com frequencia

sera q me fiz entendido? heheheeh

tipo, a resposta vai ser diferente pela resistencia ser diferente... mas a resistencia nao vai ser diferente pela resposta ser diferente,.. entendeu?

Claro, claro... desculpa o mal entendido.

Mas como vc falou que não tinha nada a ver, acreditei que terias esquecido a curva de impedância.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que a impedancia muda com a frequencia, mas geralmente quando sobe a frequencia, sobe a impedância. Na duvida do rogério, a curva não ia interferir na ligação pro ampli, pq ali o que agente leva em consideração eh a impedancia nominal.

Fica bem dificil agente ter q estar calculando qual vai ser a impedancia final desse conjunto, se for tentar dinamicamente, nao tem como hehehehe... alguem ja viu sinal de audio no osciloscópio? Quero ver quem consegue calcular impedancia ali :D

Isso vem mais ao caso pra quem quer competir; pode estudar essa curva na frequencia em que vai tocar e jogar mais potencia pra compensar a perca pelo acrescimo de resistencia.

Se falei besteira podem arregaçar

Compartilhar este post

Link para o post
resistencia nao tem nada a ver com frequencia de resposta... vai ficar em 2 ohms msm!

Não fica 2 ohms NÂO, quando vc coloca 2 driver de 8 ohms + 2 tw de 8 ohms no mesmo canal a impedancia final não é 2 ohms e sim 4 ohms, pois vc separa as frequencias de acordo com o corte . Rogério vc esta correto ...

Se 2 driver + 2 tw ( ambos de 8 ohms ) é = a 2 ohms, eu teria queimado mtos amplificadores pois eu faço varios projetos com o banda 4.8 em bridge se torna 2 x 240w / 4ohms . O GRANDE problema q niguem quer pagar 30 reais num crossover passivo com 12dbs/oitava, prefere colocar um capacitor com custo de 2 a 3 reais dependendo da tensão q suporta, com isso vc tem um driver falanto até 6KHz e os tw começa tocar apartir de 6KHz, o seu amplificador vai sofrer um pouco pois vc não tem indutor pra fazer o low pass ... assim vc tem um conflito, mas nada agravante para o amplificador ....

Abs a todos

Cezar BRS Sound

Compartilhar este post

Link para o post
Não fica 2 ohms NÂO, quando vc coloca 2 driver de 8 ohms + 2 tw de 8 ohms no mesmo canal a impedancia final não é 2 ohms e sim 4 ohms, pois vc separa as frequencias de acordo com o corte . Rogério vc esta correto ...

Se 2 driver + 2 tw ( ambos de 8 ohms ) é = a 2 ohms, eu teria queimado mtos amplificadores pois eu faço varios projetos com o banda 4.8 em bridge se torna 2 x 240w / 4ohms . O GRANDE problema q niguem quer pagar 30 reais num crossover passivo com 12dbs/oitava, prefere colocar um capacitor com custo de 2 a 3 reais dependendo da tensão q suporta, com isso vc tem um driver falanto até 6KHz e os tw começa tocar apartir de 6KHz, o seu amplificador vai sofrer um pouco pois vc não tem indutor pra fazer o low pass ... assim vc tem um conflito, mas nada agravante para o amplificador ....

Abs a todos

Cezar BRS Sound

Como vc faz pra calcular que resistência a bobina vai ter com a dinâmica da música? Pergunto isso pq não existe frequencia fixa e não é pelo corte que se calcula Z da bobina.

Mesmo que vc faça o corte do driver em 1,2Khz, qual vai ser a impendancia dele em 3khz; em 3.5; em 4; em 4.8khz? Vc usa algum resistor (atenuador) nos drivers e tweeter?

Compartilhar este post

Link para o post
é q eu ouvi falar q se um falante não tocar a mesma frequência do outro a impedância não muda.

eu estava pensando se colocar 2 cornetas em paralelo (4ohms) com capacitor fazendo o corte p/ as corneas e mais 2 tweeter tbm em paralelo (4ohms) fazendo o corte p/ os tweeter, um não tocaria a frequência do outro resultando em uma impedância final de 4ohms..

estou correto ou falei bobeira???

valew

isso procede sim! desde q as frequencias não coincidam! Por exemplo.. uma corneta com APENAS um capacitor.. ela vai tocar (por exemplo) de 1200hz pra cima.. ou seja.. vai tocar 3khz, 5khz, 7khz, 9khz.. e o tweeter vai estar tocando de (por exemplo) 5khz pra cima... ou seja... de 5khz pra cima teremos 2ohms! Mas entre 1200hz e 5khz serão 4 ohms!

Tipow.. não vamos confundir impedância de correntes com a impedancia dos drives! Os falantes (sejam eles subs, woofers, drive ou tweeters) tem sua curva de impedancia, onde varia de acordo com a frequencia (ou com a ajuda de um cross passivo). Já nas correntes alternadas, por exemplo, a impedância depende de outros fatores, pois a frequencia é fixa!

Se vc usar um cross passivo no drive... fazendo-o tocar entre sua frequencia minima e a máxima apenas (exemplo.. 800hz e 5khz) e o tweeter pegando disso pra cima (nesse caso 5khz).. vai resultar em 4 ohms em todas as frequencias! Aconselho uma 'passadinha' nos artigos.. ou quem sabe ainda uma pesquisada no google ou uma consulta à audiolist! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Não fica 2 ohms NÂO, quando vc coloca 2 driver de 8 ohms + 2 tw de 8 ohms no mesmo canal a impedancia final não é 2 ohms e sim 4 ohms, pois vc separa as frequencias de acordo com o corte .  Rogério vc esta correto ...

Se 2 driver + 2 tw ( ambos de 8 ohms ) é = a 2 ohms, eu teria queimado mtos amplificadores pois eu faço varios projetos com o banda 4.8 em bridge se torna 2 x 240w /  4ohms . O GRANDE problema q niguem quer pagar 30 reais num crossover passivo com 12dbs/oitava, prefere colocar um capacitor com custo de 2 a 3 reais dependendo da tensão q suporta, com isso vc tem um driver falanto até 6KHz e os tw começa tocar apartir de 6KHz, o seu amplificador vai sofrer um pouco pois vc não tem indutor pra fazer o low pass ... assim vc tem um conflito, mas nada agravante para o amplificador ....

Abs a todos

Cezar BRS Sound

Como vc faz pra calcular que resistência a bobina vai ter com a dinâmica da música? Pergunto isso pq não existe frequencia fixa e não é pelo corte que se calcula Z da bobina.

Mesmo que vc faça o corte do driver em 1,2Khz, qual vai ser a impendancia dele em 3khz; em 3.5; em 4; em 4.8khz? Vc usa algum resistor (atenuador) nos drivers e tweeter?

O fato de que a maioria dos filtros é projetada tendo base na impedância nominal dos alto falantes. Este valor não é uma " constante ", pois este valor varia de acordo com a freqüência. Entretanto, o filtro não trabalhará tão bem quanto foi projetado. Para corrigir esse problema, um circuito do tipo Zobel (também conhecido como rede de estabilização de impedância) deve ser usado. Isto consiste de um capacitor e um resistor em série com o alto falante.

Abs

Cezar BRS Sound

Compartilhar este post

Link para o post

Diante de tudo isso, resolvi recorrer ao livro do Marcelo Lacerda, "CARROS E ALTOFALANTES" que no capítulo 2 sobre Altofalantes, aborda o tópico de impedância. Afirma o Marcelo: "A figura 16 nos mostra uma típica curva de impedância de um alto-falante."

curva1wz2.jpg

ta no livro eh so baixar, ler e constatar hehehe :) ... continuando...

"Por este motivo, em treinamentos, sempre ouço a mesma pergunta: 'Se a impedância varia tanto, por que (nos alto-falantes) está escrito um valor fixo, tal como 4ohm?' A explicação é simples. Apesar da curva de impedância de um alto-falante demonstrar que o mesmo varia sua resistência ao longo da escala de freqüências, podemos notar que a impedância apresenta um valor mínimo após o pico e, que este valor é “relativamente constante” por uma certa faixa útil de resposta do alto-falante.

Pois bem, é justamente esse valor mínimo, após o pico que é indicado como sendo a impedância nominal do produto."

vamos la... agora sou eu rs

Quando citaram a Re baseada nos cortes, me deu muita curiosidade de saber como a galera calculava a impedância baseada nos cortes dos filtros. Podemos até tentar calcular qual será a impedância nakela frequencia de corte, mas daí pra cima ou pra baixo, eu acredito que seja simplesmente inviável. Prefiro calcular apenas a Re mínima do conjunto. Vale lembrar que se alguem usa atenuador (resistor) mesmo que seja pra proteger os drv/tw esse resistor ja vai influenciar no calculo.

Mas voltando a figura, claro que esta curva de impedância não é de um driver ou tweeter, possivelmente de um midbass... mas vamos notar que quanto mais sobe a frequencia, mais sobe a impedância, e em algum momento existe uma "estabilização". Analisando a imagem observamos que a impedancia mínima desse falante gira em torno de 8ohm. Isso apenas quer dizer que a impedância pode baixar até esse ponto ou próximo disso. Se tivessemos 2 bobinas dessas teriamos Re=4ohm, se forem 4 entao teremos Re=2ohm. Não serão 2ohm todo o tempo, mas vai chegar a 2ohm em algum instante qualquer.

Excluindo-se o Zobel, filtros não influenciam tão enormemente a resistência final do conjunto. Bobinas e capacitores cancelam frequencias, mas não são resistivos a ponto de influenciar na Z do cojunto. Por isso, o driver ou tweeter vão estar influenciando um ao outro. Mesmo que tenhamos um filtro cortando frequencia do Tw ou driver, a resistência da bobina não diminui. Quem medir a Re de um tw ou driver sem frequencia nenhuma, pode constatar que vai chegar a um valor até menor do que a nominal. Isto significa que mesmo tendo algum filtro cortando frequencias, a resistência vai estar ali influenciando o conjunto.

Enfim, na minha opinião se existe uma impedância mínima, seja em qual for a bobina, ela deve ser respeitada. Em algum momento as impedâncias podem estar muito próximas das nominais e aí teremos sim a teoria aplicada em prática.

Então, tem gente que prefere acreditar que a Re desse conjunto vai ser de apenas 4ohms baseado nos cortes. O fato é que só vamos saber qual sera a impedancia mínima do conjunto, quando injetarmos um sinal de varredura nele e analilsarmos os dados que forem colhidos no teste. Ai sim daria pra saber até quanto a resistência do conjunto baixou.

Eu continuo acreditando que a impedancia mínima do conjunto pode chegar até 2ohm... isso se for pela teoria. Mas quem sabe né?

Eh isso ai galera, abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu continuo acreditando que a impedancia mínima do conjunto pode chegar até 2ohm... isso se for pela teoria. Mas quem sabe né?

boa!! [-]:rever1:

Só faltou (no final):

"Saudações, Paulo Duto"

cuidado cara.. com um post desses, o Paulo vai mandar te investigar! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta : Se realmente fica em 2 ohms, pq o banda não entra em proteção ???? quando eu coloca 2 driver 2d250x + 2 tw em cada canal em bridge, a impedancia minima q ele suporta é 4 ohms .....

Abs

Cezar BRS Sound

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta : Se realmente fica em 2 ohms, pq o banda não entra em proteção ???? quando eu coloca 2 driver 2d250x + 2 tw em cada canal em bridge, a impedancia minima q ele suporta é 4 ohms .....

Abs

Cezar BRS Sound

não precisa nem ler tudo! apenas com esse teu trecho já dá pra concluir o comentário:

"..pode chegar até 2ohms..." ... isso quer dizer que.. ele não falou que vai resultar 2 ohms exatos, como se fossem 4 subs de 8ohms! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Cezar BRS Sound

Por isso que esperei sua resposta quanto ao uso de atenuadores, mas respondeu com uma definição de rede Zobe... Tinha perguntado se vc usa algum tipo de atenuador (resitor) nesse conjunto ou não, e como você faria pra calcular a impedância de forma dinâmica, já que ela sobe a cada faixa de frequencia. Também gostaria de saber se o ampli está com o ajuste de ganho pra fornecer o máximo de potência, pois se não ele com ctza não vai superaquecer e não entra em proteção.

Claro que aqui a discursão deve ser puramente técnica, não sou o dono da verdade só gosto de denfender os meus pontos de vista...

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Cezar BRS Sound

Por isso que esperei sua resposta quanto ao uso de atenuadores, mas respondeu com uma definição de rede Zobe... Tinha perguntado se vc usa algum tipo de atenuador (resitor) nesse conjunto ou não, e como você faria pra calcular a impedância de forma dinâmica, já que ela sobe a cada faixa de frequencia. Também gostaria de saber se o ampli está com o ajuste de ganho pra fornecer o máximo de potência, pois se não ele com ctza não vai superaquecer e não entra em proteção.

Claro que aqui a discursão deve ser puramente técnica, não sou o dono da verdade só gosto de denfender os meus pontos de vista...

Posso garantir que o ganho do amp ta bem ajustado ... com certeza as d250x sofrem comigo ...kkkk, comigo não com meus clientes .... hehehehhee

Eu perguntei ... pois tipo sempre pensei q quando vc separa as frequencias , a impedancia do driver não se mistura " falando a grosso modo " com a impedancia os tw assim vc tem 4 na parte de medios + 4 na parte de agudo porém no cruzamento dos cortes tipo em 7k seria onde o amp " sofre " mas pq o divisor corta mas naum corta perfeito ....

Abs

Cezar

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Cezar BRS Sound

como tu ligo isso??? corneta+corneta em paralelo, SW+SW em paralelo, ou corneta+sw em paralelo????

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Cezar BRS Sound

como tu ligo isso??? corneta+corneta em paralelo, SW+SW em paralelo, ou corneta+sw em paralelo????

2 cornetas + 2 tw num bridge em 4 ohms + 2 cornetas + 2 tw no outro canal no outro bridge .... toca bem forte .....

No palio do Pedro , vamos fazer uma configuração parecida porém só com 1 tw .... 4.8 = 2 x 240w/ 4ohms tocando 4 cornetas + 2 tw ...

Abs

Cezar

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe, o que as bobinas e capacitores fazem é aumentar a impedância quando a frequência atinge um valor dentro da faixa em que atuam, é assim que funciona o corte.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Cezar BRS Sound

2 cornetas + 2 tw num bridge em 4 ohms + 2 cornetas + 2 tw no outro canal no outro bridge .... toca bem forte .....

No palio do Pedro , vamos fazer uma configuração parecida porém só com 1 tw .... 4.8 = 2 x 240w/ 4ohms tocando 4 cornetas + 2 tw ...

Abs

Cezar

mas ligou como, em paralelo, ou tudo separado....

é que eu pretendo utilizar um bridge do Stetsom TH4120 pra tocar tambem 2 cornetas + 2 TW. O modulo a 4ohms em bridge manda 240w tambem, mas tinha pensado que ficaria fraco.... então se fica forte, me interesso nessa ligação...

tinha feito a ligação com capacitores, mas 1corneta + 1 tw em paralelo, depois juntava com o outro conjunto corneta + tweeter no bridge...é assim?

ou não uso capacitores e faço o corte pelo modulo?? tem como fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vai mesmo.

Na realidade, vc fica com uma salada indigesta na curva de impedância, tão exótica quanto misturar macarrão, feijão, arroz e farofa. Vc tem os relativos 4 ohms antes do corte (na realidade este valor vai caindo até chegar à Fc), depois do ponto de corte tem 2 ohms... e lááááaá na frente, com o fim da faixa útil dos drivers, começa a ter 4 ohms de novo.

Isto tudo elétricamente. Na vida real isto se traduz em outro problema: Um sistema EXTREMAMENTE agressivo nos médios, pelo fato de ter uma faixa de trabalho em 2 ohms... seria um ganho de 3dB em uma faixa de resposta, olhando só pelo lado elétrico da vida.

Funciona? Funciona. Só que é uma gambiarra das bravas. O ideal é ter um crossover, nem que seja de 1a ordem... mas que seja um crossover com HP e LP pros drivers (logo, um band pass) e um HP pros tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...