Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Caixa Para Guitarra / Violão. Quais Falantes?

Recommended Posts

Amigos,

Paralelamente e concomitantemente à construção do stereo do meu outro tópico, estarei construindo caixa(s) para uso com meus instrumentos musicais: violão e guitarra elétrica. O violão, por utilizar cordas de nylon, possui um som mais agradável e aveludado, enquanto a guitarra na grande maioria das vezes é utilizada com distorção.

Pois bem... as dúvidas são até razoáveis em quantidade, como por exemplo:

Utilizar caixa com um único driver tocando fullrange, ou fazer caixa(s) 2 vias?

O mesmo alto-falante para a guitarra, que possui um som metálico, tem uma boa musicalidade para o nylon, por possuir timbre bastante diferente?

A Selenium disponibiliza um projeto (antigo, diga-se de passagem!) open baffle para utilização de dois 12CV3 (que, por sinal, saiu de linha) ou 12PW3, cujas respectivas respostas de freqüência são:

12cv3hp2.jpg

12pw3mi1.jpg

Aquele buraco ali nos 2KHz do PW3, hein!... :rolleyes:

Pois bem, amigos... alguém poderia indicar falantes e/ou opções de construção de caixas que fossem bastante musicais para violão e guitarra? Amanhã cedo estarei indo ao centro da cidade comprar os falantes.

Um grande abraço,

Lucas Mazer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Gosto dos celestion para guitarra, mas você conseguiria comprá-los apenas no mercado livre.

Quanto a distorção da guitarra e a questão do violão.

Para mim são caixas distintas.

A guitarra se utiliza distorção o que ¨maltrata¨ do autofalante.

Quanto ao violão o melhor modo de usá-lo é através de um microfone para captação.

Captação de rastilho deixa o som metálico.

Quanto ao uso de um full range ou duas vias.

Depende da extensão dos autofalantes e consequentemente de seus timbres. Prefiro caixas que soam naturais. Ou seja que amplificada soam o mais próximo possível ao violão. Mas não é fácil, prefiro quando me apresento ter um bom violão e mandar ficha.

Espero que tenha lhe ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Faria uma open back com o 12PW3 e tweeter, sendo que o tweeter teria uma chave pra poder ser desligado.

Só não sei qual tweeter te indicar, até pq não sei qual driver aguentaria a distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Então vou fazer os 12PW3 mesmo, inicialmente sem TW para ver como se comporta.

Ampli Cygnus PA-400 com 4 x 90Wrms @ 8 ou 4 x 135Wrms @ 4. Pego os PW3 em 4 ohms e ligo um em cada canal mandando até 135Wrms pra eles?

Tenho também o PP-800, que deve ser mais forte e são 2 canais. Mas eu não acho em canto algum o manual do bicho, então não faço idéia de quantos Wrms seja...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho desnecessário dizer, mas melhor pecar pelo excesso...

O mundo do som pra instrumento musical é totalmente diferente do automotivo, especialmente o SQ... Tá mais próximo do Trio (Já que Trio = PA sobre rodas). Digo isso pela sua preocupação com o "buraco" de resposta. Na verdade esses buracos e picos são desejáveis numa caixa pra guitarra. São determinantes no tal do timbre que os seguidores do SQ tentam tanto reproduzir fielmente.

Na minha opinião um único driver em fullrange funciona muito melhor nesse caso do que múltiplas vias. Basta ver quantas caixas de guitarra usam essa montagem (eu diria que 99% delas). Uma caixa Open Back é o padrão, mas se vc quiser peso (eu disse PESO) na guitarra uma Closed Back é melhor (vide stacks Marshall, por exemplo). Caixas dutadas são meio raras pra isso. Como dizia um professor meu da faculdade, quando vc não faz idéia sobre qual método escolher, copie a construção dos vizinhos :vts

Sobre um falante que seja bom tanto pra violão quanto pra guitarra... Depende muito dos instrumentos. Mas via de regra o que fica legal com um não vai ficar com outro. Tanto que é comum ver caixa pra violão com 2 vias, usando um tweeter piezzo (que por sua vez soa horrivelmente ruim com guitarra). O que eles tem em comum é que pra ambos o melhor é cone com borda integrada de papelão.

Por último, os falantes... Também gosto muito dos Celestion, especialmente o Vintage30. No site deles tem diversas gravações com diversos falantes em diversos estilos... Com certeza vai ajudar a escolher um modelo, além de ser uma lição de casa essencial pros SQzeiros que ainda não se acham capazes de diferenciar timbres.

http://professional.celestion.com/guitar/f.../tone/index.asp

Por enqto, é isso!

Compartilhar este post

Link para o post

12PW3 não fica bom pra guitarra com distorção. Fica com muito "brilho". O que muitos fazem é trocar a calota por uma de papelão.

Eu prefiro o 12PW3 ao 12CV3/CV4, tente ouvi-los antes.

Além de tudo eu usaria dois 10PW3, ja ouvi bons elogios da combinação deles + guitarra, porém são 2x10" contra 2x12".

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi, também, falarem que o PW3 fica ruim para guitarra, sendo melhor para baixo.

A Bravox tem alto-falantes linha "instrumentos musicais", e até que parecem interessantes. DIYzeiros de plantão, o que acham do que segue:

bfw124iv1.jpg

Será que seria interessante?

Compartilhar este post

Link para o post
Já ouvi, também, falarem que o PW3 fica ruim para guitarra, sendo melhor para baixo.

A Bravox tem alto-falantes linha "instrumentos musicais", e até que parecem interessantes. DIYzeiros de plantão, o que acham do que segue:

bfw124iv1.jpg

E o preço? onde tem pra vender esse?

Se bem q os celestion são tradicionais no ramo! Eu não arriscaria pw3 ou algo parecido (No maximo esse bravox). E quanto ao instrumento, dificilmente vc conseguirá um resultado satisfatorio pra violao (nylon) e guitarra (distorcida). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

"Alta Fidelidade (Hi-Fi)

Aqui, tópicos com dúvidas em sistemas que VISAM a busca pela fidelidade de áudio (tocar música como ao vivo, sem alteração no sinal). Tópicos generalistas devem ser colocados no Sub-Fórum Geral."

- Matias, o crica

Compartilhar este post

Link para o post

Santana 96 => Banda 5.0 / Pioneer 560MP / 2 kits Visteon 6" / Visteon 12" / RGC-59 / Moura 75Ah

Realmente, você se enquadra perfeitamente neste subforum... excelente sistema que VISA A BUSCA pela fidelidade. Boa, garoto, vai com fé que um dia pode ser que você chegue.

Por hora, me deixa procurar uma solução para fidelizar a resposta do instrumento. Pode ser? []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Santana 96 => Banda 5.0 / Pioneer 560MP / 2 kits Visteon 6" / Visteon 12" / RGC-59 / Moura 75Ah

Realmente, você se enquadra perfeitamente neste subforum... excelente sistema que VISA A BUSCA pela fidelidade. Boa, garoto, vai com fé que um dia pode ser que você chegue.

Por hora, me deixa procurar uma solução para fidelizar a resposta do instrumento. Pode ser?  []-[]

Bah, nem fale a pena... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Bilau...

As Marshalls de Kiko usam Celestion, e open back. São 2 de 10" se não me engano. Será que não dá pra arranjar esses falantes? São britânicos se não me engano. Nacional, tenho a menor idéia.

http://professional.celestion.com/guitar/index.asp

Tem até as curvas de resposta. Você pode tentar encontrar um nacional semelhante.

São os fornecedores das caixas da Marshall, Fender, Line6, Laney, Yamaha, Vox, Cornford, Orange, Mesa Boogie, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Por hora, me deixa procurar uma solução para fidelizar a resposta do instrumento. Pode ser?  []-[]

Bah, nem fale a pena... pasmafaute

:+1:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas

por favor, dê sua explicação do porquê devo manter seu tópico no sub-forum HI-FI

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico ganhou uma sobrevida aqui... eu já ia mover, ma so moti resolveu perguntar antes....

Vamos ver no que dá!

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas acho que o lugar não é aqui.. se encaixaria melhor em Som residencial.

Até porque tirando os poucos usuários que tem experiencia com instrumentos musicais, vai acabar ouvindo muita lorota e achismo, que vai complicar sua decisão.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro,

Obrigado pela abordagem civilizada. Pode remover para o residencial.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas acho que o lugar não é aqui.. se encaixaria melhor em Som residencial.

Até porque tirando os poucos usuários que tem experiencia com instrumentos musicais, vai acabar ouvindo muita lorota e achismo, que vai complicar sua decisão.

[]

Sandro

:+1 Mas o Celestion eh fo**!!! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

eu naum tinha opinado ainda pq naum tenho experiencia quase nenhuma com esses equips, mas se vc conseguir, use os Celestion! COM certeza dão uma BELA lavada em comparação com esses woofers q vc citou!

comparar esses com celestion é comparar bravox premium com JL W-0 (pouquissimo exagero nesta afirmação... mto pouco msm!)

A gambim parece q vai lançar agora uma linha para instrumentos q é pra ser oq os subs NAR são pro som automotivo! "Not quite good, but just the next thing"!

Não tenho certeza dessa da Gambim, mas foi oq me disse uns revendedores aki da região!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. soh reforçanco uq falei no outro topico.. (copia desse): Caixa pra violao eh uma mini-P.A., onde as respostas precisam ser reproduzidas de forma bem 'flat'! O ideal mesmo pra uma caixa de violao eh q o instrumento seja 'microfonado', pq os captadores do rastilho deixam o som no minimo estranho!

Ja caixas de guitarra, sao meio complexas (a principio). Sao mt diferentes dos sistemas PA, e sua curva de resposta apresenta picos e atenuaçoes, q variam de acordo com o 'timbre' da caixa! As marshal, por exemplo, tem picos nas frequencias graves... assim como a mesa-boogie, alem de uma excelente distorçao, tem pico nas medio graves e medio-agudas/agudas! E por aih vai!

Eh por isso q usamos, junto com trocentos outros pedais, um pedal de equalizacao! Pra corrigir esses picos da resposta da caixa no momento em q a guitarra precisa soar mais acustica! (ou o inverso!)...

Bom.. espero q eu tenha ajudado.. e, qualquer duvida, eh soh postar! =)

Compartilhar este post

Link para o post

bfw124iv1.jpg

eu gosto mais desses do que os pw3

Compartilhar este post

Link para o post

mas onde tem isso a venda? A selenium disponibiliza caixas (medidas e etc) pra essa finalidade, usando pw3! (guitarra)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...