Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

diferenças do som de um Valvulado para outro não

Recommended Posts

Pessoal

Os que já puderam comparar o som de um amplificador valvulado e outro não valvulado poderiam mencionar algumas diferenças, vantagens e desvantagens de um amplificador valvulado?

 

infelizmente não posso opinar sobre um amp hi-end não valvulado

 

mas escutei um conjunto com pré e amp valvulado muuuito bom

na verdade, excelente

Editado por marcelomoti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nao sei se em som automotivo eh igual, mas no caso de amplificadores de Guitarra, os Valvulados sao MUITO melhores que os transistorizados. O som eh muito mais encorpado, mais claro, as notas sao mais definidas... enfim, eh outra coisa. Mas tambem eh muito mais caro.

Editado por Guijs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comparação técnica entre válvulas e transistores:

 

Válvulas: Vantagens

 

1. Altamente lineares

2. O Clipping é suave, o que o torna muito musical

3. Muito mais musicais que os transistores

4. Tolerante a sobrecargas e picos de voltagens

5. Maior faixa dinâmica que os transistores, devido a alta voltagem de operação do circuito

6. Acoplamento capacitivo que pode ser feito com capacitores de baixo custo de filme de alta qualidade

7. Os circuitos tendem a ser mais simples do que os transistorizados

8. A operação é normalmente em classe A ou AB, que minimiza a distorção por crossover.

9. O transformador de saída protege os alto falantes de possíveis falhas nas válvulas

10. A manutenção tende a ser mais fácil, as válvulas podem ser trocadas pelo próprio usuário.

11. A capacitância das valvulas é menor que os transistores

 

Válvulas: Desvantagens

 

1. Alta voltagem no circuito

2. Alto consumo

3. São muito pesados

4. Gera muito calor

5. Pouco tempo de vida, geralmente de 5 anos, para válvulas de potência

6. Usualmente tem custo maior que os transistorizados

 

Transistorizados: Vantagens

 

1. Usualmente tem custo menor que um valvulado

2. Menores que os equivalentes valvulados

3. Menor consumo que os valvulados

4. Esquentam menos

5. Podem operar com voltagens mais baixas

 

Transistorizados: Desvantagens

 

1. Tendencia de distorcerem mais que os equivalentes valvulados

2. Circuitos complexos e requerem um considerável feedback para diminuir a distorção

3. A capacitância dos componentes variam de acordo com as voltagens

4. Largas variações de componentes a componentes, como o ganho por exemplo

5. Os parâmetros dos componentes variam de acordo com a temperatura

6. Mosfets tem capacitância muito maior que as válvulas, que variam de acordo com a voltagem

7. Circuitos Totem Pole Classe B, são comumente encontrados, o que causa distorção por crossover

8. Menos tolerantes a sobrecargas e picos de voltagem

9. Transistorizados tem acoplamento direto na saída que podem danificar os alto falantes, numa possível falha dos transistores

10. O acoplamento capacitivo usualmente requerem capacitores eletrolíticos de alto valor, que prejudicam a performance nas altas frequencias

11. Manutenção mais difícil, os transistores não são facilmente trocados pelo usuário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Som de um valvulado é muito mais estavel e equilibrado e "limpo" que de um trasistorizado... Os graves são mais planos e lineares, não precisamos nos preocupar muito com a impedância dos falantes, alias quanto maior melhor a qualidade...

sei das vantagens e muita gente vai falar, com razão, delas...

O que ninguem fala é das desvantagens....

 

Triodos são " lampadas" mais sofisticadas, portanto tem vida útil BEM mais curta que transistores e vão perdendo qualidade com as horas de uso...

O Consumo de energia é MUITO maior... no carro isso é muito preocupante.

Valvulas são sensíveis a trepidações.......

amplificadores valvulados, ao contrário do que um equipamento high end deveria fazer, tem som próprio, ou seja modifica o sinal de entrada.... e bastante.

em instrumentos musicais isso ajuda a compor o timbre do instrumento...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho incomparavel um som valvulado... nao tem akela cara "metalica" dos transistores, a resposta é excelente, sem akeles picos q sao inevitaveis nos transistores, graves mt melhores, agudos nao-irritantes, medios equilibrados... enfim... é tudo o q os amps d transistor tentam imitar...

 

só q tem o inconveniente do peso (principalmente os transformadores, q sao monstruosamente grandes e pesados), tem vida util limitada, e as valvulas nao sao nada baratas. acho q as mais baratas custam em media uns 50 reais, q sao as valvulas d pré amp... e tb é mt dificil d se arranjar substitutas à altura... tb esquentam uma barbaridade, e gastam uma energia tb mt grande, pq sao circuitos mt ineficientes...

 

pra som automotivo eu acho q nao rola, mas pra som residencial, é o q há...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sempre achei os valvulados mais " quentes", "gordos", com " sentimento"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tive a oportunidade de acompanhar uns amigos numa caminhada sem fim pela região da sta. ifigenia em busca de peças para um valvulado....

 

nunca ouvi um valvulado... mas em brave, eu achu que vou poder ouvir um sistema digno de receber a denominação Hi-End...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não podemos esquecer dos amplificadores híbridos, que misturam as duas tecnologias... O preço porém é proibitivo para a maioria dos pobres mortais amantes da reprodução eletrônica...rs

 

A verdade que os valvulados estão aí, apaixonando os melômanos ao longo das décadas...

 

No Brasil dois fabricantes tem se destacado na fabricação desses aparelhos:

 

A AUDIOPAX, que tem exportado seus equipamentos para o mundo, com destaque na revista STEREOPHILE e na conceituada Hi-Fi NEWS...

http://www.audiopax.com/port/

 

A AUDIO PRAZER cujos equipamentos (pré e power) são fabricados em Sorocaba, interior de SP. Só para constar, o power pesa 35 kg... haja coluna pra carregar o danado...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu tive a oportunidade de acompanhar uns amigos numa caminhada sem fim pela região da sta. ifigenia em busca de peças para um valvulado....

 

nunca ouvi um valvulado... mas em brave, eu achu que vou poder ouvir um sistema digno de receber a denominação Hi-End...

Eu nunca procurei coisa pra valvulados lá (alem d valvulas, claro), mas acho q só tem 2 lugares la na regiao da santa ifigenia q vende valvulas... as duas na rua aurora (valvolandia e outra q é escondida num predio)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um totalmente valvulado que fez muito sucesso alguns anos atras em campeonatos de qualidade, inclusive foi campeão com Earl Zausmer com uma BMW série 5, com falantes B&W, sub no pezinho, MILBERT AMPLIFIERS BaM-235!! Ele rende 30Watts x 2 e classe A, foi tbm campeão com Dale Fontenot com um Thunderbird com falantes focal!!!

Agora um que é considerado high-end para autos é o MCS VG-G7 mono, acho que rende 15Watts e custa uns US$ 5.000 cada!!!!

Tem vários hibridos mosfet + válvula, tem o phaze audio, que ganhou um camp aí no brasil num audi da audio design, né???

 

Fotos do MCS:

 

MCSAMP2.gif

 

VAG7F1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ehhhh esses valvulados eu ja ouvi a muito tempo. Por isso que quem tem alguns aparelhos valvulados antigos os cara mete a faca... ta explicado.

 

Agora resta eu saber... quem manja de valvulado, se pega um aparelho desses antigo que com certeza as valvulas ja foram pro saco, tem jeito de arrumar e ficar bão como novo???

 

Acho que essa pergunta o Mr. Quality possa responder.

 

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ehhhh esses valvulados eu ja ouvi a muito tempo. Por isso que quem tem alguns aparelhos valvulados antigos os cara mete a faca... ta explicado.

 

Agora resta eu saber... quem manja de valvulado, se pega um aparelho desses antigo que com certeza as valvulas ja foram pro saco, tem jeito de arrumar e ficar bão como novo???

 

Acho que essa pergunta o Mr. Quality possa responder.

 

Valeu!!

Se o circuito estiver intacto, basta substituir as valvulas!

 

uma valvula é praticamente igual uma lampada... trocou, ta novo...

 

o dificil é de se achar valvulas boas... e qdo vc acha, sao incrivelmente caras... As Sovtek (qualidade mediana) vc acha relativamente facil, mas outras marcas complica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ehhhh esses valvulados eu ja ouvi a muito tempo. Por isso que quem tem alguns aparelhos valvulados antigos os cara mete a faca... ta explicado.

 

Agora resta eu saber... quem manja de valvulado, se pega um aparelho desses antigo que com certeza as valvulas ja foram pro saco, tem jeito de arrumar e ficar bão como novo???

 

Acho que essa pergunta o Mr. Quality possa responder.

 

Valeu!!

Se for um equipamento antigo e estiver parado a algum tempo, provavelmente vc precisará trocar as válvulas e também todos os capacitores do circuito, pois esses componentes tem uma vida útil.

Se vc tiver um amplificador antigo e ligar ele na tomada direto, vc estará correndo um grande risco de queimar o equipamento, por causa dos capacitores, principalmente os que fazem parte da fonte de alta tensão.

Editado por MrQuality

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje escutei a diferença entre um valvulado e um Wharf Clean

vixi, deu quase a diferença de um mosfet pra um booster ... :)

nao que a qualidade de um Wharf seja ruim mas que dá diferença, dá

 

o som do valvulado tem mais clareza, mais extensão de agudo

é mais vivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hoje escutei a diferença entre um valvulado e um Wharf Clean

vixi, deu quase a diferença de um mosfet pra um booster ... :)

nao que a qualidade de um Wharf seja ruim mas que dá diferença, dá

 

o som do valvulado tem mais clareza, mais extensão de agudo

é mais vivo

Não era o Clean, era o Flat <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hoje escutei a diferença entre um valvulado e um Wharf Clean

vixi, deu quase a diferença de um mosfet pra um booster ... :)

nao que a qualidade de um Wharf seja ruim mas que dá diferença, dá

 

o som do valvulado tem mais clareza, mais extensão de agudo

é mais vivo

Andou escutando as velinhas né Moti.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hoje escutei a diferença entre um valvulado e um Wharf Clean

vixi, deu quase a diferença de um mosfet pra um booster ... :)

nao que a qualidade de um Wharf seja ruim mas que dá diferença, dá

 

o som do valvulado tem mais clareza, mais extensão de agudo

é mais vivo

Marcelo, era um Flat naum uma clean !!!!!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PO TB QUERO OUVIR ESSA DIFERENÇA TEM JEITO AI MOTI? RS...:)

 

VCS DISSERAM QUE BASTA TROCAR AS VALVULAS NEH? E O DURO E DIFICIL ACHAR. MAS NO CASO DE NÃO TER UMA , EXISTE ALGUMA COISA NO SENTIDO POE ESSA QUE DAH CERTO? E COM ISSO TA TUDO CERTO, TEM DIFERENÇA MONSTRUOSA COMO POR EXEMPLO UMA PEÇA ORIGINAL E OUTRA SEGUNDA LINHA OU AOS BONS OUVIDOS NÃO SE NOTA???

 

AE EU TENHO MANIA DE ESCREVER COM LETRAS TUDO GRANDE VIU. ENTAUM NÃO ME PEÇAM P/ COLOCAR TUDO MINUSCULO... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
PO TB QUERO OUVIR ESSA DIFERENÇA TEM JEITO AI MOTI? RS...:)

 

VCS DISSERAM QUE BASTA TROCAR AS VALVULAS NEH? E O DURO E DIFICIL ACHAR. MAS NO CASO DE NÃO TER UMA , EXISTE ALGUMA COISA NO SENTIDO POE ESSA QUE DAH CERTO? E COM ISSO TA TUDO CERTO, TEM DIFERENÇA MONSTRUOSA COMO POR EXEMPLO UMA PEÇA ORIGINAL E OUTRA SEGUNDA LINHA OU AOS BONS OUVIDOS NÃO SE NOTA???

 

AE EU TENHO MANIA DE ESCREVER COM LETRAS TUDO GRANDE VIU. ENTAUM NÃO ME PEÇAM P/ COLOCAR TUDO MINUSCULO... :legal:

existe sim equivalencia entre certos tipos d valvulas... inclusive existem valvulas identicas com nomenclaturas diferentes...

 

ex: na america existe uma valvula q chamamos de 12AX7, q é a mais comum d se ver em circuitos valvulados na parte do pré amp... essa mesma valvula na Europa é chamada de ECC83, mas é exatamente a mesma valvula, só q com outro nome!

 

pra completar, existe ainda outro tipo de valvula, q se nao me engano é a 2550 (ou algo parecido), q nao é a mesma valvula, mas pode ser substituida pela 12AX7 sem problemas... o modelo 6BQ7A tb pode ser substituido por essas...

 

ou seja... se vc nao achar o modelo original, pode pesquisar q é provavel q haja um outro modelo compativel com seu equipamento...

 

a diferença entre valvulas d mesmo modelo, porem marcas diferentes, nao é mt grande... pra maioria dos mortais, é imperceptivel se vc ta usando uma valvula Sovtek ou se vc ta usando uma valvula da General Electrics ou uma valvula original de um Telefunken... mas pros audiofilos mais experientes e aficcionados por valvulados da pra perceber diferença sim...

 

EDIT seculos depois de postado: nao é 2550, e sim 7025 a equivalente das 12AX7/ECC83

Editado por GGG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OPA!! MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO!!! EU GOSTARIA DE UM DIA ESTAR OUVINDO ESSES AMPLIFICADORES VALVULADOS PARA PODER SENTIR A DIFERENÇA. JA OUVI RESIDENCIAL, MAS MUITO TEMPO ATRAS. AGORA COM RELAÇÃO A AUTOMOTIVOS NUNCA OUVI. TENHO ESSA CURIOSIDADE. QUEM SABE UM DIA POSSA OUVIR A CONVITE DE ALGUEM QUE TENHA.

VALEU GGG.

 

BOM ANO NOVO A TODOS... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que maravilha de tópico!!

 

vcs sabem algo mais detalhado sobre o MC da Audiobank? sei que é valvulado e monobloco (vende em pares) e tem excelent qualidade, alguma refrencia maior??

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
OPA!! MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO!!! EU GOSTARIA DE UM DIA ESTAR OUVINDO ESSES AMPLIFICADORES VALVULADOS PARA PODER SENTIR A DIFERENÇA. JA OUVI RESIDENCIAL, MAS MUITO TEMPO ATRAS. AGORA COM RELAÇÃO A AUTOMOTIVOS NUNCA OUVI. TENHO ESSA CURIOSIDADE. QUEM SABE UM DIA POSSA OUVIR A CONVITE DE ALGUEM QUE TENHA.

VALEU GGG.

 

BOM ANO NOVO A TODOS... :vts

Pra complementar a resposta sobre os tipos d valvulas... q acho q ficou faltando falar q o q eu disse vale pra valvulas DO MESMO MODELO... modelos diferentes tem timbre bem diferente sim.... qq um q seja um pouco melhor d ouvido consegue perceber a diferença se vc pegar um amp q usa 12AX7 e substituir as mesma por 6BQ7A... as 12AX7 dão bem mais medio-agudos e agudos, e tem um som um pouco mais claro tb (provavelmente por causa dos agudos extra)...

 

Eu tb tenho vontade de ouvir um amp automotivo valvulado.... mas até hj nao conheci ninguem q sequer tenha ouvido falar sobre isso... infelizmente os valvulados nao sao mt difundidos por aki (Brasil) por alguma$ razoe$... Só ouvi valvulados residenciais e tb amps valvulados pra instrumentos musicais.... e ja foi o suficiente pra eu virar fã das valvulas :P

 

A maioria das pessoas por falta de informaçao ainda associam valvulas a precariedade... elas associam valvulas e transistores do mesmo jeito q associam tv colorida e tv preto e branco.. ignorancia é fo**... quem nunca ouviu comentarios do tipo "ah, sei la o q é tao ruim q ainda é d valvula"??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que maravilha de tópico!!

 

vcs sabem algo mais detalhado sobre o MC da Audiobank? sei que é valvulado e monobloco (vende em pares) e tem excelent qualidade, alguma refrencia maior??

 

abraços!

Então Papito blz ! Mas o audio bank é um híbrido se naum me engano, ele tem pré valvulado e saída mosfet e ouví dizer por fontes que ouviram os dois na mesma plataforma que ele naum chega a tocar como um Flat mas é melhor que o clean da Wharf audio mas como naum tem mais Flat pra vender é a melhor pedida !!! Só que o preço é meio salgado, disseram que tá em torno de R$ 3.000,00 o par !!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que maravilha de tópico!!

 

vcs sabem algo mais detalhado sobre o MC da Audiobank? sei que é valvulado e monobloco (vende em pares) e tem excelent qualidade, alguma refrencia maior??

 

abraços!

Então Papito blz ! Mas o audio bank é um híbrido se naum me engano, ele tem pré valvulado e saída mosfet e ouví dizer por fontes que ouviram os dois na mesma plataforma que ele naum chega a tocar como um Flat mas é melhor que o clean da Wharf audio mas como naum tem mais Flat pra vender é a melhor pedida !!! Só que o preço é meio salgado, disseram que tá em torno de R$ 3.000,00 o par !!!! :legal:

salve Sumido!

 

em novembro liguei la na audiobank e conversei bastante com o projetista, e fiquei bastante entusiasmado quanto a qualidade e resposta, quanto ao preço, lá era 50% desse valor, dae meu interesse (nono correa roox), pq tb tem alta potencia (200w cada monobloco).

 

la na S9 tinha um na vitrine, eu pensava que ele era bem maior, talvez por isso seja hibrido, tem tamanho de mosfet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que maravilha de tópico!!

 

vcs sabem algo mais detalhado sobre o MC da Audiobank? sei que é valvulado e monobloco (vende em pares) e tem excelent qualidade, alguma refrencia maior??

 

abraços!

Então Papito blz ! Mas o audio bank é um híbrido se naum me engano, ele tem pré valvulado e saída mosfet e ouví dizer por fontes que ouviram os dois na mesma plataforma que ele naum chega a tocar como um Flat mas é melhor que o clean da Wharf audio mas como naum tem mais Flat pra vender é a melhor pedida !!! Só que o preço é meio salgado, disseram que tá em torno de R$ 3.000,00 o par !!!! :legal:

salve Sumido!

 

em novembro liguei la na audiobank e conversei bastante com o projetista, e fiquei bastante entusiasmado quanto a qualidade e resposta, quanto ao preço, lá era 50% desse valor, dae meu interesse (nono correa roox), pq tb tem alta potencia (200w cada monobloco).

 

la na S9 tinha um na vitrine, eu pensava que ele era bem maior, talvez por isso seja hibrido, tem tamanho de mosfet.

:legal: 50% !!!! Então vale a pena !!!! É boa a potência heim !!! Gostei da opção !! Mas o seu amp. tb é bom pacas !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...