Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ilson

Freq. De Sintonia (fb) Ideal Pra Trio..

Recommended Posts

Postado em

Ae galera, vamos compartilhar os resultados com as frequencias de sintonia que já TESTAMOS, com que tipo de sistema e qual estilo musical ficou legal com a mesma..

Algumas caixas que ja testei:

Bomber upgrade 10", 20 litros, Fb 50 hz, sitema de 4 vias... Ficou muito bom com funk! Com axé, forró deixou a desejar..

Street Bass 15", Fb 58hz, 82 litros, 4 vias.... Muito mais versátil, porém não tinha o sub grave pesado como os upgrades para alguns funks, mas tocava bem alguns outros que a batida era na casa dos 80hz . . .

Comentem suas experiências!!!

Postado em
Ae galera, vamos compartilhar os resultados com as frequencias de sintonia que já TESTAMOS, com que tipo de sistema e qual estilo musical ficou legal com a mesma..

Bomber upgrade 10", 20 litros, Fb 50 hz, sitema de 4 vias... Ficou muito bom com funk! Com axé, forró deixou a desejar..

Street Bass 15", Fb 58hz, 82 litros, 4 vias.... Muito mais versátil, porém não tinha o sub grave pesado como os upgrades para alguns funks, mas tocava bem alguns outros que a batida era na casa dos 80hz . . .

Meus parabéns pelo nível da pergunta, muito boa mesmo...

Vamos pessoal, comentem!!!!! :+1:vts

Deixa rolar um pouco e eu posto as impressões... :legal:

Postado em
Ae galera, vamos compartilhar os resultados  com as frequencias de sintonia que já TESTAMOS, com que tipo de sistema e qual estilo musical ficou legal com a mesma..

Bomber upgrade 10", 20 litros, Fb 50 hz, sitema de 4 vias...  Ficou muito bom com funk! Com axé, forró deixou a desejar..

Street Bass 15", Fb 58hz, 82 litros, 4 vias....    Muito mais versátil, porém não tinha o sub grave pesado como os upgrades para alguns funks, mas tocava bem alguns outros que a batida era na casa dos 80hz . . .

Meus parabéns pelo nível da pergunta, muito boa mesmo...

Vamos pessoal, comentem!!!!! :+1:vts

Deixa rolar um pouco e eu posto as impressões... :legal:

um UP pra galera dar opiniao....

MInhas experiencias ate agora....

43Hz... nao gostei... pra dentro bate q é uma beleza, mas pra fora nao acompanha nao...

48Hz... nao gostei... pra dentro bate q é uma beleza, e pra fora, bateu mais q a config a cima....

Proximo teste vou ignorar para 68Hz e ver como fica.... hahahaha

Abraços!

Postado em

O Alca, essas sintonias que tu usou foram pro oversound 15/800? Qual o volume da caixa?

Fillipe, esses cortes que tu fez foram o low pass do player, certo? O pessoal tá falando aqui da sintonia da caixa, mas tá valendo. :legal:

Postado em
O Alca, essas sintonias que tu usou foram pro oversound 15/800? Qual o volume da caixa?

Fillipe, esses cortes que tu fez foram o low pass do player, certo? O pessoal tá falando aqui da sintonia da caixa, mas tá valendo. :legal:

Opa, é sim pros Overs 15/800...

Nao estou satisfeito com os graves dele nao... estou fazendo de tudo para ver se melhora.... :banghead

A caixa esta com 81L livres para cada Over, ja descontando dutos e falante.

Mas ta ai, vamos ver as frequencias q o pessoal ta usando para eu ter uma nocao tbm...

Ate o final da semana testo ele em 68Hz....rsrsrsrs Vamos ver o q da...

[]´s

Postado em

Até que fim um otimo topico!

Era uma duvida que eu tinha a um tempo.. sempre sitonizei a caixa, mais ou menos proximo do que vinha no manual do fabricante ou mesmo ia alterando o duto pra vê o que me agradava mais, tentava tb fazer experiências de sitonizar proximo da sitonia do carro, mas nunca entendi bem qual a principal função da sitonia da caixa...

Pela noção que tenho ela serve pra controlar a excursão do cone, é isso ou tou falando mer**?! No caso de uma caixa com 45Hz... se a musica descer mais que isso, não poderia danificar o Sub?!

Gostaria se possivel de maiores explicações em relação a essa sitonia da caixa que tenho q admitir que fico meio voando no assunto...

Postado em
Olá Pessoal!

Frequência ideal pra trio?

Não seria para o falante não?

A caixa não é mais feita de acordo com os parâmetros do falante?

De onde vem essa teoria?

Como vou aprender essa novidade?

Tô por fora acho?!

Saudações,

Paulo Duto.

Acredito que para via de graves em trio nao convem reproduzir frequencias muito baixas como 20hz a 30hz...

Geralmente vejos pessoas falando em chegar aos 40hz com acoplamentos e tal mas acredito que 40hz a 50hz da para ficar legal levando em conta que se trata de somautomotivo

Postado em

Tenho uma caixa na faixa de uns 115 ou 120 litros para cada WPU 1809 (450W) 8 ohms com 2 dutos de 10cm de diam. por 9 cm de profundade.

Frequencia na faixa de 49 a 50 Hz (de acordo com simulação no site selenium)

Ultimamente coloquei uma banda ice 1800W para puxar (folgada) os falantes e notei que os mesmos estalam ao reproduzirem o som da bateria num volume não tão alto.

Antes eu conseguia graves melhores e mais altos com meu antigo amplificador (punch 800a2).

Eu pensava que se eu mudasse a frequencia de minha caixa melhorava meu som mas não sei se o problema é o amplif.

Postado em

65HZ na lata, treme tudo... Caixa com 100Litros, duto retangular.

Pra funk não tem coisa melhor, agora pra rock o falanta não acompanha.

Será que é um problema do Live, do amplificador ou da frequencia?

Postado em

Roque, o grave piorou porque o teu punch 800a2 tinha um fator de amortecimento muito melhor que o ICE e com isso o controle sobre os falantes era melhor - grave mais definido.

Postado em
Roque, o grave piorou porque o teu punch 800a2 tinha um fator de amortecimento muito melhor que o ICE e com isso o controle sobre os falantes era melhor - grave mais definido.

Deve ser isso mesmo, Marcos. Só que por estar descontente com meu som (eu sempre estou...hehehe), encomendei mais 2 WPU1809 8ohms, iguais aos que tenho. Vou ligá-los na ICE e com isso vou sugar toda a potência dela para os quatro falantes.

Agora estou na dúvida em qual frequência devo sintonizar minha nova caixa.

Pretendo fazer a caixa com uns 110 litros livres para cada falante e com 2 dutos.

Devo colocar alguma espuma dentro da caixa? isso interfere na frequência?

Pessoal, se por acaso eu fugi um pouco do título do tópico, me DESCULPEM.

Abraço

Postado em
Deve ser isso mesmo, Marcos. Só que por estar descontente com meu som (eu sempre estou...hehehe), encomendei mais 2 WPU1809 8ohms, iguais aos que tenho. Vou ligá-los na ICE e com isso vou sugar toda a potência dela para os quatro falantes.

Agora estou na dúvida em qual frequência devo sintonizar minha nova caixa.

Pretendo fazer a caixa com uns 110 litros livres para cada falante e com 2 dutos.

Devo colocar alguma espuma dentro da caixa? isso interfere na frequência?

Pessoal, se por acaso eu fugi um pouco do título do tópico, me DESCULPEM.

Abraço

Tenho um grande probelma que acredito ser sintonia da minha caixa..

Meu Trio é de 3 vias. Tenho 2 Street Line de 12" em uma caixa de 58 litros para cada falante. A caixa esta sintonizada em 53,7Hz. O meu Problema é que os Streets estão travando Bobina quando tocam alguns tipos de musicas. Ex. Fank.

O meu trio é o que esta na minha assinatura.

Detalhe: O Croosover esta configurado o LowPass em 200hz e o ganho esta no meio e quando eu aumento o volume até o 20 o som esta cortando.

eu gostaria de saber se esta sintonia está legal ou devo mudar?? e se o problema pode ser outro.

muito Obrigado

Postado em

a muito tempo que não vejo um tópico instrutivo como esse :legal:

como eu não tenho muito conhecimento técnico nesta área, vou postar o que ja encontrei pesquisando muito na net.

no caso da sintonia da caixa ela se baseia nos parametros do falante, para a partir deles confeccionar uma caixa mais adequada a finalidade/musica a ser aplicada nela, casando com a caracteristica do falante.

acho que a sintonia ideal para que não apresente danos ao falante mesmo sendo um woofer seja 48Hz. Já vi manuais de woofers sugerirem sintonias de caixas abaixo dos 35Hz.

por favor me corrijam se eu estiver errado :legal:

cito o exemplo dos Eros SDS do nosso aigo daqui de Salvador, Romu que a caixa está com o duto errado(minha opinião: o duto está fazendo o SDS descer demais) e com isso, fazendo o eros dele excursionar demais, batendo a bobina no gap.

e no caso dos cross contidos nos player eu acho deficientes, se comparados com um cross ativo que tem muito mais opições de ajustes

Postado em
Olá Pessoal!

Frequência ideal pra trio?

Não seria para o falante não?

A caixa não é mais feita de acordo com os parâmetros do falante?

De onde vem essa teoria?

Como vou aprender essa novidade?

Tô por fora acho?!

Saudações,

Paulo Duto.

Mas um único falante se da bem em diferentes tipos de caixa..logico q dentro dos seus limites.

Acho q é issu q a galera ta discutindo...qual frequencia que vc pode tentar ajustar o falante para um melhor rendimento pra fora....repetindo..dentro do seu limite.

Acho q ng vai querer sintonizar um E2k pra tocar bem pra trio..ehehehe

Postado em
Olá Wendel_rm!

Escreveste:

""no caso da sintonia da caixa ela se baseia nos parametros do falante, para a partir deles confeccionar uma caixa mais adequada a finalidade/musica a ser aplicada nela, casando com a caracteristica do falante.""

depois:

""acho que a sintonia ideal para que não apresente danos ao falante mesmo sendo um woofer seja 48Hz. Já vi manuais de woofers sugerirem sintonias de caixas abaixo dos 35Hz.""

Uma frase não está contradizendo a outra?

Eu escreveria que no caso da sintonia do falante na caixa adequada deve ser estritamente de acordo com os parâmetros; pra mim não importa a música que ele vai tocar, mas sim é uma questão de escolher falante adequado.

Quando simulamos um falante já temos boa idéia do que serão seus limites; basta observá-los; quando colocarmos uma sintonia de 48hz num falante com fs de 30hz não podemos querer que ele vá reproduzir abaixo de 30hz; basta saber que vai haver o roll-off de 12dB/oitava, sobre-excursão, pico enorme (inexistente na música real);

Basta estudar resultados simulados para ver que o que funciona dentro do carro fechado, pelo ganho da cabine de até 12dBs abaixo de 70hz, quando estamos dentro de uma enorme band-pass, cai totalmente por terra quando abrimos a tampa traseira; temos perda de cerca de 8dBs abaixo dos 70hz; quando o acoplamento acústico da cabine se perde o falante se descontrola quando tenta tocar frequências a meia oitava abaixo da sintonia... isso não diz nada?

O que poderiamos fazer? Conviver com a realidade ou acrescentar falantes e potência necessários pra cobrir essa perda, além de usar as proteções necessárias.

Em muitos trios vejo uma inversão de quantidades, quando temos 1 ou 2 woofers e de 4 para fora drivers; spls de 90 a 99dBs para spls de 105 a 110dBs; como os falantes não conseguem acompanhar os drivers cada vez mais potência tocam nos coitados dos falantes (campeonato de distorção deve ser mato); depois não se sabe o porque de tantas restrições ao som automotivo em locais públicos.

Quando escuto reprodução de relatos de fábricas quanto ao que é feito em termos de trios em certas regiões é de chorar; por isso proliferam os falantes cada vez com maior potência admissível; não importa se é bem tocado o programa, mas o quanto de potência estão tocando... Eles querem vender e por isso atendem os reclamos dos compradores.

Por hora chega.

Saudações,

Paulo Duto.

Essa questão é o conhecido e chato CORNETEIRO q vivem a incomodar os ouvidos e a paciencia da galera. Eu tenho um trio e acho q está bem equilibrado a caixa ta sintonizada em 48hz eos woofers estão trabalhando de 50~150hz pra fora é um bom som (fotos no topico TRIO NO GOL) fiz a caixa conforme orientações da fabrica os falantes sopram um pouco ja pensei em aumentar os dutos (retangulares) + não sei até q ponte é necessario??? se poderem ajudar a caixa tem 85 litros p cada falante (15 800 Oversound) eo duto ta com a area de 88,31 por 11 de profundidade(pra quanto aumentar)??

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...