Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Dúvida Rápida Na Instalação Do Spx666b

Recommended Posts

Postado em

Turma,

Dando uma pré-analisada em todo o equipamento, a fim de verificar se está tudo dentro dos conformes e tudo foi comprado para a instalação, me deparei com os bornes de alimentação do SPX666b. Observei que são duas entradas de cabo positivo e duas entradas de cabo negativo, como também é a grande maioria dos Rockford.

Nas especificações técnicas do amplificador, no site http://www.wharfaudio.com.br, recomenda-se fusível externo de 50 ampéres. Por se tratar de dois cabos positivos, gostaria de saber se deverá ficar conforme a imagem abaixo:

spx666b7wx.jpg

(O cabo de força principal passa pelo tal fusível de 50 ampéres recomendado, e dele sai um único cabo que se subdivide em dois, a fim de plugar os dois bornes positivos do amplificador)

Caso não seja desse jeito, favor informar.

Outra coisa que eu estou meio sem entender é a imagem de como instalar o amplificador, também do site da Wharf. Ela apresenta a figura de uma bateria, de onde o cabo positivo saindo dela se conecta a um porta-fusível com fusíveis de 80 Ampéres, e dele sai um cabo de 30 ampéres? Está meio dúbio... para quem quiser confirmar a insanidade, aqui está a imagem: http://www.wharfaudio.com.br/imagens/SPX666BB.zip

Até logo!

Postado em

Tomando por base a alimentação do Flat, que não deve ser tão diferente:

flat048le.jpg

Os bournes do terra estão interligados, portanto apenas uma via basta (sem fusível).

Já para o positivo, eu usava o bom e velho "jumper" mesmo :P

Abraço

Postado em

Opa, o tal do fusível externo QB Littlefuse 50A que ele fala, já existe no amplificador? Eu achei que eu deveria colocar um fusível externo porque ele não teria...

...coloco ou não?

Postado em

Por mim, eu faria como o esquema da tua foto. E coisa semelhante para o negativo, sendo um distribuidor sem a parte de porta-fusíveis.

Vais usar terminais argola né? Já verificou se cabem? E verificou no cabo 16 e/ou 21?!

Fotinha pra ilustrar os bornes:

produtos_componentes_71.jpg

Postado em
Por mim, eu faria como o esquema da tua foto. E coisa semelhante para o negativo, sendo um distribuidor sem a parte de porta-fusíveis.

Vais usar terminais argola né? Já verificou se cabem? E verificou no cabo 16 e/ou 21?!

Fotinha pra ilustrar os bornes:

produtos_componentes_71.jpg

Lucas escolhe um positivo e outro negativo qualquer ,pois os Wharf ficam ligados em série e aí não tem problema..Na minha opinião quando você for montar o sub de preferência em usar os 2 canais..Usei em bridge e não gostei, achei que o sistema ficou instavel,mas agora o amplificador usando 2 canais ta mandando muito bem e quase não esquenta... Boa sorte aí! []-[]

Postado em

Bem, há de se levar em conta o tamanho caixa/mala... Lucas, nós vemos isso na hora. Acho que tem coisa que só vai dar pra saber quando o carro chegar.

Postado em

Os bornes duplos tem uma funcao pratica.

Em um dos bornes voce vem com o cabo desde a bateria ou massa

Em caso de vc utilizar um capacitador vc conecta no outro borne e tem uma instalacao muito mais limpa.

:legal:

Postado em

Como disseram, está tudo interligado.

Ne época que eu usava um Clean, liguei os 2 positivos.

Do distribuidor saiam 2 cabos, com fusivel de 20A em cada, totalizando os 40A que o fabricante recomendava.

Postado em

Lucas,

...tou aqui pensando: estes dois bornes não seriam para dividir a carga, permitindo usar cabeamento de bitola menor (e consequentemente, terminais que caibam nos conectores do amp)??

Ao invés de exigir um único cabo de 21mm2, por exemplo, exige-se dois de 13mm2... idem para o terra. Tou só especulando, mas é uma idéia que passou pela minha cabeça vendo as fotos...

[],

Ricardo.

Postado em
Lucas,

...tou aqui pensando: estes dois bornes não seriam para dividir a carga, permitindo usar cabeamento de bitola menor (e consequentemente, terminais que caibam nos conectores do amp)??

Ao invés de exigir um único cabo de 21mm2, por exemplo, exige-se dois de 13mm2... idem para o terra. Tou só especulando, mas é uma idéia que passou pela minha cabeça vendo as fotos...

[],

Ricardo.

É mais pra in and out, como o gets explicou.

Pluga o positivo nele e sai dele para outro amp, megacap ou afim. É interligado, não faz sentido o uso de ambos para o mesmo propósito.

Abraços

Postado em

Acredito que utilzam bornes duplos simplesmente porque 'não deu' para implementar bornes de alta corrente. Estes pequenos suportam uns 15-20A médios cada sem maiores problemas de aquecimento (e isto se utilizar totalmente a área, ao redor do parafuso). Se o amp é parrudão, usa 2 para cada polo.

Mas claro que o discurso fica muito mais bonito se falar que o borne adicional é para ligação de um capacitor ou alimentação de outros amplificadores em ''tandém'', hehe.

Postado em
Acredito que utilzam bornes duplos simplesmente porque 'não deu' para implementar bornes de alta corrente. Estes pequenos suportam uns 15-20A médios cada sem maiores problemas de aquecimento (e isto se utilizar totalmente a área, ao redor do parafuso). Se o amp é parrudão, usa 2 para cada polo.

Mas claro que o discurso fica muito mais bonito se falar que o borne adicional é para ligação de um capacitor ou alimentação de outros amplificadores em ''tandém'', hehe.

(There goes my hero... watch him as he goes)

Esse Murilo...... :P

Postado em

(There goes my hero... watch him as he goes)

Esse Murilo...... :P

Andas ouvindo muito Foo Fighters... :vts

Postado em

O Meu eu resolvi nos distribuidores dois cabos de 10mm2 pro warf, só pra não ficar "desdentado", poruqe dentro e unido mesmo.

Tá na hora do franco rever esses bornes..

[]

Sandro

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...