Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FeMeReF

Revolta Com Os Novatos!

Recommended Posts

Postado em

Bom, cresce uma revolta quando vemos pessoas anunciando "SQ" pra todo lado e aparecem algumas outras recomendando equipamentos utilizados até p/ trio elétrico.

Vamos lá, queria perguntar a todos o porque de tantos posts recomendando em muitas vezes equipamentos bons mas que não sao perfeitos ao "SQ".

Deixem suas indagações a respeito ;)

Postado em

Provavelmente porquê o conceito de SQ não é entendido por estas pessoas.

Mas isto tende a mudar, pois o som de fidelidade vai cada vez mais se fortalecer, pelo menos é isso que me motiva a escrever no fórum.

Não fico revoltado.

Acho interessante e de certa forma positivo por exemplo um cara que disse que montou um SQTrio.

Poxa, quer dizer que, apesar de totalmente desvirtuado do propósito do Som de Fidelidade, ele usou o termo para enaltecer o projeto dele de forma positiva, ou seja, o som dele teve o cuidado pelo menos de ser bem montado.

E equipamentos perfeitos para SQ acho que ou estão fora do alcance do pessoal daqui, ou está sendo desenvolvido no melhor estilo "Brasileiro" de ser, e com bastante sucesso.

Postado em

Sei lá, nesse fórum eu só me revolto pq mta gente não lê as regras para se fazer um tópico, ou qdo não respeitam a opinião dos outros.

Ah, tb tem akeles q fazem cara feia para o "novo'.

Mas de resto, acho q aki ainda tem mto o q crescer, é um fórum mto específico, acabamos nos trombando com certas barrerias mesmo.

Postado em

Afinal SQ significa fidelidade ou significa o típico som SQ num carro, com falantes de 3 a 6", um sub derrepente, amps e cabos difíceis de encontrar e montado visando qualidade em todos os aspectos?

Um show que preze por uma reprodução fiel do som criado no opalco e tiver um PA não vai poder ter fidelidade só porque os sonofletores são enormes perto dos pezinhos que estamos habituados?

Postado em

Não foi essa confusão um dos motivos que trocaram a especificação do sub-forum de SQ para Alta-fidelidade?

Na real quem tá buscando um projeto agradável pra dentro, como eu, deveria postar no Geral, mais postando lá fica complicado de obter as respostas na direção correta. Ai acabamos postando aqui, que aumenta a chance de ter respostas mais interessantes. Mais não chega a ser alta fidelidade (pq não tenho bagagem pra isso). Depois dessa vão me mandar pra lá, mais é mais ou menos por ai .. hehehe.

Postado em

Eu acho que Alta-Fidelidade é um objetivo, um norte na montagem do som: criar a sensação de que a banda está tocando ao vivo para você.

Se carinha quer fazer isso com Papão e pentaxial não importa, as pessoas tem limitaçõe$ que impedem de sair comprando o top do top.

E assino em baixo do Capone: resistência ao novo é uma coisa chata. Daqui a 5 anos vou entrar no forum e ainda vão tar recomendando AB4100/CSD/UXP para todo mundo eheheh.

(claro que melhor custoXbeneficio só tem 1, mas essas coisas mudam ao longo do tempo, ou deveriam pelo menos)

Postado em
Se carinha quer fazer isso com Papão e pentaxial não importa, as pessoas tem limitaçõe$ que impedem de sair comprando o top do top.

Discordo.

Impossível buscar fidelidade com pentaxial e papão.

Não por questão de orçamento. Mais com a mesma grana faz muito mais sentido ele pegar equipamentos com características mais próximas a fidelidade ou qualidade.

Postado em
Um show que preze por uma reprodução fiel do som criado no opalco e tiver um PA não vai poder ter fidelidade só porque os sonofletores são enormes perto dos pezinhos que estamos habituados?

Ahá! PERFEITO! Você tocou no ponto principal... na ferida mesmo! É uma coisa que sempre me perturbou, mas eu tinha preguiça de discutir isso aqui.

E aí, como fica a "fidelidade" quando se trata de um show ao ar livre para centenas de pessoas? Como o Murilo falou, só porque são falantes enormes, a fidelidade irá pro brejo? O show do João Bosco para 1.000 pessoas vai ser um lixo, sem fidelidade alguma na reprodução?

Postado em
Ahá! PERFEITO! Você tocou no ponto principal... na ferida mesmo! É uma coisa que sempre me perturbou, mas eu tinha preguiça de discutir isso aqui.

E aí, como fica a "fidelidade" quando se trata de um show ao ar livre para centenas de pessoas? Como o Murilo falou, só porque são falantes enormes, a fidelidade irá pro brejo? O show do João Bosco para 1.000 pessoas vai ser um lixo, sem fidelidade alguma na reprodução?

Será?! Vai saber... Grandes chances de ser ruim sim, mas não um lixo. Fui aos shows de BB King, Diana Krall, John Pizzarelli, ... Musicalmente juro que os prefiro no meu carro. Mas dá de curtir, as piadas dos caras são boas (tirando a loirinha que é dura de tudo).

Agora não é quanto a tamanho de falantes, Murilo. Existe full-range (true full mesmo) de 10", mas vai ver quanto custa a criancinha. Já ouviu caixas planares?! Ribbons!? São pirruxos não :P Por isso temos de nos ater a falantinhos de 5" e/ou 6", subs de 6"/8", no máximo 10", que convenhamos, são bem mais espertinhos, fora as limitações de espaço que temos no "ambiente carral".

E quando falamos de fidelidade "referencial" é não amplificação mesmo.

Postado em

Sim, um show para mil pessoas tem muita chance de ser ruim, ou no mínimo bem pior do que um show para 50 pessoas, de preferêcia sem amplificação (sei que é para poucos tipos de show)

Postado em

PA é complicado... não há de se esperar fidelidade.

Primeiro pela captação, ao ar livre, dependente de um microfone que nem sempre é o ideal, e com forte equalização, compressão... tudo pra no final, não virar uma sinfonia de microfonias.

Sem falar que os próprios falantes, são "comuns". Um PA pode ser equilibrado, como no geral são mesmo, mas não se deve esperar alta fidelidade ali não.

Postado em

O ponto principal é:

Você sempre tem um CUSTO e um OBJETIVO.

Se vc pode gastar 1000 reais para o sistema inteiro e quer SQ, muita gente vem e diz "Ah, impossível, vai pro geral". Daí se o cara tem 5000 reais já é outro papo... "Vai de JL, JVC67, MBQ, Diamond, Alpine, e o diabo a 4". Eu acho isso errado.

Com 1000 reais o cara pode pegar 1 amp pro sub bem forte, um sub mononota em uma caixa pra 60Hz e ser totalmente feliz pro SPL ser ouvido a 1 quarteirão de distância. Por outro lado ele pode pegar um fosgate 4.6x ou um Gradiente HPA e um fosgate 40ix pro sub e umas caixinhas da Sta Efig e partir prum DIY e ser totalmente feliz no SQ, tendo um som pra ouvir no dia a dia com o máximo de fidelidade que conseguiu.

Num show os organizadores tem um custo estabelecido e o objetivo de fazer todo mundo ouvir legal o som (espectro quase completo) com um mínimo de fidelidade estabelecido.

Acho que a gente não deve confundir ter fidelidade de audio como objetivo com ter um som totalmente fiel ou o máximo possível atualmente.

Postado em

o-o- Um novato postando

Acho q naum existe sistema perfeito "SQ"...

acho q se vc opta por SQ, vai ter em mente sempre procura o melhor

entaum de q adianta vc de kra gasta uma grana federal se nem vai precisa muda vai...

qq adianta um novato naum ter noção do q eh ruim...

Concordo quando quem sabe do assunto indica o melhor... o top, mas pra quem tem grana e sabe o q eh ruim?

Me corrijam se estou errado...

SQ pra mim eh vc pode escuta uma musica sem haver burracos de frequencia no meio... ouvi da mais profunda batida ateh o mais agudo dos gritos, e eh claro ouvi claramente e naum embolado...

e para q isso aconteça... tem q ser necessáriamente um JL, JVC67, MBQ, Diamond ou Alpine???

Postado em
o-o- Um novato postando

Acho q naum existe sistema perfeito "SQ"...

acho q se vc opta por SQ, vai ter em mente sempre procura o melhor

entaum de q adianta vc de kra gasta uma grana federal se nem vai precisa muda vai...

qq adianta um novato naum ter noção do q eh ruim...

Concordo quando quem sabe do assunto indica o melhor... o top, mas pra quem tem grana e sabe o q eh ruim?

Me corrijam se estou errado...

SQ pra mim eh vc pode escuta uma musica sem haver burracos de frequencia no meio... ouvi da mais profunda batida ateh o mais agudo dos gritos, e eh claro ouvi claramente e naum embolado...

e para q isso aconteça... tem q ser necessáriamente um JL, JVC67, MBQ, Diamond ou Alpine???

hehehe... naum exatamente...

pode ser de Clarion, Hipquon (esqueci como escreve), B&W, Audison, Seas.. entre outros.... ]u[

Postado em
Não foi essa confusão um dos motivos que trocaram a especificação do sub-forum de SQ para Alta-fidelidade?

Na real quem tá buscando um projeto agradável pra dentro, como eu, deveria postar no Geral, mais postando lá fica complicado de obter as respostas na direção correta. Ai acabamos postando aqui, que aumenta a chance de ter respostas mais interessantes. Mais não chega a ser alta fidelidade (pq não tenho bagagem pra isso). Depois dessa vão me mandar pra lá, mais é mais ou menos por ai .. hehehe.

:+1

Por essa razao eu posto aqui..Eu posso nao ter $ pra comprar equipamentos top mas postar no geral é receita be bolo(csd/ab4100 ou 4.6/uxp). Quando eu quero algo um pouco melhor o pessoal daqui é quem mais sabe o que recomendar.

Talvez seja essa a razao pela qual ninguem respondeu meu topico?

Estou errado em procurar o maximo de qualidade com o dinheiro que posso gastar?

Postado em

Tópico interresante.

Ja tive oportunidade de escutar os carros campeoes da iasca e emma , aqui na europa e, sq que é sq em um carro vc nunca ter, vc pode chegar bem perto , mas sq nao.

Postado em
Sei lá, nesse fórum eu só me revolto pq mta gente não lê as regras para se fazer um tópico, ou qdo não respeitam a opinião dos outros.

Ah, tb tem akeles q fazem cara feia para o "novo'.

Mas de resto, acho q aki ainda tem mto o q crescer, é um fórum mto específico, acabamos nos trombando com certas barrerias mesmo.

sem por e nem oq tirar... perfeito comentario !

Postado em

O comentário que fiz a respeito aos "novatos" não exatamente ao contexto de quem é novato no forum, mas os novatos ao mundo de sonorização e muitas das vezes acabam se confundindo entre os diversos tópicos.

Acho interessante dar uma força pra essa galera, porque senão muitas pessoas acabam ficando prejudicadas. []-[]

Postado em
Discordo.

Impossível buscar fidelidade com pentaxial e papão.

Alguem apagou meu post! :angry:

Eu disse que buscar até é possível, mas alcançar não. E que vc tinha razão, que com o mesmo dinheiro poderia-se comprar equipo certo.

E que concordo com o Capone com a aversão ao "novo". Daqui a 5 anos vou voltar no fórum e continuam recomendando AB4100/CSD/UXP pra todo mundo.

Malditos servidores... :huh:

Postado em

o sqtrio falado lah no trio nada tem a ver com alta fidelidade, foi apenas uma expressão pra diferenciar um som que reproduz forte pra fora (e tb pra dentro) algumas frequencias de grave, médio-grave, médio e agudo... pra diferenciar do cara q tem um sub de 200rms e 8 drivers ou uma caixa mal dimensionada ou naum usa cortes adequados, naum regula ganho, etc... muito comum nos trios automotivos q ouvimos nas ruas pasmafaute

Postado em

Sistemas de qualidade é quando ao se ouvir o som ele tenha a qualidade de reproduzir tudo da música em questão, independente de ser com o melhor equipamento ou um comum.

Mas para os fãs de som como eu... importa mesmo é as marcas famosas; pois tornam-se objetos de desejo; e a aventura da busca e o prazer da realização traz uma enorme satifação. Que cada vez mais da vontade de quero mais.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...