Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Sua Opinião Sobre Campeonatos De Qualidade

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal.

Gostaria de ouvir suas opiniões sobre campeonatos de qualidade.

Mas gostaria de conhecer a opinião do ponto de vista do:

- competidor;

- visitante de campeonato;

- lojista interessado em participar;

- fabricante interessado em patrocinar;

O que você gosta/gostava nos campeonatos?

O que você acha de estava errado?

O que você acha que pode ser melhorado?

Estamos preparando algumas surpresas pra turma que gosta desse tipo de evento.

Ate mais!

Postado em

Como voce sabe marcelo sou totalmente a favor de campeonato, e uma coisa que eu acho que deveria ser dividido dos campeonatos tradicionais é uma categoria de produtos nacionais podendo utilizar marca dos patrocinadores.

Sou a favor tambem de uma subcategoria que nao possa usar produtos residenciais e outra que fosse permitida.

Conheço alguns patrocinadores que tem interesse em organizar o campeonato.

Postado em

Opiniao como leigo aspirante a participante, que nunca participou de campeonato, que tem vontade de entrar mas com receio em um monte de aspectos, pois eh novato:

Divisao por categorias funcionam bem, poderiam ser 3, uma de novatos,uma de Prós e uma de Lojistas

Na categoria novato, seria avaliado apenas o audio e instalação segura, pois a maioria sem experiência vai se assustar em como conseguir alguns pré- requisitos de acabamento etc. Poderia ser restrito aos participantes não patrocinados e que não fossem com o nome de nenhuma loja e sim do dono do carro!

Na categoria Pró, seria uma avaliação mais criteriosa, porém sem limites ou paradigmas para o uso de equipamentos. O importante é a integração, instalação, acabamento e principalmente o resultado de Audio. Apesar de Pró, seria uma categoria livre, onde qualquer um poderia participar, desde o autônomo até uma empresa ou Lojista

Na Categoria Lojista, seria onde apenas os carros que tivessem os produtos dos patrocinadores do evento poderiam participar. Para os lojistas é mais fácil conseguir produtos dos patrocinadores para montar um carro Show, e aí funcionaria a parte de interesses comerciais, pois nada melhor que as lojas de som para divulgar as melhores e mais refinadas aplicações para os produtos dos patrocinadores!

Outra coisa que eu gostaria de compartilhar era que fosse o mais democrático possível, aberto a qualquer pessoa com um carro sonorizado e taxa de inscrição, independente da bandeira do fórum ou de qualquer lugar, e que principalmente fosse divulgado com ao menos 1 mês de antecedência, para os interessados se prepararem e se incentivarem para participação em massa no evento.

E qualquer ajuda necessária pode contar comigo!

Postado em

Ow Marcelo, tudo beleza?

Cara, eu nunca participei de um campeonato de qualidade, mas tenho a maior curiosidade pra conhecer como é...

Tanto que se sair uma coisa legal, é praticamente certo que vou pra sampa pra ver... até pra conhecer a galera aew.

........

Agora vi que rola uns extress e já rolou devido as "panelinhas" que são criadas, o legal seria se os juízes viessem de cantos diferentes..

O cara que instalou meu som é juiz da IASCA, como ele nao conhece ninguem do fórum poderia ser um bom juiz.

Valeu!

Raphael

Postado em

Bom , vou polemizar hehe , mas acho sim , que deveria existir categorias , onde soh pode se usar som automotivo, nada de residencial viu....

ate para separar o money investido....

com ctz eu competiria , mas contra residencial eh desleal hehe !!! []-[][-]

Postado em

Moti muito bom mesmo procurar um consenso sobre o que é positivo e negativo neste tipo de competição.

Eu na verdade teria até vontade de participar, mas estou tão longe que para mim terei que me contentar com as fotos.

O que percebo aqui no Forum é que as pessoas estão querendo mostrar seus equipamentos e estimular aos outros melhorar o seu conjunto técnico.

Então acredito que será uma competição para confraternização..Tem o meu apoio com certeza.. Abre várias categorias, pois assim mais usuários poderam participar e assim evitária descontentes....... []-[]

Postado em

por que o medo de som residencial ou importado?

porque não tem dinheiro suficiente pra competir com eles, certo?

entao que tal se fizermos como no campeonato autosom.net.

Por faixa de investimento.

Postado em

Moti ao meu ver , naum se trata de medo de residencial , e sim q eles estaum em um nivel acima , eh como vc pegar uma ferrari orginal , e um gol turbo bem feito , os dois andam forte e em certas faixa o gol eh melhor , mas eh desleal comparar em curvas por ex..... devido a esse fato kit automotivo eh de mais facil acesso a todos , e isso nivelaria tbm de uma certa forma , o valor gasto , e o tipo de equipameno utlizado...creio q investimento , potencia , e tipo de equipamentos ajudariam mto!!! :legal:

Postado em

Acho complicado separar por investimento.

Confiaria no valor que o competidor apresentou?

Valor de novo com nota? Equips sem nota ou usados?

Em caso de importados, como fica a briga .. valor lá de fora ou que se encontra aqui.

Fácil coisas de 100 dólares lá custarem 1000 reais aqui oficialmente.

Alguns aqui no forum tem sistema de 10k que na verdade gastaram menos de 5k.

Postado em

O nivelamento por tipo de equipamento é válido.

Mas não acho válido excluir uma categoria alegando ser difícil de fazer ou adquirir.

Um campeonato teria o objetivo de dividir com o público diversas formas de fazer a mesma coisa, que é montar um som de qualidade no automóvel. Como chegar lá é o que deve ser julgado, tanto a criatividade como o esforço de superar as limitações do meio automotivo, seja com acabamento, acerto ou equipamentos não automotivos.

Caso haja uma categoria do tipo "som original", acho que não deveria valer nesta nem pezinhos e nenhum artifício que tirasse a originalildade do carro, ou seja, kit no local original, cd player e cabos. Não sei se seria interessante... pelo menos eu não acho...

Postado em
Eu acho que o maior problema é a interferência do acabamento... deveria-se qualificar mais o áudio e menos o acabamento. Afinal, tem que tocar... hehehehe.

Muita gente já ganhou temporadas e mais temporadas de IASCA com base em acabamento...

Áudio sendo mais valorizado em detrimento do acabamento tem o lado bom e o lado ruim.

Lado bom: o neguinho que tem um monte de gambi no carro pode participar e faturar o caneco, se valendo de um trabalho bem feito no áudio.

Lado ruim: o nivel da competição vai subir, pois vai ter nego competindo com projetos no melhor estililo Força Livre. [¨]

Logo, teria que separar por categorias...

Apenas uma das muitas coisas a serem consideradas na organização de um camp. de qualidade PARA O FORUM.

Deveras complicado...

Postado em
Muita gente já ganhou temporadas e mais temporadas de IASCA com base em acabamento...

Áudio sendo mais valorizado em detrimento do acabamento tem o lado bom e o lado ruim.

Lado bom: o neguinho que tem um monte de gambi no carro pode participar e faturar o caneco, se valendo de um trabalho bem feito no áudio.

Lado ruim: o nivel da competição vai subir, pois vai ter nego competindo com projetos no melhor estililo Força Livre. [¨]

Logo, teria que separar por categorias...

Apenas uma das muitas coisas a serem consideradas na organização de um camp. de qualidade PARA O FORUM.

Deveras complicado...

Assim... é claro que deve-se pontuar a "solidez" (acho que seria meio que segurança + aparência) da instalação, e não ficar dando pontos pra quem botou cordinhas cobrindo os fios, acrílicos em profusão, e etc... Isto aí vai mais pra campeonato de tuning... hehehehe.

Além disto, eu vejo (de fora... nunca participei) que falta um pouco de "ação"... tudo aparenta ser parado demais, ocioso... vc deixa o carro, e algumas horas depois vem um resultado. Poderia ser algo mais dinâmico, um carro chega, já tem parte elétrica e acabamento avaliado, enquanto o outro entra na audição (que poderia ser mais curta. O CD é muito longo, se fosse resumido aos trechos mais importantes de cada faixa, seria bem mais rápido e talvez mais confiável, já que não haveria "fadiga" da comissão julgadora). Isto poderia reduzir os custos também, e chamar competidores.

Infelizmente, não daria pra realizar um campeonato de SPL ao lado, por exemplo, já que isto chama o público. Se chama o público, então dá retorno financeiro.

Postado em

Vamos la, na IASCA so tenho a reclamar de ter poucos campeonatos e de alguns locais para julgamento, pois gostava muito dos eventos. As regras sao muito claras, so segui-las que voce tera uma otima pontuacao.

Agora para um campeonato que vai nascer acho que pode ter uma categoria com apenas audio, e na audio com acabamento ter novato, amador e profissional( ou lojista), onde o audio teria peso 70 e acabamento 30.

Tendo 5 a 6 eventos por ano, isto contando uma regiao, no caso SP.

Separar residencial nao da, pois se vc esta fazendo qualidade de audio, por que nao o melhor e ainda por um preco menor.

Postado em

Moti ao meu ver , naum se trata de medo de residencial , e sim q eles estaum em um nivel acima , eh como vc pegar uma ferrari orginal , e um gol turbo bem feito , os dois andam forte e em certas faixa o gol eh melhor , mas eh desleal comparar em curvas por ex..... devido a esse fato kit automotivo eh de mais facil acesso a todos , e isso nivelaria tbm de uma certa forma , o valor gasto , e o tipo de equipameno utlizado...creio q investimento , potencia , e tipo de equipamentos ajudariam mto!!! :legal:

E pq nao botar pressao nos fabricantes nacionais de equipamentos automotivos pra eles diminuirem a distancia entre o audio residencial e o automotivo ???

Acho que restringir a equipamentos automotivos nao eh solucao, e pior, facilita a vida de quem nao quer investir em tecnologia pra melhorar produtos.

E mesmo assim, vai ter a galera que vai usar um medio de um kit de 1000 dolares, o tweeter de um outro kit de 1000 dolares, e um crossover totalmente artesanal....... Ai fazer o que ? proibir crossover artesanal ou composicao de kits ?

Claro que os lojistas nao gostam de som residencial em carro, pois eles tem menos margem de lucro pois os consumidores nao compram os equipamentos com eles e os equipamentos residenciais custam menos para um mesmo desempenho.

Postado em
Vamos la, na IASCA so tenho a reclamar de ter poucos campeonatos e de alguns locais para julgamento, pois gostava muito dos eventos. As regras sao muito claras, so segui-las que voce tera uma otima pontuacao.

Agora para um campeonato que vai nascer acho que pode ter uma categoria com apenas audio, e na audio com acabamento ter novato, amador e profissional( ou lojista), onde o audio teria peso 70 e acabamento 30.

Separar residencial nao da, pois se vc esta fazendo qualidade de audio, por que nao o melhor e ainda por um preco menor.

Aliás... podia rolar uma melhor distribuição geográfica. Sudeste, sul e centro-oeste, pelo menos...

Acredito que inserindo o julgamento de qualidade dentro de algumas etapas de outros campeonatos seria ótimo, por conta do patrocínio, e do custo de montagem do evento. Seria econômicamente viável, e acho que não atrapalharia nada.

Postado em

Aliás... podia rolar uma melhor distribuição geográfica. Sudeste, sul e centro-oeste, pelo menos...

Acredito que inserindo o julgamento de qualidade dentro de algumas etapas de outros campeonatos seria ótimo, por conta do patrocínio, e do custo de montagem do evento. Seria econômicamente viável, e acho que não atrapalharia nada.

Também concordo Kleberlpa, pois nunca fui a um campeonato desses e minha vontade de conhecer é MUITO grande!

flw []'s

Postado em

Acho muito legal os campeonatos, com as regras claras e que os competidores tenham educação e conhecimento, a sempre aprende bastante, o chato são os "leigos" que interferem sem base tecnica.

O meu carro continua montado, eu o fiz para curtir som e não para campeonto, isto é outra coisa estranha que observo, carros que na segunda feira são 100% desmontados e tudo vai as prateleiras.

Não pretendo particiár mais de campeonato,mas tenho alguns amigos que gostaria de rever, se rolar me chamem.

Estou em outro hobb, agora

Postado em

Muito boa a iniciativa de fazer um campeonato.

Os fabricantes não se interessam em participar e/ou patrocinar eventos, a iasca diponibilizou varias vezes espaços para a bravox e outras empresas que contribuiam mensalmente e elas simplesmente não se mexiam.

Os lojistas tb já não se interessam pelo pouco retorno e alto investimento a fazer.

Creio q a melhor forma de se fazer um campeonato é de forma mais informal possivel, visando principalemte o audio, não importando c o cara cortou o painel e fixou os falantes com cola quente ou se fez um mega peito à la Rally.

A melhor forma disso vingar é se confraternizando, com regras claras, distintas e principalmente facilitando a vida do consumidor comum, pois das vezes q participei e/ou acompanhei campeonatos, tudo era uma coisa muito fechada em q os competidores mal se conheciam e nem trocavam ideias sobre seus sistemas.

O forum ajuda, mas nada como conhecer as pessoas e confabular visoes miraculosas [-]

Postado em
Muito boa a iniciativa de fazer um campeonato.

Os fabricantes não se interessam em participar e/ou patrocinar eventos, a iasca diponibilizou varias vezes espaços para a bravox e outras empresas que contribuiam mensalmente e elas simplesmente não se mexiam.

Os lojistas tb já não se interessam pelo pouco retorno e alto investimento a fazer.

Creio q a melhor forma de se fazer um campeonato é de forma mais informal possivel, visando principalemte o audio, não importando c o cara cortou o painel e fixou os falantes com cola quente ou se fez um mega peito à la Rally.

A melhor forma disso vingar é se confraternizando, com regras claras, distintas e principalmente facilitando a vida do consumidor comum, pois das vezes q participei e/ou acompanhei campeonatos, tudo era uma coisa muito fechada em q os competidores mal se conheciam e nem trocavam ideias sobre seus sistemas.

O forum ajuda, mas nada como conhecer as pessoas e confabular visoes miraculosas [-]

Problema daqui é o modelo usado... o americano e toda a sua pompa.

No Brasil a situação é diferente... qual empresa vai enfiar dinheiro pra ter quase nenhum retorno?

Pra ficar bom, quem tem q participar é o usuário comum, com sistemas acertados pro seu dia-a-dia... e cobrar um valor justo tb. Uma inscrição de 100-200 reais só vai espantar o povo.

Pra baixar os custos, bastam 2 coisas: Objetividade (resumir os testes, tirar a inutilidade, e ir logo ao que importa) e dinamismo... agilizar o processo. Entra carro, 10 minutos, sai carro. Em 10 minutos vc ouve tudo o que precisa, prá que mais que 4 ou 5 trechos curtos de músicas????? Se vc já, em 5 delas, pode avaliar o palco, resposta do sistema, ruídos, etc, então vamos resumir a bagaça.

Mete o evento em eventos tuning, faz parcerias... só não dá pra manter um dinossauro daquele tamanho.

Postado em

Quanto ao quesito acabamento, eu acho que teria que ser levado em conta pelo menos quanto a estar, efetivamente, instalado no carro. Eu posso comprar umas caixas de som bookshelf residenciais e colocá-las no assoalho... isso é instalação? Claro que não. Teria que desmontar as caixas colocar no pezinho etc. Ou seja, teria que haver um critério de se houve realmente uma instalação (não acho que precise estar bonito, mas instalado)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...