Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mogar

B&W dm600s3 desmontada !

Recommended Posts

Postado em

Ae pessoal

Desmontei a bixinha pra dar uma olhada com maiores detalhes no sistema de fixacao do tweeter, tirei fotos e fiz medicoes.

Pra comecar, a caixa nao eh 8 ohms como a b&w declara, mas sim 4 ohms. A Re do tweeter eh 3.2 ohms e do mid eh 4.1 ohms. Medindo a curva de impedancia da caixa, tivemos um pico de 16.x ohms (o que eh muito baixo para uma caixa 8 ohms) e boa parte do tempo na casa dos 4 ohms. Essa impedancia pode desestabilizar alguns amplificadores residenciais, especialmente valvulados que requerem casamento de impedancia entre entrada e saida (o do Sakata teve problemas nos agudos com essa caixa por conta disso).

Outra decepcao com a caixa, como vcs poderao ver, a espessura do gabinete eh menor que uma moeda de 10 centavos, e eh uma madeira TOSCA, o gabinete inteiro vibra com a musica, dando coloracoes bem audiveis. Alem disso, o plate da caixa (onde os falantes sao fixados) eh de PLASTICO !

Como se nao bastasse, o ponto de corte da caixa esta ERRADO de fabrica. Tweeter cortado em 8kHz, e mid em aproximadamente 2.5kHz (como medicoes de rta a seguir). E os componentes sao de qualidade sofrivel. Testando um crossover artesanal bem rapido, jah se percebe que a caixa tem MUITO potencial pra melhorar usando componentes decentes no cross e mudando o gabinete.

Bom, chega de papo e vejam as fotos

caixa de frente:

dsc004848sy.th.jpg

mid sendo tirado:

dsc004851xi.th.jpg

plate sendo tirado:

dsc004896xe.th.jpg

tamanho do tweeter comparado com um cd (e vou colocar isso no carro):

dsc004965rf.th.jpg

dsc005031dx.th.jpg

outro detalhe do tweeter (fora do plate, da para ver as abas que sao usadas pra fixacao):

dsc005010ru.th.jpg

detalhe da prodreira que eh o gabinete

dsc004886kn.th.jpg

dsc005236kj.th.jpg

dsc005070cn.th.jpg

(cola quente muito bem aplicada essa <_< )

continua no proximo reply

Postado em

detalhes do duto (que eh integrado aos bornes de entrada)

dsc005102ma.th.jpg

dsc005204ic.th.jpg

crossover

dsc005085dt.th.jpg

medicao de rta apenas com o apenas tweeter ligado (a menor diferenca de intensidade mostravel no rta eh de 3dB, e as visiveis sao em 5k, 6.3k, 8k, 12.5k, 16k e 20kHz)

dsc005349xm.th.jpg

medicao de rta apenas com o mid ligado (nao estava bem fixado no gabinete, por isso da resposta irregular nos graves, mas ela vai a partir de 50Hz)

dsc005371wx.th.jpg

Se a caixa jah toca legal mesmo assim, imagine com os tweaks. Da para ver que a B&W segurou forte a performance desses drivers para que nao competisse com a serie 7.

Ah, e o crossover de teste (5kHz, 6dB/8a) que deu um pau no original, com indutor de baixa perda e capacitores solen (reparem no tamanho do indutor... heheh) :

dsc005317np.th.jpg

Postado em

Wooow! :o

Eu não imaginaria que a B&W poderia ser capaz de segurar o possível potêncial de um falante seu!

Esse gabinetezinho tá parecendo mais com caixinhas de PC... :(

Bem, show as fotos! Parabéns por desmontar a caixa, e utilizar outro projeto! Tem muita gente por aí que nem imagina isso, e acaba gastando a mais para pegar coisa melhor, podendo melhorar mais o seu próprio projeto! E viva o DIY! :vts

Quanto é na média os valores de caixas B&W? Tipo, as que os mortais pobres podem comprar? :P Tenho a menor noção!

Postado em

como disse, jah toca legal.

fazer um gabinete novo nem eh tao monstro assim, e pega um marceneiro bom, capaz de ficar ate mais bonito que o original.

outra coisa que falta nesse gabinete, alinhamento de tempo do tweeter com o mid. o ideal eh deixar a bobina dos 2 no mesmo eixo, coisa que claramente nao foi feita nessa caixa, e melhora o foco da imagem.

porem, mesmo original, jah toca melhor que muita torre que ouvi por ai, e na faixa de preco dela (acho que tah uns 700 dolares uma nova), eh dificil achar algo realmente melhor, entao imagine com os tweaks ? com coisa de 300 reais acho que da pra fazer gabinete novo, crossover novo (enrolando indutor na mao mesmo), e vai tocar muito mais do que ela original. o problema eh arranjar os equipamentos de medicao pra acertar a caixa.

uma usada igual a essa tah na faixa dos 1100 reais

Postado em

Muito legal Mogar...

Vc podia dar uma "encorpada" nesse gabinete dela, o que vc acha? Ou quer guardar o original para uma possível revenda?

Acho que com um pouco (muita!) de massa, e trocando o baffle frontal vc pode obter um bom resultado...

Ae, quando olhei a ultima foto, fiquei uns 3 segs procurando o indutor.... quando achei me assustei... uhUAHuAUauhua :lol:

Postado em
Como se nao bastasse, o ponto de corte da caixa esta ERRADO de fabrica. Tweeter cortado em 8kHz, e mid em aproximadamente 2.5kHz (como medicoes de rta a seguir). E os componentes sao de qualidade sofrivel. Testando um crossover artesanal bem rapido, jah se percebe que a caixa tem MUITO potencial pra melhorar usando componentes decentes no cross e mudando o gabinete.

me explica bem isso ai! O.O

Postado em

essa caixa me lembrou quando desmonetei um mini-system da JVC da minha irma, a "madeira" era identica a essa e de espessura igualmente fina... acho que para quem paga 700 dolares, merecia algo melhor... ainda mais se tratando da B&W... crossover nem comento... deploravel.... depois posta as considerações sobre o kit em condiçoes adequadas.

Postado em

Nossa Mogar essa madeira aí é um aglomerado , será que esses caras não usam MDF que apresenta muito mais qualidade.Imagine se fosse uma empresa nacional fazendo uma coisa dessa nós baixariamos o cacête nela, mas é B&W! Tive a chance de ouvir umas torres B&W e gostei demais, o preço quase que proibitivo para maioria e essa construção tão deficiente. Até pensei em comprar umas caixinhas dessas para colocar no carro, igual a você, pois o som me agradou demais e essas Tw tocam nuito gostoso. Mais aí tem o cross com problema também, seria mais um problema para mim..Depois posta mais os resultados sonoros para ver se eu me animo de novo.Muito legal esse post abraços! :unsure:

Postado em

Com U$750 dólares você compra o kit do Dave Ellis com tweeter Hiquphon, mid SEAS Excel de 6,5'' e crossover com bobinas da Goertz e capacitores Sonicap.

Para uma caixa comercial bater esse kitzinho aí.... tem que ser muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito cara.

PS: Sim, eu ouvi esse kit. O tweeter era um scanspeak mas era igualmente bom.

Postado em

Mogar do céu! Agora eu ví o drama que vai ser colocar esse TW no Corsa, ainda mais alinhado diretinho com o mid!

Nossa mas aquela colinha quente pra vedar a caixa está deplorável mesmo!

Concordo com o fjpsam quando ele disse que se fosse uma caixa nacional já estaríamos metendo o pau, mas nem a B&W com tudo que tem de bom não pode escapar de uma senhora vaia pela construção desta caixa!

Postado em

A b&w bagunça os gabinetes da linha 600 porque basicamente os drivers são os mesmos para as caixas mais baratas e mais caras, por motivos mercadológicos, obviamente, eles seguram o desempenho, mas mesmo assim são caixas muito boas.

A vantagem disso tudo é que, como disse o Mogar, fazendo um bom gabinete e utilizando bons indutores e capacitores é possivel fazer esta caixinha tocar muito, mas muito mais do que o soma do custo dela própria + os tweeks.

Mogar, esta caixa nova custa no máximo R$1300, mas acho que não chega a isso, ela custava U$500 até um reajuste feito nas b&w, a DM303 passou de U$450 para U$500, seguindo esta lógica a 600s3 deve ter aumentado de U$500 para U$550.

Abraços

Márcio

Postado em

Cross novo, gabinete novo, melhor alinhamento dos drivers...

Provavelmente vai dar um resultado mto bom(no minimo o dobro toca).

Mogar, posta isso no HTForum.

Vai ter nego infartando por lá...

Postado em

Mogar, eles divulgam qual é o corte da caixa teoricamente?

Pq não entendi pq vc achou tão ruim esse corte... somando as bolinhas do RTA fica legal o som! ahuehauehuae Ou estou viajando e não se pode somar as bolinhas pq a potência se divide entre os 2?

Postado em
opa.. nao lembro onde já tinha visto especs da linha 600 com 4ohms... mais tarde eu procuro

É, deve ser! Tem que reavaliar isso tb pq isso é muito sério divulgar 8ohms e ser 4ohms hehehe

Postado em

Eu não fiquei tão espantado assim, pois já tive a oportunidade de examinar uma dessas de perto. Realmente deixa e desejar em termos te construção.

Isso é natural, afinal caixas de séries mais caras usam os mesmos AF que esta, as mais caras são mais elaboradas. Isso é lógico, a BW segura o desempenho pra não investir nos falantes, assim pode aplicar os mesmos falantes pra vários modelos. Então a diferença de preços se dá pelo gabinete mais elaborado, ou seja, a BW cobra pela diferença nos gabinetes e não pelo falante como muitos pensam.

Mas de qualquer forma já toca MUITO bem.

Aqui em Joinville vc leva este modelo por 500 doletas.

Abs []

Postado em

Eu ja tinha testado esse mid num sistema 3 vias artesanal que usava um gabinete totalmente custom e cross custom tambem, que tinha um falante da serie 8 matrix (antes da serie 8 nautilus), e esse mid tocou ali ali com o serie 8 antigo. Tocou MUITO mais do que no gabinete original e cross original, diferenca grande mesmo.

opa.. nao lembro onde já tinha visto especs da linha 600 com 4ohms... mais tarde eu procuro

Pois eh, nao eh o que esta escrito no site da B&W, nem na traseira da caixa, em ambos diz 8 ohms.

Mogar do céu! Agora eu ví o drama que vai ser colocar esse TW no Corsa, ainda mais alinhado diretinho com o mid!

Maior drama eh fazer um plate esculpido com uma reproducao do sistema de encaixe original, pois se vc reparar na foto, esse tweeter nao usa parafusos de fixacao, e sim um sistema de encaixe. E eu que nao sou louco de meter a furadeira no tweeter pra criar pontos de fixacao. Fora isso, fora do plate o domo fica exposto a qualquer dedada ou outro acidente pois ele fica saltado tambem.

Mogar, eles divulgam qual é o corte da caixa teoricamente?

Pq não entendi pq vc achou tão ruim esse corte... somando as bolinhas do RTA fica legal o som! ahuehauehuae Ou estou viajando e não se pode somar as bolinhas pq a potência se divide entre os 2?

O corte divulgado eh 4kHz.

Na pratica, quando vc coloca no rta, a caixa nao fica plana. Fica um pequeno vale entre 2.5kHz e 8kHz, de coisa de 6dB, mas eh o suficiente pra dar uma fechada no som. As bolinhas do RTA nao eh soh somar que tah beleza, pois nao se soma dB.

Isso é natural, afinal caixas de séries mais caras usam os mesmos AF que esta, as mais caras são mais elaboradas. Isso é lógico, a BW segura o desempenho pra não investir nos falantes, assim pode aplicar os mesmos falantes pra vários modelos

Realmente eh muito mais barato fazer uma pancada de falante igual, depois segurar na marra o desempenho do que fazer um falante pra cada serie. Apesar de que eu saiba esse mid de 5" eh o unico mid de 5" de kevlar, pois a book da serie 7 usa mid de 6" (assim como as outras books da serie 600.

Postado em

Achei bem legal o tópico. Parabéns pela coragem de desmontar uma B&W.

Depois de ver este tópico vou pensar 2 vezes antes de ver um produto só pela marca. Realmente estas caixas devem ser ótimas, porém poderiam ser melhores com mudanças simples.

Postado em

A partir disso, eu tiro as seguintes conclusoes:

1- quer algo que toque bem pra valer, comprando em loja, botando pra tocar em casa (ou carro, que seja) e pronto, prepare-se pra gastar uma fortuna

2- praticamente qualquer sistema mediano com os devidos tweaks, toca muito mais que sistemas muito mais caros.

Se vc for analisar, esse tipo de coisa nao acontece soh com essa caixa nao. Players, amplificadores, cabos, tudo eh assim, vem capado de fabrica. Se vc tiver um produto em maos como essa caixa, que tem tudo pra ser muito bom, mas tem desempenho capado por coisas que vc tem condicao de correr atras e melhorar, ai vc tah feito pra montar algo que toque bem pra valer, sem gastar a fortuna que vc gastaria se comprasse tudo em loja e pronto, usar como saiu da caixa. Tem player que por exemplo, vem com cabo de forca fininho e vagabundo, isso quando o conector do chassis nao eh tao vagabundo que dah um contato porco, vc troca por um mais parrudo e jah melhora a coisa, troca meia duzia de capacitores por capacitores de qualidade maior, troca operacionais, e jah bate player 3x mais caro..

E depois, particularmente, acho que a coisa tem mais graca quando vc bota a mao e transforma em algo melhor.

E em nenhum momento disse que essa B&W toca mal, acho ateh MUITO surpreendente a performance que ela tem do jeito que sai da fabrica. Na faixa de preco, eh dificil arranjar algo melhor. Imagine entao deixando ela no jeito pra tocar bem...

Postado em
Na faixa de preco, eh dificil arranjar algo melhor. Imagine entao deixando ela no jeito pra tocar bem...

Seja bem-vindo ao mundo do custoxbenefício.

Mesmo com desempenho melhorável, mas ainda inferior às séries mais caras, seria burrice subir o preço e colocá-la pra competir com as caixas mais caras... Aí entram todos os cortes de custos.

Mas essa caixinha aí com alguns toques, melhora muito... particularmente, eu aplicaria 3 camadas de fibra por dentro, fechando até a tampa traseira. Mudaria os bornes, pra ter conexões independentes pra woofer e tweeters, e deixava o cross do lado de fora, onde não existiria limitação de espaço pra fazer algo melhor. Pro consumidor final, o gasto extra seria baixo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...