Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

É realmente preciso pagar caro ou é efeito placebo

Recommended Posts

Postado em

O Paulo Duto transcreveu uma passagem do livro Ultimate auto sound: Your guide to heaven on wheels, do autor Daniel L. Fergusson, em outra subdivisão do forum:

"A large part of my contentment comes from the knowledge that my system, according to a real-time analyzer, has a wonderfully flat, extended response. It also has an excellent frontstage, unusual clarity, and all the clean, tight bass I want... on command. But even more than all that, I think I have the most fun knowing that I build the system with my own two hands for a total cost of $400.00."

Estou postando este tópico para discutir algo que eu sempre percebi. E depois que conheci o Paulo, aí que percebi mais ainda... Realmente há necessidade de comprar produtos das mais renomadas marcas, TODOS caríssimos, para se ter a qualidade e fidelidade desejada? A turma do DIY critica muito a idéia de gastar mundos e fundos em caixinha TAL, se o resultado pode ser conseguido gastando pouco.....

Aí eu me pergunto se é efeito placebo, ou se realmente tem que ser pago o preço de 2.000 reais num kit 2 vias alemão para poder ter palco, clareza etc..... :unsure:

Postado em

Bom, com U$400 nos EUA, da pra comprar MUITA coisa boa nos EUA. Tem drivers excelentes na Madisound na casa dos U$20-50. Considerando que você saiba como controlar todas as variáveis do ambiente horrível do seu carro, saiba como contruir um bom crossover passivo, saiba modificar um amplificador "simples" (como o Blau PA2150) ou um CD player original trocando os componentes por alguns melhores, ... da pra fazer muita coisa. O problema é ter todo esse conhecimento. Lá nos EUA, para quem mora lá é tudo muito barato. Com U$3000 da para montar um SQ de verdade, com equipamentos "de marca". E aqui no Brasil, o que da pra fazer com R$3000? Só um kit de ponta já custa isso... O esquema é saber tirar leite de pedra.

Postado em
O Paulo Duto transcreveu uma passagem do livro Ultimate auto sound: Your guide to heaven on wheels, do autor Daniel L. Fergusson, em outra subdivisão do forum:

"A large part of my contentment comes from the knowledge that my system, according to a real-time analyzer, has a wonderfully flat, extended response. It also has an excellent frontstage, unusual clarity, and all the clean, tight bass I want... on command. But even more than all that, I think I have the most fun knowing that I build the system with my own two hands for a total cost of $400.00."

Estou postando este tópico para discutir algo que eu sempre percebi. E depois que conheci o Paulo, aí que percebi mais ainda... Realmente há necessidade de comprar produtos das mais renomadas marcas, TODOS caríssimos, para se ter a qualidade e fidelidade desejada? A turma do DIY critica muito a idéia de gastar mundos e fundos em caixinha TAL, se o resultado pode ser conseguido gastando pouco.....

Aí eu me pergunto se é efeito placebo, ou se realmente tem que ser pago o preço de 2.000 reais num kit 2 vias alemão para poder ter palco, clareza etc..... :unsure:

Olha... existe gasto e investimento. Gasto é quando vc diz q quer montar um sistema todo alpine, compra tudo, e descobre que usando um kit de valor igual poderia ter tido resultado melhor, que outro sub poderia te agradar... Ou seja, qdo vc vai pela marca sem saber onde está pisando.

Investimento é algo planejado. É quando vc sabe o que precisa, vai atrás de descobrir o que te satisfaz (ou seja, vai atrás de reviews, vai atrás de ouvir), pensa e repensa, planeja... e compra. É saber como gastar, e se vale a pena o custo. Neste ponto, vale a pena pagar caro num kit alemão feito com fibras calipares da xavasca de russas albinas virgens refugiadas na região norte da polônia, se vc sabe que ele vai suprir alguma necessidade sua que um equipamento similar não supriria.

É isto que explica o povo do SQ mudar tanto de equipamentos, trocar, comprar usado... todo mundo se virando como pode, afinal, nem todo mundo é como o guijs que tem um tweeter de nome impronunciável, principalmente depois de umas biritas. :P

Bom... o povo do DIY é mais destemido, então vai mais atrás das coisas... mas ninguém é contra equipamentos caros não...

Postado em

Eu acho que tem que gastar sim, porque compramos aparelhos com imposto absurdo, margem de lucro não tão grande mas considerável, falta de competitividade entre vendedores, contrabando, etc. Dificilmente vc acha algo realmente bom com preço decente. Só no black.

Postado em

O que se tem que ter em mente é que o dinheiro é apenas uma ferramenta.

E numa escala de 1 a 10, dinheiro vale 6,5 , planejamento, estudo e conhecimento valem 10.

Sorte vale 8.

Com 400 doláres eu monto caixas frontais que tocam mais que caixas de $15000(não, não tem zero d+ ai não).

Postado em
Eu acho que tem que gastar sim, porque compramos aparelhos com imposto absurdo, margem de lucro não tão grande mas considerável, falta de competitividade entre vendedores, contrabando, etc. Dificilmente vc acha algo realmente bom com preço decente. Só no black.

Como se as lojas oficiais não sonegassem pra ca*****.....

Postado em

E numa escala de 1 a 10, dinheiro vale 6,5 , planejamento, estudo e conhecimento valem 10.

Sorte vale 8.

Com 400 doláres eu monto caixas frontais que tocam mais que caixas de $15000(não, não tem zero d+ ai não).

:+1

Postado em

Sorte vale 8.

tirando a parte do U$ 400 tocar mais q U$15.000 (relativo e discutivel mas nao vem ao caso)

o restante apoio totalmente.

existem muitas maneiras de se gastar 4.000 no som do carro p/ SQ, e muitas podem nao serem felizes por simples falta de planejamento/conhecimento.

desde que entrei p/ o AS acertei muitas vezes e errei algumas, hj faria tudo diferente, mas a experiencia que adiquiri foram nao só pelos acertos mas principalmente pelos erros. (que teem diminuido bastante heheh)

Postado em

Eu acho possivel sim...se a pessoa acertar nas caixas (depois da gravação nada vai ser mais importante que elas)....instalar bem tá feito..

A parte de eletronicos é facil pegando aparelhos confiaveis que realmente prometem o que dizem as specs e compativeis com o projeto...ñ tem pq mais...

Agora o efeito Placebo no audio é imenso...e todos nos nos auto enganamos milhares de vezes...pelo preço ou pre concepção que alguma marca...

(leiam a na sessão de som residencial o post do somautomotivo sobre amps).

Postado em

Concordo que é possivel conseguir resultados incriveis com equipamentos medianos (ótima instalação+ troca de alguns componentes eletrônicos), mas 400$ (incluindo tudo)eu acho muito pouco...vc com certeza vai querer fazer um upgrade...SQ é fo**! não é só resposta plana e palco...um som puro com timbre perfeito requer um pouco mais de investimento... mas o importante é vc estar satisfeito com o que tem.

Postado em

A minha opinião é que não existe sucesso sem gasto / esforço

Mesmo o cara do DIY gasta tubos de grana testando, tentando e errando, trocando, mexendo, arrumando, melhorando, alternando etc.

O nível de excelência está diretamente ligado ao nível de pesquisa e experiência.

Para os gifted (aí entra sorte também) sai mais barato, mas para a maioria custa caro também.

Com o tempo os custos vão diminuindo, os acertos são maiores que os erros, mas se for contar todo o investimento, dá quase na mesma.

o que acontece é que uns equipamentos de marca são caros e as vezes ineficientes, ou aquém da performance esperada.

Por isso eu frequento o fórum todos os dias e vou a todos os encontros de som que posso, para adquirir experiência e minimizar os erros

Postado em

Sem falar que quem vai se meter em DIY tem que gastar com as ferramentas, que não são baratas... Tem que ter pelo menos uma boa lixadeira, furadeira, MDF, chaves, soldador, cola resina etc etc etc, só o preço disso já da pra montqr um senhor som. E outra, depende do nível do som que o cara montou com U$400, não é só pq ele disse que está bom que vai agradar 100% das pessoas. Como o Tsuneo disse, ter um som plano com palco sonoro é relativamente fácil desde que vc saiba o que está fazendo. Agora, timbre, dinâmica, som limpo e presente já são outros quinhentos.... Com essa grana da pra fazer bastante coisa, mas amp + kit + HU + sub nesse orçamento fica bem apertado. Não é nem tirar leite de pedra, é fazer a pedra criar vida e vim te servir o leite com nescau batido hehehe. :lol:

Postado em
oras depende do nível do bagual

se souber fazer, compra materiais baratinhos e faz

se não, ou for preguiçoso, paga caro.

:+1

Vide alguns carros que ganham campeonato, e pq tem milhoes de 000000 de valor em equipos, se acham superiores a qualquer outro ser que frequente este forum pasmafaute

Postado em
Sem falar que quem vai se meter em DIY tem que gastar com as ferramentas, que não são baratas... Tem que ter pelo menos uma boa lixadeira, furadeira, MDF, chaves, soldador, cola resina etc etc etc, só o preço disso já da pra montqr um senhor som. E outra, depende do nível do som que o cara montou com U$400, não é só pq ele disse que está bom que vai agradar 100% das pessoas. Como o Tsuneo disse, ter um som plano com palco sonoro é relativamente fácil desde que vc saiba o que está fazendo. Agora, timbre, dinâmica, som limpo e presente já são outros quinhentos.... Com essa grana da pra fazer bastante coisa, mas amp + kit + HU + sub nesse orçamento fica bem apertado. Não é nem tirar leite de pedra, é fazer a pedra criar vida e vim te servir o leite com nescau batido hehehe. :lol:

Bom... questão de ferramentas... se vc não as tem, é bom saber quem tenha... muita coisa se consegue quem faça, por custo pouco superior, e na maioria das vezes vale a pena. É o caso de comprar as madeiras já cortadas, exatamente pela precisão do corte, e pelo tempo economizado.

Mas o lance do custo... sim, a longo prazo, o custo é até maior... se vc olhar meu quarto, vai ver muita coisa inutilizada devido a testes ou erros de projeto... tinha uma época q tinha umas 2 caixas jogadas na dispensa, e mais cabos, equipamentos... falantes queimados, ou que não tem uso... muita coisa... é dinheiro que se gasta... Sem falar q tem uns 3 amps jogados, todos com defeito... alguns de projetos abandonados.

Mas é a vida, quem tem mania de fazer em casa, não se contenta com tudo prontinho... custa caro às vezes, mas compensa pelo aprendizado.

Postado em

É OBVIO que existe o efeito placebo.

Toda subjetividade é imprecisa, se não fosse assim um programa de computador faria o maior sucesso como compositor de musica.

A sbjetividade está ligada com expectativa, ou seja, quando você vai numa peça de teatro com atores desconhecidos , com expectativa baixa podem acontecer duas coisas. se a peça for mediana, vai achar o máximo !! Mas pode ocorrer o efeito "eu te disse" tambem.. se a peça não for ÓTIMA, alguem vai dizer.. eu te disse, é uma porcaria...

Agora se os atores forem famosos, você vai com muita mais boa vontade assistir, portanto a chanche de achar ruim é BEM menor. Ou seja a mesma peça encenada por atores de mesmo nível, mas em uma montagem com atores famosos, a chance de achar que a peça com atores famosos é melhor encenada que a com desconhecidos, é MUITO grande.

Mas tirando o mercado de luxo (quem escreveu de montblanc de 1500 reais e de waterman de 500, ou Rolex x Omega, sabe o que eu falo) um equipamento mais custoso, invariavelmente apresenta desempenho melhor.

No mercado de luxo, o valor percebido tem uma GRANDE parte atribuida a exclusividade, ao fazer parte de uma "casta", e não necessariamente à um desempenho superior.

[]

Sandro

Postado em
Olá Pessoal!

O livro citado é ALTAMENTE RECOMENDADO por ser acessível e baratíssimo para o que oferece ao seus leitores (necessário dominar leitura na lingua inglesa - bom treinamento nessa área para os amantes do som automotivo);

Publicado pela Audio Amateur Press e distribuído pela Old Colony Sound Lab, P.O.Box 243, Peterborough, New Hampshire 03458 USA.

Quanto a questão de efeito placebo é só percorrer os olhos no forum que se percebe que ele existe. O visual conta muito mais do que o efetivo resultado. Cones brilhantes, coloridos fazem sucesso mesmo que seu desempenho seja sofrível.

Se por exemplo tenho um conjunto como o 2way da Selenium, onde um gráfico tirado com equipamento B&K, em câmara anecóica confiável, me mostra uma curva quase plana, difícil de ver nos mais afamados falantes americanos e europeus, vou usá-lo e toda vez q surgir um canditado a substuí-lo, o mínimo q tenho q fazer é compará-lo em exaustivo teste auditivo.

Da mesma forma o exemplo do 10MB1 da mesma Selenium, ovacionado por técnico, em reportagem da Revista M & T sobre som profissional, colocado na mídia como tendo sensibilidade de 101dbs, 400wrms, vou lá no site e abro o pdf dos detalhes e verifico a curva ridícula do falante, onde se verifica a mentirosa resposta, incluída a compressão dinâmica de 3,9dbs tocando a 0dbs, e 2,6dbs tocando a -3dbs, e aí vou lá no mesmo site e abro o pdf do 10pw3, onde vejo um dos menores índices de compressão dinâmica, uma curva muito melhor, a minha decisão fica bem mais fácil, e ainda gasto bem menos num produto q certamente me dá mais satisfação.

Assim a medida que saio da ignorância, adquirindo conhecimento, o que se dá através de experiências, bem ou mal sucedidas, com acesso a tanta informação aqui mesmo nesse forum na parte dos artigos (vejo q muitos não se dão ao trabalho de ler o q lá está) e na net, que nos facilita ao extremo e a custo mínimo, meus custos vão ficando menores e a satisfação na razão inversa muito maiores.

O marketing não vai mais me dizer o que fazer, mas sim os fatos, sujeitos ao meu julgamento, tendo como juiz meus ouvidos e meu bolso.

Boas escolhas dependem mais de mim que dos outros.

Saudações,

Paulo Duto.

Gente, tudo bem que tudo tem seu efeito placebo, mas como o Guijs disse o pessoal não quer tirar leite de pedra, mas sim que a pedra venha servir o nescau batido....

tem q gastar um pouco sim, é inevitavel

Postado em

Olá Mariomega!

postei às 14;31 e respondeste a 14;33; será que deu tempo de ler?

talvez por isso não de deste conta que leite se tira de mamíferos e de pedra só água.

Saudações,

Paulo Duto.

Postado em
Olá Mariomega!

postei às 14;31 e respondeste a 14;33; será que deu tempo de ler?

talvez por isso não de deste conta que leite se tira de mamíferos e de pedra só água.

Saudações,

Paulo Duto.

Olá Paulo....

Li todo seu post sim....

quanto a tirar leite de pedra, leia os outros posts, parece que vc não leu......

tudo é uma métáfora meu querido, não queira me dar aula de Biologia né....nem ser irônico, por favor

Postado em

Qto a dar tempo de ler ou não, não vem ao caso.... :P

Nem muito menos, se a pedra é parte integrante do Reino Metazoa, Classe Mammalia. Então vamos nos ater aos fatos mais técnicos, pois além de tudo, estamos numa comunidade (Forum), onde a engeenharia comanda, e não conheço um aspirante a engenheiro ou engenheiro, que seja fissurado por biologia e afins... ;)

Bom, concordo contigo em partes Paulão, acho o player do Guijs lindo, assim como o Naka e o Denon, e são puta equipos, o que nos remete ao post do Sandro, não temos como comparar os produtos de Luxo, com o que temos no brasil em disposição. E outra, é um pouco intrínseco do ser humano, ter (em primeiro momento) sua atenção roubada por algo que brilhe um pouco mais, que tenha algo além, é por isso que este forum existe não? Para trocarmos informações e experiências. :P

Desculpe se fugi do assunto ou se não pesquei o mérito do post, é que eu estou no trampo, trabalhando com um arranjo de 230kV de uma subestação do Sistema Norte-Nordeste!! hehehee ninguem merece!

Abraço

Mário A Hamdan

Postado em

é o buraco é bem lá embaixo mesmo... mas dá pra montar sistemas muito bacanas com uma quantia ($$$) relativamente baixa...tudo depende do ponto até onde voce quer chegar...e de quanto vc é exigente com reprodução sonora ou o quanto vc gosta de equipamentos caros e de "grife"

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...