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EffemaN

Física: Acústica

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Ondas

Existem vários tipos de ondas, porém para os amantes do som automobilístico o mais interessante é a onda mecanica, que se propaga no sentido horizontal. Ou seja, ela trabalha no sentido da propagação da onda, comprimindo e expandindo o meio pelo qual propaga.

 

Vide a figura abaixo:

Image39.gif

 

No som automotivo, o que causa a perturbação no meio é o cone do falante que se desloca para frente e para trás, comprimindo e tornando rarefeito o ar em sua frente, desta forma cria-se uma onda transversal.

 

Image40.gif

 

 

Som

O som nada mais é que uma onda no qual nossos ouvidos são sensíveis. Lembrando que em media a audição humana abrange entre 20Hz e 20.000Hz.

 

As ondas sonoras podem ser caracterizadas nos seguintes itens:

ALTURA: esta classificação é referente a frequencia e nela podemos distinguir o grave, médio e agudo.

INTENSIDADE: referente à amplitude, e quanto maior a amplitude maior energia transportada. Vulgo Volume.

TIMBRE: O timbre é a diferença entre mesmas notas e sons emitidas por diferentes fontes sonoras, como por exemplo uma mesma nota emitida por dois instrumentos diferentes, ou o que nos permite identificar a voz de uma pessoa conhecida.

 

Interferências

É muito comum que existam varias ondas se propagando em um mesmo meio, basta imaginar um sistema de som estéreo (dois canais, sendo um esquerdo e outro direito). Quando essas ondas se cruzam, no ponto de cruzamento surge uma interferencia, que pode atenuar ou ampliar o som, em termos técnicos, pode ser uma interferencia construtiva ou destrutiva.

 

Interferencia Construtiva: Imaginando um sistema com dois auto-falantes, com parametros identicos, sendo amplificados por fontes identicas e com a mesma intensidade, podemos concluir caso estejam bem posicionadas, elas podem criar ondas identicas num mesmo ambiente, portanto essas ondas se somam criando um som mais intenso (volume maior), vide o gráfico abaixo:

 

img631.png

(azul: falante 1; preto: falante 2; verde: onda resultante)

 

Interferencia Destrutiva: Imagine a situação acima, porém um dos falantes virados para o lado oposto. Ou seja enquanto um comprime o ar, o outro expande. Portanto, criam ondas de mesma frequencia (tom), porem com fases opostas. Ou seja elas vão se anular como mostra o gráfico abaixo:

 

img636.png

(azul: falante 1; preto: falante 2; verde: onda resultante)

 

Reflexão

 

Sempre que uma onda sonora atinge um anteparo (podendo até mesmo ser um ar em diferente temperatu, por exemplo: onda indo de dentro pra fora do carro), ela sofre três fenômenos: absorção, refração e reflexão.

 

A absorção é gerada quando uma certa quantidade da energia da onda é dissipada na troca de meios. Por exemplo: O som ao tentar passar pela janela do automóvel perde um pouco de energia e é ouvido com menor intensidade do lado de fora.

 

A refração é um desvio de sentido que ela sofre ao entrar obliquamente no meio, isso em som afeta principalmente o agudo que tem uma capacidade de difusão bem menor.

 

Já a reflexão é o que nos devemos mais se preocupar, pois ela altera a fase da onda e pode muitas vezes voltar destruindo toda a onda, causando uma onda resultante nula.

 

--- Continua ---

Editado por EffemaN

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Eu pretendo chegar no assunto de interferencias de ondas pra negada intender como as ondas cancelam, e pq muitas vezes é prejudicial ter dois falantes distintos produzindo a mesma frequencia.

 

[]'s

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otimo topico seria mais interessante se esse topico virasse destaque. valeu effeman

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Eu tava falando serio viu, valeu mesmo. Se tivesse alguem aqui entendido de fisica acustica mesmo, ia ter muita gente fazendo pergunta...

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Voltem mais tarde que ainda estou acrescentando conteúdo :)

 

[]'s

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Eu estudei essa materia! Tirei 9,5 nessa prova hehehehe. Eu sabia te tudo isso q vc falou, mas esqueci de uma boa parte... valeu por relembrar

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eu até entendo de fisica acustica, mas é um conhecimento empirico, e não tenho essa didatica toda.

 

parabéns pelo material

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vc tem algum gráfico aí mostrando ondas atrazadas ,causada por falantes com atrazos diferentes causando cancelamento no final de uma onda positiva e o cancelamento no inicio da outra negativa gerado por outro falante com resposta mecânica mais rápida que o que gerou a onda mais atrazada?

 

obs: isso eu percebi no meu som que tinha 2 streets e um audio&audio, o grave quando tocado pelos três tinha uma alta intensidade mas com um timbre esquisito, quando eu tocava um modelo ou o outro em momentos diferentes a intensidade caía bastante mas o tímbri era muito mais agradável, me parece que as cristas eram no mesmo instante mas o início e fim de ondas tinham um atrazo do audio&audio em relação aos streets.

 

E eu naum podia deixar de dizer valeu pelos gráficos e textos que postou !!!

naum tem como vc inserir eles nos artigos do autosom.net ?

Editado por Gustavo Carmona

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Eu tava falando serio viu, valeu mesmo. Se tivesse alguem aqui entendido de fisica acustica mesmo, ia ter muita gente fazendo pergunta...

tem muitas pessoas q tem esse conhecimento tecnico aqui...

apenas nao postam muito por diversos motivos...

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vc tem algum gráfico aí mostrando ondas atrazadas

Vermelho: Falante 1 (Atrasado)

Azul: Falante 2 (Normal)

Verde: Onda resultante

 

Analise: Nota-se que o pico não atinge a escala 2, que seria o ideal, caso ambas as ondas fossem coincidentes.

Em torno do -0,5 e 2,7 (reta X) ocorrem cancelamento, ou seja nenhum som é audível.

 

[]'s

post-5-1069289310.gif

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tem muitas pessoas q tem esse conhecimento tecnico aqui...

apenas nao postam muito por diversos motivos...

Me expressei mal Rafael, nao quis desmerecer ninguem aqui. Eu sei q tem gente q entende muito aqui ;)

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tem muitas pessoas q tem esse conhecimento tecnico aqui...

apenas nao postam muito por diversos motivos...

Me expressei mal Rafael, nao quis desmerecer ninguem aqui. Eu sei q tem gente q entende muito aqui ;)

hehehehe

entendi sim :)

o motivo de nao demonstrarem tanto assim é justamente o nivel de perguntas

seria intenso demais

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Cara, que software tu ta usando pra criar esses graph? Maple?

Um softwarezinho pra criar graficos chamado GraphMath. Ele é gratis :)

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caramba a autosom ta ficando com um nivel muito bom

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Esse topico merece ir para os destaques

Editado por Guijs

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opa opa...ja ja posto um texto MUITO bom sobre isto....ou pelo menos o link

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nussa....vo dá um up...esse tópico é mto bom!!!

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Muito bom, o Marcelo podia colocar nos artigos da autosom.net

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Realmente excelente!!! P/ quem curte teoria como eu esse tópico é um prato cheiol!!! Parabéns!!! :D

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