Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Crossover passivo

Recommended Posts

Postado em

Hj eu fiz minha primeira bobina :vts

fico até bonzinha!

To desenhando uma engenhoca de enrrolar usando a furadeira pra ver se faço algo melhor. Tem uma loja aqui perto de casa q vende esquadrias de aluminio.

Fiz ela na raça, não calculei nada. Fiz mais pra ganhar uma experiencia. Desmontei um trafo aqui e usei o fio. Ela fico cortando em uns 4kHz, isso medido no ouvido :ol . Amanha vou calcular a indutancia na facul e depois posto o resultado

segue as fotos

bobina0016zp.th.jpg

bobina0024kh.th.jpg

bobina0034kf.th.jpg

Postado em

a de cima é de fio normal, mas enrolada de um jeito que só uma enrolatriz industrial consegue (taxa de preenchimento do espaço físico com o cobre do fio da ordem de 70%). enrolando na mão, se chegar a 50% de preenchimento, é muito, dê parabéns a quem enrolou.

pra contornar isso, a solen tem a tal da bobina hepta-litz, que pega 7 fios de uma espessura tal que a somatória do calibre deles dê o calibre de um outro fio X, e enrolam a bobina na especificação desse fio X. o preenchimento sobe pra quase 90%, diminuindo resistência intrínseca e outras coisas indesejáveis.

a de baixo é em fio chato. tem crossover que já vem com elas. a taxa de preenchimento, mesmo enrolando na mão, beira 95%, mas o difícil é estabelecer a largura da bobina (não dá pra enrolar a fita "pro lado", só "por cima", na mão) pra acertar as dimensões, vc fica na mão de quem faz o fio. só vi dessas aqui no Brasil uma vez.

Postado em

po, eu nao conseguia nem enrolar carretel de linha 10...

ta ae algo q provavelmente nunca farei com minhas maos heheeh

parabens pra quem fez.

Postado em

Bom pessoal. Hoje terminei minha bugiganga de enrrolar indutores :ol

Comprei uns tubinho de alumínio em uma loja aqui em taguatinga, um parafuso, 2 arruelas e uma porca e cortei 2 discos de madeira.

As peças:

bobina0087vu.th.jpg

Ela montada:

bobina0112lq.th.jpg

Eu ligo ela na minha furadeira, que comtrole de velocidade, aí prendo na bancada. Ela com a bobina enrrolada:

bobina0018jr.th.jpg

Ela já pronta, fico com teóricos 0,15mH, depois vo testar na facul . Não tinha mais fio :P :

bobina0100kz.th.jpg

Bom pessoal! Tô muito feliz com o resultado, esse discos de madeira são provisórios. Vo mandar cortar uns de aluminio, pra ficar uma coisa mais fina.

Fica BEM mais fácil de fazer assim.

:vts:vts

Postado em

Muito legal. Bem criativo.

Vou copiar você hehehe. Agora só falta uma furadeira com velocidade lenta.

Postado em

Comprei uns tubinho de alumínio em uma loja aqui em taguatinga, um parafuso, 2 arruelas e uma porca e cortei 2 discos de madeira.

As peças:

bobina0087vu.th.jpg

Ela montada:

bobina0112lq.th.jpg

Eu ligo ela na minha furadeira, que comtrole de velocidade, aí prendo na bancada. Ela com a bobina enrrolada:

bobina0018jr.th.jpg

Ela já pronta, fico com teóricos 0,15mH, depois vo testar na facul . Não tinha mais fio :P :

bobina0100kz.th.jpg

Bom pessoal! Tô muito feliz com o resultado, esse discos de madeira são provisórios. Vo mandar cortar uns de aluminio, pra ficar uma coisa mais fina.

Fica BEM mais fácil de fazer assim.

:vts:vts

Tava fazendo algo parecido... só que tive problemas com a minha... mesmo colando o parafuso, ele ainda derrapou... bastou puxar uma boa quantidade de fio 14...

Esta semana pretendo começar uma com manivela, o que permite controlar melhor.

Ah... taguatinga? vc é de Brasília?

Postado em

Pra solucionar o problema da derrapagem eu deixei duas cabeças na ponta de cada tubinho, de uma olhada lá.

So se brasilia, moro em taguatinga mas estudo na asa sul.

Postado em
Pra solucionar o problema da derrapagem eu deixei duas cabeças na ponta de cada tubinho, de uma olhada lá.

So se brasilia, moro em taguatinga mas estudo na asa sul.

Putz, tem uma galera daqui que eu nem sabia... vou comçar a cadastrar esse povo todo daqui pra mandar lembrete dos encontros mensais.

Postado em
legal

tem bastante gente investindo em montar o proprio crossover

aproveito para pegar a onda e ajudar mais gente, to montando um artigo sobre a montagem de crossovers

confiram!

qq dica, macete ou duvida q solucionaram na pratica, manda pra mim pra colocar no artigo

http://autosom.net/artigos/diy_crossovers.htm

conto com a ajuda do pessoal

Marcelo, o artigo esta bem completo só que um pouco confuso. Seria melhor montar um texto único ao invés de colocar perguntas e respostas extraídas dos tópicos. Vou ver se consigo fazer algo para ajudar esse final de semana! :legal:

Postado em

Gente, tô com uma grande dúvida.

Consegui fazer os bentidos indutores de nucleo de ar. Beleza! Fiz eles com fio esmaltado de 1mm de diametro.

As bobinas não são de fio chato, mas é de núcleo de ar. São boas, mas não são top.

Agora não sei qual capacitor comprar e onde comprar pra associar com eles. Queria capacitores que tivesse a mesma qualidade das bobinas.

Tô fazendo um crossover de 12bd/8ª.

Depois posto as fotitas!

valeu

Postado em

Estão de parabéns pelas habilidades manuais! :D

Parecem artesãs tibetanas :D ahuaahuahuaahu

A idéia do Rafasom é a materialização de diversos fracassos meus aahahuahuaahuahuahuahuauua

Flw!

Postado em

Um capacitor bom pra associar com esses indutores de nucleo de ar seria os SOLEN, mas quem disse q eu acho eles pra comprar?

Alguem sabe onde posso comprar?

Pq por caps eletrolitico com um indutor de nucleo de ar é como por roda 13'' em ferrari.

Postado em
Um capacitor bom pra associar com esses indutores de nucleo de ar seria os SOLEN, mas quem disse q eu acho eles pra comprar?

Alguem sabe onde posso comprar?

Pq por caps eletrolitico com um indutor de nucleo de ar é como por roda 13'' em ferrari.

Colocar vários capacitores em paralelo ajuda a melhorar a qualidade. O pq? Não sei. Tem quantidade máxima? Não sei. Vamos aguardar os experts de plantão...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...