Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Crossover passivo

Recommended Posts

Postado em

Aê galerinha... conforma tinha dito no outro tópico, estou começando e fazer o meu. Bem... vou ter q comprar mais 1kg de fio, pois o kg que eu comprei não dá pras duas. Uma só ficou entre 600 e 700g, mais ou menos.

Segue aí umas fotinhas da primeira bobina... essa foi a cobaia.

Aqui, ainda dentro da forma tabajara!

post-26-1115959743.jpg

Postado em

Vixe, que trampo pra enrolar essa parada. Chama um guri qualquer que empina pipa e pede pra enrolar esse indutor. Ou então, coloca o carretel no molite dos kras que pescam pra enrolar esse monte de fio. A segunda opção deve deixar o indutor mais preciso, pois o molinete tem uma guia pra enrolar certinho... hehehe

Postado em
kleber, isso aí tá largo, rapá. insisto, olha na tabela da solen pra ver o fator de forma correto, vc consegue mais indutância com menos fio.

Pois é super... assustei com o tamanho final da bagaça... tudo bem que é pra fazer corte baixo. Tava simulando diferentes formas, mas todas davam mais ou menos a mesma coisa... então, como era mais simples uma forma de 1" (por causa do cano) fiquei nessa medida mesmo.

Se tiver uns bookmarks ae pra dar uma ajuda, help-me...

Ah... gente, quem tiver o esquema de uma ponte certinha pra testar a bobina, eu agradeço muito! Tô com a maior preguiça de aferir isto com osciloscópio pra ter idéia do corte.

Hoje vou fazer uns testes práticos na criança...

Postado em
Kleber, esse cross que vc tá fazendo é com corte de qto? qual a idéia do seu sistema que eu nem to ligado...

Essa aí é pra corte em 300Hz @ 4 ohms, 1a ordem. Vai fazer o Low pass pro midbass. Acima dele vem o full range + tweeter (vai ser um sistema 2 vias e meia... o tw vai responder de uns 15K acima). Tem 2,2mH, conforme calculado pelo CalCoil. Só falta aferir isto.

Postado em
Quanto se gasta para fazer um Crossover passivo !? depende de que !?

O gasto depende do tamanho das suas bobinas, pois o fio é comprado no kg. Nessa aí da foto eu gastei 24 reais em fio. Total, devo gastar algo perto de 100 reais em 2 crossovers de primeira ordem. se fosse 2a ordem, custaria o dobro fácil fácil.

Postado em

Super,

Pra um corte em 300hz me pareceu o tamanho normal, não?

Uma vez me contaram sobre uma bobina para xover passivo de subwoofer.. o corte era bem baixo, e a bobina ia no lugar do estepe hahahahaha, imaginem.....

Postado em
Uma vez me contaram sobre uma bobina para xover passivo de subwoofer.. o corte era bem baixo, e a bobina ia no lugar do estepe hahahahaha, imaginem.....

Tinha mais de 20kg.

Quanto a ''forma'' da bobina, tem formas de optimizar resultados sim. Não digo da relação menos fio / + indutancia, mas em qualidade de audio mesmo.

Postado em

Guilherme, as minhas têm metade dessa largura, ficaram naquela altura da foto da montagem do carro pq tava uma em cima da outra. em compensação, ficaram bem mais altinhas, não sei qual o tamanho da mão do Kleber mas pegando do jeito da foto 2 dá exatamente meia-volta e não 3/4.

uma pergunta meio capciosa: núcleo de ar satura? tem um diâmetro mínimo que precisa ser obedecido? já tou vendo gente enrolando bobina em cabo de vassoura (ou palito de dente! kaka), dependendo da resposta...

Postado em
kleberlba, tmb moro em bsb. Onde vc compro esse fio no SIA?

Lá tinha do chato?

Opa... comprei num lugar chamado guaxupé. Fica ali na rua atrás do posto Brasal (tipo ali onde tem o motel fantasy). é um galpão do lado de uma loja de tuning.

Lá eu não vi do chato não. É uma loja simples, tem coisas básicas pros enroladores de trafos daqui. Não deve ter chato não, pq aqui não tem mercado.

Postado em
Guilherme, as minhas têm metade dessa largura, ficaram naquela altura da foto da montagem do carro pq tava uma em cima da outra. em compensação, ficaram bem mais altinhas, não sei qual o tamanho da mão do Kleber mas pegando do jeito da foto 2 dá exatamente meia-volta e não 3/4.

uma pergunta meio capciosa: núcleo de ar satura? tem um diâmetro mínimo que precisa ser obedecido? já tou vendo gente enrolando bobina em cabo de vassoura (ou palito de dente! kaka), dependendo da resposta...

Olha... o tamanho do núcleo, acredito eu, não influi em saturação. Acho que influi mais no fluxo magnético da bobina que em qq outra coisa.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...