Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

numb__

Vou fazer meus pezinhos esse fim de semana

Recommended Posts

Opa galera, esse fim de semana vou fazer meus pezinhos pra colocar meu CS60B, não é grande coisa mas tô satisfeito :P

 

Pretendo fazer usando somente MASSA PLÁSTICA, alguem ja fez um só com massa plástica pra poder me contar a experiência?

 

Decidi fazer de Massa pois achei que seria menos dificil do que com fibra (não tenho experiência nenhuma com fibra)

 

Bom, não vou me preocupar muito com a litrágem, mas espero obter uns 2 ou 3 litros.

 

O Material que vou comprar é:

 

potes de Massa Plástica (uns 4 kg acho que da)

catalizador pra massa

espátula pra massa

luvas (será que precisa?)

lixa

algo para cobrir (ainda não sei)

fita de empacotar e plástico para forrar o piso do carro

madeira pra fazer o buraco do falante

 

precisa de mais alguam coisa que não estou colocando?

 

Galera, agradeço qualquer ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive a mesma idéia q vc antes de comçar a fazer meus door pods.... mas conversando com alguns users me explicaram sobre o problema de se usar soh massa plástica....

 

O principal inconveniente é o peso que a peça vai ter.... vai ficar BEM mais pesada que uma peça em fibra. Segundo que a massa plástica é extremamente mole e vai dificultar bastante fazer a parte de cima do pezinho... a parte q vai no chão do veículo provavelmente consiga fazer numa boa... mas dpois... naum vai ter ond sustentar a massa.... a não ser q faça totalmente de madeira e cubra com massa... mas ai tu vai estar perdendo espaço útil...

 

EU te digo uma coisa... por experiência própria... manta e resina são coisas chatas de se trabalhar... mas rapidinho pega a manha da coisa... ai soh vai.. eh um trabalho um pouco demorado... mas muito compensador no final... no próximo final de semana estarei iniciando o dia 2 de serviço nos meus pods.... estão ficando bem legais... nem eu acreditava muito no êxito do projeto... mas não eh q tah saindo mesmo... hehehehehe

 

:legal:

 

Eh isso ae cara... se puder... faz de fibra... fica bem bacana e tu jah aprende algo novo e que pode t servir mais tarde... pelo menos aqui na cidade... naum tem NINGUÉM que faça esse serviço entaum qdo a galera ve algo interessante vai procurar... hehehehe... dependendo do serviço ateh da pra fazer... sabe como eh neh $$$ nunca eh d+.. ainda mais qdo se gasta um monte em som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagina um ovo de pascoa no seu pé!

 

fica mais ou menos assim, para ficar bem rigido tem que ter muitas camadas de massa! da um trabalho, mas da sim...só acho que 4kgs de massa num vai dar, se vc pelo menos fizesse a base de fibra já ajudaria 100%, é a parte mais fácil...agora com massa tem que ter calma, e na base tem que passar camadas bem finas no começo e esperar secar!....e assim vai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dificil fazer com massa em.. so se moldar em volta do anel com papelao e ir cobrindo.. nao e facil nao !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imagina um ovo de pascoa no seu pé!

É, a fragilidade acho que é o pior.. se fizer só massa, qualquer batida pode trincar e aí adeus trabalho...

 

Pelo menos a base em fibra (base de todo o pezinho, claro, ou seja forrar o esqueleto)

 

SE não, faça um esqueleto de madeira bem fechado e cubra com massa.. a estrutura será a madeira, e não a massa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tive uma ideia aki

Se vc ker fazer só com massa plastica...pq ao inves de usar um tecido pra dar a forma ao pezinho, use uma "tela" de metal, e vai moldando na mao...

só q só q vc vai ter q usar massa pra kct!!

Nao pode ficar com a parede fina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vai de fibra tbm...ela vai dar mais resistencia ao seu pod, soh na massa pode ficar fragil,qualquer chute quebra. E soh na massa vai ficar dificil de moldar... onde vc fizer a juncao da massa da base com a massa da parte superior nao deve ficar la mto forte tbm nao... fibra nao tem segredo...eh igualzinho o tutorial da autosom....

 

sobre o peso, acho q mais pesado melhor...vai vibrar menos...

 

flow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, da sim para fazer todo em massa. O lance e que somente com a massa fica um pouco complicado de fazer a parte do molde. Eu uso um tipo de material chamado Poliuretano, ou o PU. Mas nao e o PU encontrado em loja de material de construçao que vem enlatado. Esse vc compra os 2 componentes separados que e vendido por litro e faz a mistura na hora de usar. O problema e a dificuldade de encontrar, eu tive que encomendar de Goiania mas tb tem uma loja que vende em SP. Esse material e bom pois fica muito facil de esculpir o molde deixando no formato que vc quiser, ai, e so passar massa e depois ir retirando o material de dentro da caixa para ficar oca. A loja www.AutoStudio.com.br usa muito esse material para fabricar suas peças.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hum... tava pensando em fazer o molde com um papelão duro (não lembro o nome, só sei que é muito duro e tem uns 3 ou 4 mm), será que funciona? não sabia que massa plástica ficava tão fraco assim.

 

Sobre usar fibra, eu to deixando meio de lado pois o cheiro da fibra é toxico, e se eu for comprar todos os equipamentos, vou gastar muito mais do que com massa plástica.

com fibra (comprando tudo) eu gastaria entre 60 e 70 reais, ja com a massa, 1 pote de 500g (sem procurar muito) achei por 4,70, se eu usar 6 kg (que ja acho exagero), vou gastar no total 28,20 reais...

 

mas não sei, pelo que vocês estão falando, talvez eu use fibra...

 

ps.: demora quanto tempo pra fazer um par de pezinhos de fibra?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!! :vts

 

Primeiro... eu gostaria de mencionar que não quero desanimar ninguem... acho que se voce tem espaço tem mais é que botar a mão na massa mesmo!!!

 

Agora se voce não tem espaço ou ferramentas (como eu) eu partiria pra compra logo do pezinho!!! Sei tambem que construir com suas proprias mãos é muito bom tb!!!

 

Minha sugestão é: eu compraria um pronto... eu comprei os meus com o wager (somcuritiba.com.br) E achei MUITO bom!!!

 

Qualquer duvida sobre as botas zoia aqui!!! http://stforum.com.br/index.php?showtopic=41713

 

 

boa sorte :legal:

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao contrário do que todo mundo falou hehehehe, eu fiz o pézinho só com massa.

Deu trabalho, não sei se foi por ter usado só massa, ou se foi por ter sido minha primeira vez. Eu nem sabia o que era massa plástica.

Com relação à durabilidade, não tem problema não. A minha já caiu no chão, já levou várias pesadas, já tomou diversas porradas. Um vez quebrou um pedaço, mas foi uma situação impossível de não quebrar (chave de roda entro do pezinho para quebrar uma madeira que estava lá dentro). Para arrumar peguei o pedaço quebrado, coloquei no lugar (igual quebra-cabeça) e prendi com durepox.

Para fazer a parte de cima do pezinho faz o esquema com tela que não tem problema não.

Qualquer dúvida é só me perguntar que explico como fiz o meu.

Obs - O meu não fiz o esquema da tela e deu bem mais trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor pezinho que eu tive, estupidamente bom - não vibrava, era completamente vedado e tinha um som simplesmente foderoso - era todinho em massa plástica. Capricha na litragem, angulação, experimenta bastante antes de decidir a posição dos falantes e boa... fica bom sim. Tem que usar bastante massa na base, se puder coloque alguns pedacinhos de madeira nos locais onde for aparafusar - massa plástica não gosta mto de parafuso, se furar a massa o pezinho acaba ficando solto. Faz o aro para o falante (e pro tweeter, se for usar no pezinho) em madeira, posiciona com pedacinhos de madeira, monta a tela e vai "subindo" as paredes em cima da base.

 

Sobre pezinho de fibra, nem vou opinar pq tive apenas uma experiência, contra 3 de massa plástica. O de fibra erraram na litragem, ficou um bom suporte pra midrange e mais nada; então, não pude saber exatamente qual era a dele. Mas me pareceu bem mais ressonante que o de massa plástica, que era absolutamente "morto", e tirava um midbass fabuloso de falantezinhos de 5 polegadas! :-)

 

[]s,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara se tu não tem manha com fibra nen tenta , com massa e muito mais facil, se fizer as paredes com no minimo 0,5 cm de espessura fica forte pacas. o peso i daí tu naço vai ficar carregando ele nas costas mesmo, acho que vai umas 4 kg cada pezinho e muita fixa

pra fazer e meio deorado mas com paciencia fica bom

tipo primeiro faz o fundoai coloca o aro de madeira na posiçao ideale o fixa com uns pedacinhos finos de madeira tipo umas varetas cole com cola quente ai coloca um papelao por cima dando o formato +ou- e depois aplica a massa sobre o papelao

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ao contrário do que todo mundo falou hehehehe, eu fiz o pézinho só com massa.

Deu trabalho, não sei se foi por ter usado só massa, ou se foi por ter sido minha primeira vez. Eu nem sabia o que era massa plástica.

Com relação à durabilidade, não tem problema não. A minha já caiu no chão, já levou várias pesadas, já tomou diversas porradas. Um vez quebrou um pedaço, mas foi uma situação impossível de não quebrar (chave de roda entro do pezinho para quebrar uma madeira que estava lá dentro). Para arrumar peguei o pedaço quebrado, coloquei no lugar (igual quebra-cabeça) e prendi com durepox.

Para fazer a parte de cima do pezinho faz o esquema com tela que não tem problema não.

Qualquer dúvida é só me perguntar que explico como fiz o meu.

Obs - O meu não fiz o esquema da tela e deu bem mais trabalho.

 

Galera, amanha vou comprar a massa, só tô esperando alguem me dar idéia de quantos kg comprar hehehehe

 

como vai ser meu primeiro trabalho, boa sorte pra mim :P espero não morrer!!!

 

ps.: posso mudar (ou adicionar) qualquer coisa na minha idéia até sabado de manhã, que é quando pretendo começar a faze-los ( e espero terminar antes de anoitecer heuheueuehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ao contrário do que todo mundo falou hehehehe, eu fiz o pézinho só com massa.

Deu trabalho, não sei se foi por ter usado só massa, ou se foi por ter sido minha primeira vez. Eu nem sabia o que era massa plástica.

Com relação à durabilidade, não tem problema não. A minha já caiu no chão, já levou várias pesadas, já tomou diversas porradas. Um vez quebrou um pedaço, mas foi uma situação impossível de não quebrar (chave de roda entro do pezinho para quebrar uma madeira que estava lá dentro). Para arrumar peguei o pedaço quebrado, coloquei no lugar (igual quebra-cabeça) e prendi com durepox.

Para fazer a parte de cima do pezinho faz o esquema com tela que não tem problema não.

Qualquer dúvida é só me perguntar que explico como fiz o meu.

Obs - O meu não fiz o esquema da tela e deu bem mais trabalho.

 

Galera, amanha vou comprar a massa, só tô esperando alguem me dar idéia de quantos kg comprar hehehehe

 

como vai ser meu primeiro trabalho, boa sorte pra mim :P espero não morrer!!!

 

ps.: posso mudar (ou adicionar) qualquer coisa na minha idéia até sabado de manhã, que é quando pretendo começar a faze-los ( e espero terminar antes de anoitecer heuheueuehe)

Esqueçe. Fazer 2 pézinhos em 1 dia inteiro sem experiência vai ser complicado. Um grande problema é ter que ficar esperando a massa endurecer.

 

Faz com calma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz meus pezinhos, ja estão prontos e instalados!

 

fiz todo de massa, não deu pra fotografar...

 

o acabamento ficou feio... não consegui cobrir com courvin direito...

ja ja posto umas fotos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, fiz meus pezinhos, ja estão prontos e instalados!

 

fiz todo de massa, não deu pra fotografar...

 

o acabamento ficou feio... não consegui cobrir com courvin direito...

ja ja posto umas fotos

Como o acabamento dos meus estão feios também, nem coloquei fotos. :rolleyes:

Parabéns. Quanto tempo demorou?

 

E o resultado sonoro?

Lixou muito a massa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, faz com DRA, resina e AREIA, meu irmao fez o dele com esses materiais! ficou mt mt massinha, ele fez com os cara que o blaupunkt fez (e faz) os caixas dele!! os cara sao muito bom! e ja que tu e daqui de recife! espera ele postar aqui que ele fala onde eh pra tu ! ! ! !

 

abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, fiz meus pezinhos, ja estão prontos e instalados!

 

fiz todo de massa, não deu pra fotografar...

 

o acabamento ficou feio... não consegui cobrir com courvin direito...

ja ja posto umas fotos

cadê as fotos? fiquei curioso agora...hehehe :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po.. to com elas aqui, só falta hospedar :P

vo tentar fazer mais tarde hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fotos tiradas com pouca luz e no celular

 

05270523370rq.th.jpg

 

05270523385ew.th.jpg

 

05270523390tf.th.jpg

 

fotos com melhor qualidade

 

img00267nm.th.jpg

 

img00257gx.th.jpg

 

img00271cj.th.jpg

 

img00233sb.th.jpg

 

img00283ih.th.jpg

 

Tão ai as fotos hehehehehe...

sei que num ta perto das especificações que o mid pede, mas o que eu queria era somente tira-lo da porta.

 

Gastei:

 

3 massa plástica 1kg - 7,25 cada

1 massa plástica 500g - 4,60 cada

2 lixas - 3,00 total

2 aneis de madeira - dei 5 conto pro marcineiro hehehe

1 pote de massa de parede (só pra ficar liso) 3,90 cada

1 pote de cola de sapateiro 3,50 cada

1 metro de courvin preto 10,00 cada

 

total: 51,75

 

ficou muuuuuito resistente e pesado....

só o acabamento que ficou um lixo.

 

heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa....

 

o gol não merece esses tijolos no chão!!!

 

Por mais 50 voce comprava um certinho!!! Olha a diferença:

 

2.jpg

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...