Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gio Palomba

Aterramento x Qualidade

Recommended Posts

Postado em
guijs, esqueci teu nome de novo, e nao eh guilherme né?

depende do consumo, esse DRZ tem amplificador de potencia? se tiver, nao te preocupa, pois nao utilizas e a corrente solicitada é pequena.

Murilo,

O DRZ não tem amplificação interna não... Mas tudo bem, não vou me preocupar com isso então :vts .

Abraços

Postado em
Eu tenho uma grande dúvida também, pois no manual do DC-DC do DRZ9255, diz para ligar o positivo do DC-DC direto na bateria! Mas no meu carro ele está ligado no mesmo positivo do CD Player... E o cabo do DC-DC é enorme, pronto para ligar na bateria mesmo. Fico pensando se isso influencia em alguma coisa.

Fala Guilherme! o certo mesmo e vc ligar o DC-DC direto na bateria,pq se não me engano ele puxa uma corrente bem maior daquela que vai pro HU...

Postado em
Fala Guilherme! o certo mesmo e vc ligar o DC-DC direto na bateria,pq se não me engano ele puxa uma corrente bem maior daquela que vai pro HU...

Tsuneo, será que é por isso que minha HU esquenta TANTO?

Postado em
Tsuneo, será que é por isso que minha HU esquenta TANTO?

Não ,acho que não...a única coisa que pode esquentar é o cabo de alimentação da HU...mas experimenta ligar certo, não custa nada neh.

Mas ta esquentando muito?? tipo, de queimar as pontas dos dedos??

Postado em
Não ,acho que não...a única coisa que pode esquentar é o cabo de alimentação da HU...mas experimenta ligar certo, não custa nada neh.

Vou ligar certo amanhã. Mas as vezes esquenta muito sim, quase a ponto de queimar. O estranho é que tem gente que fala que é normal, mas a maioria dos usuários que eu perguntei dizem que a HU deles só fica morna. Vamos ver no que dá...

Postado em

Vou ligar certo amanhã. Mas as vezes esquenta muito sim, quase a ponto de queimar. O estranho é que tem gente que fala que é normal, mas a maioria dos usuários que eu perguntei dizem que a HU deles só fica morna. Vamos ver no que dá...

realmente esquenta a ponto de mal dar pra segurar na mao.... estranho...

Postado em
Cara, eu estou vivendo algo parecido. No meu primeiro setup eu usava o Blau classe-T e acontecia a mesma coisa. Eu não fiz nenhum teste com multimetro nem osciloscopio mas tenho certeza que o problema esta bem parecido. Quando eu colocava o volume no 0 (tendo que o Alpine corta a saida RCA quando o volume esta no 0) o ruido sumia mas quando eu colocava no 1 o ruido aparecia. Esse ruido era do alternador e meu sistema todo e aterrado na lataria o mais proximo do amplificador. Vou testar fazer isso. Essa estoria abriu algumas ideias. Pq eu quero muito continuar com o Blau mas o ruido esta chateando.

E esse lance da mudança no audio, no meu caso tb acontecia. Com o carro ligado o som piorava muito consideravelmente. Teve epoca eu parei de escutar o som com o carro ligado pois eu calibrava com o carro desligado e quando saia andando era o desastre. Muito bom o topico Gio !!!

Faz o aterramento da parte elétrica do motor e coloca capacitores ou filtros de linha(devidamente dimensionados) na entrada de alimentação da HU e dos amps...Se seu sistema for bom , estiver bem regulado e vc estiver usando cabos de qualidade, esses ruidos de origem eletrica(alternador..)vão desaparecer dos seus auto-falantes , e seus ouvidos vão agradecer!

Abraço

Postado em

realmente esquenta a ponto de mal dar pra segurar na mao.... estranho...

???Ja experimentaram deixar ele desligado, umas 2 horas por dia pelo menos :P , brincadeira

O meu esquenta o normal, tanto quanto um dvd ou video-cassete,reproduzindo um filme...

Postado em

Tsuneo,

Eu já liguei o Clarion em um sistema residencial com fonte para 12v, e ele não esquentou NADA.

Amanhã eu vou fazer isso com certeza, vamos ver no que dá.

Postado em

Gente me tira uma dúvida será que eu preciso fazer essa ligação do HU direto na batéria, já que o meu é um 7998 e o meu carro é um Gol GIII.Isso iria melhorar o sistema e até diminuir a temperatura quando em uso!..Tenho o maior receio quando se fala em mexer na parte eletrica do veículo?? :pirou:

Postado em

Fiz a toda a ligação em cabo Techsound de 21mm com terminais de cobre em ambas extremidades. Terra direto da bateria com 21mm também.

Ficou ótimo e sem nenhum ruído. E não está esquentando o Amp nada mesmo.

Guijs

Como estão as ligações dos altofalantes e qual a impedancia deles ???

Qualquer coisa, fixa o Amp em uma placa de compensado e deixa um espaço pra colocar uns coolers de 12v, tipo os de fonte de computador, aparafusado ou colado direto no compensado em direção as passagens de ventilação laterais do Amp.

Chegou a ver se está acendendo o led de proteção ??

Postado em

Guijs

O que esta esquentando no carro dele eh o player.... nao o amp.

Postado em
Fiz a toda a ligação em cabo Techsound de 21mm com terminais de cobre em ambas extremidades. Terra direto da bateria com 21mm também.

Ficou ótimo e sem nenhum ruído. E não está esquentando o Amp nada mesmo.

Guijs

Qualquer coisa, fixa o Amp em uma placa de compensado e deixa um espaço pra colocar uns coolers de 12v, tipo os de fonte de computador, aparafusado ou colado direto no compensado em direção as passagens de ventilação laterais do Amp.

Chegou a ver se está acendendo o led de proteção ??

A impedância é 8ohms Leo, mas não é isso pois o kit antigo tinha 4ohms e era a mesma coisa.

É o player que esquenta. É um misterio isso mesmo....

Pelo menos nesses dias frios, eu tenho onde esquentar a mão :vts .

Postado em
Liguei o DC-DC direto na bateria, mas continua esquentando hehe. Acho que é má ventilação mesmo.

Fio,

qdo liguei o player pela 1.a vez, o careca ligou pelo conector "padrao" do radio, e aterrou no mesmo ponto, ai ficaram uns tec's de liga e desliga, mandei puxar tudo independente aterrando tudo no mesmo ponto e a alimentaçao indepente.

melhorou bastante e diminuiu a temperatura do player.

só nao testei ainda o terra direto.

Postado em
Fio,

qdo liguei o player pela 1.a vez, o careca ligou pelo conector "padrao" do radio, e aterrou no mesmo ponto, ai ficaram uns tec's de liga e desliga, mandei puxar tudo independente aterrando tudo no mesmo ponto e a alimentaçao indepente.

melhorou bastante e diminuiu a temperatura do player.

só nao testei ainda o terra direto.

opa opa opa!

Papai,

Meu HU tb está ligada no conector padrão do carro, e só o DC-DC que está direto na bateria. Agora que você falou, o meu tb tem uns "tecs" quando liga! O estranho é que você liga uma vez, aí tem um TEC. Aí desliga, liga denovo e TEC só que mais baixo... aí desliga e liga, e não tem mais TEC :blink: . Isso é as vezes tb, nem sempre a HU "tequeia". :pirou:

Será melhor eu ligar a HU por um cabo independente, direto da bateria?

Abraços

Postado em

Pessoal:

Existe um enorme ruído vindo da centelha. Cabos e velas resistivas ajudam. Dentro em breve vou testar um filtro para ser utilizado antes das bobinas. Estou pesquisando usar cabos e velas não resistivos para aumentar a potência da centelha, mas isso irá gerar tanto ruído que vou precisar desenvolver filtros.

Outro lugar possível é o Alternador - porém, isso não deveria ocorrer. Com o isolamento perfeito não deveria ter ruído originado dele. Outro lugar que parece remoto são os relés, eles também geram ruído, porém, não é constante.

Enfim, melhor para isolar o ruído na alimentação é um filtro de modo diferencial (mesmo sendo DC). É uma pena que cada caso é um caso onde a freqüência e a corrente são totalmente diferentes, senão daria para indicar um filtro padrão.

O melhor para isolar ruído de RF ou outro eletromagnético (muito comum pela alta corrente em 12V) é usar uma fita de aço-silício de Grão Orientado - enrolando ela em torno dos cabos. O horrível dela é a flexibilidade, mesmo sendo AISI-M3 (0,25mm) é bem chato de trabalhar e quando vc estressa o material (dobra) ele desorienta os grãos. Essa fita é usada para eliminar o campo magnético em transformadores (principalmente toroidais) e funciona impressionantemente bem - fita de cobre ou alumínio são bemmmmmmmmmmm inferiores a ela.

Bom pessoal, me tragam mais informações sobre a freqüência do ruído, sua amplitude e a corrente que trafega no cabo. Posso estudar um filtro e ajudar a resolver parte do problema do pessoal.

Se for o caso, abram um tópico mais técnico sobre isso. Uma coisa eu digo: ruído é um problema bem comum e na área "digital" isso é fácil de ser corrigido, já na área "analógica"... é bem mais complicado, porém, a fonte do problema costuma ser o mesmo.

Abraço - Max

Postado em

o ideal seria todos os equipamentos estarem aterrados no mesmo ponto pra evitar ground loop ou diferenca de potencial entre a carcaca dos equipamentos.

Postado em

No caso de ter uma bateria suplementar como que fica???

Será que faria diferença entre aterrar o negativa da bateria suplementar na bateria principal ou entre aterrar na lata ali próximo de onde ela esta instalada?

estaria puxando todo positivo e negativo direto do borne dessa bateria auxiliar...

Postado em
No caso de ter uma bateria suplementar como que fica???

Será que faria diferença entre aterrar o negativa da bateria suplementar na bateria principal ou entre aterrar na lata ali próximo de onde ela esta instalada?

estaria puxando todo positivo e negativo direto do borne dessa bateria auxiliar...

Provavelmente deve mudar alguma coisa, visto que a impedancia da alimentacao irá mudar !

Agora, se muda para pior ou para melhor eh dificil te falar ? So testando mesmo !

Abraços,

Giovanni

Postado em
Pessoal:

Existe um enorme ruído vindo da centelha. Cabos e velas resistivas ajudam. Dentro em breve vou testar um filtro para ser utilizado antes das bobinas. Estou pesquisando usar cabos e velas não resistivos para aumentar a potência da centelha, mas isso irá gerar tanto ruído que vou precisar desenvolver filtros.

Outro lugar possível é o Alternador - porém, isso não deveria ocorrer. Com o isolamento perfeito não deveria ter ruído originado dele. Outro lugar que parece remoto são os relés, eles também geram ruído, porém, não é constante.

Enfim, melhor para isolar o ruído na alimentação é um filtro de modo diferencial (mesmo sendo DC). É uma pena que cada caso é um caso onde a freqüência e a corrente são totalmente diferentes, senão daria para indicar um filtro padrão.

O melhor para isolar ruído de RF ou outro eletromagnético (muito comum pela alta corrente em 12V) é usar uma fita de aço-silício de Grão Orientado - enrolando ela em torno dos cabos. O horrível dela é a flexibilidade, mesmo sendo AISI-M3 (0,25mm) é bem chato de trabalhar e quando vc estressa o material (dobra) ele desorienta os grãos. Essa fita é usada para eliminar o campo magnético em transformadores (principalmente toroidais) e funciona impressionantemente bem - fita de cobre ou alumínio são bemmmmmmmmmmm inferiores a ela.

Bom pessoal, me tragam mais informações sobre a freqüência do ruído, sua amplitude e a corrente que trafega no cabo. Posso estudar um filtro e ajudar a resolver parte do problema do pessoal.

Se for o caso, abram um tópico mais técnico sobre isso. Uma coisa eu digo: ruído é um problema bem comum e na área "digital" isso é fácil de ser corrigido, já na área "analógica"... é bem mais complicado, porém, a fonte do problema costuma ser o mesmo.

Abraço - Max

Cara, o meu ruido é bem estranho. Ele não varia de acordo com a aceleraçao. Parece uns pics constantes que não variam volume nem velocidade. O estranho é que quando eu ligo alguma coisa eletrica que puxe energia o ruido diminui consideravelmente como o farol alto, ventuinha. Se eu ligar o farol alto, o ventilador e a ventuinha o ruido fica muito baixinho. Esse ruido só aparece com o carro ligado e não varia de acordo com o volume do player, ja no volume 1 ele aparece. Ainda não fiz o terra direto na bateria, vou testar isso tb. O lance tb é que o ruido só aparece bem quando eu uso o amplificador Blaupunkt classe-T. Com outros o ruido é quase inexistente. Ja quebrei bem a cabeça com esse ruido, mas ele me percegue. heheheh

Postado em
Meu HU tb está ligada no conector padrão do carro, e só o DC-DC que está direto na bateria. Agora que você falou, o meu tb tem uns "tecs" quando liga! O estranho é que você liga uma vez, aí tem um TEC. Aí desliga, liga denovo e TEC só que mais baixo... aí desliga e liga, e não tem mais TEC :blink: . Isso é as vezes tb, nem sempre a HU "tequeia". :pirou:

Tô meio fora de forma, mas posso dar um chute?

Capacitores

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...