Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

siderado

Tirar calor do módulo (DUVIDA)

Recommended Posts

Postado em

Galera, estou nos finalmente da minha caixa.

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=34352&st=0

Falta apenas finalizar uns acabamentos e achar a melhor manera de "refrescar" meus módulos.

A primeira idéia seria essa (até começei a fazer)

pezinho78jl.jpg

Jogaria vento no fundo do módulo. Mas muita gente falou que eu estaria jogando ar quente no módulo e fazendo ele esquentar mais ainda.

Então pensei em outra coisa,

Tenho 6 coolers pequenos (esses das fotos aiw, eles são parafusados no suporte de ferro) colocar eles na frente dos módulos puxando o ar de dentro do suporte pra fora.

refrigeracao5ft.jpg

O que ficaria melhor para meus modulos nao esquentarem d+ dentro do suporte?

Outras idéias são bem vindas! Se precisar de mais cooler eu compro.

Postado em
o melhor jeito é puxar o ar pra fora....

mas pensando um pouco na ultima foto.... não seria interessante ter coolers jogando ar pra dentro... e outros tirando o ar pra fora?

por exemplo, comprar mais 2 coolers pequenos (no total de 8)

dai fazer nesse esquema:

2 puxam

2 soltam

2 puxam

2 soltam

??

Postado em
o melhor jeito é puxar o ar pra fora....

mas pensando um pouco na ultima foto.... não seria interessante ter coolers jogando ar pra dentro... e outros tirando o ar pra fora?

por exemplo, comprar mais 2 coolers pequenos (no total de 8)

dai fazer nesse esquema:

2 puxam

2 soltam

2 puxam

2 soltam

??

sim...mais ou menos assim....

só que os que jogam pra dentro em um ponto e os que mandam pra fora eem outro...

mas... vamos esperar alguem que entende melhor disso responder...

sei que a teoria de "tirar"o ar é melhor que jogar pra dentro o ar... mas isso com cooler na propria carcaça do modulo...

Postado em

Bem, eu preferiria puxar o ar e jogar pra fora. Isto porque empurrar ar contra o amp acaba que vc manda o ar que o próprio amp aquece contra ele. Não aumenta a temperatura, mas refrigera bem menos.

Entretanto, não sei se a idéia das setas vai funcionar direito. Primeiro pq a maior dissipação de calor é pela carcaça. Se vc puxar o ar que está sobre a carcaça, aí sim vc aumenta o fluxo de ar sobre ela, e aumenta a refrigeração.

Outra opção é abrir a parte traseira do amp e colocar um cooler puxando ar de dentro dele, especialmente sobre a fonte.

Postado em
Bem, eu preferiria puxar o ar e jogar pra fora. Isto porque empurrar ar contra o amp acaba que vc manda o ar que o próprio amp aquece contra ele. Não aumenta a temperatura, mas refrigera bem menos.

Entretanto, não sei se a idéia das setas vai funcionar direito. Primeiro pq a maior dissipação de calor é pela carcaça. Se vc puxar o ar que está sobre a carcaça, aí sim vc aumenta o fluxo de ar sobre ela, e aumenta a refrigeração.

Outra opção é abrir a parte traseira do amp e colocar um cooler puxando ar de dentro dele, especialmente sobre a fonte.

minha preocupação é com o calor que ficará "dentro" do suporte, pois eh tudo fechadinho. Por isso a idéia dos coolers, eles que meio diminuiram a temperatura dentro do suporte.

lembrando que meu som não é pra ficar com o porta mala aberto com o volume no máximo, vou usa-lo só para ouvir dentro do carro num volume razoavel. Acho que andando com o som assim nao vai esquentar tanto o módulo.

Postado em

o audiobank vai trabalhar com alto falantes da mesma potencia, o power one também, tava pensando, será que é necessário mesmo eu fazer um esquema com cooler? :blink:

Postado em

Até que enfim um assunto que eu entendo (hehehe).

Observe como funciona a refrigeração do teu PC que é só copiar.

1) O ar quente sobe, por isso que ventoinhas na parte de cima TIRAM ar, e na parte de baixo EMPURRAM ar pra dentro (alguns gabinetes não tem essa ventoinha mas tem o espaço pra instalação dela). Duas ou mais ventoinhas são necessárias exatamente pra criar esse TÚNEL de vento.

2) A ventoinha do PC EMPURRA o ar contra o dissipador de aluminio (no caso a carcassa do modulo), é a forma de melhor performance de um cooler (já li varios testes sobre isso).

3) O mais importante!

TODO TIPO DE AIR-COOLER DEPENDE DIRETAMENTE DA TEMPERATURA DO AR A SUA VOLTA!!! Ou seja, não adianta colocar 1000 coolers se o ar envolta estiver quente, o aparelho a ser refrigerado NUNCA estará mais frio que o ar envolta.

Minha dica:

Instaler quantas ventoinhas quiser, mas procure criar o tal túnel de vento (umas de um lado empurrando e outros do outro lado retirando o ar)

|retira||retira|<<<<O TUNEL>>>>|empurra||empurra|

Abraço

Postado em
Até que enfim um assunto que eu entendo (hehehe).

Observe como funciona a refrigeração do teu PC que é só copiar.

1) O ar quente sobe, por isso que ventoinhas na parte de cima TIRAM ar, e na parte de baixo EMPURRAM ar pra dentro (alguns gabinetes não tem essa ventoinha mas tem o espaço pra instalação dela).  Duas ou mais ventoinhas são necessárias exatamente pra criar esse TÚNEL de vento.

2) A ventoinha do PC EMPURRA o ar contra o dissipador de aluminio (no caso a carcassa do modulo), é a forma de melhor performance de um cooler (já li varios testes sobre isso).

3) O mais importante!

TODO TIPO DE AIR-COOLER DEPENDE DIRETAMENTE DA TEMPERATURA DO AR A SUA VOLTA!!! Ou seja, não adianta colocar 1000 coolers se o ar envolta estiver quente, o aparelho a ser refrigerado NUNCA estará mais frio que o ar envolta.

Minha dica:

Instaler quantas ventoinhas quiser, mas procure criar o tal túnel de vento (umas de um lado empurrando e outros do outro lado retirando o ar)

|retira||retira|<<<<O TUNEL>>>>|empurra||empurra|

Abraço

E se eu fizer assim, coolcar coolers para empurrar ar pra dentro e no topo da tampa que fiz pra embutir os módulos jogar o ar que ele empurro e bateu nos módulos sair fora do suporte?

refrigeraonovo7od.gif

lembrando que os coolers que vão soprar nos módulos não estarão dentro do suporte, mas sim fora, pra puxar ar fresco do porta malas.

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting

Postado em
p/ um punch aberto por tras. o que é melhor p/ ventilar ou esfriar?.

1-um culler apontado diretamente p/ o thoridal

2-p/ os mosfets

3-p/ a carcaça

:legal:

olha.... só uma observação...

se vc usar um cooler para empurrar o ar contra a parte de baixo do modulo aberto....

tenha um cuidado especial com a limpeza periodica do modulo... com o tempo...vai encher de poeira.

Postado em
p/ um punch aberto por tras. o que é melhor p/ ventilar ou esfriar?.

1-um culler apontado diretamente p/ o thoridal

2-p/ os mosfets

3-p/ a carcaça

olha.... só uma observação...

se vc usar um cooler para empurrar o ar contra a parte de baixo do modulo aberto....

tenha um cuidado especial com a limpeza periodica do modulo... com o tempo...vai encher de poeira.

COM RELACAO AS PERGUNTAS?

RESPONDE AI!

Postado em
E se eu fizer assim, coolcar coolers para empurrar ar pra dentro e no topo da tampa que fiz pra embutir os módulos jogar o ar que ele empurro e bateu nos módulos sair fora do suporte?

refrigeraonovo7od.gif

lembrando que os coolers que vão soprar nos módulos não estarão dentro do suporte, mas sim fora, pra puxar ar fresco do porta malas.

Achei perfeito assim! :legal:

Dá um ligo no projeto do cara http://web.njit.edu/~cas1383/proj/focus_tr...trunk/index.htm

Lá pro final tem os coolers!

Postado em

refrigeraonovo7od.gif

Achei perfeito assim! :legal: Lá pro final tem os coolers!

mais alguem concorda com essa minha ideia?

opinioes? ehehehehe, acho que só montando isso pra saber se vai rolar ou não.

eita que vai ter uma barulhera de cooler no meu porta malas.

será que tem como fazer chave de liga e desliga pros coolers?

Postado em

achei meio deficiente a refrigeração...

nào nos coolers de baixo mas sim nos de cima....

os coolers que vão tirar o ar... estão muito perto dos qeu vão mandar o ar para dentro..

creio que vá refrigerar menos do que se os coolers que jogam o ar pra fora... fossem nos cantos do porta malas.... um no canto superior esquerdo e outro no canto superior direito...

pois... do jeito que esta o ar ira se mover somente numa pequena parte (entre os dois modulos) que melhor seria se fosse no modulo inteiro

Postado em

para ilustrar o que falei.... vai aqui o esqueminha do que falei....

galera... nào quero que se sintam humilhados pois minhas setas no paint são 100% perfeitas! hehehehe (hehehe falta de cordenação...aff)

REFRIGERAÇÃO DO SIDERADO:

refrigeracao18zi.jpg

MINHA REFRIGERAÇÃO:

refrigeracao25gp.jpg

Postado em

cara um amigo fez uma adptacao de um exaustor akeles de placa de pc!ficou joia pq elimina todo o ar quente e o cooler sozinho ele so faz jogar ar frio ou seja ai o ar quente se mistura com o ar frio vai causar queda de temparatura tb so que exaustor eh mais ideal!

Postado em
cara um amigo fez uma adptacao de um exaustor akeles de placa de pc!ficou joia pq elimina todo o ar quente e o cooler sozinho ele so faz jogar ar frio ou seja ai o ar quente se mistura com o ar frio vai causar queda de temparatura tb so que exaustor eh mais ideal!

:pirou::pirou:

Postado em
será que tem como fazer chave de liga e desliga pros coolers?

Sim, é possível.

Se vc quiser, pode fazer acionar por RELÊ, daí liga e desliga junto com os amps.

Por chave, basta puxar um positivo da bateria pro cooler, passando por um interruptor ao seu alcance (este "da bateria" pode ser caixa de fusível do som, borne positivo do amp, qualquer coisa que tenha + 12v direto)

Bem técnico, dá pra fazer entrar direto por sensor de temperatura...

Postado em
ou... se fizer do jeito do SIDERADO..... faça uma parede entre os dois modulos para obrigar o ar a circular no modulo inteiro...

refrigeracao34ls.jpg

tpow, se vc reparar no meu esquema de antes

refrigeraonovo7od.gif

os coolers que jogaram vento para dentro não ficaram muito proximos aos coolers que irão puxar o ar pra fora.

meus módulos não ficam colados no fundo do suporte, existe uma distancia de 4cm entre eles e o fundo do suporte, logo, uma parte do vento irá bater no módulo e outra parte passará por baixo batendo na caixa de som e fazendo o ar subir.

nas extremidades do suporte dos módulos é aberta para que os fios passem. O que iria acontecer, uma parte do ar quente iria ser expelido por ali e a outra parte do meio dos módulos que não teria saida iria ser puxada pelos coolers do topo.

pow velho, nao zoa do parafuso do meu paraxoque hehehhee, coisa da peugeot. Tem mais 1 assim do outro lado. Mas eles nao aparecem, a tampa do porta malas fica por cima :P

Postado em
Bem técnico, dá pra fazer entrar direto por sensor de temperatura...

UIAhUaihUIahIUahUIahA

não bota coisa na minha cabeça velho heheheheehe q invento de fazer algo assim!

tpow, eu sei que quando for ouvir som baixo vou ficar ouvindo a turma de cooler girando no porta mala.

lembro que eu tinha um roadstar com um cooler na carcaça quando eu ouvi ele girando me da nos nervo, tinha que aumentar o volume.

dai penso assim, quando ouvir num volume baixo (e como sempre ando com ar ligado quando eh quente) nao teria problema de aquecer d+ os amps. Caso eu amentar o volume dai eu aciono algum botão no painel (tpo akelas chaves de "nos") e liga os cooler.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...