Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rbmoreira

Tudo sobre bateria na mala

Recommended Posts

Tenho 2 baterias PowerHeliar 60A no local originl e uma de 70A na mala, com alterndor astra 120A, o circuito está ligado por 2 relés 70A acionados pela chave do carro (quando o carro liga depois de 30seg. os relés são acionados e uni uma bateria na outra). quando a problema de descarregar com o carro desligado isso é suficiente, mas sempre tive problema da bateria da mala ir descarregando com o tempo e tenho que colocar o carregador de tempos em tempos.

 

tenho um amperimetro na bateria traseira e verifico que só recebe carga do alternador quando o som está desligado, se eu ligar o som aí ela sempre drena corrente dela. queria saber se este problema resolveria colocando Diodos na ligação delas.

 

Elas estão ligadas em pralelo, mas o cabo to terra está mais proximo das baterias e o positivo e ligado passando do Alternado para bateria original e depois indo até a bateria na mala, o que parece que nesta ligação, o alternador carrega a bateria mais proxima e não consegue carregar a bateria mais distante.

 

O diodo mais indicado seria o Schottky que tem a menor queda de tensão? fazendo associação de diodos em paralelo, não consegue reduzir a queda detensão a quase zero ??

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei uma bateria auxiliar aqui e surgiu a dúvida.

 

O terra dela foi ligado na lata e no mesmo local um terra para o modulo. Algum problema?

 

Ou devo ligar direto do negativo da bateria para o módulo?

 

Ou ainda ligar o negativo do módulo em outro local?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei uma bateria auxiliar aqui e surgiu a dúvida.

 

O terra dela foi ligado na lata e no mesmo local um terra para o modulo. Algum problema?

 

Ou devo ligar direto do negativo da bateria para o módulo?

 

Ou ainda ligar o negativo do módulo em outro local?

 

Cara o terra do módulo, você conecta no terminal negativo da bateria.

 

mas dá do mesmo, estou sendo mais prático.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas associando assim, diretamente, a sua bateria auxiliar vai ficar diretamente em paralelo com a original, e irá se comportar tal qual a original!

 

Tipo, você pode ter uma bateria aux de 100Ah, e uma original de 36Ah... Ao ligar as 2 em paralelo diretamente, você fará a de 100Ah cair no rendimento, funcionando similarmente a uma de 36Ah... (não que seja exatamente igual, mas vai deixar de ser 100Ah SIM!)

 

Com o disjuntor, o problema eh que a bateria aux só irá ser carregada quando o disjuntor tiver ligado... Quando o ligar, a bat aux fica em paralelo com a original, perdendo rendimento, e outra coisa... Com o disjuntor desligado, a bat aux isolada, você continuar com o som ela irá desligar rapidinho! Principalmente se você tiver amps fortes ligados nela.

 

A melhor maneira mesmo é usando Diodos de alta amperagem! Basicamente apenas 2...

Voce vai ligar o cabo do alternador em uma chapa de cobre, e nessa chapa você vai ligar os 2 diodos, um para a bateria original, outro para a auxiliar.

 

Na ponta de cada diodo, você liga o + de cada uma das baterias.

 

O que é um diodo? É um dispositivo elétrico/eletrônico que só deixa passar corrente em um dos sentidos, neste caso, a corrente que sai do alternador e vai para as baterias, não deixando passar corrente de uma bateria para a outra (como se tivesse em paralelo normalmente)

 

O custo de um diodo desses não sei bem quanto é... O Spetz e o BLauPunKT que sabem! Jajá eles chegam aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz do céu!!! Bateria de 100A se comportar igual bateria de 36A??? Estamos falando de série ou paralelo? Se o caso for paralelo, pense em duas caixas de agua ligadas a um cano; uma com capacidade para 36litros de agua e outra com capacidade para 100l. As duas estão na mesma altura e o nivel de agua dentro das mesmas é identico. Se eu abrir a torneira, a pressão vai ser exatamente a mesma em qualquer momento, a unica coisa é que a caixa de 36l vai ficar vazia mais rapido. Compreendeu? O correto: Esqueça a bateria original, divida a potencia em w rms do seu som por 12, o valor é o equivalente em Amperes para alimentar o seu sitema. Não conte com a bateria original, ela esta dimensionada unica e exclusivamente pro consumo do carro! Interligue a bateria original com a(s) bateria(s) auxiliar(es) com fiação de no minmo 21mm protegida por conduite corrugado por ser mais resistente a calor e atrito. Passe o fio por borrachas ou aberturas originais do veiculo não cortantes, nunca fure com broca pra passar fio, sempre tem um jeito. Na saida do positivo da bateria original, coloque um disjuntor compativel com a capacidade de carga do seu alternador, pra nao limitar a passagem de corrente. O fio que vem do positivo da bateria original, deve passar antes por um porta fusivel para depois ser conectado ao positivo da bateria auxiliar. O aterramento da bateria auxiliar deve ser feito o mais proximo a ela possivel, com fiação identica ao positivo, uma boa dica é retirar o parafuso do cinto de segurança, lixar a lata , fazer um olhal estanhado com o proprio fio e aterrar ali. a alimentação dos módulos que sai do positivo da bateria auxiliar deve obrigatoriamente passar também por um porta fusivel. Importante : Sempre que for parar o carro para escutar seu som por muito tempo, correndo o risco de esgotar a bateria, desligue o disjuntor, isolando a bateria original da auxiliar, evitando assim ficar sem bateria para a partida do motor. tenha em mente que dificilmente o alternador vai carregar as duas baterias, então providencie uma fonte carregadora para ser utilizada em cima da bateria auxiliar, garantindo a manutençaõ da sua carga. Faça isso, e unca terá problemas. Desculpe ter entrado de metido no tópico, espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda nao ficou bem claro o esquema da ligação. Eu to querendo no meu deixar uma auxiliar só pro som, e outra só pro sistema elétrico.

 

Segue abaixo o esquema que pretendo ligar.

2886468551_6b1768ce19_o.jpg

 

A dúvida é:

 

1) Se eu ligar só o relé, quando o carro estiver ligado elas estarão em paralelo diretamente, ou seja, as cargas vão se equilibrar, caso a auxiliar esteja esgotada e a original cheia, coisa que eu não quero.

2) Se eu usar só os diodos, elimino o uso do relé? Pois eles estarão isolados sempre, tanto com o carro ligado quanto com o carro desligado.

3) Os dois juntos creio que seja desnecessário, ou teria alguma vantagem ?

 

Agora outra dúvida, que tipo e amperagem de relé e de diodo eu utilizarei.

 

Ressusitando mas respondendo o amigo.

Vamos supor que você use apenas o relê, sua instalação estaria errada pois, quando o relê abrir o circuito o alternador vai ficar sem alimentar uma das baterias pelo o que eu entendi.

O uso do rele é apenas para abrir o circuito do fio que comunica a bateria 1 com a bateria 2, o alternador tem que ser ligado nas duas normamente.

Pode ser que eu esteja errado quando ao seu pensamento, mas no papel, o que você mostrou no papel é isso.

 

Mas indo ás perguntas e deixando isso de lado.

 

 

Use apenas ou o relê ou o diodo.

Não precisa de dois diodos, apenas um é o sufiente, lembre-se que tem a queda de tensão que todo diodo tem.

 

O esquema que o amigo postou na segunda págino do tópico é a que eu vejo a melhor.

Apenas um diodo.

Essa:

http://img408.imageshack.us/img408/841/ligacaodebateriavk9.jpg

 

Desta maneira.

O diodo impede que a corrente da bateria original vá para a bateria auxiliar.

Mas a instalação permite que corrente da bateria auxiliar vá para a bateria original e alimente toda a parte elétrica do carro.

E as duas baterias são carregadas normalmente pelo alternador.

 

Ao meu ver a instalação mais eficiente.

Editado por Saullito_Teclado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho 2 bateria no carro interligadas com uma caixa de relés (2x70A) sendo que a bateria traseira sempre estraga em média 2 anos e fica sempre descarregando, isso tudo sem usar o som com o carro desligado.

 

alternador 120A GM tenho um mega capacitor 3F Blitz

 

agora minha dúvida é que eu estava querendo acabar com a bateria traseira, mas como meu cabo não é ligado direto, será se os relés vão queimar por causa do pipoco do capacitor ?

 

meu som totalmente desligado consome 50ma são 3 amp. + cap + radio , acho que isso que detona a bateria

 

quem puder ajudar.

 

grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo usou um cabo de 10mm² pra ligar 2 baterias de 60 em uma Fiat Elba.

Uma no cofre e outra no porta-malas.

Já usa assim há 1 ano sem problemas.

O cabo de 10mm² é residencial.

Será que não é muito fino?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lah...desenterrando mais um tópico! Sorry! pasmafaute

 

Gostaria de ajuda de vcs.

Estou lendo a alguns dias vários tópicos relacionados a baterias, e estou com uma duvida e não consegui uma resposta definitiva ainda.

 

Bom hj tenho uma audiophonic 900.1 para 1 e2k e uma 800.4 p/ stereo, cap 2F, alimentados por uma bateria de 60ah(original do veiculo) e alternador de 90A.

Por motivos financeiros decidi colocar uma AGM de apenas 80A no PM.

Agora fica a duvida qual seria o tipo de instalação ideal para os equips que tenho.

Colocar a AGM dedicada ao som....puxando apenas um cabo de 21mm do + do alternador direto pro + da AGM e o - da AGM na lataria. A AGM vai dar conta? o alternador vai carregar as 2 bats normalmente? 21mm esta bom para carregar a AGM?

ou

Colocar as baterias em paralelo com cabos de 35 a 50mm de + a + e fazer o aterramento na lataria....assim estaria somando a capacidade de carga delas ok? porem me surge uma duvida quanto ao carregamento das baterias o alternador vai carregar as duas ou apenas a que esta mais perto, no caso a do cofre? no caso a de menor capacidade vai descarregar mais rápido assim roubando carga da que tem mais capacidade, isso esta certo? a AGM eu teria que dar um reforço no carregamento com um carregador externo? Fazer esse tipo de ligação pode fazer a AGM render menos?

 

Desculpa as inúmeras perguntas, mas essas duvidas estão me assombrando e quero ter certeza antes de fazer burrada.

 

Quem puder ajudar agradeço!

 

Valeu! Abrçs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando novamente o tópico, pra não abrir outro, to montando um set no meu C4 2.0 (ainda não comecei) e vou usar um Taramp's T1000 Gold Series e um Helix B Two.

Será que só uma bateria de 90A no cofre dá conta ? Eu estava pensando em por uma de 90A no lugar da original E usar outra de 90A na mala, mas ai surgem as questões de COMO ligar e se o alternador conseguiria dar conta do recado.

Como não tenho o hábito de escutar o som com o carro desligado por muito tempo, creio que não seria obrigado a isolar a bateria original pro som não descarregar as duas e tal.

Enfim, será que se eu simplesmente puxar um cabo do positivo (+) da bateria do cofre e ligar no positivo (+) da auxiliar e aterrar ela na lata já fica bom ? Creio que assim funcionaria como se fosse 1 bateria apenas de 180A e o alternador carregaria as duas (na medida do possível, já que ele deve ser de 120A).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,ligar o negativo da bateria auxiliar diretamente no negativo da bateria do cofre fica melhor do que conecta-lo na lata do carro (terra) ou isso é indiferente ? Altera alguma coisa pra melhor ou pra pior ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel Santos

Acho q fica mais ou menos a mesma coisa, pois a perda do cabo deve ser parecida com a perda da lataria.

Lixandonbem uma parte da carroceria, ligar na mala fica bem bom mesmo. Uma coisa que ajuda bem mais do que puxar um negativo entre as baterias é refazer o negativomdo carro com o big 3. Original, eu pus um miltimetro no + do alternador e dai vi os valores com o - num parafuso e direto no alternador: 0,3v a menos na lataria. Vou testar de novo apos fazer o big3.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huum,compreendo ! Um conhecido meu me disse uma coisa que me deixou confuso rs,como eu tbm não entendo tanto assim de parte eletrica ai fikei confuso mesmo. Ele me disse que se eu ligar os negativos de uma bateria a outra é melhor do q ligar no carro (terra). pois com a bateria auxiliar ligada na lata do carro quando o modulo puxa bastante energia para mandar para os subs nos picos de grave,a bateria ta puxando energia do carro,da parte eletrica do carro pois esta aterrada na lataria do mesmo,e esse seria o motivo de na hora dos gravão forte as luzes do carro piscarem e tal. Mais se eu ligar positivo com positivo e negativo com negativo entre as baterias isso não ocorrerá mais pois a auxiliar estará puxando carga da bateria da frente e não dá parte eletrica do carro(lataria) ! Bom,como eu entendo pouco disso,nem contrariei o cara rsrsrs .. Mais então,isso tem alguma lógica ? :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huum,compreendo ! Um conhecido meu me disse uma coisa que me deixou confuso rs,como eu tbm não entendo tanto assim de parte eletrica ai fikei confuso mesmo. Ele me disse que se eu ligar os negativos de uma bateria a outra é melhor do q ligar no carro (terra). pois com a bateria auxiliar ligada na lata do carro quando o modulo puxa bastante energia para mandar para os subs nos picos de grave,a bateria ta puxando energia do carro,da parte eletrica do carro pois esta aterrada na lataria do mesmo,e esse seria o motivo de na hora dos gravão forte as luzes do carro piscarem e tal. Mais se eu ligar positivo com positivo e negativo com negativo entre as baterias isso não ocorrerá mais pois a auxiliar estará puxando carga da bateria da frente e não dá parte eletrica do carro(lataria) ! Bom,como eu entendo pouco disso,nem contrariei o cara rsrsrs .. Mais então,isso tem alguma lógica ? :pirou:

Cara, ACHO que o seu amigo viajou na maionese. O negativo dos carros (ou o positivo em alguns carros) é na lataria pra economizar fios (diminuindo peso, risco de pane eletrica) e dá mais ou menos na mesma onde tu aterrar, pois aquilo nao é "entrada" de luz. Se fosse agua, seria como dizer pra nao por o esgoto em algum cano proximo, e sim largar direto na fossa. Da na mesma, entende ? E, se entupir, nao é pq vc largou no cano, é pq a fossa ta cheia hehe

O que eu quis dizer é que as luzes piscam pq a tensao baixa na hora do pico. Se vc esta com uma bateria pequena pro seu som ou com cabos mal dimensionados ou uma serie de outras coisas, isso faz com que a tensao baixe e as luzes pisquem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, ACHO que o seu amigo viajou na maionese. O negativo dos carros (ou o positivo em alguns carros) é na lataria pra economizar fios (diminuindo peso, risco de pane eletrica) e dá mais ou menos na mesma onde tu aterrar, pois aquilo nao é "entrada" de luz. Se fosse agua, seria como dizer pra nao por o esgoto em algum cano proximo, e sim largar direto na fossa. Da na mesma, entende ? E, se entupir, nao é pq vc largou no cano, é pq a fossa ta cheia hehe

O que eu quis dizer é que as luzes piscam pq a tensao baixa na hora do pico. Se vc esta com uma bateria pequena pro seu som ou com cabos mal dimensionados ou uma serie de outras coisas, isso faz com que a tensao baixe e as luzes pisquem.

Entendi Serginho,obrigado pela explicação ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá rapaziada! Fiquei até meio zonzo de tantas opiniões. RS Tenho uma Óptima D31A Yellow Top 75Ah na mala como auxiliar, e uma Heliar 75Ah pra dar partida no motor e alimentar o sistema elétrico. Estão ligadas em paralelo, e a auxiliar aterrada junto ao parafuso do cinto. Como faço um sistema em que, quando ligar o motor use apenas carga da Heliar e, logo após a partida o alternador carregue as duas?

Já pus um dijuntor de 140Ah depois da Heliar pois uso dois módulos de 600W cada (AB + D) e, basta desligar pra evitar que as duas descarreguem qdo o usar por muito tempo o som com motor desligado. O alternador do Santana é de 90A e gera 13,4v nas duas baterias. Preciso de ajuda pois meu investimento num hi-end custou caro e, não quero por coisa alguma a perder. Desde já sou muito agradecido. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, desculpe demorar tanto tempo pra responder, mas é que eu nao tava conseguindo logar pelo tweeter. Então, não entendi muito bem o pq de vc querer usar a yellow apenas pra alimentar o som, sem usar pra ligar o carro. Isso acho que é desnecessário. Agora, 13,4V acho que é pouco. Vc já mediu direto no alternador pra ver qt dá ? O meu carro tem uma perda baixíssima na marcha lenta, mas nos picos ele tá baixando um pouco demais; com o carro desligado chega a 12V...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro companheiro Serginho, eu vou pedir a um amigo pra medir no alternador e nas baterias pra confirmar a voltagem. É que, tempo atrás um cara que conheci disse que tinha como por um diodo que não ia deixar o som puxar energia da batderia do cofre e quando o motor estivesse em funcionamento o alternador iria gerar energia pras duas. Daí o cara sumiu e quero fazer no meu sistema de som pq uso muito o som com o carro parado. Será que pode me ajudar enviando pra mim um desenho do esquema e que tipo de diodo comprar/usar? Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz um sistema bem mais simples do que usar diodo: uso disjuntor automotivo no lugar dos fusíveis entre as baterias. Quando não quero que o som roube do cofre, desligo o disjuntor e o modulo só puxa da bateria da mala. Claro, o rádio continua puxando do cofre, mas isso de qualquer jeito vai acontecer e o rádio sozinho vai demorar MUUUUITO mais tempo pra descarregar que a bateria da mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Serginho, eu já tenho um disjuntor entre as duas baterias e, faço exatamente isso q vc comentou. Qdo o carro fica parado por dias, deligo o disjuntor (usó o de 140A Technoise). Mas é que esse cara que conheci me disse q se pusesse um diodo seria melhor pois qdo ligasse o carro só usaria carga da bateria do cofre e logo em seguida as duas seriam carregadas simultaneamente. Por acaso vc sabe a regra pra calcular qto tempo de energia pode ter a bateria pra um consumo de "X" Watts? Já vi essa regra mas não me lembro onde. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo q eu li por aqui, muita gente esquece que mesmo com motor em funcionamento, cerca de 40% de energia gerada pelo alternador vai pra alimentar o sistema elétrico do carro e os 60% restantes para as baterias mas...as duas carregam juntas ou a do cofre recebe mas carga e o restinho vai lá pra auxiliar? Acho melhor arrumar o multimetro e medir ne?Vlw...Abc!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Serginho, eu já tenho um disjuntor entre as duas baterias e, faço exatamente isso q vc comentou. Qdo o carro fica parado por dias, deligo o disjuntor (usó o de 140A Technoise). Mas é que esse cara que conheci me disse q se pusesse um diodo seria melhor pois qdo ligasse o carro só usaria carga da bateria do cofre e logo em seguida as duas seriam carregadas simultaneamente. Por acaso vc sabe a regra pra calcular qto tempo de energia pode ter a bateria pra um consumo de "X" Watts? Já vi essa regra mas não me lembro onde. Abraço!

Pelo q eu li por aqui, muita gente esquece que mesmo com motor em funcionamento, cerca de 40% de energia gerada pelo alternador vai pra alimentar o sistema elétrico do carro e os 60% restantes para as baterias mas...as duas carregam juntas ou a do cofre recebe mas carga e o restinho vai lá pra auxiliar? Acho melhor arrumar o multimetro e medir ne?Vlw...Abc!

 

Na verdade assim: o diodo serve pra limitar o SENTIDO DO FLUXO de corrente. Exemplo: com um sistema somente conectado por fios, se vc tiver com pouca carga na bateria da mala, mesmo que o som esteja ligado nela, ele vai puxar da bateria da frente. A mesma coisa acontece se a sua bateria da frente estiver ruim e vc tentar bater arranque: vai virar com a bateria de tras.

Vc colocando um diodo, vc impede esse "vai e vem" de carga. 90% das pessoal colocam o diodo de forma que ele libere que a bateria da frente puxe carga da de tras, mas impedindo que a auxiliar puxe carga da do cofre. Mas quando bater arranque, vai usar as duas, pois o arranque puxa da bateria do cofre e ela pode puxar da auxiliar, enquanto o som não vai puxar nunca, se acabar a auxiliar, acaba o som. Até ai tudo bem, parece tudo bem simples e fácil, só que não é. Diodo é complicadinho e eu não confio muito neles. Como eu quase nunca ligo o som alto com o carro parado, um disjuntor já tá "passando de bom" pra mim e não precisar ser muito neurótico que, se vc tiver uma bateria bem dimensionada, pode "esquecer" de desligar o disjuntor por 1h com o som no talo que dps vai pegar o carro igual.

Quanto ao consumo, o bom é ver nas especificações do módulo mesmo. O meu consome 86A pra produzir (teóricos) 1.000rms. Desconta mais um pouquinho de perda nas conexões e nos cabos, pensei em 90A de consumo escutando uma batida "infinita" com o som no talo durante 1h. Ou seja, como o sub não trabalha constante, não gasta muito mais que 2/3 desse valor em 1h. No meu carro, por eqt, é só esse módulo e a camera de ré que tão ligados na bateria aux moura de 75A e ta mantendo muito bem a tensão =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois bem meu caro Serginho Arnoud, já estou até de olho num alternador de 120Ah. Já que o meu é de 90Ah e levaria mais de 3 horas pra recarregar as duas. No último teste que fiz, a D31A aguentou umas 4 horas direto com o volume no talo véi...rs Mas era só 600 Watts pq os subs ainda n estavam tocando.

Como disse, eu uso um disjuntor logo depois da bateria do cofre. Mas qdo tenho q parar e deixar o som ligado tenho q abrir o caput e desligar o mesmo pra n puxar energia das 2 baterias. Então...por isso quero por um diodo pra n ter q ficar abrindo o caput sempre que for parar o carro e escutar o som. Mas vc sabe me dizer qual modelo/marca de diodo tenho que comprar? Abç! :unsure:

Editado por Luccio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...