Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Jefcanoli

DICAS PARA CAMPEONATO DE SPL.

Recommended Posts

se fosse pra perguntar seria DUVIDAS PARA COMPETIR EM CAMPEONATO DE SPL mas o titulo

é DICAS!

 

 

uma dica durma bem a noite anterior pq no dia da medição vc tem que ta sabendo o que vai fazer!!

ahhahahahaha :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
algumas dicas bem básicas:

 

-A caixa deve ser o mais estreita possivel, pra caber tudos longos.

-Os dutos devem permitir o ajuste, da parte q fica dentro e fora da caixa, isso da um ganho sensivel em competições.

-Quando usado um único sub, este deve ficar no fundo da mala no lado inverso ao microfone.

-O ideal eh q o banco esteja a 90º e a caixa o mais afastado possivel da tampa da mala, isso normalmente gera um comprimento de onda maior, gerando +SPL.

-Falantes tem q ser obrigatoriamente já bem usados, alto falantes novos, normalmente rendem menos, devido a não estarem "amaciados", depois de amaciados eles normalmente tem a FS menor e a sensibilidade maior.

-A caixa deve ter o minimo de paredes com o mesmo tamanho, paredes em diagonal normalmente diminuem o a formação de ondas estacionarias. :banghead

-Cd-Players com a função pause é indispensável.

-Alguns cuidados devem ser levados em consideração, tipo o volume da caixa: nunca acredite cegamente em programas, pois eles fazem calculos ao livre, e a caixa dentro do carro tende a mudar a resposta, pra SPL nada melhor q 3 caixas com volumes distintos e um bom RTA.

-Nunca trabalhe com o ganho do amplificador no máximo. :banghead

-É ideal q a soma das baterias tenha no minimo a soma das correntes indicadas nos fusiveis do(s) amp(s). :blink:

-A caixa deve estar bem fixa na mala, normalmente os competidores a amarram. :blink:

 

Algumas dicas ai são totalmente empiricas, adiquiridas em alguns campeonatos, essa foi a minha contribuição, se lembrar de mais alguma coisa eu posto.

 

Abraços

 

 

 

 

 

Devia ter visto isso Antees ' :banghead

axo q vou melhorar minha 1° marca (138.3Db) intermediario MTM

 

SET = Bat 60ah

Pioneer 5UB

Banda 9.8 (980. 4 ch)

bravox 2k 15" 800Rms

Editado por kruik

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ai pessoal,,,,,,,,,,,,subir a ressonancia do carro ajuda a ter mais spl?

só se vc for subir pra conincidir com o pico da caixa, ai melhor o rendimento

 

eu acho mais facil acertar a caixa do q mexer no carro, mas ai e de cada um

 

galera, pelo que vi no campeonato da 101%eventos eles usam a medição com base em 80hz

é isso msm???

 

tava pensando em competir em algum campeonato mais por diversão msm, so pra saber em db's qto vai render meu som

alguem sabe de outro campeonato que tenha categoria amador, no meu caso 1 bateria no local original,1 amplificador, 1 sub de 15", caixa na altura do tampão

de preferencia em SP, pq sou de mogi ai fica inviavel andar tanto so pra brincar :legal:

agradeço desde jah! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa são tantas dicas...

uma boa é vc ter um RTA

 

ai sim vc consegue acertar seu carro com a caixa :vts:vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É "fo**"....entro no topico que chama DICAS PARA CAMPEONATO DE SPL e so encontro pergunta do tipo:

 

tenho 2 sub X e um amp Y, da pra competir?

 

Po galera, vamo a prender a ler o topico....é pra postar DICAS e nao pra perguntar, mas ja que vao perguntar, pergunta alguma coisa tecnica, com logica.

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, blz!

 

Bom, eu já postei aqui em algum lugar no passado hehe...

 

Começando, vc precisa de um RTA, ou termLab, sem isso fica complicado, existe uns caseiros onde vc usa o mic do PC, mas o mic de eletreto só mede ate 138db, acima disso ele marca sempre a mesma coisa.

 

Programas.

 

RTA132v13.EXE = esse funciona por 30 dias

 

True RTA FreqAnalyzer 3.1.1 Setup.exe = esse é pra ser FREE

 

 

Para se descobrir o FS de um carro, o ideal é vc ter uma caixa selada que tenha o menor pico possivel, uma dutada não é recomendada pois o duto vai influenciar no resultado final.

 

Com o player todo em flat vc testa frequencia por frequencia, do 50hz ate os 70hz, teoricamente a que der mais DBs é a FS de ressonância.

Tem o teste da moedinha, onde vc colaca uma moeda no painel e quando a moeda pular mais alto é pq vc esta na FS do carro, mas nunca testei.

 

Depois de encontrada a FS do carro vem a caixa, se vc quer utilizar a caixa do dia a dia pra competir pode, mas vc deve mexer nos dutos e testas a na FS do carro a configuração que de mais dbs, vc pode fazer dutos para competir e colocar os dutos de dia a dia para curtir um sonzim hehe.

 

Quem quiser resultados mais satisfatorios vai ter que fazer uma nova caixa, e oque eu recomendo é ligar para o fabrincante do seu Sub e pedir um projeto para a FS encontrada no seu carro, só que as veses a empresa ñ tem um corpo de engenheiros com experiencias em competição, ai vc pergunta pra nos que nos vamos te ajudar.

 

 

Abraço

 

Josias H. Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando aqui, alguém sabe a frequencia de ressonancia de Blazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenterrando aqui, alguém sabe a frequencia de ressonancia de Blazer?

 

Boa noite Galera do forum,

 

Aqui vai a minha dica:

Li pelo forum todo o pessoal perguntando qual a frequencia de ressonancia dos seus respectivos carros e o pessoal citou alguns ex. Só que mesmo o carro sendo de mesmo modelo e ano ele pode variar a frequencia de ressonancia ,pq existem vários coisas q podem influenciar na frequencia de ressonancia como ex:Revestimento dos bancos,se o carro já fez serviço de funilaria,etc...< Por isso digo que o correto é cada um testar a frequencia do seu carro, ou com um rta ou mesmo com um multimetro com a dica q o amigo deu a pouco e pra isso tem q ser caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Galera do forum,

 

Aqui vai a minha dica:

Li pelo forum todo o pessoal perguntando qual a frequencia de ressonancia dos seus respectivos carros e o pessoal citou alguns ex. Só que mesmo o carro sendo de mesmo modelo e ano ele pode variar a frequencia de ressonancia ,pq existem vários coisas q podem influenciar na frequencia de ressonancia como ex:Revestimento dos bancos,se o carro já fez serviço de funilaria,etc...< Por isso digo que o correto é cada um testar a frequencia do seu carro, ou com um rta ou mesmo com um multimetro com a dica q o amigo deu a pouco e pra isso tem q ser caixa selada.

 

Totalmente válida a sua dica, porém eu não disponho de um RTA pra testes e também estou sem tempo de fazer uma selada, o campeonato é dia 18. :legal:

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Devia ter visto isso Antees ' :banghead

axo q vou melhorar minha 1° marca (138.3Db) intermediario MTM

 

SET = Bat 60ah

Pioneer 5UB

Banda 9.8 (980. 4 ch)

bravox 2k 15" 800Rms

 

Boas dicas do amigo Rafael,Só tem uma que não concordo que é dos programas de construção de caixa,pois tenho um programa aqui e te garanto que se pode confiar nele plenamente ,ex:ele calcula corretamente a frequencia de sintonia da caixa independente do ambiente em que a caixa está,se a caixa estiver sintonizada numa determinada frequênia (EX:40hz),ela vai permanecer sintonizada nesse mesmos 40hz dentro ou fora do carro independente do ambiente pq quem sintoniza a frequencia ,é a litragem e o duto .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas dicas do amigo Rafael,Só tem uma que não concordo que é dos programas de construção de caixa,pois tenho um programa aqui e te garanto que se pode confiar nele plenamente ,ex:ele calcula corretamente a frequencia de sintonia da caixa independente do ambiente em que a caixa está,se a caixa estiver sintonizada numa determinada frequênia (EX:40hz),ela vai permanecer sintonizada nesse mesmos 40hz dentro ou fora do carro independente do ambiente pq quem sintoniza a frequencia ,é a litragem e o duto .

:pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Totalmente válida a sua dica, porém eu não disponho de um RTA pra testes e também estou sem tempo de fazer uma selada, o campeonato é dia 18. :legal:

 

Na categoria que vc vai participar pode ser usado frequencia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:pirou:

 

KKKKKKKKKK.............é o quote ta no local errado ,mas é so ver as dicas mais acima do rafael que vc vai entender o que disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:pirou:

 

 

KKKKKKKKKK.............é o quote ta no local errado ,mas é so ver as dicas mais acima do rafael que vc vai entender o que disse.

Cara nao é isso, é que é praticamente impossivel um programa calcular com exatidao como vai ser a resposta da caixa, ele da uma boa base, mas nada como RTA+alguma coisa para diminuir a litragem, pode perguntar pra competidores como Alan Dante se ele usou somente Winisd ou bassbox para fazer a caixa dele, pode ter usado para ter um começo, mas nao simulou e foi direto pro camp ver oq dava, mas nao falando que programas sao totalmente errados, mas tem uma pequena margem de erro que pode render uns bons DBs

e outra coisa tem algumas marcas que podem errar nas mediçoes do parametros e isso atrapalha tudo

Até Mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal acho que o importante é competir,tenho o meu carro que uso no dia dia e tbm participo de alguns campeonatos e olha que ja ganhei alguns 1* lugares....

É se escrever para ver.

 

Abrazzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLÁ AMIGOS

SOU NOVO NO FORUM , ENTÃO ME CORRIJAM SE FIZER ALGO ERRADO

MINHA DUVIDA É SE SE UM DD 9918 NUM 7K2 RENDERIA MAIS SPL QUE DOIS DD3515 POIS TENHO DOIS 3515 E GOSTARIA SABER QUAL ME ATENDERIA MELHOR

NO ULTIMO CAMPEONATO MARQUEI 148,4NO TERMLAB COM MEU ASTRA , AGORA COMPREI UM FIAT 147 PRA COMEÇAR A BRINCAR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz... grande competidor aqui do ES.

 

bem vindo ao forum. :legal:

 

No proximo campeonato a gente ta la... quem sabe na mesma categoria né ? hehehe

tocou 148,4 com os 2 1515 né ?

 

Com 2 3515 vc teoricamente teria maior SPL sim, porem eh mais dificil de acertar o carro (pela quantidade se subs), caixa e tudo mais. Com o 9918 vc tem a desvantagem de so poder competir na MTM ou outra entidade que tenha categorias ate 20" por exemplo.

 

Aqui no estado nao temos isso. As maiores sao 2x15 e pra cima so força livre. :unsure:

 

 

Eu no seu lugar tentaria 2 3515.

 

 

Vc tem acesso a RTA ? se tiver fica bem mais facil

 

Abraços

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certesa que pode entrar na 2 de 15" com 1 sub de 18" ?? Se puder a briga vai ser bonita heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po muito legal essa idéia, eu estou querendo participar de um campeonato pela primeira vez e estas dicas (a da bateria principalmente) já me ajudaram muito :legal: imagina as próximas.

 

Mas eu tenho uma duvida, eu tenho dois nitros e eles estão em uma caixa como manda os caras da Spyder, 45 litros e duto de 3" por 18 cm.

 

Posso competir com essa ou devo fazer uma especialmente para campeonatos? Por quê?

 

BOA NOITE.PELA PRIMEIRA VEZ ESTOU OPINANDO E DANDO DICAS NO AUTOFORUM.SOU COMPETIDOR DE SPL A ALGUMS ANOS

RETORNEI PARA O BRASIL A POUCO TEMPO,ESTIVE 14 ANOS FORA DO PAIS NA VENEZUELA ONDE APRENDI MUITO SOBRE

ESSE RAMO Q PARA ALGUMS E APENAS UM EMPREGO QUALQUER,PARA OUTROS COMO EU E MUITO MAS Q UMA PAIXAO

 

I-BOM PRIMEIRAMENTE DEVEMOS LEMBRAR Q CAIXA P CAMPEONATO E UMA COISA E CAIXA PARA O DIA-A-DIA E OUTRA COISA

ENTAO E ACONSELHAVEL Q VC CONSTRUA UMA OUTRA CAIXA PARA PODER COMPETIR COM SEUS SUBS,PQ??

CAIXAS P CAMPEONATO TEM UM GANHO SIGNIFICATIVO EM UMA FREGUENCIA EXATA,Q É EXATAMENTE A FREGUENCIA DE

RESSONANCIA DO CARRO,OU SEJA A FEGUENCIA NA QUAL O CARRO TOCA MELHOR,CASO VC NAO TENHA TEMPO PARA CONSTRUIR

UMA CAIXA P CAMPEONATO VC PODE IR COMPETIR COM ESSA CAIXA MESMO QUE VC TEM MAS NAO TERA O MESMO RENDIMENTO,MAS PARA

ISSO SERA NESCESSARIO Q VC AJUSTE O DUTO PARA TOCA A FREGUENCIA OU TOCA O MAIS PROXIMO POSSIVEL DA FREQUENCIA DO CARRO

-TENHO UMA TABELA COM FREQUENCIAS DE ALGUMS CARROS NACIONAIS E IMPORTADOS TMBM,SE VC PUDER INFORMA QUALO CARRO Q VC VAI

USAR P COMPETIR TALVEZ EU POSSA TE ENVIAR O DIAMETRO EXATO DE DUTO.

 

II-TODO FALANTE SUPORTA POR CURTO TEMPO O DOBRO OU EM ALGUMS CASOS ATE 5 VEZES MAS POTENCIA RMS

DOQUE INDICA O FABRICANTE,MAS ISSO SEM DISTORÇÃO.SE SEUS SUBS SUPORTAM 700rms. VC PODE APLICA

ATE 1500 2000 RMS EM KDA SUB POR PELO MENOS 2 OU 3 SEGUNDOS(MAS SEM DISTORÇÃO)

 

III-PROCURE FAZER CAIXAS INDIVIDUAIS PARA KDA SUB.POIS SEPARADOS FICA BEM MELHOR PARA VC

PROCURAR A MELHOR POSIÇÃO DOS SUBS.COM SIMPLES DETALHE VC PODE GANHAR ATE 1Db DE DIFERENÇA

LEMBRE-SE QUE 0,1Db PODE SER A DIFERENÇA ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO LUGAR

 

ESPERO QUE TENHA AJUDADO VC A PROJETAR SEU CANHAO DE SPL

MAS E QUISER ENVIA P MIM O MODELO DO SEU SUB IMPEDANCIA

DAS BOBINAS,O MODELO DO CARRO QUE VC VAI USAR,SE TEM BANCO

DE COURO OU NAO SE E 2 OU 4 PORTAS

Q ASSIM EU CALCULO E ENVIO P VC O DIAMETRO DOS DUTOS E A

FREQUENCIA QUE VC VAI USAR P VC COMPETIR OK

ATE A PROXIMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLÁ AMIGOS

SOU NOVO NO FORUM , ENTÃO ME CORRIJAM SE FIZER ALGO ERRADO

MINHA DUVIDA É SE SE UM DD 9918 NUM 7K2 RENDERIA MAIS SPL QUE DOIS DD3515 POIS TENHO DOIS 3515 E GOSTARIA SABER QUAL ME ATENDERIA MELHOR

NO ULTIMO CAMPEONATO MARQUEI 148,4NO TERMLAB COM MEU ASTRA , AGORA COMPREI UM FIAT 147 PRA COMEÇAR A BRINCAR

 

BOA NOITE.BEM VINDO AO FORUM ASSIM COMO VC TMBM SOU NOVO NO FORUM

MAS RESPONDENDO SUA PERGUNTA,COM OS EQUIPAMNETO Q VC TEM E O CARRO

EM QUESTAO NO CASO O 147 E COM CERTEZA QUE EU AFIRMO A VC VC Q UM

9918 COM UMA 7K2D VC VAI TOCAR MAIS DOQUE COMN 2 3515 PQ.

VC DEVE SABER Q O ESPAÇO INTERNO DO 147 NAO E MUITO GRANDE

PQ ALI DENTRO TEM QUE FICAR AS BATERIAS O AMPLIFICADOR E ISSO JA

OCULPA UM BOM ESPAÇO,ENTAO SE VC ACERTA O TIPO DE CAIXA ONCERTEZA

VOCE VAI TOCAE MAIS COM MENOS EQUIPAMENTOS.

OK ATE A PROXIMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera, qual o esquema pra participar de um campeonato de SPL novato?

deem umas dicas aew...

E eu tenho um bicho papão de 12 numa caixa de 65 l com dois dutos de 4" mais naum lembro o tamanho...

fala um ampli bom para liga-lo

e outra dúvida minha.

eu tenho um par de 6x9 e os falantes da porta ...

tem que desligalos ou não?

 

BOA NOITE.VAMOS COMEÇAR PELA CAIXA,SUA CAIXA TA MUITO GRANDE P COMPETIR

ASSIM TEU SUB NAO VAI SUPORTAR MUITA POTENCIA E VAI QUEIMAR

JA O AMPLIFICADOR P VC COMPETIR TEM MANDAR PELO MENOS O DOBRO DA

POTENCIA Q SEU SU SUPORTA OK

ATE A PROXIMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera será q eu consigo alguma coisa em campeonato????????

 

Tenho:

 

Bateria Impact 80A

Ampl. Banda

Sub Shocker 15" CX litradinha ... Dultada !

Aparelho Kenwood X869

 

Meu shokcer é de 800rms(más não chega a isso) bob. Simples de 4 ohms.

Meu banda 9.8 4ch. más só uso 1 saída de 2ch. em bridge pro sub ... de 490rms a 2ohms ...

 

Isso dá uma perda pro auto-falante por causa dos ohms (2 e 4) do ampl. e sub !!!

 

Más o sub bate d+ no meu carro :P ... um Pálio G2 4p.

 

Então ... será q consigo algo? Uns já me disseram q consigo sussegado mas nunca consegui medir os db's !!!

 

O q v6 acham ?????!!!!!!

 

[]'s

 

BOA NOITE,P SEU SUB RENDER BEM EM CAMPEONATO

VC SO PRECISO DE UM AMPLIFICADOR MELHOR OK.

ATE A PROXIMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...