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Jefcanoli

DICAS PARA CAMPEONATO DE SPL.

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OpO:( Pessoal... vcs pararam de visitar o forum??? to seco qrendo saber.. rsrsrs

 

me ajudem por favor [¨] (só naum me façam implorar...rsrsrs)

 

mas desde ja valew msm!!! :legal:

:+1

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Para o pessoal que estiver em duvida com relaçao do corsa... É o seguinte o corsa toca 62hz casos raros eu vi tocando em 63hz mas nao pode duvidar, teve um tempo atraz teve um campeonato na minha cidade e como tava sem tempo para preparar o carro fui na sorte, era 1 bicho papão e um ice 1800, coloquei o ice com o ganho em 80% e fui dando picos, regulando no cd, ate perceber nenhuma alteração... sendo assim o jeito mais facil sem rta..

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To acompanhando.....

vamo la...mais dicas ae pessoal :+1

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Eae pessoal!

 

Aqui na cidade teve um evento com carros e o pessoal estava medindo diversas categorias, quase levei o carro... mas como não tenho nenhuma experiência fora que nem sei qual música colocar!

 

Alguém tem uma dica ae?

Possuo os seguinte equipamentos:

Pioneer P1Y

Alpine V12 MRV-1000

UXP 12"

Megacapacitor 3Farad

Bateria 80A

 

Uma caixa dutada, eu prolongo o duto quando quero abusar do volume.

 

O carro é um Astra 4 portas, alguém sabe a ressonância?

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Fala galera.. firmeza:??

 

Como foi dito no começo do topico SPL em Sedan naum vira... porem.. estamos procurando mudar alguns conceitos basicos e preciso da ajuda de vcs...

 

To com o Bora e preciso da ajuda pra conseguir alguns Dbs a mais.. ehehhe..

 

to com e Destroyer de 15" caixa dutada com os subs virados pra tras do banco... dois Pile Driver 4.1N empurram os subs... a caixa tah soprando muito.. ela tem 65 Litros e 2 dutos de 4" x 29 cm... alguem pode me ajudar??

 

AbraçoSS

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bem eu conheço bem esse carro a frequencia andra dentro dos 57hz se for para usar potencias baixas deves isolar as laterais e o teto com tela! caso seja preçoes para cima dos 145/146db na term lab ai solta o tecto nao use qualquer isolamento no teto ,mas mantens os paineis laterais bem duros o tecto ao tremer parecem latas mas faz dbs ca em portugal com um fiesta 96 1 sub bravox edx12d2 e um ampl.banda 2500wrms 149,5 db na term lab

Editado por xtremcaraudio

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queria saber a frequencia do fiesta o modelo antigo não o 98

e tipo quando a lataria do carro faz mais barulho que o sub, o que eu devo fazer ?

bem eu conheço bem esse carro a frequencia andra dentro dos 57hz se for para usar potencias baixas deves isolar as laterais e o teto com tela! caso seja preçoes para cima dos 145/146db na term lab ai solta o tecto nao use qualquer isolamento no teto ,mas mantens os paineis laterais bem duros o tecto ao tremer parecem latas mas faz dbs ca em portugal com um fiesta 96 1 sub bravox edx12d2 e um ampl.banda 2500wrms 149,5 db na term lab

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ALGUEM SABE A FREQ. DE RESSONACIA DO ESCORT ZETEC 4PORTAS????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

 

 

 

AGRADECO A AJUDA, SE SOUBER , TB PODE ME ENVIAR MENS. PARTICULAR

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boa tarde!

 

 

 

 

      pelo q vc intende d spl, acho q vc pode me ajudar!

 

     

      sou intalador aki na minha cidade....estou tendo um problema d "acertar" os graves...meus clientes qrem um um grave d disparar alarme,,,,,q andando com o carro na rua onde passa fique aquele gravesão passando!!!

 

 

 

    espero uma resposta    obrigado pela atenção! abraços

Tem que achar a frequencia de ressonancia correta do carro. :)

Bom quero começar a competir, tenho um vxice, um megacapacitor de 3 fara e uma impact de 80A em um golf 02, e estou pensando em trocar meu Endurance de 15´´ 800rms por outro sub especialmente para competir, pensei em um BVX de 1200 rms da bravox ou um EDX, só que os preços são diferentes, qual seria a melhor escolha pra entra em um campeonato e ficar em uma boa colocação em SP.

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boa tarde!

 

 

 

 

       pelo q vc intende d spl, acho q vc pode me ajudar!

 

      

      sou intalador aki na minha cidade....estou tendo um problema d "acertar" os graves...meus clientes qrem um um grave d disparar alarme,,,,,q andando com o carro na rua onde passa fique aquele gravesão passando!!!

 

 

 

     espero uma resposta    obrigado pela atenção! abraços

Tem que achar a frequencia de ressonancia correta do carro. :)

Bom quero começar a competir, tenho um vxice, um megacapacitor de 3 fara e uma impact de 80A em um golf 02, e estou pensando em trocar meu Endurance de 15´´ 800rms por outro sub especialmente para competir, pensei em um BVX de 1200 rms da bravox ou um EDX, só que os preços são diferentes, qual seria a melhor escolha pra entra em um campeonato e ficar em uma boa colocação em SP.

Antes de qualquer coisa, caraca todo mundo esquece, este "estraladores".... Checa a alimentação do seu ICE... cara 80 de bateria pro ICE para você tirar todo suco que ele dá, esquecer.... Tenta melhorara a alimentação dele antes de fazer qualquer troca de sub.....

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boa tarde!

 

 

 

 

       pelo q vc intende d spl, acho q vc pode me ajudar!

 

      

      sou intalador aki na minha cidade....estou tendo um problema d "acertar" os graves...meus clientes qrem um um grave d disparar alarme,,,,,q andando com o carro na rua onde passa fique aquele gravesão passando!!!

 

 

 

     espero uma resposta    obrigado pela atenção! abraços

Tem que achar a frequencia de ressonancia correta do carro. :)

Bom quero começar a competir, tenho um vxice, um megacapacitor de 3 fara e uma impact de 80A em um golf 02, e estou pensando em trocar meu Endurance de 15´´ 800rms por outro sub especialmente para competir, pensei em um BVX de 1200 rms da bravox ou um EDX, só que os preços são diferentes, qual seria a melhor escolha pra entra em um campeonato e ficar em uma boa colocação em SP.

Antes de qualquer coisa, caraca todo mundo esquece, este "estraladores".... Checa a alimentação do seu ICE... cara 80 de bateria pro ICE para você tirar todo suco que ele dá, esquecer.... Tenta melhorara a alimentação dele antes de fazer qualquer troca de sub.....

Blz, quanto a alimentação, é lógico que terei de melhorar, mas preciso de uma dica sobre os subs, para poder planejar o que vou fazer.

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Olá pessoal, resolvi abrir este tópico para tentar ajudar o pessoal que está querendo participar pela primeira vez de campeonatos de SPL, muitos de nós aqui com certeza já estão carecas de saber algumas coisas que vão estar postadas aqui, mas também ajudará a muitos outros. Voce que já tem experiencia em campeonatos poste a sua dica aqui também.

 

 

Tipos de carro:

 

Desista de fazer ou tentar fazer, SPL em carros tipo picape ou em automóveis tres volumes, a não ser que voce queira pagar mico. Nestes casos assim como no fusca a distancia que o sub fica do microfone é muito pequena, não permitindo a criação da ondas estacionárias, voce terá no mínimo 4 dBs a menos do que um competidor com o mesmo equipamento montado num Gol ou num Corsa, por exemplo.

 

Depois de eliminar os carros descritos acima lhe restarão duas opções: caminhonetes tipo Blazer ou carros de dois volumes (Gol, Corsa, Palio etc). O melhor carro será aquele que possuir a frequencia de ressonancia mais alta. Um carro que tenha uma frequencia de ressonância 5 Hz mais alta que outro terá um SPL 1 a 2 dBs mais alto, com o mesmo equipamento. Um carro tipo Blazer pode ser uma boa opção, assim como a Kombi.

 

Tipo de caixa:

 

Nunca use caixa selada. Caixa selada só é boa para quem quer graves para dentro do carro e com resposta plana. O que buscamos é ter caixas com um pico de resposta coincidente com a frequencia de ressonância do carro e posicionada para trás, além de proporcionar a criação de ondas estacionárias. Melhores resultados são obtidos com caixas band pass especiais ou caixas dutadas, ambas com pico de resposta, mas lembre-se: o pico de resposta tem que ser coincidente com a frequencia de ressonancia do carro. Não faça a besteira de querer ter uma caixa com pico de resposta mais alto, numa frequencia maior, se esta frequencia não for coincidente com a frequencia de ressonancia do carro.

 

Uso de crossovers:

 

Quando se quer um som de qualidade, deve-se usar um crossover passa baixa (low pass) em 60 a 100 Hz. Mas para SPL, só se admite colocar crossover em 120 ou 150 Hz. Se o seu amplificador não tiver regulagem nessas frequencias, deixe sem.

É melhor não ter corssover do que ter um mal regulado. Mas, se voce for utilizar frequencias puras, não utilize crossover em hipótese alguma.

Voce só é obrigado a usar corssover (do tipo hi pass, passa alta) se for utilizar música de bass em caixa dutada. Se voce não for usar crossover neste caso, o seu sub corre o risco de quebrar, em função da sobre-excursão.

 

Potencia do amplificador:

 

Botar o ganho no máximo só vai fazer voce perder SPL e queimar os subs. Devemos elevar o ganho até que o amplificador comece a distorcer, mas cuidado, ao regular o ganho do amplificador, voce poderá queimar o sub, caso permita entrar muita distorção nele.

 

Baterias:

 

De nada adianta colocar os melhores subs e muita potencia se não houver energia suficiente para fazer o sistema tocar. Mas não se deixe enganar por propagandas que falam " esta bateria tem 1.000 ampéres de pico etc" Isto tudo é besteira, o que realmente importa é o "tempo de reserva" da bateria.

E como voce deve fazer para determinar quantas baterias voce precisa? É fácil: peque a potencia RMS do seu amplificador e divida pela tensão (volts) da bateria. A seguir, multiplique este valor por 2, no caso de usar um amplificador mosfet ou 1,5 se for um amplificador "digital" Classe D. Exemplo 1000 Watts RMS/ 13 Volts = 77 x 2 = 154 minutos de reserva. Isto é, voce precisa de uma bateria, ou a soma de baterias, que tenha no mínimo 154 minutos de reserva para alimentar um amplificador que forneça 1000 Watts RMS. O resto das especificações da bateria não tem nada a ver com a sua capacidade de alimentar o sistema de som.

A colocação de mega capacitores (1 Farad para cada 500 watts) também ajudará a segurar os graves)

 

Algumas das dicas acima são de autoria do MR. SPL :ph34r:

 

Voce poderá fazer subir a frequencia de ressonância do seu carro e, desta forma, obter mais SPL, pois terá uma caixa com pico maior.

Para subir a frequencia de ressonância, revista o capô do carro com fibra ou resina plástica, de modo que o capô fique rígido e não absorva potência dos subs.

Após colocar a resina, aplique normalmente o revestimento original. Não deixe também as faces da sua caixa vibrarem.

 

Quem tiver mais algumas dicas por favor postem.

 

 

Abraços;

 

Jefferson.

Achei legal o que vc postou, so gostaria de alterar uma informação em relação ao fusca, esta escrito que o microfone fica muito perto de sub e por isso não cria onda estacionária, mais o correto e: pela distancia do microfone e levando em conta sua frequencia de ressonancia o carro não tem comprimento de onda, blz um grande abraço e continue dando informções importantes quanto estas blz

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A historia de deixa o interior do carro quente ajuda pra ganha alguns db's???

kara assim o si tu dexa o carro nu sol vai rende menos db si tu dexar ele na sombra, os equipamentos quanto mais frius melhor para render num spl, nu caso dexa na temperatura naum tao baixa pq com o clima a temperatura dah bobina do falanti muda essas coisinhas muda cum o clima e tal, pode dexa nu sol mais quando for competi e tive um carro cum ar condicionado liga nu maximo para esfriar o equipamento abraços......

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ae pessoal gostaria de saber, aquele grave da treme tudo, a uma quadra, tipo vc ouve o carro chegando, isso e spl ou subgrave.

pq tenho um premier spl 800 rms 10" com 1 1200d 140amp de bateria mais 1 capacitor de 2f, o carro ainda pisca:|. Entaumquando to uma quadra meu amigo fala q ouve o grave q nao aquele pancadao, como faco pra conseguir isso. minha caixa e dutada tem uns 46 litros, duto de 3" 11cm.parece q so treme tudo, e nao aquela pancada forte

Sera q se eu pegar outro sub de 12 ou 15" ajuda a te o pancadao?

o carro e um focus hacth.

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Galera, tenho um Sub Rockford Fosgate de 12", 1.000 RMS, bobina dupla de 4 ohms cada uma (zero quilometro). Modelo RFR Power DVC. Fiz uma caixa seguindo a litragem do manual, e conforme diz no manual deve ser preferencialmente selada. A caixa ficou de primeira, com mdf de 32 mm. trapezoidal, totalmente vedada, ficou bem pesada. Para empurrar ele no meu clio, vou comprar um módulo boss 3500, que vai gerar em 2 ohms uns 1700 RMS (Sei que não é o melhor módulo, poderia colocar um fosgate ou alpine) mas não tenho R$ para isso. O que vcs acham, este sub é mais para qualidade ou pancadão? Será que vai tocar legal, alguém já viu este sub tocando? Valeu galera.

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Amigos experientes ae...eu tenho dois papao de 15' super de 800 rms 2x4ohms e um banda ice performace...que apesar de estar tocando em 4 ohms se eu aumenta mto o volume no player chega a feder a queimado os papao... n sei a litragem exata nm o tamanho dos dutos, mas eh algo em torno de 70L, 75L e dois dutos

tnho tbm uma mxr 850 e uma de 60ah...

 

o que eu preciso pra participar e em ql categoria da pra participa com os dois papao e o banda 1800 ?

 

 

posteriormente farei um trio tbm

abs :rever1:

Editado por boardbrasil

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PRIGUNTO??????

 

FEUTRO OU LÃ DE VIDRO EM CAIXA DE SPL ????

DEVO OU NÃO USAR???

ESSA É MINHA DUVIDA!!!!!

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kara assim o si tu dexa o carro nu sol vai rende menos db si tu dexar ele na sombra, os equipamentos quanto mais frius melhor para render num spl, nu caso dexa na temperatura naum tao baixa pq com o clima a temperatura dah bobina do falanti muda essas coisinhas muda cum o clima e tal, pode dexa nu sol mais quando for competi e tive um carro cum ar condicionado liga nu maximo para esfriar o equipamento abraços......

Na verdade eu acho que não foi bem isso que ele tava dizendo... acontece que quando o ar está mais frio, ele fica mais denso. Quanto mais denso o ar, melhor o som se propaga. Por isso estar com o carro "gelado" ajuda. Não vou ver campeonatos a muuuito tempo, mas lembro que teve gente colocando gelo seco dentro do carro, pra tentar ganhar dB, rsrsrs

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Na verdade eu acho que não foi bem isso que ele tava dizendo... acontece que quando o ar está mais frio, ele fica mais denso. Quanto mais denso o ar, melhor o som se propaga. Por isso estar com o carro "gelado" ajuda. Não vou ver campeonatos a muuuito tempo, mas lembro que teve gente colocando gelo seco dentro do carro, pra tentar ganhar dB, rsrsrs

O lance de resfriar o ambiente carral, caixa e bobinas dos falatens seria mais pra evitar uma perda por compressão de potência .... mas é tão rápida a medição que nem sei se vale o trabalho.

 

Mas é certo que conforme o nível de dificuldade, pra ganhar 0,1dB deve ser uma puta luta.

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BOM.... NÃO SEI SE ESTOU NO TÓPICO CERTO.... MAS E QUANTO A COMPETIÇÃO NA CATEGORIA PANCADÃO?? QUAIS OS MACETES ALÉM É CLARO DOS QUE SERVE PRA TODAS AS CATEGORIAS, COMO UMA BOA ALIMENTAÇÃO.... POTÊNCIA.... E INSTALAÇÃO.....

 

QUAIS OS PARÂMETROS DE UMA CAIXA PARA SE OBTER UM MELHOR RENDIMENTO NESTA CATEGORIA??

 

SOU QUE CAIXAS PRA DIA A DIA NÃO OBTEEM MUITO RENDIMENTO NESTA CATEGORIA, ISTO PROCEDE??

 

AGUARDO.

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qndu eu fui competi spl

recebi tais dicas, nao sei se sao todas validas.

 

- fechar entrada de ar do carro

- nao fica ligando o som no campeonato antes da mediçao.( paga-pau )

- tirar os falantes de portas e tampao.( soh o sub dentro do carro)

- verifica folgas das borrachas.

 

sei la neh fiz tudu isso... competi com um corsa wagon ( grandao neh =])

 

sub spyder nitro 12" 700rms 2+2 entrei na categoria booster 1sub.(swt1600)

bateria heliar

caixa retangular 90l 2 dutos de 4" x 32cm(postarei fotos)

150db em 42hz

 

parati g3 com bomber bp 800rms fico em 2º com 149 db =]

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Amigos experientes ae...eu tenho dois papao de 15' super de 800 rms 2x4ohms e um banda ice performace...que apesar de estar tocando em 4 ohms se eu aumenta mto o volume no player chega a feder a queimado os papao... n sei a litragem exata nm o tamanho dos dutos, mas eh algo em torno de 70L, 75L e dois dutos

tnho tbm uma mxr 850 e uma de 60ah...

 

o que eu preciso pra participar e em ql categoria da pra participa com os dois papao e o banda 1800 ?

 

 

posteriormente farei um trio tbm

abs  :rever1:

Cara esses teus subs tem uma proteção atrás do imã. Se tiver te aconselho tirar, porque ela ajuda a esquentar muito eles e então começa a derreter o verniz da bobina fazendo eles queimar. Outros problemas são a falta de potência do módulo e alta distorção do sistema que também ajudam a eles darem esse cheiro gostoso (de bobina queimada).

Editado por weberrafa

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