Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

helderz

Dúvida sobre Kit 2 Vias Audiophonic e Crossover

Recommended Posts

Postado em
No HU, as 3 vias vem configuradas com frequências padrões? Independente se é tw ou midbass? E no módulo, as funções: passa baixa, passa alta e full range; como funcionam em relação ao player? Isso q é confuso, se eu colocar na chave "passa baixa" conectado ao tw, ele só passa passa baixa pro tw ou seria uma conexão q só serviria pra um crossover conectado?
Quando você coloca em modo de rede ele configura para 3 vias, ou seja, HPF para uma via (tweeter), Band pass para outra via ( midbass) e LPF para outra via (sub). Na Band pass você terá 2 filtros para o midbass, ela faz a HPF do midbass para cruzamento com o sub e o LPF para cruzamento com o tweeter. Em relação ao seu amp deixa ele em Full, você fará os cortes pela HU. Não me lembro quando configurei a minha HU qual corte vinha,as virá com algum.
Postado em (editado)
2 horas atrás, Mocota disse:
2 horas atrás, helderz disse:
No HU, as 3 vias vem configuradas com frequências padrões? Independente se é tw ou midbass? E no módulo, as funções: passa baixa, passa alta e full range; como funcionam em relação ao player? Isso q é confuso, se eu colocar na chave "passa baixa" conectado ao tw, ele só passa passa baixa pro tw ou seria uma conexão q só serviria pra um crossover conectado?

Quando você coloca em modo de rede ele configura para 3 vias, ou seja, HPF para uma via (tweeter), Band pass para outra via ( midbass) e LPF para outra via (sub). Na Band pass você terá 2 filtros para o midbass, ela faz a HPF do midbass para cruzamento com o sub e o LPF para cruzamento com o tweeter. Em relação ao seu amp deixa ele em Full, você fará os cortes pela HU. Não me lembro quando configurei a minha HU qual corte vinha,as virá com algum.

Não sabia q esse HU fazia tudo isso, por ser relativamente barato. Espero q esse hertz 2 vias compense o valor, pois deixei de pegar o audiophonic KS6.2 só por causa dos crossover's q acabarei nem utilizando. No caso do Band Pass ele regula uma frequência entre mínima e máxima de acordo com o gosto do usuário, correto?

Editado por helderz
Postado em (editado)
Em 20/06/2019 at 21:47, Mocota disse:

Boa noite! Quando estiver configurando o player não esqueça de deixar desconectado principalmente a saída de alta nos tweeter, pode de evitar o prejuízo de queima-los por mandar um sinal em Full range. E quanto a questão dos cortes do tweeter, no datashet do mesmo consta 3,5khz/12db oct.... Seu player tem exatamente este corte se não me engano.

Só lembrando que esses 3.500 Hz não são obrigatoriamente os pontos de LPF e HPF, na verdade é o ponto de cruzamento entre as rampas. Normalmente o indicado é deixar um espaço entre os dois valores, claro que isso depende dos slopes escolhidos se 6/12/18 ou 24 db. Os slopes nada mais são do que a que a inclinação de cada uma das rampas.

Sobre os slopes creio que o ideal seja escolher valores que resultem em um somatório igual a 12 ou 24. Tipo assim 6 e 6= 12 ou mesmo 6 e 18=24.

Um gráfico resumindo tudo isso:

Qualquer dúvida pode perguntar aqui, será um prazer colaborar e também aprender.

Abraço!

Editado por emanuelnobrega
Pedido atendido
Postado em
5 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Sobre os slopes creio que o ideal seja escolher valores que resultem em um somatório igual a 12 ou 24. Tipo assim 6 e 6= 12 ou mesmo 6 e 18=24.

HELP

Alves, fabricioSQ, meu raciocínio está correto?

Grato se tirarem essa dúvida.

Abraço!

Postado em
Só lembrando que esses 3.500 Hz não são obrigatoriamente os pontos de LPF e HPF, na verdade é o ponto de cruzamento entre as rampas. Normalmente o indicado é deixar um espaço entre os dois valores, claro que isso depende dos slopes escolhidos se 6/12/18 ou 24 db. Os slopes nada mais são do que a que a inclinação de cada uma das rampas.
Um gráfico resumindo tudo isso:

MOTI, NÃO ESTOU CONSEGUINDO INSERIR IMAGEM. Tentei através do PC, tipo .jpg com 126 kB.

Qualquer dúvida pode perguntar aqui, será um prazer colaborar e também aprender.
Abraço!
Na verdade seria um ponto de partida, até porque pelo que entendi o crossover deste kit seria apenas para o tweeter, o MID parace que tocava em Full. Quanto a essa soma dessa não sabia, até pq o crossover do meu kit é 6db LP para o mid e 12db HP para o tweeter. Essa questão de corte e slope para mim dependia da resposta de frequência do driver e região eletricamente ideal para cortes para evitar cancelamentos, todos conseguidos idealmente com microfone calibrado, programada dedicado e ruído rosa para ver esta resposta da melhor forma. Tudo isto também dependendo do que você está ouvindo, pois não adianta está uma gráfico bonito e uma bosta aos ouvidos, contudo a tendência seja que andem juntos.
Estou no SQ a pouco tempo e a falta dele com criança nova em casa não me permite estudar mais a fundo, mas com o tempo e paciência ($) nos aprende todo dia! Essa da soma dos slopes vai ser mais uma.

Postado em
5 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Ia comentar isso realmente

O corte deve ser no 7khz, esses 3.500hz é o ponto que cruza os cortes, lembro de vê capacitor do cross e corte é mais alto

Postado em
2 horas atrás, Mocota disse:

Na verdade seria um ponto de partida, até porque pelo que entendi o crossover deste kit seria apenas para o tweeter, o MID parace que tocava em Full. Quanto a essa soma dessa não sabia, até pq o crossover do meu kit é 6db LP para o mid e 12db HP para o tweeter. Essa questão de corte e slope para mim dependia da resposta de frequência do driver e região eletricamente ideal para cortes para evitar cancelamentos, todos conseguidos idealmente com microfone calibrado, programada dedicado e ruído rosa para ver esta resposta da melhor forma. Tudo isto também dependendo do que você está ouvindo, pois não adianta está uma gráfico bonito e uma bosta aos ouvidos, contudo a tendência seja que andem juntos.
Estou no SQ a pouco tempo e a falta dele com criança nova em casa não me permite estudar mais a fundo, mas com o tempo e paciência ($) nos aprende todo dia! Essa da soma dos slopes vai ser mais uma.

Não sei se tenho foto do cross desse kit, mas ele tem lpf para o mid também

Uma bobina mais simples, mas tem o lpf do mid e hpf do tw, só não tem atenuação do tw, mas poderia pensar em adicionar uma resistência para atenuar usando o cross original

Postado em

Ia comentar isso realmente
O corte deve ser no 7khz, esses 3.500hz é o ponto que cruza os cortes, lembro de vê capacitor do cross e corte é mais alto
A FS do TW é 2.800hz, achei meio baixo esse corte mas é o que está no site....... Dá até para ver na parte inferior da foto....
Postado em

Galera, e sobre os cabos, do que preciso? Os cabos RCA Audiophonic Sensation dupla blindagem e 100% cobre já dão conta? Ele é "2 vias", precisarei de mais 1 via pro Sub? Os cabos que conectam no módulo precisam ser da mesma qualidade dos cabos RCA? Se tiverem alguma outra marca pra recomendar com as medidas e quantidades certas pra um Gol G4 na mesma faixa de preço ficarei grato

Postado em
16 horas atrás, Mocota disse:

Quanto a essa soma dessa não sabia, até pq o crossover do meu kit é 6db LP para o mid e 12db HP para o tweeter. Essa questão de corte e slope para mim dependia da resposta de frequência do driver e região eletricamente ideal para cortes para evitar cancelamentos, todos conseguidos idealmente com microfone calibrado, programada dedicado e ruído rosa para ver esta resposta da melhor forma. Tudo isto também dependendo do que você está ouvindo, pois não adianta está uma gráfico bonito e uma bosta aos ouvidos, contudo a tendência seja que andem juntos.

É mesmo...

Deu um branco por aqui. Obrigado!

Postado em
1 hora atrás, helderz disse:

Ele é "2 vias", precisarei de mais 1 via pro Sub? 

Sim

Se tiverem alguma outra marca pra recomendar com as medidas e quantidades certas pra um Gol G4 na mesma faixa de preço ficarei grato

Procure os da Ley Line.

Postado em
50 minutos atrás, helderz disse:

Quero cabos q meu kit todo precisa, acho que os da Audiophonic já me servem...

Quer um RCA MUITO melhor E mais barato do q esses Audiopônei? Connection First.;)

Postado em (editado)
3 horas atrás, Alves disse:

Quer um RCA MUITO melhor E mais barato do q esses Audiopônei? Connection First.;)

É isso que estou perguntando... talvez eu até pegue Ley Line. Precisarei de 2 cabos RCA's com 2 canais cada pras 3 vias? Foi o q a Ley Line falou; fiquei confuso, pois são 3 vias, e também não sei se cada 1 utiliza 2 canais.

Editado por helderz
Postado em
42 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

São 3 vias, cada via utiliza 1 cabo de 2 canais (cabo stereo) ou 2 cabos de 1 canal (cabo mono).

Eu to pra comprar Ley Line, vai dar 350 pau e to perdido no q comprar. Realmente to confuso, pois no módulo é uma conexão RCA pra cada canal e no HU são 2 conexões RCA pra cada via, teoricamente não seria um cabo Y? E no módulo em bridge, os 2 canais seriam usados o RCA ou é apenas um? E ainda tem os tweeter's que nem sei como será conectado fora do módulo kkkkkk

Postado em
É isso que estou perguntando... talvez eu até pegue Ley Line. Precisarei de 2 cabos RCA's com 2 canais cada pras 3 vias? Foi o q a Ley Line falou; fiquei confuso, pois são 3 vias, e também não sei se cada 1 utiliza 2 canais.
É isso mesmo, você precisará que saia da HU 4 pontas RCA e chegue no módulo 4 pontas RCA. O tweeter será ligado nos fios que sai do amplificador interno da HU, ou seja, não tem RCA para eles.
Postado em
1 hora atrás, Mocota disse:
16 horas atrás, helderz disse:

É isso mesmo, você precisará que saia da HU 4 pontas RCA e chegue no módulo 4 pontas RCA. O tweeter será ligado nos fios que sai do amplificador interno da HU, ou seja, não tem RCA para eles.

Entendi, valeu pela explicação. O tweeter é conectado apenas por 2 fios negativo/positivo de energia e mesmo assim o HU reconhece ele na rede 3 vias, correto?

Postado em
Entendi, valeu pela explicação. O tweeter é conectado apenas por 2 fios negativo/positivo de energia e mesmo assim o HU reconhece ele na rede 3 vias, correto?
Pelo que o pessoal disse sim, nunca fiz este teste e nunca parei para ler o manual a respeito desta duvida em específico.
Postado em

Sobre o cortes, no manual vem especificado o Fs de cada componente, o q seria a frequência "mínima" de reprodução; de início coloca ai aos menos 2x essa frequência, e terá que testar muito a integração entre os equipamentos.

Pra ter um básico, os Slopes são cortes com "menos" ou "mais" precisão, ou seja, um corte a 6db vai deixar passar uma faixa de frequência maior além da especificada; o de 24db deixa passar "menos" frequencia além do corte.
Isso não quer dizer que 24...36 são melhores vio, vai depender muito dos componentes.

Cabos Rca são muito importantes; além da qualidade de sinal que chega aos amplis, o que deve se atentar mais e a questão de.interferências, cabos de baixa qualidade pecam muito nisso.

Vai precisar mesmo de 2 pares. Mid e Sub; tweeters serão diretos a Fio no player.

• Like 1
Postado em
2 horas atrás, jeferson3482 disse:

Sobre o cortes, no manual vem especificado o Fs de cada componente, o q seria a frequência "mínima" de reprodução; de início coloca ai aos menos 2x essa frequência, e terá que testar muito a integração entre os equipamentos.

Pra ter um básico, os Slopes são cortes com "menos" ou "mais" precisão, ou seja, um corte a 6db vai deixar passar uma faixa de frequência maior além da especificada; o de 24db deixa passar "menos" frequencia além do corte.
Isso não quer dizer que 24...36 são melhores vio, vai depender muito dos componentes.

Cabos Rca são muito importantes; além da qualidade de sinal que chega aos amplis, o que deve se atentar mais e a questão de.interferências, cabos de baixa qualidade pecam muito nisso.

Vai precisar mesmo de 2 pares. Mid e Sub; tweeters serão diretos a Fio no player.

Pra regular os cortes, se o sub, por exemplo, termina em 200hz, o midbass deve começar nos 200hz, correto? E caso eu usasse o crossover do kit 2 Vias, a quantidade de RCA seria a mesma?

Postado em

Pra regular os cortes, se o sub, por exemplo, termina em 200hz, o midbass deve começar nos 200hz, correto? E caso eu usasse o crossover do kit 2 Vias, a quantidade de RCA seria a mesma?

Não, sub termina por volta de 80 Hz. 

E pode haver tanto espaço (incomum) como sobreposição, isso vai depender do sistema montado, slope e do teu gosto.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...