Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
samarone

Ajuda - Upgrade amp 4 canais

Recommended Posts

Quando experimentar outro amp vai entender o que estou falando. Sd no que pude perceber, falta médio, o grave é mais forte porém descontrolado e pelos médios serem mais fracos, os agudos aparecem um pouco mais. Estou falando do 400.4 evo que até hoje tenho, longe do meu carro.

Nunca coloquei minha sd pra tocar grave, mas meus mids espancam a porta e são atenuados no eq em -1, uso o ganho somente casar player e amp e nos full ganho zerado isso com 50rms, tw atenuados no player e no cross, e quando coloco o grave pra tocar forte não fica devendo, testei 3 tipos de tw 3 crossovers diferentes e cheguei na configuração que mais me agradou... Sei que isso não quer dizer nada, e que derrepente outra pessoa ouvindo pode achar que não está tão bom...

Já tive outros amps a alguns anos nada muito top, mas já ouvi na epoca do celta clube muito som top no anhembi e pacaembu nos encontros, e pelo que posso lembrar as sensações que tive naquela epoca ouvindo aqueles carros e que tenho hoje ouvindo meu carro não são tão diferentes, e sempre gostei de tirar o maximo com o minimo... talvez meus ouvidos não estejam tão treinados quanto os da galera daqui , e sem querer fazer jabá pra marca x ou y, costumo indicar o que uso e conheço sempre pensando em custo x beneficio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resposta à pergunta anterior é 1. Obviamente.

 

As vezes saber fazer uma equalização resolveria boa parte dos problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador chegou lá em casa, hoje a giripoca vai piar e vou poder finalmente testar essa série EVO  :rever1:  :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O amplificador chegou lá em casa, hoje a giripoca vai piar e vou poder finalmente testar essa série EVO :rever1::pirou:

Espero que se surpreenda como eu me surpreendi!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você concordar comigo em outras coisas não quer dizer muito, e não me obriga a concordar com você.

 

Pra início você está comparando um dois canais com um 4 canais e está comparando amplificadores de potências distintas... Sendo que o 400.4 é um amplificador de baixa potência e isso ninguém esconde.

 

Se você precisava de mais potência, não me surpreende que o Helix fique mais controlado...

 

Potência significa muita coisa se você está precisando dela...

 

 

Eu não tendo a concordar com você por um simples motivo:

 

Testei 400.4 Evo contra Genesis Compact Four em um sistema residêncial, que é MUITO MAIS referência que automotivo.

 

Fiz troca rápida entre os dois e testei exaustivamente... Eu avaliei os dois amplificadores no mesmo nível, diferentes, mas no mesmo nível.

 

Inclusive com o SD tendo graves mais consistentes. Que é justamente o contrário do que você disse...

 

Não vejo ninguém metendo pau em Genesis Compact Four. E é um amplificadores que estava no mesmo nível do SDzinho.

 

 

E mesmo assim, você está citando um amplificador muito mais caro e que nem se acha novo (nem usado!)...

 

Eu sempre discuto de maneira a maximizar o resultado com a minha sugestão.

 

Na minha opinião dinheiro extra seria melhor aplicado em upgrade de falantes.

 

 

 

 

Não concordei com você em lugar algum, o seu teste foi feito com o Gênesis que não tem nada haver com o helix. Você poderia testar com Mcc ou qualquer outro amplificador do mesmo nível que o resultado seria o mesmo, isso é apenas a sua impressão. Não deixe sua impressão se tornar a verdade absoluta, pois todos nós percebemos o som de maneira diferente. O 400.4 que possuo tem isso, grave mais presente mas completamente descontrolado, no mid não se percebe isso mas no sub sim, além disso possui um potenciômetro de ganho muito ruim, um leve toque nele já faz subir demais a sensibilidade e satura tudo. Essas são minhas impressões e se não te agrada o que falei, paciência, ao menos respeite e não tente empurrar goela abaixo o que você pensa como sendo única verdade. Afinal isso aqui é um fórum e a experiência de cada um é o que enriquece. Não tive contato com o 800.4, esperei um bom tempo pá adquirir e não foi lançado, o meu helix dB Two saiu 50 reais mais caro que o 400.4 na época e pra mim foi melhor em todos os sentidos. Editado por Sarkis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mais, acho que a melhor atitude é ajudar o amigo aqui no tópico a atingir o resultado que ele pretende.

 

Eu confio que ele fez uma boa decisão e acho que dificilmente este será o gargalo do sistema dele por um bom tempo.

 

Concordo com você e espero que a compra tenha agradado ao dono do tópico, espero que ele de um feedback.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

 

O amplificador chegou e eu cheguei a fazer a instalação, porém não pude fazer uma análise mais precisa sobre a qualidade. Explico o porquê:

 

Eu estou com um problema de ruído de "motor", depois de vários e vários testes havia chegado a conclusão que o problema era do amplificador antigo... porém quando instalei o SD ficou exatamente IGUAL. Tenso...

 

Logo a minha maior preocupação no momento é sanar esse maldito ruído dos infernos.. Aparentemente o problema é DDP passando nos RCAs, já verifiquei o aterramento do amplificador e também do player... Medi a DDP entre o borne de cada um e o terra da bateria e dá cerca de 30 mili volts... porém quando liga o rca entre o player e amplificador - medido do RCA para o terra da bateria - vai pra certa de 100 mili volts... 

 

Assim acredito que a solução do meu problema é aterrar os 6 RCAs diretamente no borne de entrada do amplificador e torcer para dar certo.

 

 

Em resumo: Ainda não parei pra testar melhor o som do SD frente ao antigo Helix, mas devo fazê-lo ainda essa semana e volto pra contar.

Editado por samarone

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

 

O amplificador chegou e eu cheguei a fazer a instalação, porém não pude fazer uma análise mais precisa sobre a qualidade. Explico o porquê:

 

Eu estou com um problema de ruído de "motor", depois de vários e vários testes havia chegado a conclusão que o problema era do amplificador antigo... porém quando instalei o SD ficou exatamente IGUAL. Tenso...

 

Logo a minha maior preocupação no momento é sanar esse maldito ruído dos infernos.. Aparentemente o problema é DDP passando nos RCAs, já verifiquei o aterramento do amplificador e também do player... Medi a DDP entre o borne de cada um e o terra da bateria e dá cerca de 30 mili volts... porém quando liga o rca entre o player e amplificador - medido do RCA para o terra da bateria - vai pra certa de 100 mili volts...

 

Assim acredito que a solução do meu problema é aterrar os 6 RCAs diretamente no borne de entrada do amplificador e torcer para dar certo.

 

 

Em resumo: Ainda não parei pra testar melhor o som do SD frente ao antigo Helix, mas devo fazê-lo ainda essa semana e volto pra contar.

Amigo qual é o carro em questão? Pergunto pois a linha gm tem tendência a ruidos usando o chicote original do player... Tenta puxar da bateria um positivo e um negativo pra fazer essa ligação... Editado por Bolonha23

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo qual é o carro em questão? Pergunto pois a linha gm tem tendência a ruidos usando o chicote original do player... Tenta puxar da bateria um positivo e um negativo pra fazer essa ligação...

 

É exatamente um GM, no caso um Sonic. Eu puxei o positivo e negativo da bateria já, mas no meio de tantos testes posso até ter passado batido, porque o ruído não é alto com o carro na garagem, porém ao sair nele já aperece. E sair toda hora da garagem é um parto.

 

No momento o terra está vindo da lata, em um ponto abaixo do freio de mão, junto com outro aterramento, não não seja a melhor solução. Vou refazer esse teste - ligar o positivo  e acessório direto na bateria e negativo no mesmo ponto onde está aterrado os amplificadores...

 

Valeu pela dica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É exatamente um GM, no caso um Sonic. Eu puxei o positivo e negativo da bateria já, mas no meio de tantos testes posso até ter passado batido, porque o ruído não é alto com o carro na garagem, porém ao sair nele já aperece. E sair toda hora da garagem é um parto.

 

No momento o terra está vindo da lata, em um ponto abaixo do freio de mão, junto com outro aterramento, não não seja a melhor solução. Vou refazer esse teste - ligar o positivo e acessório direto na bateria e negativo no mesmo ponto onde está aterrado os amplificadores...

 

Valeu pela dica

Testa ai depois conta como ficou... Ultimamente as montadorad não estão prezando muito pela qualidade dos componentes kkkk, mas isso não é novidade pra ninguém hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo instalador tem q saber lidar com o q tem em mãos e buscar extrair o máximo do equipamento. Mas tem uma coisa q não está na mão do instalador: o gosto do cliente. Por isso q sempre busco entender o gosto do cliente, procuro identificar como ele ouve, e o que me ajuda é usar as mídias dele. Porém, o cliente pode ser surpreendido ao conhecer algo novo. Então, antes de por culpa em A ou B, tenham ctz do q estão falando. Se não têm ctz, troquem experiências, busquem conhecimento, procurem saber o q está certo e o q está errado... E pode até ser q não tenha algo de errado, mas sim q apenas não te agrade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia caros!

 

Demorei tanto pra fazer o teste efetivo que até esqueci de voltar pra contar como se deu.
Nota: não consegui resolver o problema de ruído e me cansei, então hoje o carro está em 3 way, sendo: TW no player, mid amplificador 1, sub amplificador 2. Quando tiver um tempo vou voltar pra arrumar esse ruído, provavelmente com um supressor de ruído na linha de 12 volts do player.

 

Mas voltando ao comparativo entre SD 800.4 x Helix DB Four...
 

Fiz um ajuste de ganho nos amplificadores ligados em paralelo, joguei uma senoide de 1khz e aferi o mesmo valor em decibeis em ambos.

 

Eu tenho aqui uma caixinha que aceita alternar o sinal amplificado de dois amplificadores através de um botão.

 

Análise:

 

Grave: Empate - apesar do trimbe um diferente, ambos foram muito competentes em empurrar o midbass

Médio: Helix - Aqui o SD já começa a mostrar que não é tão gostoso de ouvir quanto o helix, deixei de ouvir alguns detalhes e parecia soar sem vida.

Agudo: Helix - Aqui é que a maior diferença apareceu, o SD é APAGADO e soa bem estranho quando comparado ao Helix.

 

Sound stage e dinâmica: Helix novamente, é muito mais encorpado o som, mais quente, e dá pra notar bem a transição e espacialidade do palco, enquanto o SD era mais estreito e embolava.

 

Resumo: O Helix - para mim - é bem superior ao SD no geral. O SD têm um custo muito interessante pelo que entrega, mas além do Helix devem ter outros amplicadores usados na faixa de valor que entregam mais emoção.

 

No fim retirei o SD 800.4 do carro e voltei com o Helix e assim vai ficar. O SD devo usar em um set secundário sem muito compromisso com a fidelidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito pra falar de Helix, tambem tenho um kit. Eu nem falo normalmente, pois costumam dizer que eu indico apenas importados, mas os kits helix tem otimo custo beneficio! Tweeter gostosos de se ouvir, nada cansativos e mids que tocam muito mais grave que a maioria dos nacionais, mesmo nas series de entrada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia caros!

 

Demorei tanto pra fazer o teste efetivo que até esqueci de voltar pra contar como se deu.

Nota: não consegui resolver o problema de ruído e me cansei, então hoje o carro está em 3 way, sendo: TW no player, mid amplificador 1, sub amplificador 2. Quando tiver um tempo vou voltar pra arrumar esse ruído, provavelmente com um supressor de ruído na linha de 12 volts do player.

 

Mas voltando ao comparativo entre SD 800.4 x Helix DB Four...

 

Fiz um ajuste de ganho nos amplificadores ligados em paralelo, joguei uma senoide de 1khz e aferi o mesmo valor em decibeis em ambos.

 

Eu tenho aqui uma caixinha que aceita alternar o sinal amplificado de dois amplificadores através de um botão.

 

Análise:

 

Grave: Empate - apesar do trimbe um diferente, ambos foram muito competentes em empurrar o midbass

Médio: Helix - Aqui o SD já começa a mostrar que não é tão gostoso de ouvir quanto o helix, deixei de ouvir alguns detalhes e parecia soar sem vida.

Agudo: Helix - Aqui é que a maior diferença apareceu, o SD é APAGADO e soa bem estranho quando comparado ao Helix.

 

Sound stage e dinâmica: Helix novamente, é muito mais encorpado o som, mais quente, e dá pra notar bem a transição e espacialidade do palco, enquanto o SD era mais estreito e embolava.

 

Resumo: O Helix - para mim - é bem superior ao SD no geral. O SD têm um custo muito interessante pelo que entrega, mas além do Helix devem ter outros amplicadores usados na faixa de valor que entregam mais emoção.

 

No fim retirei o SD 800.4 do carro e voltei com o Helix e assim vai ficar. O SD devo usar em um set secundário sem muito compromisso com a fidelidade.

Eu não entendi duas coisas, vc fez o teste com senoide ou musica, ou os dois? E em ambos os casos o tw estava no player ou em bi amp nos amplificadores?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi duas coisas, vc fez o teste com senoide ou musica, ou os dois? E em ambos os casos o tw estava no player ou em bi amp nos amplificadores?

Pelo que entendi, ele usou a senoide como sinal, apenas para ajustar o ganho dos dois amplificadores exatamente igual, sendo que a entrada de áudio dos dois estava em paralelo. E na saída para os falantes, ele usou uma chave, para conseguir alternar rapidamente entre um amp e o outro. Essa sim é uma comparação de verdade, eu boto fé!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, ele usou a senoide como sinal, apenas para ajustar o ganho dos dois amplificadores exatamente igual, sendo que a entrada de áudio dos dois estava em paralelo. E na saída para os falantes, ele usou uma chave, para conseguir alternar rapidamente entre um amp e o outro. Essa sim é uma comparação de verdade, eu boto fé!

Não estou duvidando não apenas não entendi mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi duas coisas, vc fez o teste com senoide ou musica, ou os dois? E em ambos os casos o tw estava no player ou em bi amp nos amplificadores?

 

 

Pelo que entendi, ele usou a senoide como sinal, apenas para ajustar o ganho dos dois amplificadores exatamente igual, sendo que a entrada de áudio dos dois estava em paralelo. E na saída para os falantes, ele usou uma chave, para conseguir alternar rapidamente entre um amp e o outro. Essa sim é uma comparação de verdade, eu boto fé!

 

Exatamente, eu usei a senoide somente para ajustar o ganho, pra poder fazer um teste dos amplificadores em paralelo com música.

 

Sobre a ligação do TW do player, no caso essa é a configuração que ficou no carro, porque se ligado no amplificador e o carro rodando está com ruído de alternador.

Para os testes eu não liguei o carro, daí os TW estavam ligados no amplificador em bi amp, canais 1 e 2 TW 3 e 4 Mid

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente, eu usei a senoide somente para ajustar o ganho, pra poder fazer um teste dos amplificadores em paralelo com música.

 

Sobre a ligação do TW do player, no caso essa é a configuração que ficou no carro, porque se ligado no amplificador e o carro rodando está com ruído de alternador.

Para os testes eu não liguei o carro, daí os TW estavam ligados no amplificador em bi amp, canais 1 e 2 TW 3 e 4 Mid

Entendi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Análise:

 

Grave: Empate - apesar do trimbe um diferente, ambos foram muito competentes em empurrar o midbass

Médio: Helix - Aqui o SD já começa a mostrar que não é tão gostoso de ouvir quanto o helix, deixei de ouvir alguns detalhes e parecia soar sem vida.

Agudo: Helix - Aqui é que a maior diferença apareceu, o SD é APAGADO e soa bem estranho quando comparado ao Helix.

 

 

Só uma dúvida em relação ao agudo

Pq uma coisa que acho da sd é o som mais aberto

 

Quando se referiu a apagado, achou pouco agudo? ou o helix tem o som mais aberto?

Pois uso sd400.2 atual atenuando o agudo

 

Na parte do médio já tinha ouvido alguns comentários sobre diferença no médio, mas realmente uma comparação como a sua

deve ser melhor para perceber essa diferença

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida em relação ao agudo

Pq uma coisa que acho da sd é o som mais aberto

 

Quando se referiu a apagado, achou pouco agudo? ou o helix tem o som mais aberto?

Pois uso sd400.2 atual atenuando o agudo

 

Na parte do médio já tinha ouvido alguns comentários sobre diferença no médio, mas realmente uma comparação como a sua

deve ser melhor para perceber essa diferença

 

Talvez o melhor termo a ser usado não seria apagado. Na verdade com os TWs e MIDs funcionando, quando você alterna entre os amplificadores, o palco fica mais estreito e todo aquele brilho (bom) do TWs "desce" como se a música tivesse sido executada em um ambiente menor, sabe?

 

A questão de ser estridente, o TW do kit B62C já é bem estridente, então o teste foi feito com -3db pelo player sempre para ficar audível, do contrário tanto o SD quando o Helix ficariam muito fadigantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejo a vantagem de um SD800.4, se o cara não tem ainda e está comprando um amplificador.  Ele é relativamente barato, de baixo consumo, leve, pequeno e não pede muita concessão em áudio: toca bem.

Mas, se é para focar exclusivamente em audiofilia, realmente vai achar coisa que toque mais.

 

Concordo que o primeiro estágio em importância é a qualidade do kit.

Um kit muito limitado esconde o som.

E digo isso porque já fiz esse teste dezenas de vezes.

 

No caso, aqui o caso é diferente: o Samarone está procurando upgrade em áudio possivelmente em cima de um amplificador que, pelo relato da percepção dele, já é acima da média pela faixa de preço dele.

 

Então o upgrade está nas linhas superiores de Genesis, DLS, etc

 

Sob pena de ficar em upgrades horizontais com JVC6500, xtant e outros amplificadores fora de linha.

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta de quem ainda tem muito, mas muito mesmo a aprender kkkk e nunca fez testes desse tipo...

Esses tipos de testes de troca rápida de um equipamento já instalado e acertado, por outro, não favorecem de certa forma o que já vinha sendo usado?

 

E antes que digam que estou defendendo x ou y, estou perguntando genericamente, não só no caso do nosso amigo samarone... E pergunto pois talvez pela minha inexperiencia, toda mudança que faço no meu set até mesmo de cabos, sempre fico um bom tempo escutando e mudando alguns detalhes, até o ponto que me agrade... E penso que talvez eu esteja enganado na forma de proceder tais mudanças, que talvez teria que ser imediato entendem... Se alguém puder responder ficaria grato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta de quem ainda tem muito, mas muito mesmo a aprender kkkk e nunca fez testes desse tipo...

Esses tipos de testes de troca rápida de um equipamento já instalado e acertado, por outro, não favorecem de certa forma o que já vinha sendo usado?

 

E antes que digam que estou defendendo x ou y, estou perguntando genericamente, não só no caso do nosso amigo samarone... E pergunto pois talvez pela minha inexperiencia, toda mudança que faço no meu set até mesmo de cabos, sempre fico um bom tempo escutando e mudando alguns detalhes, até o ponto que me agrade... E penso que talvez eu esteja enganado na forma de proceder tais mudanças, que talvez teria que ser imediato entendem... Se alguém puder responder ficaria grato...

O ideal é ajustar os dois equipamentos, anotar os ajustes e pedir pra q outra pessoa troque os equipamentos sem q vc saiba qual é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta de quem ainda tem muito, mas muito mesmo a aprender kkkk e nunca fez testes desse tipo...

Esses tipos de testes de troca rápida de um equipamento já instalado e acertado, por outro, não favorecem de certa forma o que já vinha sendo usado?

 

E antes que digam que estou defendendo x ou y, estou perguntando genericamente, não só no caso do nosso amigo samarone... E pergunto pois talvez pela minha inexperiencia, toda mudança que faço no meu set até mesmo de cabos, sempre fico um bom tempo escutando e mudando alguns detalhes, até o ponto que me agrade... E penso que talvez eu esteja enganado na forma de proceder tais mudanças, que talvez teria que ser imediato entendem... Se alguém puder responder ficaria grato...

Na realidade eu havia trocado o player fazia pouco tempo e não fiz ajustes finos. Apenas habilitei o 3way, coloquei os cortes (80hz e 6.5khz) e tirei 3db dos tws. Sendo que quando ajustei com a senoide eu fiz questão de tirar a atenuação. Ajustei cada canal em separado. Depois voltei a atenuação quando fui ouvir música. Eu poderia ter tentando fazer um ajuste diferente pra cada amplificador, mas não seria muito justo na comparação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é ajustar os dois equipamentos, anotar os ajustes e pedir pra q outra pessoa troque os equipamentos sem q vc saiba qual é.

Sim, o ideal seria um teste as cegas completo. Até o fiz, mas já depois de ter ouvido os dois. Mas como um teste despretensioso eu julguei que estava bom. Já que a diferença estava bem notável

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...