Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
Alves

[Garagem Do Alves] Toyota Etios, herança de um set com upgrades

Recommended Posts

Após montar um set para um cliente, ele decidiu trocar de carro. Com a mudança do set para o novo carro ele também decidiu aproveitar para adiantar upgrades que já estavam previstos no antigo carro.

Já mostrei o projeto anterior aqui mesmo, no fórum. Trata-se do Fiat Grand Siena com set de baixo custo, usando kit de alto-flantes originais.

https://autoforum.com.br/topic/223090-garagem-do-alves-grand-siena-baixo-custo-com-satisfa%C3%A7%C3%A3o/

Para o seu novo carro, um Toyota Etios, o cliente resolver fazer o tratamento das portas e adquirir um kit de 2 vias.

AcjgEVH.jpg

Toyota Etios Sedan. * Depois postarei uma foto melhor do veículo.

lQdiy7g.jpg

Primeiro upgrade: tratamento das portas.

hRg6C0t.jpg

Mesmo sendo um tratamento simples, apenas "fechando os buracos", já ajuda muito e o médio-grave ganha mais presença.

8jmdJZe.jpg

Para instalar os falantes nas portas, baffles em MDF.

CQ7F3DZ.jpg

Mid-bass do kit Morel Maximo instalado com uma camada de espuma adesiva entre o ele e o baffle.

A passagem de cabos para o interior da porta do Etios é muito fácil, pois o passa-fio não possui tomada interna. Basta soltar os 2 lados e passar o cabo do alto-falante.

Tr4aDn3.jpg

I49xi0c.jpg

Passagem fácil do cabo para o alto-falante da porta.

mwGyHvS.jpg

Cabo do alto-falante da porta passando pela coluna até o interior do veículo.

Para passar o cabo de energia para o interior do veículo, fiz diferente do que mostrei num tópico sobre um outro Etios:

https://autoforum.com.br/topic/221255-garagem-do-alves-toyota-etios-som-discreto/

Há um tampão na parede corta-fogo, atrás da bateria, mas usei um outro do lado oposto. Essa escolha foi unicamente para não mexer num tampão que a concessionária Toyota daqui usou para passar um fio do alarme.

lrw96UW.jpg

Tampão localizado atrás da bateria.

VGcmfsJ.jpg

Tampão localizado no outro lado.

A passagem do cabo por esse outro tampão é até mais fácil. Basta cortar a cinta plástica, furar o tampão e passar o cabo.

Jzr8XfA.jpg

Para facilitar a passagem do cabo pelo tampão, usei uma espátula unida ao cabo com fita isolante.

Pelo interior do veículo, é possível "pescar" o cabo pelo espaço reservado ao tweeter.

392EU6x.jpg

"Pescando" o cabo dentro/atrás do painel.

Para acabamento, revesti o cabo com conduíte flexível e recoloquei a cinta plástica.

TlDsLkN.jpg

Acabamento para parecer tudo original, além de oferecer maior segurança (proteção do cabo).

Após passar o cabo de energia, instalei os tweeters nos locais originais. Talvez, depois eles passem para a parte superior do painel.

QoLEOBf.jpg

Tweeter do kit Morel Maximo no local original do Toyota Etios.

CpLBGK2.jpg

Tweeter com a tela original do Etios.

Infelizmente, na minha cidade, só encontrei a moldura 2din para o DVD por preços muito altos. Então, instalei o DVD sem a moldura, apenas por enquanto, até chegar a moldura que comprei pela internet. Para desmontar o painel é bastante simples. Há apenas 1 parafuso, que fica escondido atrás do seletor de velocidade do ar-condicionado.

QnWCPVv.jpg

Painel do Etios.

czoEQzg.jpg

Botão do seletor de velocidade do ar-condicionado e o parafuso da peça central do painel.

N8bk4pz.jpg

Depois de retirar esse parafuso, é só puxar a peça inteira.

U10HB0b.jpg

yhL2GDJ.jpg

DVD instalado.

Infelizmente, ao receber a moldura, vi que ela cabia no painel, mas simplesmente não cabia no DVD! Foi preciso cortar um pedaço da moldura, mas deu tudo certo.

pFunQlp.jpg

Pedaço retirado da moldura.

A caixa do subwoofer, que era revestida com carpete cinza (padrão do Grand Siena) precisou ser reformada e recebeu carpete preto.

aJ9CrMH.jpg

Também precisei refazer o rack para os amplificadores, crossovers e pora-fusíveis/distribuidor.

ehC2jHa.jpg

Posicionando os equipamentos no novo rack.

bftRYKl.jpg

Testando o novo rack e a caixa já reformada no carro.

fiTFasL.jpg

Fixando os equipamentos ao rack. A caixa, assim como foi no Grand Siena, continua removível.

v8qGctB.jpg

Porta-malas montado.

Edited by Alves
  • Upvote 1

Mais uma vez, impecável, querido master frouxo.

Meus parabéns. Espero que apareçam cada vez mais carros para que possamos ter o prazer de acompanhar os respectivos tópicos.

Acompanhando mais uma aula....

Muito bem feito, acabamento original de fabrica... :rever1: :rever1: [-] [-]

Fotos adicionadas no 2º post. Depois, quando receber a moldura 2din, farei novas fotos.

Mais uma vez, impecável, querido master frouxo.

Meus parabéns. Espero que apareçam cada vez mais carros para que possamos ter o prazer de acompanhar os respectivos tópicos.

Opa, obrigado, Bernardo!

E de preferência, mais sets com Ley Line!

com o cross la no painel não diminuiria a quantidade de cabo usado? 

gostei da "estalação", bem limpa!

:legal:

Parabéns galo cinza! Carrinho top

Obrigado, Igor! Direi ao dono do carro que você gostou do caro. :vts

Acompanhando mais uma aula....

Adicionei mais fotos e quando receber a moldura 2din, postarei mais. :legal:

• Upvote 1

Muito bem feito, acabamento original de fabrica... :rever1: :rever1: [-] [-]

Obrigado, Huberto. O bom é que depois dá para desmontar e deixar o carro todo original. :legal:

com o cross la no painel não diminuiria a quantidade de cabo usado? 

gostei da "estalação", bem limpa!

:legal:

No Grand Siena, o SD400.4evo era usado para 4 alto-falantes (4portas), então, ele já tinha as 4 vias usadas nesse carro. Ou seja, não foi um gasto a mais. :legal:

Eu também gosto de instalações assim, e os clientes também têm gostado bastante. :legal:

O capricho é o cuidado na instalação, faz toda a diferença. Parabéns!

Show de bola! Se tiver oportunidade de ouvir depois me avisa. Dessa vez eu vou... hehe

O capricho é o cuidado na instalação, faz toda a diferença. Parabéns!

Obrigado, Júnior.

É isso que tento passar aos clientes. :legal:

Show de bola! Se tiver oportunidade de ouvir depois me avisa. Dessa vez eu vou... hehe

Tiago, esse ficou melhor do que o Grand Siena, mas você devia ter ouvido aquele set! :legal:

Parabéns Master of Frouxos! Mostrando como se faz um trampo bem feito. Sou suspeito pra falar do Etios mas curti muito montar um som nele. O mid está em Bridge ? Se sim como se comporta?

Parabéns Master of Frouxos! Mostrando como se faz um trampo bem feito. Sou suspeito pra falar do Etios mas curti muito montar um som nele. O mid está em Bridge ? Se sim como se comporta?

Obrigado, Maurício.

Sim, o amp está com 2 bridges pro kit, usando o croosver passivo.

Como o DVD não tem HP pro kit, usei o crossover do SD e ficou muito bom sim, forte e controlado, acompanhando muito bem o subwoofer.

Obrigado, Igor! Direi ao dono do carro que você gostou do caro. :vts

Mas ba, diga mesmo homi

Obrigado, Maurício.

Sim, o amp está com 2 bridges pro kit, usando o croosver passivo.

Como o DVD não tem HP pro kit, usei o crossover do SD e ficou muito bom sim, forte e controlado, acompanhando muito bem o subwoofer.

Alves, me tire uma dúvida por favor, no caso do Sd ligado no kit 2 vias qual filtro você usou o HPF ou Flat?

Pergunta de iniciante né??? KKKKK

Edited by DJZ

Alves, me tire uma dúvida por favor, no caso do Sd ligado no kit 2 vias qual filtro você usou o HPF ou Flat?

Pergunta de iniciante né??? KKKKK

No meu não uso a Bridge mas tenho o mesmo amp e o mesmo Kit, deixei em Full já que uso os Cross do Kit pra fazer o corte. Esse SD tem corte Fixo em 80hz, tanto pra Hp como pra Lp.

No meu não uso a Bridge mas tenho o mesmo amp e o mesmo Kit, deixei em Full já que uso os Cross do Kit pra fazer o corte. Esse SD tem corte Fixo em 80hz, tanto pra Hp como pra Lp.

Então no caso de um falante que tenha cross, como os 2 vias não há necessidade de regular o filtro do amplificador???

Então no caso de um falante que tenha cross, como os 2 vias não há necessidade de regular o filtro do amplificador???

Não usei, deixei em full, como se fosse com corte desligado e fiz o corte hpf pelo aparelho, partindo de 50hz.