Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fernando Rufino

Set SQPL Peugeot 308

Recommended Posts

Sim para as duas perguntas? Só um amplificador daria conta do recado, mantendo a qualidade?

Veja bem, quando se fala em bi-amplificar o kit duas vias leia-se usar 4 canais pra amplificar 2 vias. Por exemplo:

Amplificador 1 2 3 4 canais

1 - mid esquerdo

2 - mid direito

3 - tweeter esquerdo

4 - tweeter direito

Certo? Ok...

O que estão lhe sugerindo ao utilizar dois SD 400.4 é

Amplificador A 1 + 2 (bridge) 3 + 4 (bridge)

Amplificador B 1 + 2 (bridge) 3 + 4 (bridge)

A 1 + 2 - mid esquerdo

A 3 + 4 - mid mid direito

B 1 + 2 - tweeter esquerdo

B 3 + 4 - tweeter direito

Certo? O objetivo disso é mandar cerca de 200 watts por bridge para os mids e tweeter (sendo que o tweeter nem precisa de tanto). Logo assim faltará um amplificador somente pro subwoofer. Mesmo que use somente um SD 400.4 sem bridge, você ainda precisaria usar um amplificador pro subwoofer.

Daria pra usar um SD 400.4 pra tudo? Sim dá, mas vc teria que usar 1 2 (kit) e 3 + 4 (bridge) (subwoofer) e a potência seria baixa pra tudo, entende? Sempre prefira um amplificador somente para o subwoofer.

Em tempo uma bi-amplificação te abre muita possibilidades de ajustes: cortes de banda, atenuação etc. Todavia se você usar essa caska talvez isso tudo suma, por isso lhe aconselham colocar uma central melhor. Mas você pode começar com um só SD400.4 e um SD1200.1 por agora e depois adicionar outro quando trocar a central. Só não esquecer de deixar os fios passados para tal, facilitará o trampo.

;)

Editado por samarone

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc tiver grana pega um JL12w0 v3 e um SD 1200.1 EVO para puxar ele. Ai o SD400.4 vc usa para fazer bi-amp no kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou convencido em trocar a UH, mas só para frente, agora não vou ter recurso para isso.

Se eu tiver que colocar 02 amplificadores (SD400.4d evo e SD1660.1 evo) já não poderei comprar o JL12w0.

Veja bem, quando se fala em bi-amplificar o kit duas vias leia-se usar 4 canais pra amplificar 2 vias. Por exemplo:

1 - mid esquerdo
2 - mid direito
3 - tweeter esquerdo
4 - tweeter direito

Certo? Ok...

O que estão lhe sugerindo ao utilizar dois SD 400.4 é

Amplificador B 1 + 2 (bridge) 3 + 4 (bridge)

A 1 + 2 - mid esquerdo

A 3 + 4 - mid mid direito

B 1 + 2 - tweeter esquerdo

B 3 + 4 - tweeter direito

Certo? O objetivo disso é mandar cerca de 200 watts por bridge para os mids e tweeter (sendo que o tweeter nem precisa de tanto). Logo assim faltará um amplificador somente pro subwoofer. Mesmo que use somente um SD 400.4 sem bridge, você ainda precisaria usar um amplificador pro subwoofer.

Daria pra usar um SD 400.4 pra tudo? Sim dá, mas vc teria que usar 1 2 (kit) e 3 + 4 (bridge) (subwoofer) e a potência seria baixa pra tudo, entende? Sempre prefira um amplificador somente para o subwoofer.

Em tempo uma bi-amplificação te abre muita possibilidades de ajustes: cortes de banda, atenuação etc. Todavia se você usar essa caska talvez isso tudo suma, por isso lhe aconselham colocar uma central melhor. Mas você pode começar com um só SD400.4 e um SD1200.1 por agora e depois adicionar outro quando trocar a central. Só não esquecer de deixar os fios passados para tal, facilitará o trampo.

;)

Tinha pensando em colocar exatamente o segundo exemplo, pois o kit é de 60w, dando 100w para o mid e 100w para o tweeter e sendo o sub de 200w ele receberia exatamente esse o valor em brigde. Sendo que o SD1200.1 tem mais que o dobro do sub, o que pode prejudicar a qualidade, não? (foi o que eu entendi lendo o artigo http://autosom.net/artigos.asp)

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou convencido em trocar a UH, mas só para frente, agora não vou ter recurso para isso.

Se eu tiver que colocar 02 amplificadores (SD400.4d evo e SD1660.1 evo) já não poderei comprar o JL12w0.

Prefira investir no subwoofer agora do que colocar dois SD400.4

Tinha pensando em colocar exatamente o segundo exemplo, pois o kit é de 60w, dando 100w para o mid e 100w para o tweeter e sendo o sub de 200w ele receberia exatamente esse o valor em brigde. Sendo que o SD1200.1 tem mais que o dobro do sub, o que pode prejudicar a qualidade, não? (foi o que eu entendi lendo o artigo http://autosom.net/artigos.asp)

A segunda opção usa DOIS Sd400.4, não da pra mandar 100watts pra cada coisa e mais 200watts pro sub, caso você use somente um SD.

Sobre a pontência extra, na verdade é melhor o amplificador trabalhar bem folgado. Quanto mais perto do limite ele toca, mais distorção ele manda. É seguro mandar o dobro da potência nominal a um subwoofer, desde que seja sinal limpo.

Pode usar sem problema algum... só ter algum cuidado quando ajustar os ganhos...

Eu sempre usei amplificadores muito mais potentes que meus falantes, chegando agora a usar um 1200 para cada midbass.

Única vez que fritei um falante foi por sinal distorcido de amplificador, justamente por falta de potência.

Comece com o 400.4 e sub na multimídia.

No próximo upgrade você adiciona o DVD e o 1200 para sub.

Eu não faria isso, porque o SD400.4 têm corte fixo em 80hz, seja pra LP ou HP. E não possuí filtro subsonico, caso ele monte um subwoofer dutado pode ter problemas. Pra mim a melhor opção é começar com SD400.4 em bi-amp, usando o cross do kit para os tweeters e mais SD1200.1 pro subwoofer. Creio que caiba no orçamento e já começa bem. Depois que trocar a multimedia daí remove o cross do kit e com TA e tudo já terá o resultado muito bom. Se achar necessário daí coloca o segundo SD pra ter mais punch.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar sem problema algum... só ter algum cuidado quando ajustar os ganhos...

Eu sempre usei amplificadores muito mais potentes que meus falantes, chegando agora a usar um 1200 para cada midbass.

Única vez que fritei um falante foi por sinal distorcido de amplificador, justamente por falta de potência.

Comece com o 400.4 e sub na multimídia.

No próximo upgrade você adiciona o DVD e o 1200 para sub.

Vou fazer isso mesmo. Vlw

Então meu set up ficou definido assim:

- Kit 2 vias NAR 650 CS3 6

- Módulo SD400.4D EVO

- Subwoofer JL 12WXV2-4

- Cabo RCA ley line (Quem vocês indicariam para comprar por um bom preço?)

Agora pensando para o upgrade futuro, vou trocar o player (qual vocês me indicariam de 2din?), colocarei um par de 6:9 (indicação?) e um SD400.4D EVO e SD1200.1 EVO.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao cabo rca, Procura o Bernardo Chianca aqui no fórum, ele quem fabrica e também vende. Caso não consiga por ele, procure a R2audio com o Rene aqui do fórum também.

Editado por Sarkis

Compartilhar este post

Link para o post

A segunda opção usa DOIS Sd400.4, não da pra mandar 100watts pra cada coisa e mais 200watts pro sub, caso você use somente um SD.

Sobre a pontência extra, na verdade é melhor o amplificador trabalhar bem folgado. Quanto mais perto do limite ele toca, mais distorção ele manda. É seguro mandar o dobro da potência nominal a um subwoofer, desde que seja sinal limpo.

Eu não faria isso, porque o SD400.4 têm corte fixo em 80hz, seja pra LP ou HP. E não possuí filtro subsonico, caso ele monte um subwoofer dutado pode ter problemas. Pra mim a melhor opção é começar com SD400.4 em bi-amp, usando o cross do kit para os tweeters e mais SD1200.1 pro subwoofer. Creio que caiba no orçamento e já começa bem. Depois que trocar a multimedia daí remove o cross do kit e com TA e tudo já terá o resultado muito bom. Se achar necessário daí coloca o segundo SD pra ter mais punch.

O subwoofer será em cx selada. Poderia me detalhar como seria essa bi-amplificação, não consegui entender direito, seria o cross do tweeter + o módulo ou seria dois módulos?

Quanto ao segundo módulo, em vez de colocar o SD1200.1 não poderia colocar outro SD400.4? Questiono por causa do tamanho (o segundo é bem menor) e irei usar nem a metade da potencia do primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

O subwoofer será em cx selada. Poderia me detalhar como seria essa bi-amplificação, não consegui entender direito, seria o cross do tweeter + o módulo ou seria dois módulos?

Quanto ao segundo módulo, em vez de colocar o SD1200.1 não poderia colocar outro SD400.4? Questiono por causa do tamanho (o segundo é bem menor) e irei usar nem a metade da potencia do primeiro.

Se você usar somente 1 SD para o kit em bi-amplificação, vai ficar assim:

1 - mid esquerdo

2 - mid direito

3 - tweeter esquerdo (com o cross no meio, fazendo o corte passa alta)

4 - tweeter direito (com o cross no meio, fazendo o corte passa alta)

Nos canais 3 e 4 você pega o fio que saí do amplificador liga no crossover e dele liga apenas no tweeter, isso é pra proteger ele fazendo um corte passa alta.

Já os mids você ligaria direto na saída do amplificador. Lembrando que isso só é necessário porque sua HU não faz os cortes necessários. Quando você trocar de HU você elimina o cross do kit e faz tudo pela HU.

Nessa configuração não sobra canal pro subwoofer, percebeu?

Se for usar apenas um SD400.4 você não vai poder bi-amplificar.

Respondendo a segunda pergunta:  não poderia colocar outro SD400.4?

Sim, você pode fazer isso, porém vai usar somente uma bridge dele pro subwoofer, mas 200 watts é pouco pra um subwoofer, vai tocar perto do limite e não indico...

Em tempo com 2 SD400.4 dá pra fazer bi-amp + sub, fazendo:

Amplificador B 1 2, 3 + 4 (bridge)

A 1 + 2 - mid esquerdo

A 3 + 4 - mid direito

B 1 - tweeter esquerdo

B 2 - tweeter direito

B 3 + 4 - subwoofer

1 SD 400.4 e 1 SD 1200.1 não está dentro do orçamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dar uma dica amigo.

Ouça o máximo de Sets diferentes e procure dar uma lida com atenção aqui no fórum, sobre SQ, SQPL e SPL.

Muitas vezes queremos gastar pouco, e não ficamos satisfeitos com o resultado final e pra melhorar, aquele orçamento que tínhamos no inicio acaba se tornando o dobro por falta de planejamento e na minha humilde opinião, todo o sinal emitido sairá do Player,e por consequência se for ruim é o mais gargalo na maioria dos sistemas.

Porque ouvir Sets diferentes? 

Porque vc precisa ter referências sobre o tipo de som que vai instalar, não adianta o pessoal indicar o que é legal sem você saber o que você quer. 

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

1 - mid esquerdo

2 - mid direito

4 - tweeter direito (com o cross no meio, fazendo o corte passa alta)

Nos canais 3 e 4 você pega o fio que saí do amplificador liga no crossover e dele liga apenas no tweeter, isso é pra proteger ele fazendo um corte passa alta.

Já os mids você ligaria direto na saída do amplificador. Lembrando que isso só é necessário porque sua HU não faz os cortes necessários. Quando você trocar de HU você elimina o cross do kit e faz tudo pela HU.

Respondendo a segunda pergunta: não poderia colocar outro SD400.4?

Sim, você pode fazer isso, porém vai usar somente uma bridge dele pro subwoofer, mas 200 watts é pouco pra um subwoofer, vai tocar perto do limite e não indico...

A 1 + 2 - mid esquerdo

A 3 + 4 - mid direito

B 1 - tweeter esquerdo

B 2 - tweeter direito

B 3 + 4 - subwoofer

E o lpf do mid?

Compartilhar este post

Link para o post

1 - mid esquerdo

2 - mid direito

4 - tweeter direito (com o cross no meio, fazendo o corte passa alta)

Respondendo a segunda pergunta:  não poderia colocar outro SD400.4?

A 1 + 2 - mid esquerdo

A 3 + 4 - mid direito

B 1 - tweeter esquerdo

B 2 - tweeter direito

B 3 + 4 - subwoofer

Está dentro do orçamento sim, só queria economizar com espaço e cabo. Vou comprar o SD1200.1 então, mas neste caso a bateria do meu carro aguenta, sendo ela de 60A?

Outra, ligar o sub direto do player pode estragar o sub pela baixa potencia?

Compartilhar este post

Link para o post

Está dentro do orçamento sim, só queria economizar com espaço e cabo. Vou comprar o SD1200.1 então, mas neste caso a bateria do meu carro aguenta, sendo ela de 60A?

Outra, ligar o sub direto do player pode estragar o sub pela baixa potencia?

Sim a bateria do seu carro é suficiente.

Porque ligar o sub direto no player?

O SD 1200 é pro sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando, você precisa decidir sobre o que realmente deseja para o seu set.

Esse 6x9 que vc esta querendo colocar é totalmente desnecessário. Ao invés de gastar com ele use o dinheiro para comprar outro SD400.4 e bi-amplificar o kit ou até para pegar um kit melhor.

Sobre a bi-amplificação, o user Samarone fez uma explicação bem detalhada sobre o esquema de ligação.

No meu caso eu usei apenas 3 canais de cada amplificador, Canais 1 e 2 fazendo o bridge para os mids e o canal 3 ligado no tweetter. Dessa forma cada mid recebe 200 e cada tweetter recebe 50 RMS.

Com relação a sua pergunta sobre 1200 ser potência demais para o seu sub e o risco de queima, saiba que a maior parte dos casos de queima de falantes esta relacionada com falta e não excesso de potência, a maioria dos falantes suportam até o dobro da potência média declarada.

No caso do seu set, ao invés de gastar R$ 700,00 com o JL 12wx eu pegaria o NAR 12 de 400 RMS com bobina simples de 4Ohms + SD1200.1 na versão de 2Ohms. Neste esquema vc trabalha com o dobro da impedância enviando 600RMS apenas para o sub fazendo ele apresentar um resultado bem interessante para você. E deixaria o outro SD apenas para o kit. (O bi-amp com apenas um SD400 também fica bom, mas neste caso eu usaria o bridge mandando 200rms para cada lado do kit). No entanto recomendo que faça as duas ligações e verifique qual vai lhe agradar mais.

Sobre a autonomia, sua bateria aguenta os amps sim, pode ficar tranquilo.

Neste caso, para um up futuro vc pegaria um player melhor e outro SD para deixar a pegada dos mids mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te dar uma dica amigo.

Ouça o máximo de Sets diferentes e procure dar uma lida com atenção aqui no fórum, sobre SQ, SQPL e SPL.

Muitas vezes queremos gastar pouco, e não ficamos satisfeitos com o resultado final e pra melhorar, aquele orçamento que tínhamos no inicio acaba se tornando o dobro por falta de planejamento e na minha humilde opinião, todo o sinal emitido sairá do Player,e por consequência se for ruim é o mais gargalo na maioria dos sistemas.

Porque ouvir Sets diferentes? 

Porque vc precisa ter referências sobre o tipo de som que vai instalar, não adianta o pessoal indicar o que é legal sem você saber o que você quer. 

Abs

Eu tenho escutado bastante sets pelo youtube, infelizmente não consigo ouvir ao vivo (falta de opções no mercado de minha cidade). Este SET foi o que achei melhor de fato, porem não consigo distinguir o som de um modulo do outro, pois não encontro o mesmo módulo com kit diferente, portanto, quanto ao módulo, estou fazendo a escolha pelo que falaram aqui e em outros tópicos do fórum. Caso não fosse assim já teria comprado um Hertz HCP4 em vez do SD400.4D EVO.

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte cara, eu o Alves e mais alguns aqui estamos sugerindo que você troque o Multimídia pelo DVD por dois motivos:

1 - Qualidade de áudio

2 - Alinhamento de Tempo (TA) e Cortes de Frequências realizado direto no Player (Corte ativo/3-way)

Com esse DVD você poderia no futuro:

Adicionar um Amplificador para o sub e usar um canal do SD 400.4 EVO para cada falante, sem o uso do crossover.

Vantagens desse setup são:

1- Para kits básicos/intermediários e até muitos dos caros, o crossover não é nada impressionante e acaba por ser um gargalo para a qualidade de áudio.

2- Você ganha em flexibilidade de cortes, podendo testar o que funciona melhor para o seu carro e sistema, entre frequências e slopes, isto para sub, midbass e tweeter.

3- Você pode fazer o alinhamento de tempo individual de cada auto-falante, o que privilegia a qualidade de áudio além de ajudar a reproduzir a sensação de palco sonoro.

E tudo isso é possível e indicado pq o SD400 é um amp bom e barato, ao ponto de valer a pena usar 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vender sua HU terá os recursos e ainda sobrará.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a bateria do seu carro é suficiente.

Porque ligar o sub direto no player?

O SD 1200 é pro sub.

Era para não pegar o SD1200, mas já vou pegar.

Fernando, você precisa decidir sobre o que realmente deseja para o seu set.

Esse 6x9 que vc esta querendo colocar é totalmente desnecessário. Ao invés de gastar com ele use o dinheiro para comprar outro SD400.4 e bi-amplificar o kit ou até para pegar um kit melhor.

Sobre a bi-amplificação, o user Samarone fez uma explicação bem detalhada sobre o esquema de ligação.

No meu caso eu usei apenas 3 canais de cada amplificador, Canais 1 e 2 fazendo o bridge para os mids e o canal 3 ligado no tweetter. Dessa forma cada mid recebe 200 e cada tweetter recebe 50 RMS.

Com relação a sua pergunta sobre 1200 ser potência demais para o seu sub e o risco de queima, saiba que a maior parte dos casos de queima de falantes esta relacionada com falta e não excesso de potência, a maioria dos falantes suportam até o dobro da potência média declarada.

No caso do seu set, ao invés de gastar R$ 700,00 com o JL 12wx eu pegaria o NAR 12 de 400 RMS com bobina simples de 4Ohms + SD1200.1 na versão de 2Ohms. Neste esquema vc trabalha com o dobro da impedância enviando 600RMS apenas para o sub fazendo ele apresentar um resultado bem interessante para você. E deixaria o outro SD apenas para o kit. (O bi-amp com apenas um SD400 também fica bom, mas neste caso eu usaria o bridge mandando 200rms para cada lado do kit). No entanto recomendo que faça as duas ligações e verifique qual vai lhe agradar mais.

Sobre a autonomia, sua bateria aguenta os amps sim, pode ficar tranquilo.

Neste caso, para um up futuro vc pegaria um player melhor e outro SD para deixar a pegada dos mids mais forte.

O valor deste JL é quase o mesmo que o NAR, então o custo-beneficio seria maior com o JL, não?

PS.: Vocês já me convenceram a pegar o SD1200. rs

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer bi-amp com o cross do kit ele precisará de um kit que permita isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vender sua HU terá os recursos e ainda sobrará.

Não é tão fácil vender essa HU em minha cidade, pelo ML mais dificil ainda, visto que não tenho reputação (só compro, nunca vendi). O que vou fazer é colocar a venda na OLX, alguém comprando já adquiro uma HU de 2 din, conforme vcs indicaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho escutado bastante sets pelo youtube, infelizmente não consigo ouvir ao vivo (falta de opções no mercado de minha cidade). Este SET foi o que achei melhor de fato, porem não consigo distinguir o som de um modulo do outro, pois não encontro o mesmo módulo com kit diferente, portanto, quanto ao módulo, estou fazendo a escolha pelo que falaram aqui e em outros tópicos do fórum. Caso não fosse assim já teria comprado um Hertz HCP4 em vez do SD400.4D EVO.

Esqueça youtube.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente é o que tenho para fazer as comparações  :(

Então, faça como eu e leia muito! Procure relatos de users mais experientes, vá filtrando as informações e prepare seu bolso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...