Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

apalareti

O que é um SQ?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Esses dias fiquei me perguntando o que é um SQ?

Alguém saberia dizer em apenas uma linha?

Tá aí um grande desafio!

Editado por apalareti
Postado em

Esses dias fiquei me perguntando o que é um SQ?

Alguém saberia dizer em apenas uma linha?

Tá aí um grande desafio!

SQ é som de qualidade de custo mediano!

:legal:

Postado em

SQ é som de qualidade de "custoxbenefico" conforme o dono quer/pretende gastar, resumindo em uma frase

Um set com hu basico, um ampli de entrada 4 canais, kit 2 vias e sub é sq..

um set com player mais refinado, Alpine, por exemplo, um ampli stereo mcintosh, ampli mono DLS ultimate, 3 vias HAT SE, sub JL, processador, etc também é SQ ( meu set é basicamente esse que descrevi e considero  SQ )

Postado em (editado)

Eu não me apego muito em marca ou valor, mas em parâmetros dos equipamentos, mas uma frase que acredito que resume, e sem ser técnico seria:

SQ é quando um sistema te faz jogar fora seus mp3 abaixo de 320k, e você começa a ouvir flac, e CDs.

Editado por apalareti
Postado em

Todos os detalhes da música com o realismo.

Esse desafio é o que não nos deixa satisfeito nunca.

Sabe que antes do SQ eu nunca tinha escutado o triangulo tocar na música Jhony be god do álbum do Peter Tosh.

Postado em

Esse desafio é o que não nos deixa satisfeito nunca.

Sabe que antes do SQ eu nunca tinha escutado o triangulo tocar na música Jhony be god do álbum do Peter Tosh.

Esse tem sido um problema sério que venho enfrentando nos últimos meses!  :banghead  [^]

Postado em

Isso já foi discutido diversas vezes aqui. E ñ tem relação com valor. Vc pode ter um SQ gastando 3 mil ou 30 mil.

Alves ate com menos se souber comprar os equipamentos corretos,

Mas para isso precisa conhecimento, pesquisa e referencia,

Sem isso as pessoas criam aquela ilusão que comprando marcas que dizem ser de qualidade vão conseguir um SQ

Se pesquisar aqui mesmo sobre som de qualidade vai aparecer uns 50 tópicos iguais 

Som de qualidade tem de ter os princípios básicos 

Palco, imagem, profundidade, acredito que se não consegue extrair nada disso ja não se pode dizer que tem um som de qualidade

Agora o diferencial do seu som vai ser o quanto a formação do seu palco esta perfeita, a construção da imagem esta correta, se a profundidade correta

Postado em

Palco, imagem e reprodução o mais fiel possível à gravação define um SQ.

Não descobri ainda o que difere um Hi-Fi dum SQ pois a tendência é ir refinando o ouvido até chegar próxima a reprodução fiel da gravação (existe isso?)

Gosto de falar em preços pois não gastei R$1.200 no meu som completo com Alpine sem amplificação, RCA Van Den Hul the First pro Kit Helix HXS 235 em pezinhos DIY, RCA Monster THX pro Sub JL 12w0-4, amp italiano pro Kit (atual STEG) com SD250.2 pro sub (gargalo do meu sistema!).

Postado em

Palco, imagem e reprodução o mais fiel possível à gravação define um SQ.

Não descobri ainda o que difere um Hi-Fi dum SQ pois a tendência é ir refinando o ouvido até chegar próxima a reprodução fiel da gravação (existe isso?)

Gosto de falar em preços pois não gastei R$1.200 no meu som completo com Alpine sem amplificação, RCA Van Den Hul the First pro Kit Helix HXS 235 em pezinhos DIY, RCA Monster THX pro Sub JL 12w0-4, amp italiano pro Kit (atual STEG) com SD250.2 pro sub (gargalo do meu sistema!).

Acredito que no hifi equipamentos que tendem à interferir na originalidade do sinal,como processadores não se encaixariam,já no sq equipamentos voltados pra eletrônica já se encaixam.Parabéns pelo baixo investimento em equipamentos de qualidade renomada,tem que garimpar muito pra conseguir esse feito.
Postado em (editado)

Sem isso as pessoas criam aquela ilusão que comprando marcas que dizem ser de qualidade vão conseguir um SQ

Se pesquisar aqui mesmo sobre som de qualidade vai aparecer uns 50 tópicos iguais

Palco, imagem, profundidade, acredito que se não consegue extrair nada disso ja não se pode dizer que tem um som de qualidade

Agora o diferencial do seu som vai ser o quanto a formação do seu palco esta perfeita, a construção da imagem esta correta, se a profundidade correta

Quando chega nesse ponto é que nos damos conta de que ainda não tínhamos ouvido todos instrumentos daquela playlist antiga.

E o melhor de tudo é que as velhas músicas se tornam novidade outra vez.

Editado por apalareti
Postado em

Citei valores exemplificativos. Sei que vimos esse desafio até com 1/3 disso.

E exatamente nessa bagagem extra onde começa a existir a diferença entre o SQ e o Hi-Fi.

Infelizmente, o consumidor mais leigo acaba acreditando no que as empresas dizem, pode acabar comprando gato por lebre e só descobrirá isso quando tiver contato com equipos mais sérios.

Como eu disse, isso já foi discutido antes.

Exato, há princípios básicos. Não é apenas emendar fios. Muitas vezes as pessoas olham para uma foto e pensam q é só copiar o q tem ali e na pratica quebram a cara e ficam se perguntando o q houve de errado ou criticam simplesmente por não saberem todo o trabalho q foi feito antes daquela foto.

E o quanto seu set tem vida e te passa emoção.

:legal:

Postado em

Vou dar uma definição técnica, pois gosto de parâmetros.

Segundo a ISO 9000 

Qualidade: Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Portanto, som de qualidade é o som que satisfaz a expectativa do ouvinte. Não necessariamente o que é de qualidade pra você é de qualidade pra mim e vice-versa.

Postado em

Vou dar uma definição técnica, pois gosto de parâmetros.

Segundo a ISO 9000 

Qualidade: Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Portanto, som de qualidade é o som que satisfaz a expectativa do ouvinte. Não necessariamente o que é de qualidade pra você é de qualidade pra mim e vice-versa.

Amigo acredito que você se perdeu nas ideias 

ISO 9000 e 9001

A ISO 9000 E 9001 são um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente.

Postado em

Pronto, daqui a pouco vão dizer q pra ser SQ o carro tem q ter selo A de consumo do Inmetro, ou seria B, e A só pra Hi-fi?

Concordo o amigo se perdeu nas ideias e pelo visto não tem um referencia para usar, pior que isso é uma coisa que vejo acontecer muito 

Se desse uma pesquisada aqui mesmo no forum ja sanaria algumas duvidas 

Postado em

Pessoal, eu não confundi as coisas não. Atuei por anos como Gerente de Qualidade e estou falando com embasamento, não tirando definições da internet que nem autor tem.

Pra começar, ISO 9000 e ISO 9001 são coisas diferentes. A ISO 9000 é como se fosse um dicionário, um vocabulário técnico de tudo relacionado às normas correlatas.

Pois bem, abri o meu livrinho, busquei a definição do termo QUALIDADE e postei aqui. Isso não significa que para o seu carro ter um som de qualidade você terá de ser auditado e obter um certificado (até porque ninguém se certifica na 9000, somente na 9001).

O que eu quis dizer é que existe uma definição do que é qualidade, ou seja, não é um termo vago, abstrato. Pra ficar mais claro, um exemplo que costumava dar em meus treinamentos:

O que é de melhor qualidade, um tênis Mizuno de 600 reais ou um par de Havaianas? Depende do que se espera. Se for pra ir correr ou à academia, certamente o tênis. Se for para ficar em casa ou ir à praia, o chinelo.

O mesmo vale quando o assunto é SOM. Meu set é de qualidade na minha opinião, pois satisfaz os meus requisitos. Pode não ser para vocês. Tudo vai depender dos requisitos de quem ouve, exatamente como diz o trecho que extraí da norma:

Espero ter sido claro.

;)

Postado em

Na minha concepção discordo um pouco João Paulo, não pode dizer que cada um pode caracterizar o que é som de qualidade por sua satisfação.

Pois, um cara com uns B.buster ou outras marcas que não vou citar, esse cara pode satisfazer com o som dele, mas não é de qualidade.

Acho que dizer que sq é uma satisfação pros seus requisitos engloba muita coisa.

Concordo que sq é uma satisfação em você ouvir e conseguir ver cada detalhamento na música.

Postado em

Joaopaulo,

Essa definição é para QUALIDADE

Qualidade se consegue em sistemas trio, spl, ou qualquer outro, se forem bem empregados os equipamentos e a instalação for adequada

Todo sistema pode ter qualidade, mas nem todo sistema que tem qualidade é um SQ

Infelizmente definições puramente objetivas não são 100% válidas

Por isso o fórum é dividido em geral, sq, hifi, trio e spl, e não ruim, médio, bom e muito bom

Um sistema SQ se preocupa principalmente com a recriação do efeito de palco em frente ao ouvinte, a partir daí vem os "adereços" (foco, profundidade, largura, precisão tonal extensão nos graves e agudos, etc) e a questão da qualidade, como tu propõe, se encaixa nesse ambiente específico

Posso ter qualidade com 12 6x9" no tampão e um subão 18"? Pelo conceito de qualidade que tu propõe, sim, pelo conceito de SQ, não

Postado em

SQ pra mim é de você ter um set montado no carro e botar pra rodar no HU qualquer estilo de música, desde que sejam músicas de qualidade e o sistema reproduzir fidelidade todas essas músicas, reproduzindo todas as faixas de frequências audíveis com naturalidade, não importando se é mp3 de 256kbps ou 320kbps. Desde que as músicas nesse formato estejam bem ripadas.

Postado em

Joaopaulo,

Essa definição é para QUALIDADE

Qualidade se consegue em sistemas trio, spl, ou qualquer outro, se forem bem empregados os equipamentos e a instalação for adequada

Todo sistema pode ter qualidade, mas nem todo sistema que tem qualidade é um SQ

Infelizmente definições puramente objetivas não são 100% válidas

Por isso o fórum é dividido em geral, sq, hifi, trio e spl, e não ruim, médio, bom e muito bom

Um sistema SQ se preocupa principalmente com a recriação do efeito de palco em frente ao ouvinte, a partir daí vem os "adereços" (foco, profundidade, largura, precisão tonal extensão nos graves e agudos, etc) e a questão da qualidade, como tu propõe, se encaixa nesse ambiente específico

Posso ter qualidade com 12 6x9" no tampão e um subão 18"? Pelo conceito de qualidade que tu propõe, sim, pelo conceito de SQ, não

Tá certo.

Não é correto usar a definição de qualidade para o SQ pois este possui parâmetros definidos e não apenas de percepção do ouvinte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...