Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Fala, galera.

 

Estou longe do forum já tem uns dias, mas sempre pensando em algo novo.

 

Agora, a missão é calcular uma LT para os mids do kit Genesis Absolute 2.2.

 

 

IXMUkJb.jpg

 

 

Peguei como fonte de inspiração e informação, dois links:

 

Tópico do Subsonic

 

Artigo do Renato Lira

 

De acordo com as dicas do Sub, fui desenvolvendo da seguinte forma:

 

Parâmetros para o cálculo - Sd / Fs

 

 

uQjYzjB.jpg

 

 

Sd = 95cm2

Fs = 66hz

 

Obs.: A caixa estará sintonizada na Fs, ou seja, em 66hz.

 

Tamanho da Linha

Fórmula: (Velocidade do som / Fs) / 4

(344/66)/4 = 1,3030 =~ 1,30m

 

S0 - Começo da Linha

Fórmula: 1,2 x Sd

114cm2

 

S1 - Final da Linha

Fórmula: 1 x Sd

95cm2

 

O midbass possui 5 polegadas, ou seja, aproximadamente 15cm na dimensão externa.

 

Estipulando uma largura interna da caixa de 21cm, para que se tenha folga.

 

Assim teremos as medidas da linha:

1,30m de comprimento

114/21 = 5,5cm de início da linha (Será isso mesmo???)

95/21 = 4,5cm de final da linha (Será isso mesmo???)

 

Segue uma imagem, onde ficam mais claras as minhas dúvidas, que são com relação às medidas da câmara onde o Mid estará e se os cálculos acima estão corretos:

 

 

wjihrWN.jpg

 

 

Quanto ao acoplamento, me lembro que existe uma fórmula para calcular a distância correta entre mid e tw, mas que depende do ponto de corte. No manual não há informação de ponto de corte, então tentarei postar, depois, fotos do cross para ver se identificamos.

 

Valeu.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em LT, a linha começa maior ou igual ao término. O inverso disso é corneta... :vts

 

Quanto ao seu esquema: primeiro, jogue esses dados em um bassbox da vida, simule em uma selada de 200 litros, e veja como seu falante lida com a excursão em razão da potência aplicada. Ultrapassou fácil? Então você tende a ter problemas com a LT, pois a LT não impõe uma carga acústica, ela faz o inverso, ela reforça o movimento do cone. Este é apenas uma verificação de segurança. Se você não pretende aplicar muita potência, raramente terá problemas. Quando os problemas ocorrem, você tende a depender BASTANTE do material fonoabsorvente, e aí a coisa vai perdendo a razão.

 

Enfim, tamanho da linha está ok. Se tiver curva, meça as duas paredes da linha (a maior - de fora da curva - e a menor - de dentro - e tire a média). Se seu falante parecer comportado na simulação, você pode arriscar um SD inicial em 1,5 ou mesmo 2, isto torna a linha menos picuda e ressonante. Se não, comece em 1 e termine em 1 mesmo. O decréscimo da linha é só uma das inúmeras opções de projeto, e manter a linha com medidas iguais tende também a tornar a linha menos picuda. Em casos mais extremos, SDs na faixa dos 0,7 a 0,5 podem ser úteis também. Mas são casos mais extremos.

 

Como seu mid é pensado para free air, eu acredito que o projeto mais acertado para ele é começar em 2Sd, terminando em 1.

 

E pra facilitar a sua vida... ao invés de perder tempo convertendo medidas, se seu falante tem 5" e sua caixa for ficar pouco maior que a medida do falante, use 5" também na outra medida e deu marromenos 1Sd. Senão você fica se matando nos milímetros, em uma situação em que não faz a menor diferença prática.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa importante em caixas LT com falante no topo... faça a base o mais pesada possível. Tanto garante a estabilidade da caixa (segurança) quanto mantém o falante mais amortecido, em um gabinete que vai chaqualhar menos durante o uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Baralho", que falante bonito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos a alguns detalhes

 

O inicio da linha é a parte mais perto do falabte (1,5 ate 1 Sd, normalmente)

O fim da linha é onde ela "sai pra fora da caixa" (1 ate 0,7 Sd, normalmente)

Tu calculou com nomes errados, mas desenhou certo hehehe

 

Pense na altura que vai ficar o tw, onde é o teu sweet spot e a relação de importância que tu quer ou precisa dar em ter o tw tocando da melhor forma possivel

Ex 1: tw de domo, orelhas a 80cm de altura, tw a 100cm de altura. Não vai ter perdas na gama de resposta dk tw

Ex 2: tw ring, orelhas a 80cm e tw a 130cm. Pode acreditar que ver perdas no top end, aí tem q ver qto e se são a aceitáveis

 

Quanto a distância do tw para o mid, na verdade acabamos condicionados apenas pelo menor comprimento de onda emitido pelo tw ter que ser IGUAL OU MAIOR que a distância entre centros dos falantes, ou seja, quanto mais afastado um dor outro, mais baixo deverá ser o corte

Comprimento de onda (lambda, L) = velocidade de propagação / frequência

L=344/2500=0,1376m (isso seria a distância máxima entre centros para um corte em 2500Hz

 

E como eu zempre falo e me chamam de exagerado... Faça uma caixa bem feita, queremos que o emissor de som seja o autofalante, não a caixa vibrando, o que representa perda d3 eficiência

 

De resto, o KLB já deu bouas dicas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico muito bom, excelentes explicações.

 

Uma pergunta quanto ao alinhamento de tempo entre as vias:

 

Além do acoplamento, não seria interessante alinhar verticalmente o tw com o mid, mantendo o final da bobina (início do cone) na mesma linha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Além do acoplamento, não seria interessante alinhar verticalmente o tw com o mid, mantendo o final da bobina (início do cone) na mesma linha?

Essencial quando se quer tirar todo potencial do sistema é trabalhar em cima do detalhe, mas nem sempre é possível

Veja no exemplo que dei acima sobre o ponto de corte

Para um cross em 2500Hz precisa o tw estar a no máximo 14cm do mid (centros), talvez isso não seja possível (questão de espaco mesmo,dimensões de cada transdutor), o que "obrigaria" fazer um corte mais baixo. Mas e aí, se acha fácil tw que aceite corte em 1k5? A que custo? E se fizer 3 vias? Cabe ponderar

Da mesma forma, qdo não se consegue recuar o tw pq a caixa não permite, se pode inclinar a caixa de forma a voltar a ter a formação do lóbulo horizontal, mas pode ser que se perca um pouco da extensão dos agudos pois o tw apontaria mais para cima. Cabe ponderar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

Tu calculou com nomes errados, mas desenhou certo hehehe

...

 

 

Em LT, a linha começa maior ou igual ao término. O inverso disso é corneta... :vts...

 

 

Caramba, por isso que eu não estava entendendo o que o Kleber estava querendo dizer, eu olhava pro desenho e acha correto..  :banghead

 

CorrEgido! Desculpem.

 

Anoite tentarei fazer as modificações para ver como ficará. Obrigado.

 

O tw é Ring, Cris, olha ele aí..

 

 

CMLoMwH.jpg

 

 

Apenas esse plate que não me agrada de forma alguma. Estou com algumas coisas na cabeça para modificá-lo. Veremos se dará certo. 

 

 

Tópico muito bom, excelentes explicações.

 

Uma pergunta quanto ao alinhamento de tempo entre as vias:

 

Além do acoplamento, não seria interessante alinhar verticalmente o tw com o mid, mantendo o final da bobina (início do cone) na mesma linha?

 

 

Sim, até onde me lembro, sempre bom alinhar. Principalmente nestes casos, onde não será usado o TA.

 

Valeu, pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, detalha aí como será todo o sistema, fonte de audo, dac, amp, etc

 

 

Isto ainda é uma incógnita.

 

Por hora, tocará em um philips antigo. Posteriormente, pretendo comprar um integrado e ligar a um SACD ou então, a um PC bem trabalhadinho.

 

De qualquer forma, a intenção não é apenas música, mas serem caixas para assistir um filme, por exemplo.

 

Estou pensando também em um sub ativo, usando meu 23w-4557t02.  :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra usar esse tw com esse plate, só se o klmid tiver o mesmo acabamento, senão vai ficar parecendo um minion a caixa

Kkkkkkkkkklk

 

Dá pra fazer um plate pequeno e fazer o topo da caixa em rampa inclinada pra cima, e colocar o tw em cima, num tubo

As caixas da B&W geralmente são assim

 

Sub show heim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, até onde me lembro, sempre bom alinhar. Principalmente nestes casos, onde não será usado o TA.

 

Valeu, pessoal.

 

Está mais pra um preciosismo besta que pra algo realmente efetivo. Dependendo dos cortes, a diferença é nenhuma... em 99,9% dos casos, vai aparcer uma interação mínima nos gráficos, que nossos ouvidos sequer vão ouvir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está mais pra um preciosismo besta que pra algo realmente efetivo. Dependendo dos cortes, a diferença é nenhuma... em 99,9% dos casos, vai aparcer uma interação mínima nos gráficos, que nossos ouvidos sequer vão ouvir.

Eu jamais desmancharia uma caixa para criar esse alinhamento, mas em se tratando de um projeto, porque não adicionar um conceito simples?

 

Estou aprendendo muito aqui no fórum, e uma das coisas que notei é que a diferença está nos detalhes, e que a soma de muitos detalhes fazem muita diferença.

 

Sempre faço a instalação dos meus sets, e nunca faço de uma vez só. A diferença da primeira instalação, para as melhorias preciosistas são brutais.

 

Acho até que a diferença de Sq para Hi-Fi é o preciosismo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu jamais desmancharia uma caixa para criar esse alinhamento, mas em se tratando de um projeto, porque não adicionar um conceito simples?

 

Estou aprendendo muito aqui no fórum, e uma das coisas que notei é que a diferença está nos detalhes, e que a soma de muitos detalhes fazem muita diferença.

 

Sempre faço a instalação dos meus sets, e nunca faço de uma vez só. A diferença da primeira instalação, para as melhorias preciosistas são brutais.

 

Acho até que a diferença de Sq para Hi-Fi é o preciosismo.

 

Se a questão do posicionamento for fácil de resolver, beleza. Se não, se for demandar alterações em baffles e etc, é pura perda de tempo.

 

Há detalhes muito maiores e mais graves, como a questão do baffle estreito. Causa muito mais problemas na resposta (audíveis, inclusive) que a falta de alinhamento horizontal entre tw e mid. Pra uma frequência de crossover de 3000Hz, precisamos de 5 centímetros de diferença pra se ter um cancelamento em uma frequência específica. E isto só faria algum sentido se a frequência de corte for esta, se for 2k já não faz nenhuma.

 

Um alinhamento de crossover pode trazer mais problemas, o tipo de alinhamento vertical traz mais consequências ainda dependendo do tipo de uso (pra near field é bem ruim usar tweeter no centro horizontal da caixa)...

 

Enfim, muitas vezes perdemos tempo demais focando em detalhes mínimos, gastamos muita energia, e os pontos fracos da coisa deixamos pra lá... como se detalhe fosse conferir melhor desempenho. Sozinho não confere. É mais ou menos como um nadador de pouca técnica resolvesse depilar o corpo pra baixar seu tempo. Não abaixa, porque ele tem problemas técnicos a resolver, o gargalo ainda não é a cabeleira. Esses detalhes mínimos só terão alguma chance de fazer alguma diferença se por ventura a técnica do nadador estiver tão apurada que só o atrito o limita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola o tópico...estava com a ideia de fazer LT pra sala, mas nada assim de muito custo, e a intenção era justamente usar mids de 5"(os Nar cs3), pois não me agrada o tamanho q fica com 6".

Vou ficar de zoio aqui...e aprender bastante...rsrsss

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, sem algum amigo puder me esclarecer:

 

Pretendo fazer uma LT pro meu pigreide de 10".

Seguindo as contas dessas fórmulas, cheguei à medida de 3,07m de comprimento da linha.

Para tornar isso plausível, terei que dobrar ela em 4 seções de 75,2cm.

Considerando uma caixa com 30cm de largura interna, a linha começa com abertura de 13,85cm e termina com 11,53.

Agora as dúvidas:

1) o volume atrás do falante, há um cálculo para definir seu tamanho ideal ou é o necessário para fechar o "quadrado" da caixa? Seu volume interfere em algo?

2) há necessidade de se fazer as quebras nas curvas da linha? Se sim como? Madeira a 45° ou de forma arredondada?

4) preenchimento: quando? Porquê? E como?(quero imagens pra essa resposta kkkk)

 

Estou terminando o projeto (esboço numa folha de papel aqui, em alguns instantes posto pra quem entende avaliar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei por fazer o desenho no Paint para algo mais preciso.

Realmente vale a pena gastar mais de meia folha de compensado pra fazer isso?

Talvez um MDF 15mm seria mais interessante pra esse tipo de projeto. Posso comprar outra madeira também.

Pelo tamanho, isso só vai caber em sistema residencial mesmo!

Mas enfim, se alguém que entende puder me ajudar e tirar minhas dúvidas acima seria de muito bom grado!

 

 

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/t31.0-8/fr/cp0/e15/q65/13392288_1025498507497337_5394175825295578131_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico

Já que é um projeto inteiro, abre um tópico e pede pra um moderador levar os posts pra lá

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...