Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Farlley

Dimensão de caixa Dutada para Gol G4

Recommended Posts

O DAD 1500 aceita bitola de 55mm?

Não aceita, até 35mm...o 50mm é utilizado da bateria até no distribuidor de energia; só depois que se utiliza bitolas mais fino!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia informar qual a espessura do cabo que sai do sub e liga no módulo? Ou devo usar a mesma espessura do RCA? E qual seria essa espessura?

2 Uxp Power 500rms 2+2 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a continha de cabeça aqui, pq to no celular, vai consumir por volta de 20a os dois juntos, ou 10a cada, so procurar na tabela de bitolas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a continha de cabeça aqui, pq to no celular, vai consumir por volta de 20a os dois juntos, ou 10a cada, so procurar na tabela de bitolas.

Então,

Nesse caso (fiação que sai da bobina do sub e é ligada no módulo) o correto é usar a mesma bitola do cabo de energia? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, tem que ver a corrente que vai passar pelo fio e dimensionar de acordo com a necessidade. No amplificador em media entra 14.4v, teoricos, então em com 1000w voce divide esse valor pela voltagem (1000/14.4=70A) e ai voce adequa o cabo de energia a essa corrente.
Ai voce vai fazer a conta inversa da potencia pra descobrir a corrente:
potencia=tensão²/impedancia, sendo um par de uxp de 2+2 presumi que serão usados em 2ohms, 1000*2=voltagem², logo raiz de 2000 = 45V
refaz a conta de tensão*corrente=potencia: 1000=45V*corrente : 22,2A

22,2A é a corrente que vai passar pelo cabo para os 2 subwoofers, ou 11,1a cada subwoofer.

agora é só procurar na tabela:

http://autosom.net/artigos/tab1.htm

Resumindo, para 11,1a pode usar cabo de 4mm² para cada subwoofer, se for usar um borne só tem que ser cabo mais grosso até o borne e dali puxa o cabo de 4mm² pra cada subwoofer. Eu prefiro fazer separado, vai de cada um.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este seu cálculo se aplica a um DAD 1500? Com cabo residencial de 33mm e o RCA ainda não decidi a espessura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai passar uma corrente 50% maior, pois calculei pra 1000w e será 1500w. Esse calculo é universal, só pegar as formulas e substituir e fazer as continhas.

RCA é cabo de sinal, escolha pela qualidade e não pela espessura. Eu não economizo em rca pois afeta bastante o resultado final.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, valeu.

Vou passar essas fórmulas para um amigo que estuda engenharia para me ajudar pois sou fraco em matemática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não tem segredo, só to querendo ensinar como faz os calculos, mas tem tabela pronta ja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, sinceramente não estou entendendo muito bem, estou ficando confuso, é tudo novo pra mim.

Teria como me indicar a bitola indicada para o modulo DAD 1500 2ohms para uxp power? Ficaria grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, sinceramente não estou entendendo muito bem, estou ficando confuso, é tudo novo pra mim.

Teria como me indicar a bitola indicada para o modulo DAD 1500 2ohms para uxp power? Ficaria grato.

 

 Considerando um consumo máximo musical de 80A, 16mm² já serve.

 

 Mas dependendo, da distância do fio entre a bateria e a diferença de preço para o de 21/25mm², e se coubesse no bornier do amplificador, eu iria no de 21/25mm².

 

 Fio nunca é demais! E detalhe, as recomendações no manual, geralmente são enfatizando fios com 100% de cobre. Technoise's CCA's, àqueles azuis bem famosos, são 70% alumínio e 30% cobre. Também funcionam, mas só estariam corretamente dimensionados se o CCA for aplicado, em que a bitola seja o dobro, do fio de cobre recomendado. Por exemplo, se o manual estiver recomendando um fio de 16mm², apenas um 33mm² CCA estaria igualmente dimensionado. Mas talvez 33mm² nem caiba no bornier do amplificador. 

 

 Procure por fios residenciais flexíveis ou cabos de solda flexíveis 100% cobre. De preferência, homologados pelo InMetro.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No DAD1500, uso residencial 25mm, só com bateria de 60a do cofre, mas se eu pudesse, usaria 35mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, não se esqueçam que a dúvida pé referente ao cabo que sai do Sub para o módulo, e não o cabo de energia (que sai dabateria atéo módulo, este já resolvi colocar de 33mm) e nem o rca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, sinceramente não estou entendendo muito bem, estou ficando confuso, é tudo novo pra mim.

Teria como me indicar a bitola indicada para o modulo DAD 1500 2ohms para uxp power? Ficaria grato.

Vai precisar de 2x4mm apenas!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de 2x4mm apenas!

:legal:

Apenas 4mm do cabo que liga o sub ao DAD1500 já entrega toda potência?? Sub UXp Power 500rms 2+2ohms.

Estava pensando em colocar um de 16mm mas nem sei se tem como.

 

Este cabos tem algum nome em específico? São 100% de cobre também como os cabos flexíveis?

Editado por Farlley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas 4mm do cabo que liga o sub ao DAD1500 já entrega toda potência?? Sub UXp Power 500rms 2+2ohms.

Estava pensando em colocar um de 16mm mas nem sei se tem como.

 

Este cabos tem algum nome em específico? São 100% de cobre também como os cabos flexíveis?

Não cabe e nem tem essa necessidade....para AF basta 4mm é suficiente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas 4mm do cabo que liga o sub ao DAD1500 já entrega toda potência?? Sub UXp Power 500rms 2+2ohms.

Estava pensando em colocar um de 16mm mas nem sei se tem como.

 

Este cabos tem algum nome em específico? São 100% de cobre também como os cabos flexíveis?

16mm para o sub? Eita xD, eu uso 6mm residencial, ideia minha msm, era baratinho, 4mm vai de boa, era a espessura do meu technoise antigamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

16mm para o sub? Eita xD, eu uso 6mm residencial, ideia minha msm, era baratinho, 4mm vai de boa, era a espessura do meu technoise antigamente

Uso 6mm pra cada target saindo do banda viking 5000.

2 falantes só. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vou de 6mm para os UXP Power. Residencial serve para isso também (do sub para o módulo)?

 

E sobre o Rca estou querendo comprar o Technoise 800 (se não me engano é 11mm) mesmo. Este cabo Rca não deixa a desejar com dois Uxp Power com o módulo de 1500rms pelo fato de ter bitola de 11mm somente?

 

 

Obs.: O cabo residencial será de 33mm para um DAD1500.

Editado por Farlley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser 6mm residencial, ai você vai precisar pegar duas cores diferentes ou marcar positivo e negativo. Pode ser o cabo de 33mm para energia, e o cabo rca tecnoise serie 800 é bem bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser 6mm residencial, ai você vai precisar pegar duas cores diferentes ou marcar positivo e negativo. Pode ser o cabo de 33mm para energia, e o cabo rca tecnoise serie 800 é bem bacana.

Ja vou ver se compro esses cabos o mais rápido possível. E vou ver mais uns rca pela net, talvez escolha algum de qualidade superior que nao seja tãaao mais caro.

 

 

Uma outra duvida: Cabo residencial correto para usar projeto seria o de 1 via (pois estou vendo de 2 vias e 3 vias, inclusive me falaram que o bom seria 2 vias)? Pois achei um desses para comprar por 10 reais metro de 35mm.

 

E sobre o rca o correto seria o estéreo? Nao acho nada sobre isso pela internet e nem aqui no fórum.

Editado por Farlley

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia responder a questão do cabo 1 via, 2 vias e 3 vias? Porque não consigo achar nada sobre isso em toda net. Só falta saber isso pra efetuar a compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...