Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Roohx3

Impedância - Ajuda em caso específico

Recommended Posts

Prezados boa noite! 

Aqui vos fala um iniciante no fórum, então perdoem caso eu cometa alguma falta, da qual serei grato em ser corrigido.

Pois bem, vamos lá!

Estou montando o meu primeiro set no meu primeiro 0km, e gostaria de uma ajuda em relação a impedância, e estou aberto também a sugestões dos amigos experientes!

Pretendo adquirir:

1 amplificador Stetsom V1800.4 (4x450w 2ohms ou 2x 1000 rms 4ohms) 

2 pares de Quadriaxiais Bravox B4X69D 6X9Polegadas 300W RMS 4 Ohms (Tampão)

Super Tweeter Bravox T1x 70w rms (Tampão)

Subwoofer Spyder Nitro G4 12 Polegadas 700w Rms 4 Ohms (Caixa trio)

Driver Bravox D2X 70 Wrms + 1 Super Tweeter Bravox T1x 70w rms (Caixa trio)

Isso é que pretendo comprar, pensando ligar da seguinte forma:

1º Juntar os 4 6x9 em Serie, totalizando 16 ohms

2ª Juntar o Driver d2x e o tweeter t1x em Série, Totalizando 16 Ohms

Ligar em paralelo no módulo no Canal 1 e 2 Bridge 1000w RMS 4Ohms: os 4 6x9 já em Série + Driver d2x e T1x ja em série + T1x. (Totalizando 4ohms)

Ligar em série no Canal 3e4 Bridge 1000 wrms o Nitro 2+2ohms totalizando 4ohms (Trabalhando com folga de 300wrms!)

Então, queria a opinião de vocês. Posso comprar essa bagaça toda tranquilo de que em relação a impedância não há com que se preocupar?  :pirou:

Desde já agradeço a oportunidade!  :legal:

E que comecem os Jogos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao forum

Primeiro de tudo, vc já adquiriu algum dos equipamentos?

Que tipo de som pretende montar? Som para ouvir interno com boa qualidade para o dia a dia

Ou som externo, para tocar de porta mala aberto?

Tem muita coisa para voz ai, e tem como melhora o set acredito

Edit: Qual carro? Hatch, sedan?

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, juntando os 4 6x9 (16 ohms) com o drive e st (16 ohms) tem 8 ohms e não 4.

O restante ta certo.

Mas eu não recomendi nada desse equipamento q vc citou, salvo drive s st q eu não conheço.

Qual o orçamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vindo ao forum

Primeiro de tudo, vc já adquiriu algum dos equipamentos?

Que tipo de som pretende montar? Som para ouvir interno com boa qualidade para o dia a dia

Ou som externo, para tocar de porta mala aberto?

Tem muita coisa para voz ai, e tem como melhora o set acredito

Edit: Qual carro? Hatch, sedan?

Fala camarada!

Obrigado pela recepção. 

Então, não adquiri ainda, por medo de ta cometendo uma burrada! Isso que citei é o que pretendo, de inicio.

Dai antes de cometer alguma burrada resolvi buscar opiniões da galera!

Então, o set é tanto pro dia dia, quanto pra tocar no fds. Tanto que pretendo instalar um tic tac no remote pra desligar e ficar só na saida amplificada do meu aparelho da pioneer nos originais.

Também achei que tinha muita voz, coloquei a corneta e o driver numa especie de trio pra ocasiões em que eu abra a mala e toque o som. Ta com um único sub de 700w por conta do espaço, pois meu carro é um Palio Attractive 2015 (hatch). Quis deixar um espacinho ali no canto pra guardar meu cooler com a gelada, pra ir pro lago  :P.

Pensei em 2 Nitros de 500w rms

Orçamento atual, desses componentes fora instalação ta em 1650,00  O.O

Editado por Roohx3

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, juntando os 4 6x9 (16 ohms) com o drive e st (16 ohms) tem 8 ohms e não 4.

O restante ta certo.

Mas eu não recomendi nada desse equipamento q vc citou, salvo drive s st q eu não conheço.

Qual o orçamento?

Boa noite amigo!

Recapitulando: 4 6x9 (16 ohms) com o drive e st (16 ohms) + 1 st (8ohms) = 4ohms. 

To certo?

Estou aberto a sugestões!

Acho que não abro mão do amplificador. Gostei muito dele. Valor bem em conta! (http://www.connectparts.com.br/modulo-amplificador-stetsom-venon-v1800-4-500w-rms-4-canais-2-ohms-563652/p)

Orçamento atual ta em R$ 1650,00 sem instalação.

Pretendo gastar R$2000,00

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outro st ali. Entao fecho a conta.

Problema disso é q vai 400w no st, 100 no drive e 100 no outro st e 50w em cada 6x9.

Alias nem vai isso, pq pelos testes essa linha venon da uns 70% da potencia.

Então seria uns 300w por canal com senoide, tocando musica uns 150w.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ta fazendo certo as contas de impedância, mas ta esquecendo que vai ter que fazer cortes separados em cornetas e tweeters. Eu ligaria os 6x9 em uma associação em serie cada par e depois paralelo pra fechar em 4ohms. Da pra pensar em um subwoofer melhor. So os 6x9 já fazem um som bacana pra fora, vai depender do que você quer. Da pra pensar em usar drive de titânio com médio grave no lugar desse monte de coisa.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outro st ali. Entao fecho a conta.

Problema disso é q vai 400w no st, 100 no drive e 100 no outro st e 50w em cada 6x9.

Alias nem vai isso, pq pelos testes essa linha venon da uns 70% da potencia.

Então seria uns 300w por canal com senoide, tocando musica uns 150w.

E qual seria o resultado pratico disso?

O que sugere? Com os 70% de rendimento, ainda sim seria muita voz para o sub de 700w rms?

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ta fazendo certo as contas de impedância, mas ta esquecendo que vai ter que fazer cortes separados em cornetas e tweeters. Eu ligaria os 6x9 em uma associação em serie cada par e depois paralelo pra fechar em 4ohms. Da pra pensar em um subwoofer melhor. So os 6x9 já fazem um som bacana pra fora, vai depender do que você quer. Da pra pensar em usar drive de titânio com médio grave no lugar desse monte de coisa.

A principio eu pensei só em 4 6x9 e o Sub.

1 par em cada canal a 2 ohms e só. Nem faria a bridge 4 ohms

Porém os 4 6x9 era os QRX69 da bravox ai elevou muito o custo, R$ 400 cada par!

Os cortes seriam com os capacitores?

Me explica melhor essa sua sugestão!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, pelos 900 reais desse stetsom, da pra pensar em pegar um sd1200evo e um 800.4

Pensei em 2 Amps tbm.

So fico meio assim por conta do espaço que é pouco. Mas como o amigo disse ali, o rendimento da stetsom é de aprox 70% saio perdendo, comprando gato por lebre!

Vou anotar essa sugestão aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Canal 1: 2 6x9 + driver, tudo em paralelo. Cortar o driver alto, com capacitor de 22uF.

Canal 2: 2 6x9 + tweeter. Capacitor de 4,7uF no tweeter.

Canal 3 e 4: sub.

Eu iria com 2 amplificadores, um pro sub e um 4 canais pro restante. No 4 canais, 2 6x9 na saída 1, outros dois na 2, e na 3 e 4, em bridge, driver e tweeter, mantendo o ganho baixo.

Aí lá no seu player você pode usar as saídas front pra tocar os triaxiais, e as saídas rear pro driver/tweeeter. Assim pelo fader você pode controlar (e até desligar) o trio, pra não ficar enchendo o saco.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos por partes.

pelo que eu entendi, vc vai manter o som original no player e colocar o restante com opção on/off.

ok, facil e simples de fazer.

pra tocar com o som original um sub pequeno daria conta (não de tamanho, de potencia).

mas pra tocar de mala aberta, precisaria ser woofer, que não complementaria o som interno.

solução - sub misto + amp mono pra ele. um cara preta, um upgradi, o velho streetbass de guerra (se bem que esses novos não sei como tão)

mas e o findi e o churras e as cachorra? 4 6x9 e caixa trio?

não.

coloca um mg e um drive ti, simples assim.

da pra fazer mais com menos. entre os 4 6x9, drive e st, vai umas 500 pratas.

com 500 vc compra um esx310 (340,00) e um d220ti (170,00), simples, com qualidade e se bobear toca mais.

ou 2 100w8 da over por 200,00 + 1 dti2540 (120,00) e toca isso num sd ou banda 250.2 (180,00)

E qual seria o resultado pratico disso?

O que sugere? Com os 70% de rendimento, ainda sim seria muita voz para o sub de 700w rms?

o resultado seria o 1º st queimado, drive e st encobrindo tudo e 4 6x9 sub alimentados.

ps - detalhe que esqueci de postar antes.

1 esx310 e 1 d220ti acompanha 1 subão de 18" tipo sds, tornado, etc.

ou seja, tem voz pra uns 4 sub desses que vc citou.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pelo que vc quer, recomendaria algo parecido com o Cjainf

Pelo que quer gasta pode usar 2 módulos pequenos e resolve problema de espaço

Sd800.4 + sd250.2  (total 592,00 preço do site que olhou) por exemplo

Monta uma caixa trio com sub misto pioneer ou upgrade - que fica ligado em 1 bridge da sd800.4

Com woofer de 6" ou 8" + Drive ti ou só st, vai na dica do Cjainf, acho uma boa, pode até coloca só 1 woofer pra fica tudo numa caixa pequena

"1 100w8 da over por 100,00 + 1 dti2540 (120,00)" Que fica alimentado ou na sd250 para pode ligar e desligar com a chave fácil

Na parte original do carro coloca uma coaxial/triaxial no local original mais forte ou um kit 2 vias - um audiophonic ks6.1 seria uma boa

(Algo entorno de 220,00 compra um kit ou um coaxial bom, vai sair com preço parecido)  - Nos outros 2 canais da sd800.4

Fica dentro do seu orçamento, e monta um som com qualidade boa pra ouvir interno e forte para toca aberto
E sem o problema do tampão cheio de alto falante pulando e fazendo barulho, alem de ficar amostra quando deixa o carro na rua

Compartilhar este post

Link para o post

vamos por partes.

pelo que eu entendi, vc vai manter o som original no player e colocar o restante com opção on/off.

ok, facil e simples de fazer.

pra tocar com o som original um sub pequeno daria conta (não de tamanho, de potencia).

mas pra tocar de mala aberta, precisaria ser woofer, que não complementaria o som interno.

solução - sub misto + amp mono pra ele. um cara preta, um upgradi, o velho streetbass de guerra (se bem que esses novos não sei como tão)

mas e o findi e o churras e as cachorra? 4 6x9 e caixa trio?

não.

coloca um mg e um drive ti, simples assim.

da pra fazer mais com menos. entre os 4 6x9, drive e st, vai umas 500 pratas.

com 500 vc compra um esx310 (340,00) e um d220ti (170,00), simples, com qualidade e se bobear toca mais.

ou 2 100w8 da over por 200,00 + 1 dti2540 (120,00) e toca isso num sd ou banda 250.2 (180,00)

o resultado seria o 1º st queimado, drive e st encobrindo tudo e 4 6x9 sub alimentados.

ps - detalhe que esqueci de postar antes.

1 esx310 e 1 d220ti acompanha 1 subão de 18" tipo sds, tornado, etc.

ou seja, tem voz pra uns 4 sub desses que vc citou.

Isso, manter os falantes que já estão. São 4 Triaxiais da Bravox de 50w RMS cada! Mas tem a coluna pra kit duas vias e pretendo colocar pelo menos um na frente, mas só futuramente.

E meu player é o pioneer mvh-x288fd com saídas já amplificadas em 4 x 40w RMS cada.

Fica um som legal pro dia-dia. Dai quando eu quisesse apimentar, apertava o botãozinho do poder no painel (a chavinha pra ligar o remote) e botar a mala pra funcionar.

Essa sugestão seria algo desse tipo aqui:  (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-tomahawk-heavy-15-driver-175-titanio-soft-6-150w-130) (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-snake-15-400w-rms-driver-tmk175ti-mg-6-150w-145)

Esse resultado me fez lembrar uma vez que liguei umas 8 driver e corneta em paralelo numa piramid de 800w.. nunca vi tanta fumaça na minha vida! o-o-

Bom pelo que vc quer, recomendaria algo parecido com o Cjainf

Pelo que quer gasta pode usar 2 módulos pequenos e resolve problema de espaço

Sd800.4 + sd250.2  (total 592,00 preço do site que olhou) por exemplo

Monta uma caixa trio com sub misto pioneer ou upgrade - que fica ligado em 1 bridge da sd800.4

Com woofer de 6" ou 8" + Drive ti ou só st, vai na dica do Cjainf, acho uma boa, pode até coloca só 1 woofer pra fica tudo numa caixa pequena

"1 100w8 da over por 100,00 + 1 dti2540 (120,00)" Que fica alimentado ou na sd250 para pode ligar e desligar com a chave fácil

Na parte original do carro coloca uma coaxial/triaxial no local original mais forte ou um kit 2 vias - um audiophonic ks6.1 seria uma boa

(Algo entorno de 220,00 compra um kit ou um coaxial bom, vai sair com preço parecido)  - Nos outros 2 canais da sd800.4

Fica dentro do seu orçamento, e monta um som com qualidade boa pra ouvir interno e forte para toca aberto

E sem o problema do tampão cheio de alto falante pulando e fazendo barulho, alem de ficar amostra quando deixa o carro na rua

Pois é gostei também dessa sugestão do amigo, me fez lembrar umas caixas que vi a venda na SomSC (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-tomahawk-heavy-15-driver-175-titanio-soft-6-150w-130) (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-snake-15-400w-rms-driver-tmk175ti-mg-6-150w-145) .

E outra coisa importante também foi o lance do tampão vazios. Moro na cidade satélite mais perigosa do DF... fica muito visado! 

Porém, com essa caixa com o woofer no lugar do sub não sentiria falta do "gravão"? Sei que a qualidade é indiscutível, fica muito top mesmo, mas temo sentir falta daquela batida do grave...

Editado por Roohx3

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, manter os falantes que já estão. São 4 Triaxiais da Bravox de 50w RMS cada! Mas tem a coluna pra kit duas vias e pretendo colocar pelo menos um na frente, mas só futuramente.

E meu player é o pioneer mvh-x288fd com saídas já amplificadas em 4 x 40w RMS cada.

Fica um som legal pro dia-dia. Dai quando eu quisesse apimentar, apertava o botãozinho do poder no painel (a chavinha pra ligar o remote) e botar a mala pra funcionar.

Pois é gostei também dessa sugestão do amigo, me fez lembrar umas caixas que vi a venda na SomSC (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-tomahawk-heavy-15-driver-175-titanio-soft-6-150w-130) (http://www.somsc.com.br/ListaCompra/kit-caixa-de-som-woofer-snake-15-400w-rms-driver-tmk175ti-mg-6-150w-145) .

E outra coisa importante também foi o lance do tampão vazios. Moro na cidade satélite mais perigosa do DF... fica muito visado! 

Porém, com essa caixa com o woofer no lugar do sub não sentiria falta do "gravão"? Sei que a qualidade é indiscutível, fica muito top mesmo, mas temo sentir falta daquela batida do grave...

Bom a dica que demos ai, foi de montar uma caixa parecida com essa ai

Porém usando subwoofer (Pioneer ou Upgrade) que tocam bem sub para dentro do carro

Mas tocam legal aberto tb

Não vai ter falta do sub se usar um desses, e pelo falam recomendo mais o Upgrade pelo preço e pelo som

Outra coisa, os triaxial que ta usando ja estão tocando bem direto no player, mas quando amplificar eles vai sentir uma diferença boa som

Muda muito, melhora bastante

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom a dica que demos ai, foi de montar uma caixa parecida com essa ai

Porém usando subwoofer (Pioneer ou Upgrade) que tocam bem sub para dentro do carro

Mas tocam legal aberto tb

Não vai ter falta do sub se usar um desses, e pelo falam recomendo mais o Upgrade pelo preço e pelo som

Outra coisa, os triaxial que ta usando ja estão tocando bem direto no player, mas quando amplificar eles vai sentir uma diferença boa som

Muda muito, melhora bastante

Hum entendi!

Andei muito perto de comprar essa da tomahawk, ela tava R$ 1000 e ja vinha com uma SD 800.4 

Mas temi por conta do grave. via o vídeo e não imaginava como seria.

Também acho o som que tenho hoje bom pro dia dia. Penso futuramente em adquirir aquele amplificador que liga diretamente com a fiação do som, dispensando o RCA e colocar o Kit duas vias na frente e um triaxial top atrás. mas isso bem la na frente...

Me parece que essa caixa com o Woofer Snake 15" 400w RMS + Driver TMK175TI + MG 6" 150w ta bacaninha... Mas ta meio Salgada... R$ 1200 com o frete pra BSB. Consigo bem menos fazendo ela por fora né?

Gostei mais pq pelo menos me abriu um leque melhor de opções. Nossa cultura de som automotivo aqui em bsb é de Cara preta e 6x9 + ST até o amplificador clipar...

Vou procurar alguém que tenha algo parecido pra que eu veja pessoalmente o uso dessa caixa, pra animar com ela. Porque vídeo no youtube engana muito, eu mesmo já achei que não fosse boa e acabei me enganando...

Gostei também do rendimento do Driver Ti e dos MG. Som me pareceu mais nítido. Essa é uma substituição que eu provavelmente faça, abolir os 6x9 e casar algum desses!

Logo pergunto, (eu teimoso não querendo abri mão do sub) Melhor assim?:

- Amplificador Stetsom V1800.4 ou Taramps TS 1200.4

- 2 MG 6" 150 em Série (8ohms) + 1 Driver TI (8ohms) fechando Paralelo no bridge em 4 ohms

- 1 Sub 2+2 Fechando Bridge 4ohms

Ficaria "supimpa" amigos?  OpO 

Compartilhar este post

Link para o post

Esses pioneer 311 vão se sair melhor pra fora do que o upgrade, tem uma sensibilidade mais alta, assim como a fs.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse projeto aí eu descartaria o uso do driver!

Faria assim:

Canal 1: 2 6x9" + 1 super-tweeter

Canal 2: 2 6x9" + 1 super-tweeter

Canal 3 e 4: Bridge com o subwoofer.

Esses 6x9" Bravox é a mesma coisa do modelo B4X69T, são bons para médio-graves e médios, mas fracos de agudos. Eu manteria os super-tweeters para dar mais brilho nos agudos.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse projeto aí eu descartaria o uso do driver!

Faria assim:

Canal 1: 2 6x9" + 1 super-tweeter

Canal 2: 3 6x9" + 1 super-tweeter

Canal 3 e 4: Bridge com o subwoofer.

Esses 6x9" Bravox é a mesma coisa do modelo B4X69T, são bons para médio-graves e médios, mas fracos de agudos. Eu manteria os super-tweeters para dar mais brilho nos agudos.

Como ficaria a ligação dos canais 1 e 2? 

Compartilhar este post

Link para o post

faz o combo de sd que eu te indiquei. Um 1200 e um 800.4, vai gastar praticamente a mesma coisa e vai ter coisa pra um futuro upgrade. Ou procura alguma outra opção do tipo. E eu faria a ligação dos 6x9 tudo em bridge, tocando mono, não vai te muito palco de qualquer jeito, então ja fica com todo o sinal amplificado nos 4 6x9

Editado por diego.twim
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

faz o combo de sd que eu te indiquei. Um 1200 e um 800.4, vai gastar praticamente a mesma coisa e vai ter coisa pra um futuro upgrade. Ou procura alguma outra opção do tipo. E eu faria a ligação dos 6x9 tudo em bridge, tocando mono, não vai te muito palco de qualquer jeito, então ja fica com todo o sinal amplificado nos 4 6x9

Seria então os 4 6x9 na SD 800 e o Sub na SD1200?

Editado por Roohx3

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficaria a ligação dos canais 1 e 2? 

Um par de 6x9" + 1 super-tweeter tudo em paralelo em cada canal como o Kleber disse. Capacitor de 4,7uF em cada super-tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Um par de 6x9" + 1 super-tweeter tudo em paralelo em cada canal como o Kleber disse. Capacitor de 4,7uF em cada super-tweeter.

Ah sim, porque no canal 2 tinha saído 3 6x9.

Mas e a impedância? Cada canal é 2 Ohms.  4 + 4 + 8 em paralelo fecha 1.6 Ohms. Nessa que entraria o capacitor? Pra compensar e fechar 2Ohms?? Não entendo muito sobre capacitor e sua funções  pasmafaute 

Concordo com sua opinião quanto ao B4X69T e o QRX69. Obviamente o QRX69 canta mais bonitinho, mas nada que justifique o preço dele.

Achei o B4X69T bem equivalente, sem contar o custo beneficio dele!  :legal: 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...