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[Minhas Impressões] SD300.2D Premium Gan Power

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Boa noite:

 

No meu tópico anterior, eu havia sugerido a possibilidade de fazer um comparativo entre o SD300.2D GaN Power e outro módulo mais próximo ao nível de referência.

 

Dessa vez, consegui trazer para a bancada um módulo "Hi-Fi", o Ground Zero Reference 2, indicado pelo fabricante como destinado para competição.

 

Vou apresentá-lo e para não ficar extenso nem repetitivo demais, considero o SD300.2D GaN Power já apresentado nos tópicos anteriores (meu e do Alves).

 

Se alguém porventura não leu, recomendo que o faça. Basta clicar nos links abaixo:

 

http://autoforum.com.br/topic/214341-minhas-impressoes-sd4004evo-e-sd12001evo/

 

http://autoforum.com.br/topic/214578-minhas-impressoes-sd3002d-premium-gan-power/

 

Agradeço ao Léo (escortbala) por gentilmente ceder os módulos para o teste.

GZPA-Reference-2_Top-800x800.jpg

 

 

 

 

 

É um amplificador bastante robusto e pesado.

A carcaça é em alumínio extrudado na cor "cobre" com acabamento anodizado e lixado.

Na parte inferior tem uma tampa de acrílico transparente, janela que ostenta componentes consagrados, como capacitores Mundorf MKP e Elna Silmic na linha de áudio e capacitores Rubycon na linha de energia, bem como os trafos com isolamento EMI/RFI. Um show de arte e engenharia.

Não resta dúvida estar diante de um produto mítico. Feito para ser admirado e cobiçado por muitos, mas alcançável certamente por bem menos gente.

 

Numa pesquisa rápida achei o Ground Zero Reference 2 anunciado por R$ 11.000,00 nas lojas de som automotivo no Brasil.

GZ2.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O módulo dispõe de 2 canais, com capacidade de 420 wrms, cada, a 4 ohms.

Possui um sistema de crossover e ajustes bastante completo.

Para o teste estou utilizando acionado o botão "by pass", que direciona o sinal por fora da etapa de crossover.

Apresenta ajuste de bias variável, configurável pelo usuário, indo desde classe AB até classe A.

 

Não tem como ficar indiferente a tudo isto.

Sobretudo quando olha-se para o discreto módulo da Soundigital.

 

São duas vertentes de engenharia com propostas distintas, mas que se encontram num mesmo objetivo: Som de Qualidade. Uma delas com a nítida intenção de oferecer um sonho de consumo materializado e outra, mesmo num status PREMIUM, mas com uma proposta mais acessível e com o senso prático do dia-a-dia.

 

gAN_05.jpg

 

 

 

 

 

GAN%20INT.jpg

 

 

 

 

 

WP_20160201_02_30_52_Pro.jpg

 

 

 

 

 

Set de Testes:

 

Mantive o mesmo set do tópico anterior (cabos, caixas, fonte) ​e apenas adicionei módulo Ground Zero Reference 2 para comparar com o SD300.2D GaN Power.

 

Com o objetivo de usar um sinal mais correto, substituí o CD player Alpine CDA-7892 por um combo de notebook + interface USB/SPDIF + DAC.

 

Apresentando resumidamente o que modificou:

  • Notebook Acer (chipset AMD C-60 com 2 Gb de RAM), com win7, tocando lossless e hdtracks através do foobar2000 com WASAPI.

  • Interface USB/SPDIF: The Halide Project, The Bridge da Devilsound Labs. Codifica em até 24 bits e 96 khz. Utiliza um código USB assíncrono chamado Streamlenght, licenciado por Gordon Rankin da Wavelenght. É uma interface com a distinção CASH do fórum Computer Audiophile (Computer Audiophile Suggested Hardware).

  • DAC II - DAC de fabricação nacional pela empresa do LF Audio. Utiliza um chip PCM1794 independente para cada canal, com upsampler interno 24 bits/192 khz. As saídas analógicas são discretas operando em classe A.

WP_20160201_02_39_03_Pro.jpg

 

 

 

 

 

WP_20160201_23_54_37_Pro.jpg

 

 

 

 

 

Tocando:

 

Quanto à sonoridade, ambos amplificadores soam qualificados.

Com boa dinâmica, clareza e timbres corretos.

Os graves do Ground Zero Reference 2 soam algumas gramas mais gordos que os do SD300.2D GaN Power, que desfere punchs mais certeiros.

 

Tonalmente o SD300.2D GaN Power apresenta um pouco a mais de agudos e um acerto de "opamps" um pouco mais claro.

O palco é mais amplo e a imagem mais recuada.

De certa forma o SD300.2D GaN Power tem uma "adaptabilidade" melhor a expressar com clareza várias texturas simultaneamente.

Apresenta uma assinatura sônica mais "jovial" ou "informal", ou "fun" (divertida) como diriam lá fora.

 

O acerto que me agradou mais no Ground Zero Reference 2 foi deixar o bias regulado no máximo, operando em class A variável.

Nessa condição e em volume moderado, acredito que o Ground Zero Reference 2 esteja com os seus 24 transistores Sanken das saídas operando direto em classe A.

 

Nas gravações de referência como os álbuns "Women of Song" e "Cool Songs Modern Voices", ambos da gravadora Chesky, o caráter analógico se revela.

 

women%20of%20song.jpg

 

 

 

 

 

Ali consegue arrepiar, com fluidez e expressão, com toda paixão, dor, delicadeza ou doçura.

Toca com muita verdade, relaxamento e uma sensação de presença física que vai além da apresentada pelo SD300.2D GaN Power.

Nesta condição eu passaria dias seguidos ouvindo musica.

 

cool%20sounds%20modern%20voices.jpg

 

 

 

 

 

Na música "La Villette" (álbum "Silver Rain" - Marcus Miller), que tem um trabalho muito presente e veloz de "slaps" e arpejos de contrabaixo o Ground Zero Reference 2 por momentos soou um pouco preguiçoso. O SD300.2D GaN Power, por sua vez, tocou impávido e preciso como um relógio suíço, "dando conta de tudo". Aliás, é uma condição meio típica de amplificadores digitais essa tolerância inabalável perante graves que por vezes atrapalham os classe AB.

 

marcusmiller620x355.jpg

 

 

 

 

 

O Ground Zero Reference 2, sintetizando em poucas palavras, traz uma sensação permanente de um som limpo, analógico e sem ardências.

O conjunto do Ground Zero Reference 2 soa todo muito coeso, passando uma impressão de autoridade no som.

Complementando o que ele transmite visualmente.

 

Norah-Jones-norah-jones-65643_1024_768.jpg

 

 

 

 

 

Na minha opinião, ambos são amplificadores de referência. Novamente, parabéns à Soundigital pela proposta inovadora e qualificada.

 

Compartilho que até então, nunca simpatizei muito com amplificadores digitais ou "chipados" para alta fidelidade, mas ao que acabei de confirmar na prática, acredito quer estou diante do futuro da amplificação de alta fidelidade automotivo. Sem abrir mão do desempenho musical em nível de referência, com menor tamanho, menor consumo, e sobretudo, menor preço em relação aos amplificadores importados classe AB convencionalmente utilizados até então.

 

Espero ter conseguido comunicar com clareza minhas percepções e fico disponível para as dúvidas que surgirem.

 

[ ]´s

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Mais um otimo review.

pelo visto o SD ficou muito bom, pois estar tocando a nível de uma obra de arte como o GZ não é pra qualquer um.

Vamos ver se quando tiver disponível ao publico geral, será mantido a mesma arquitetura dessa linha de testes...

 

parabéns pelo empenho e clareza mas palavras.!

 

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Parabéns pelo trabalho e o tempo empregado para relatar esse comparativo.

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Otimo review Daniel !

 

Sobre o produto, não é versão de teste, ja esta disponivel para venda ao consumidor o mesmo amplificador que ele testou.

 

Mais um otimo review.

pelo visto o SD ficou muito bom, pois estar tocando a nível de uma obra de arte como o GZ não é pra qualquer um.

Vamos ver se quando tiver disponível ao publico geral, será mantido a mesma arquitetura dessa linha de testes...

 

parabéns pelo empenho e clareza mas palavras.!

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Mais texto que dá gosto de ler, Daniel. Parabéns!

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pra um fórum que tinha tópico com nota de falecimento, 2016 começou bombando.

 

parabéns ao Daniel e ao Alves, por movimentarem e motivarem a galera do fórum.

 

aproveitando que o Juliano ta por aqui ou se alguém souber.

Aquela fonte linear, estável, que entregaria a mesma potencia dos 9 aos 14V, não foi nem para linha evo nem pra gan?

Desistiu, ta em testes, não deu certo, fica pros próximos lançamentos?

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Otimo review Daniel !

 

Sobre o produto, não é versão de teste, ja esta disponivel para venda ao consumidor o mesmo amplificador que ele testou.

quero dizer diferença em relação as 200 unidades fabricadas d inicio..

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quero dizer diferença em relação as 200 unidades fabricadas d inicio..

Tu quer saber se tem a venda esse modelo demonstrado, ou se tem alguma outra versão?

Tem a venda essa versão, só não sei se faz parte das 200pç iniciais, sob encomenda, a pronta entrega, ou como está sendo comercializado

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Agradeço aos colegas pelas congratulações e manifestações positivas :legal:

 

Jeferson, se entendi, as primeiras 200 unidades entraram num caráter de bonificação junto aos colaboradores, desenvolvedores e distribuidores.

 

Mas o produto já existe comercialmente e em termos de circuito e componentes é exatamente igual às 200 iniciais.

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Parabéns meu Brother Daniel, ótimo review, pelo seu conhecimento VC conseguiu escrever de forma fácil de entender.... E parabéns a SD tbm.

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Agradeço aos amigo pelos cometários positivos.

 

Rivertoledo, acho que muitas vezes identificamos muitos traços em comum, o difícil é conseguir expressar isso em palavras. No final termina assim, tentar aproveitar no set o que cada um tem de melhor.

 

Falae mano mushroom!!!

 

Pergunta complexa a sua kkk

 

Até nascer o SD300.2D o pilar da industria de amplificadores para audiófilos segue num rumo e tem sua história.

Em cima dos marcos e indicadores deste caminho o Ground Zero Reference 2 foi implementado com ótimos projeto e componentes, tem o custo compatível e se posiciona de forma que eu entendo como coerente e diferenciada neste cenário.

 

Numa condição ritualística de audiofilia, ouvindo jazz e gravações de referência, o Ground Zero Reference 2 toca bem mais do que o Gan e não é pouca coisa. Isso é indiscutível. É um módulo que eu chamaria de high end numa escola clássica.

 

Meu gosto pessoal, se obrigado a escolher um dos dois um dos dois (que tristeza) e fosse ter espaço no carro, principalmente porque gosto de jazz, mpb, seria o Ground Zero.

Sabendo que o Soundigital me chama muito atenção e reconheço ele como um marco importante.

 

O interessante é que se conseguiu evoluir o digital e traz alguns diferenciais que cito:


  • baixíssima thd, agora até na faixa dos agudos,

  • abertura de palco por enquanto não identifiquei nenhum AB que iguale e a

  • equalização (agudo) e cenário claro.

 

Numa condição mais radical, o Gan tocaria “quase” como um bom AB, e numa condição mais dia a dia não daria para diferenciar de um AB, tocando até melhor.

 

Neste momento estou aqui curtindo o Live After Death / Iron Maiden em hdtracks (24 bits/96 khz) e está divino: timbre das guitarras, graves, limpo, agudos bem articulados e presentes.

É um álbum que eu curtia em vinil, 30 anos atrás quando adolescente e curto agora, com muito mais prazer.

 

Pra curtir melhor esse Iron Maiden estou usando o GaN. É o cara certo para fazer o serviço!

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Gled, razão só para explicar o que se está escutando...

 

Estamos entre a emoção profundamente potencializada do GZ mais numa área easy listening, e a do GAN, que tem uma assinatura universal e empolga em todas áreas.

E vai empolgar comparativamente aos AB pra rock, metais de bateria, graves difíceis, onde o AB congestionar um pouco, ele manda tranquilo.

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Pra mim, hoje, o GaN é o amplificador que me agrada mais em termos de aspectos gerais e é o que eu escolheria pra montar meu carro (3 ou 4 unidades) se tivesse orçamento ilimitado. Pros estilos musicais que eu curto é excelente. Imagino o potencial que essa tecnologia tem.

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Daniel, parabéns pelo review! [-]

Linguagem clara, objetiva e muito bem embasado. Como alguns comentaram, pra um fórum que estava mancando, está a caminho de grandes maratonas. Grande contribuição a sua e de todos aqueles que têm feito o esforço de apresentar um conteúdo consistente e que prende a atenção de quem lê.

 

À SD, meus parabéns por inovar o mercado. Estávamos carentes de novidades e os produtos apresentados pela empresa têm surpreendido. Isso demonstra que o mercado nacional é totalmente capaz de entregar um produto de altíssima qualidade, sem ter o preço proibitivo. [-]:legal:

 

Grande abraço,

Sérgio.

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A duvida era essa mesmo, se estaria sendo comercializado unidades desses 200 e se seria realizado alguma mudança no ampli antes da comercializacao....

Mas pelo jeito o projeto continua o mesmo...Legalll.

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Ótimo Review, muito claro e limpo para ler. Seria possível passar algum RTA (simples mesmo) com pink noise nos dois amplificadores?????????? So por curiosidade.

 

abraço

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Ótimo Review, muito claro e limpo para ler. Seria possível passar algum RTA (simples mesmo) com pink noise nos dois amplificadores?????????? So por curiosidade.

 

abraço

 

Eu tive a oportunidade de ver o Juliano passar o aparelho (que não sei o nome mas é o aparelho que mede potência, distorção, F.A...) e a linha era plana de 20hz a 50khz...

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Agradeço a todos pelos elogios e aprovação da idéia deste projeto, pois vejo que o pessoal está gostando da premissa que compartilhei minhas impressões, ou seja, buscando neutralidade de posição.

 

A comparação se fosse com um amplificador com um perfil mais top ainda que o Reference 2, entendo que ainda sim continuaria válida.

Afinal não está sendo realizada nenhuma competição e daqui não vai sair um vencedor.

 

É uma discussão madura, onde se sabe que independentemente do tamanho do mito, todo equipamento sempre terá acertos e limitações.

 

O objetivo é balizar para enquadrar o SD300.2D, que surpreende pela aparente simplicidade e que contrasta com o nível de acerto dele.

 

Fabrício, acredito que estás falando que acompanhaste o GaN sendo avaliado num osciloscópio.

 

Ebert, não tenho nada aqui para fazer a função RTA. Baixar um aplicativo e fazer pelo celular, sem calibração que valide, complicado dar crédito.

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