Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Construindo uma rede Zobel

Recommended Posts

Brigadao !!! Vou ver se monto no feriadao e depois posto os resultados...

EDITADO

Opa, considero como potencia aplicada, para o calculo, a saida do modulo, ou seja, no caso do meu banda 4.8, que da 120rms a 14,4V , posso usar pra calculo 100 mesmo ne, pq trabalha a 12v ... Ou devo considerar que com o carro ligado e alternador e talz , talvez chegue perto disso , e deva usar 120 mesmo ???

Editado por verdiani

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sempre q vou instalar alguma coisa no carro considero a voltagem como 14V... pq se nao na hora q vc liga o carro vc pode queimar seu equipamento, e vc nao quer isso, quer? hehehe

portanto no seu lugar eu consideraria 120Wrms, e talvez até um pouco mais como margem d segurançao... se der numero quebrado nos calculos, sempre arredondo prevendo mais potencia do q a real... segurança nunca é demais... e é realmente frustrante vc perder um tempao num projeto e destrui-lo por falta d cuidado...

eu sei bem o q é isso... fui instalar leds azuis no lugar da lampada da lanterna do meu carro.... nos testes funcionou perfeitamente com 2 em serie ligados em 9V... pensei: "bom... 3 em serie em 14V nao vai ser mt diferente então"... ledo engano! na garagem ficou mt bom o resultado, com o motor desligado... mas qdo sai na rua pra testar e a voltagem subiu pra 14V... PUF! os leds tostaram e ficaram pretos.... heheheh

perdi um dia inteiro d trabalho e agora tenho q comprar leds novos.... é a vida! errando q se aprende :vts

Compartilhar este post

Link para o post
eu sempre q vou instalar alguma coisa no carro considero a voltagem como 14V... pq se nao na hora q vc liga o carro vc pode queimar seu equipamento, e vc nao quer isso, quer? hehehe

portanto no seu lugar eu consideraria 120Wrms, e talvez até um pouco mais como margem d segurançao... se der numero quebrado nos calculos, sempre arredondo prevendo mais potencia do q a real... segurança nunca é demais... e é realmente frustrante vc perder um tempao num projeto e destrui-lo por falta d cuidado...

eu sei bem o q é isso... fui instalar leds azuis no lugar da lampada da lanterna do meu carro.... nos testes funcionou perfeitamente com 2 em serie ligados em 9V... pensei: "bom... 3 em serie em 14V nao vai ser mt diferente então"... ledo engano! na garagem ficou mt bom o resultado, com o motor desligado... mas qdo sai na rua pra testar e a voltagem subiu pra 14V... PUF! os leds tostaram e ficaram pretos.... heheheh

perdi um dia inteiro d trabalho e agora tenho q comprar leds novos.... é a vida! errando q se aprende :vts

Perguntinha besta... você ligou os leds sozinhos? Sem resistores?

Um abraço,

Renato

P.S. Verdiani, você pode considerar a potência como sendo a metade (ou até 1/3) tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post

P.S. Verdiani, você pode considerar a potência como sendo a metade (ou até 1/3) tranquilamente.

Certo, yamane...

Nesse caso, trabalhar com 60, ou 120 de potencia so aumentaria, supostamente, a segurança, certo...

Mas em termos do resultado em termos de som, depois, tem diferença ???

Compartilhar este post

Link para o post
Perguntinha besta... você ligou os leds sozinhos? Sem resistores?

Um abraço,

Renato

3 em serie sem resistores em cada lanterna...

dentro do meu carro na luz d cortesia uso 2 conjuntos com 4 leds em serie cada, totalizando 8 leds, sem resistores tb... faz um tempão q ta la sem problemas até agora, e eu deixo a luz pra acender toda santa vez q a porta abre... :legal:

vou ter q subir o numero d leds em cada lanterna pra 4 em serie tb... esse erro foi previsto no projeto, mas resolvi arriscar, afinal d contas quem nao arrisca... :huh:

EDIT; vc diz q pode considerar menos potencia por causa dos fatores d crista (nao lembro se é esse mesmo o nome)? se sim, entao nao haveria problema um sistema com cabeamento d falante com bitola pra uma potencia mt menor? um midbass com cabos d 0,5mm²??

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post

Quais Leds vc Usou???

Compartilhar este post

Link para o post
Quais Leds vc Usou???

Leds superbrilho azuis 5mm... nao sei quantas milicandelas pq eu nem pergunto... vendedor da sta ifigenia SEMPRE mente essa informaçao.... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

[OFF] Não é só isso GGG, semicondutores sempre pedem resistores para limitar corrente, é inerente

Eu também já liguei 3 em série como vc (e queimaram), e já liguei 4 sem problemas, mas o ideal é fazer a ligação individual com os resistoreszinhos mesmo, pois diodinhos pedem resistor limitador de corrente!

Abraços[/OFF]

Compartilhar este post

Link para o post
[OFF] Não é só isso GGG, semicondutores sempre pedem resistores para limitar corrente, é inerente

Eu também já liguei 3 em série como vc (e queimaram), e já liguei 4 sem problemas, mas o ideal é fazer a ligação individual com os resistoreszinhos mesmo, pois diodinhos pedem resistor limitador de corrente!

Abraços[/OFF]

E como colocar mais 4 resistores num circuito do tamanho d uma lampada pingo? hehehe

eu bem que queria, mas se eu colocasse, o circuito nao entraria no buraco da lampada ou ficaria com um formato no minimo bizarro... :unsure: pra vc ter uma ideia do sufoco, a placa do circuito ficou com uma area pouco maior do q a area ocupada pelos 4 leds dispostos numa matrix 2x2 e mesmo assim foi dificil pra entrar... tive q colar com superbonder no soquete pra poder entrar... ficou com coisa d 1,0x1,3cm mais uma abinha pra ligar no soquete! eu devia ter usado leds d 3mm... ai sim dava pra colocar com resistor, como manda a cartilha...

Compartilhar este post

Link para o post

Srs, uma pergunta besta, mas que não quer se calar, vi em em artigos que a zobel se liga em serie (só na fase), e em outros que é em paralelo (na fase e a outra ponta no negativo), alguem poderia me esclarecer esta simples confusão...

E por que valores de capacitores eu deva começar, para fazer o equalizador para os neotech.

Abraços

Editado por Lordemy

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho uma 2 perguntas...uma já feita só que ninguém respondeu(sniff):

1 - Qual melhor método para achar a frequência double?

2 - É necessário ter xover passivo ou pode-se colocar zobel entre o ampli e o alto-falante?

agradeço desde já...

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post
Achei um site que facilita e muito o cálculo dessa fórmula q eu comentei.

Ao invés de encher de contas aqui vou postar esse link:

http://www.the12volt.com/caraudio/crosscalc3.asp#zobel

[]s

Ri7

Opa mais links sobre o assunto com calculadoras tb...:

Rede zobel:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=36

Filtro Notch:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=23

Minhas dúvidas continuam...

Editado por dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera, liguei lá na Bravox e eles me passaram o valor Le(indutância) do mid do kit csp 60 B!

Segundo o José Carlos eles medem por oscilador...mas não entrei em detalhes...

kit CSP 60B - Le = 0,26

Mas a conta não está dando certo de jeito nenhum

C= le/R^2 onde a Le é a indutância do falante.

C= 0,26/r^2

C= 0,26/4,7^2

c= 0,26/22,09

C = 0,0117700 o que? micro ou farad?

Editado por dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Queria agradecer ao Sepacheco por este tópico...sobre a rede zobel que nunca tinha ouvido falar na vida...e, ..que depois que fiz a rede zobel.....nossa como mudou o meu som.... está bem mais agradável...

Recomendo a todos : FAÇAM REDE ZOBEL!!

Sou burro demais, fiquei enrolando..enrolando..e passei muita raiva por pouca coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Montei a rede zobel,estava realmente prescisando... os tw do CS60D berram d+...

agora ficaram otimos....

aew pra quem quiser os dados do tw do 60 D estao ai...

Re=3.6Ohms

Le=2.5mH

flw.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa mais um dado:

Mid-bass da Eros, modelo:

E 160 MBR/ 4 ohms

Indutância:

Le = 0,357 mH

ps: Mandaram resposta depois de 25 dias.

ps: Ainda estou aguardando resposta da Selenium do 3/4 tw1

Compartilhar este post

Link para o post

Como faço com triaxiais? Os meus traseiros tão com muito agudo!

Teria que ligar em paralelo só com o tweeter certo?

Compartilhar este post

Link para o post

liguei meu cs50b

achei mto bom, gostei mto

achei os agudos nítidos e bem definidos

mas não gostei mto dos médios e médios graves...

eu tive q aumentar o MIDDLE do player pra +8 pra ficar como eu gosto

e aí, zobel como? no mid? no tweeter? o 50b só tem passa alta pro tweeter, onde vai o zobel? no cabo q sai do amp? ou no q sai do filtro hp?

como faço, fiquei perdidasso nessa.

outra dúvida. meu amp tem 100w rms por canal. o kit tem 50w.

posso usar um LPAD? onde instalo?

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank. Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

O Tw não precisa, pois já é adequado.

Recomendo a todos que façam ao menos 1 circuito destes, e coloquem para teste no tw e no mid. 99% de chance de melhorar um dos dois. Ou ambos!

Compartilhar este post

Link para o post
Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank.  Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

Recomendo a todos que façam ao menos 1 circuito destes, e coloquem para teste no tw e no mid. 99% de chance de melhorar um dos dois. Ou ambos!

Povo me ajuda!!!

Fiz zobel para meu full e nada mudou. Já estou ficando com dor de cabeça de tanto testar as freqüências. Não aguento mais ouvir signal sweep!

Para o uso de zobel é obrigatório o uso de crossover passivo?

FIz teste com capacitores de 22 uf; 50 uf; 110uf; 160uf e 220 uf. Nada mudou!

Editado por golo

Compartilhar este post

Link para o post
Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank.  Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

Povo me ajuda!!!

Fiz zobel para meu full e nada mudou. Já estou ficando com dor de cabeça de tanto testar as freqüências. Não aguento mais ouvir signal sweep!

Usou o despolarizado? Ou então 2 eletroliticos em série ligados pelo negativo?

Senão não funfa mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Já que tá todo mundo aqui... Alguém teria as manha de postar como fica um gráfico de função de transferência de um falante antes e depois da inserção do zobel no circuito? Já pesquisei e não achei nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Já que tá todo mundo aqui... Alguém teria as manha de postar como fica um gráfico de função de transferência de um falante antes e depois da inserção do zobel no circuito? Já pesquisei e não achei nada.

ZobImped.gif

:legal:

EDIT:

ps,: esse é o grafico da impedancia antes x depois

Editado por GGG

Compartilhar este post

Link para o post

GGG, esse eu tinha visto, perguntei sobre o de função de transferência (aquele primeiro que aparece quando vc monta projeto no WinISD). é mais pra saber a influência da zobel na resposta de frequência do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Povo me ajuda!!!

Usou o despolarizado? Ou então 2 eletroliticos em série ligados pelo negativo?

Senão não funfa mesmo!

2 polarizados transformando em despolarizado.

Será que o full da GGEC é tão bem construído que quase não tem pico de impedância?

Existe indutímetro para medir a indutância? É assim que se mede o Le não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...