Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Alves

Moto no corredor é certo? Veja o que pensam especialistas e condutores

Recommended Posts

Moto no corredor é certo? Veja o que pensam especialistas e condutores

Brasil não proíbe, mas há motociclistas que dizem ter sido multados.

Entrevistados também acham mais perigoso andar entre os carros.

 

 

Rafael Miotto

Do G1, em São Paulo

 

4287034.jpg

Andar de moto no corredor é permitido no Brasil e um hábito não só em grandes cidades do país, como em lugares da Europa e da Ásia. Mas o ato é considerado perigoso e há motociclistas que, apesar de não existir uma lei proibindo o hábito, dizem já ter sido multados.

 

O G1 ouviu especialistas em trânsito, motociclistas e motoristas sobre o assunto. Como pontos positivos, eles destacam que o uso do corredor é uma necessidade das grandes cidades e o fim dessa prática tiraria a essência da moto, que é proporcionar mais mobilidade do que veículos maiores.

 

Um estudo nos Estados Unidos diz ainda que acidentes no corredor causam ferimentos menos graves e em menos mortes do que os ocorridos quando a moto está atrás de outros veículos.

Por outro lado, a maioria dos entrevistados diz que o risco de andar no corredor é maior por conta do abuso da velocidade. Nas ruas, isso é agravado pela comunicação falha: motoristas ouvidos criticam a falta de cuidado dos motociclistas. "Armados" com a buzina, os que estão em duas rodas reclamam da desatenção de quem está ao volante (assista no vídeo).

 

motosnocorredor_1.jpg

 

Acidentes x corredor

 

O Brasil carece de pesquisas que relacionem o hábito de rodar no corredor com a gravidade dos acidentes com motos. Um dos raros estudos é o "Mortos e feridos sobre duas rodas", de 2009, sobre ocorrências em São Paulo. Ele aponta que a prática do corredor, o avanço do sinal vermelho, a conversão proibida e a circulação na contramão causaram 74% das mortes de motociclistas pesquisadas.

 

"O problema do corredor é que o motociclista ocupa um espaço onde já não tem mais tempo de manobra. A maior gravidade vem pela diferença de velocidade em relação aos outros veículos", diz Eduardo Biavati, consultor de segurança no trânsito e um dos autores do estudo. Ele foi assessor técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo entre 2005 e 2009, integrando o grupo de segurança de motociclistas.

 

"As pessoas querem passar no corredor acima de 100 km/h, isso é um passaporte para a morte. Corredor não é pista. O justo seria andar a uma velocidade razoável. Quando o trânsito está parado, o motociclista já pode passar", opina Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo.

 

Velocidade é determinante

 

A pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que, se o motociclista mantiver uma velocidade baixa em relação aos outros veículos, rodar no corredor é relativamente seguro. De 6 mil acidentes analisados, 997 estavam relacionados com motociclistas rodando entre os veículos, correspondendo a 16,6% do total.

 

"Acidentes com motociclistas no corredor resultam em menos ferimentos e mortes”, afirmou aoG1 Thomas Rice, epidemiologista do Centro de Pesquisa e Educação de Segurança em Transportes da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e autor do trabalho sobre “lane-splitting”, como é chamado, em inglês, o ato de rodar entre as faixas.

 

”Uma razão primária é que os motociclistas que estão entre as faixas tendem a estar mais devagar, rodando em tráfego congestionado (a razão de estarem no corredor), vestindo melhores capacetes e, geralmente, menos bêbados”, justifica Rice.

 

motosnocorredor_3.jpg

 

Para o professor, o risco é proporcional à velocidade empregada por motociclistas em relação aos outros veículos. "Rodar no corredor com um diferencial de baixa ou moderada velocidade é relativamente seguro. Eu geralmente recomendo ao motociclista não rodar a velocidades superiores em 10 milhas (16 km/h) em relação aos outros veículos", completa.

 

O consultor Biavati acredita que seja difícil comparar a situação nos Estados Unidos com a do Brasil. “Estamos falando de um padrão diferente. Nos EUA, há vias em outra situação e motos de maior porte. Aqui as motocicletas são menores, mais frágeis. Além disso, existe um abuso excessivo da velocidade”, argumenta.

 

O que diz a lei?

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe o uso de motocicletas entre as faixas de trânsito. Em 1997, o artigo 56 restringiria o uso das motos no corredor, porém, foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso.

 

“Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento”, diz o texto do veto.

 

denatran_cartilha.jpg

Cartilha do Denatran explica situação dos corredores (Foto: Reprodução / Denatran)

 

Apesar de retirar as motocicletas da proibição de rodar nos corredores, os ciclomotores – motos de até 50 cc – foram impossibilitados de andar no corredor. Segundo o artigo 57 do CTB, “a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações”.

 

Multas registradas

 

Mesmo que o veto presidencial tenha retirado a restrição específica das motos no corredor, existem relatos de motociclistas enquadrados no artigo 192 do CTB, que fala que o condutor de qualquer veículo não pode "deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais". Entretanto, o texto não diz qual é a distância certa.

 

"O problema é subjetividade da lei: não podem te enquadrar em uma coisa e acabam enquadrando em outra. Isso vem de uma interpretação errada do comando", aponta o advogado Marcelo Barazal, que foi multado em uma rodovia paulista ao rodar no corredor, com base do artigo 192.

 

"Eu consegui anular a multa. O próprio veto presidencial diz que a moto pode rodar no corredor”, afirma Barazal, membro da comissão de motociclistas da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP).

 

Consultadas pelo G1, a Polícia Militar de São Paulo, a CET-SP e a Polícia Rodoviária Federal dizem que não multam motos por circularem entre os carros.

 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que o CTB não prevê a circulação de motos no corredor, por isso ela estaria "implicitamente proibida", mas reforçou aos motociclistas, em uma cartilha de 2009, que não havia restrição.

 

Ficar atrás do carro é mais perigoso?

 

“Acidentes quando não se está no corredor costumam envolver veículos que não estão se movendo na mesma direção ou em uma velocidade muito diferente do que a moto”, explica o professor Thomas Rice, dos EUA. “Por exemplo, motos no corredor têm menos colisões na traseira”, completa.

 

Especialistas também apontam o menor poder de frenagem das motos, em relação aos carros, como fator para acidentes que ocorrem quando se anda atrás dos veículos, além da falta de visibilidade de buracos e outros obstáculos nessa posição. “A moto não consegue frear na mesma distância de um automóvel. Geralmente, necessitam de mais espaço”, aponta José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv).

 

corredor-seguranca.jpg

 

Por outro lado, no corredor, o motociclista pode ser surpreendido por um carro e não ter tempo de reação. “No corredor, a moto se torna ainda mais invisível para os outros condutores”, explica Biavati, consultor de segurança no trânsito.

 

 

Mortes em acidentes de motos

De 2009 a 2013

 

AnosMortes9.26810.82511.26812.54412.040200920102011201220130k5k10k15k

Fonte: MInistério da Saúde

 

“Eles [motociclistas] fecham, andam muito rápido. Eles não têm preocupação do que vai acontecer com eles e nem com a gente”, opina Rusevel Martins de Andrade, taxista de São Paulo.

 

Um estudo sobre acidentes em São Paulo divulgado em 2013 pelo Hospital das Clínicas revelou que apenas 23% dos acidentados eram motoboys. O restante, 77%, usava a moto como meio de transporte.

 

Mortes no trânsito

 

Enquanto o número de internações por acidentes com motos aumentou 115% entre 2008 e 2013, segundo o Ministério da Saúde, a frota cresceu 170,8%.

 

"O aumento da frota não explica o crescimento dos acidentes e das mortes envolvendo motociclistas. Muito mais importante do que a quantidade de motocicletas na cidade é a qualidade da presença desse veículo na circulação", diz o estudo "Mortos e feridos sobre duas rodas".

 

 

Frotas de motos no Brasil

De 2009 a 2013

 

AnosUnidades13.084.09916.500.58918.442.41320.080.86221.597.415201020120M5M10M15M20M25M

 

 

"A partir de 2003, a presença da motocicleta nas ruas passa a crescer mais rapidamente do que sua participação na frota registrada da cidade (de São Paulo): em 2007, as motocicletas representavam 10,1% da frota, mas eram 13% dos veículos circulando nos horários de

pico, nas principais vias da cidade."

 

"Quando comecei, não tinha tanta informação sobre segurança, mas, em compensação, não era essa correria, essa loucura que é hoje no trânsito", diz Silvio Pereira de Matos, motoboy há 23 anos e com "cicatrizes pelo corpo" de acidentes sofridos.

 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, onúmero de mortes em acidentes com motos subiu 263,5% entre 2001 e 2011. Os dados mais recentes indicam queda de 4% de 2012 para 2013, passando de 12.544 para 12.040 ocorrências.

 

Como é em outros países?

 

A permissão para rodar no corredor varia de país para país na Europa. Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor quando o trânsito fica parado, mas, nos dois últimos países, é preciso rodar em velocidade baixa. Na Áustria não há restrições.

 

Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém as autoridades são tolerantes em alguns casos. "Em Paris todo mundo faz isso", explica a jornalista alemã Eva Breutel, especializada em motocicletas.

 

Nos Estados Unidos, a Califórnia, onde o estudo da Universidade de Berkeley foi realizado, é o único estado no qual não existe proibição de rodar no corredor.

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/07/moto-no-corredor-e-certo-veja-o-que-pensam-especialistas-e-condutores.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui em BH se eu nao pego corredor, tenho que sair bem mais cedo de casa. Ja fiz o teste. Mas é fo**, reconheço que corro bem mais risco, apesar de não passar correndo ou fazendo outras maluquices como vejo todo dia.

Editado por Clayton Luis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pegasse o corredor com uma velocidade "segura" tudo bem mas, o que se vê em Sp é a necessidade de "se mostrar" para os outros, tipo, moto alpha, quanto mais rápido mais "fudidao" é o motoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se pegasse o corredor com uma velocidade "segura" tudo bem mas, o que se vê em Sp é a necessidade de "se mostrar" para os outros, tipo, moto alpha, quanto mais rápido mais "fudidao" é o motoca.

Aqui também é assim.

Uma sangria desatada. Tem cara que é maluco MESMO, devia trabalhar em globo da morte e afins.

Não tem necessidade disso, mesmo indo de boa, ganha-se tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tem multa ( como ja aconteceu com um primo meu ), é pq existe a lei.. se existe a lei e multa, é pq é proibido, não ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero que se fo**!

 

Ontem indo para medica da Larinha quase joguei um do corredor no chao, tava no ponto cego e ainda resmungou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"”Uma razão primária é que os motociclistas que estão entre as faixas tendem a estar mais devagar, rodando em tráfego congestionado (a razão de estarem no corredor), vestindo melhores capacetes e, geralmente, menos bêbados”, justifica Rice."

 

Isso nos EUA, né?

 

Ela com certeza não conhece os C4ch0rr0 L0k0 HUEzeiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se tem multa ( como ja aconteceu com um primo meu ), é pq existe a lei.. se existe a lei e multa, é pq é proibido, não ?

 

também não entendi..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fui ameaçado de ter o retrovisor quebrado por esses motoqueiros folgados umas duas vezes! A terceira eu derrubo!!! :angry: :angry: :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero que se fo**!

 

Ontem indo para medica da Larinha quase joguei um do corredor no chao, tava no ponto cego e ainda resmungou...

 

Outro dia fiquei dando seta pra trocar de faixa, só esperando um espaço... aí vi um motoca vindo de LONGE no corredor, vendo que eu estava dando seta e já se embrenhando pra me cortar... veja, eu estava sinalizando. Quis nem saber, joguei pra cima e ele que teve que se virar pra não me acertar. Pelo menos ficou na dele e foi embora pelo outro lado sem reclamar.

 

Hoje de manhã foi com um motoqueiro tosco que ficou mongolando na faixa da direita. O motorista da minha frente ultrapassou pela esquerda e já voltou tirando fino, o cara ficou puto... ficou mas não saiu. Como o trânsito tava pesado, não dei a mesma sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com a pesquisa, não é o fato de estar ou não no corredor que causa acidentes, mas sim a velocidade mesmo.

 

o trânsito totalmente parado ou lento, você passando os carros numa velocidade tranquila, mesmo em acidente, vai ser algo leve, agora se quer vir a 120km/h no corredor... qualquer totó vai se ferrar bonito mesmo.

 

é igual em qualquer acidente, mais rápido, pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro dia fiquei dando seta pra trocar de faixa, só esperando um espaço... aí vi um motoca vindo de LONGE no corredor, vendo que eu estava dando seta e já se embrenhando pra me cortar... veja, eu estava sinalizando. Quis nem saber, joguei pra cima e ele que teve que se virar pra não me acertar. Pelo menos ficou na dele e foi embora pelo outro lado sem reclamar.

 

Hoje de manhã foi com um motoqueiro tosco que ficou mongolando na faixa da direita. O motorista da minha frente ultrapassou pela esquerda e já voltou tirando fino, o cara ficou puto... ficou mas não saiu. Como o trânsito tava pesado, não dei a mesma sorte.

 

?????

 

pra que essa babaquice? depois ainda falam que motoqueiro que é o escroto.

 

reclamam que vão pelo corredor, agora o cara está lá na faixa da DIREITA de boa, e reclamam também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teve multa porque alguém quis te ferrar.

O que tem de gente que leva multa por falar ao celular sem motivo não é brincadeira por aqui... Ainda mais porque é uma empresa privada que faz essa ~~fiscalização~~

 

Não sou contra os caras ANDAREM no corredor o que não dá são os discípulos do tiozão da hornet e go pro na testa aloprando todo mundo rodando no triplo da velocidade dos outros carros.

 

Isso sem falar os que andam 100% do tempo em cima da faixa como se fosse um corredor e não tem ninguém na rua! O cara fode duas faixas e tu não consegue passar...

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com a pesquisa, não é o fato de estar ou não no corredor que causa acidentes, mas sim a velocidade mesmo.

 

o trânsito totalmente parado ou lento, você passando os carros numa velocidade tranquila, mesmo em acidente, vai ser algo leve, agora se quer vir a 120km/h no corredor... qualquer totó vai se ferrar bonito mesmo.

 

é igual em qualquer acidente, mais rápido, pior.

 

Ontem eu vi uma cena bizarra. Transito parado, um motoqueiro andando devagar no corredor e chega outro motoqueiro em alta velocidade e quase causa uma tragédia e ainda achou ruim porque o que estava certo andando devagar fez ele parar! :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pegasse o corredor com uma velocidade "segura" tudo bem mas, o que se vê em Sp é a necessidade de "se mostrar" para os outros, tipo, moto alpha, quanto mais rápido mais "fudidao" é o motoca.

 

Já andei mto de moto (custom), em São Paulo, o problema é que é um dos poucos momentos na vida que essas pessoas (motoqueiros), tem algum poder sobre alguma coisa, e acham que são dono dos corredores.

 

Antes de andar de moto, eu tinha raiva, depois que tive uma, passei a ter MTA raiva, os FDP querem andar a 80km/h no corredor ( em via de 60km/h), e qdo a pista fica livre eles andam a 60km/h, fazem isso apenas para "impor" poder sobre algo que acham que é deles.

 

Minha moto tinha um guidão um pouco (pouco mesmo), mais largo que as CGs, mas eu tenho amor a vida, não me arrrisco, cansei de tomar encostada de pneu de motoboy, qdo parava no semáforo eu encostava do lado, na hora que o semáforo abria eu simplesmente chutava a moto do infeliz para ele ir para o chão (minha moto era pesada, eu não desequilibrava). Fiz isso 3x, depois arrumei um pouco de juízo e vendi a motoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

?????

 

pra que essa babaquice? depois ainda falam que motoqueiro que é o escroto.

 

reclamam que vão pelo corredor, agora o cara está lá na faixa da DIREITA de boa, e reclamam também?

 

Simples, a obrigação de liberar a faixa da esquerda vale para TODOS.

 

Tá vendo que tem gente que quer ultrapassar? SAI.

 

Se não sai, aguenta a fechada, seja moto ou carro. Por um trânsito com menos gente folgada!

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

problema não é o veículo, mas sim a pessoa que o conduz.

 

babacas tem em qualquer categoria.

 

Umas tem mais outras tem menos babacas :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples, a obrigação de liberar a faixa da direta vale para TODOS.

 

Tá vendo que tem gente que quer ultrapassar? SAI.

 

Se não sai, aguenta a fechada, seja moto ou carro. Por um trânsito com menos gente folgada!

 

se o cara quer ultrapassar, vai pra faixa da esquerda ué. igual todo mundo tem que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

se o cara quer ultrapassar, vai pra faixa da esquerda ué. igual todo mundo tem que fazer.

 

Ops, foi mal, faixa da esquerda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops, foi mal, faixa da esquerda.

 

ã?

 

tu queria dizer faixa da esquerda todo esse tempo?

 

pqp.

 

porraaa klebito....

 

bem, ficar na esquerda trancando é muito mais comum com carros. principalmente na BR.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

ã?

 

tu queria dizer faixa da esquerda todo esse tempo?

 

pqp.

 

 

porraaa klebito....

 

É a falta da ritalina.

 

bem, ficar na esquerda trancando é muito mais comum com carros. principalmente na BR.

 

Não importa, mongolou toma fechada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Outro dia fiquei dando seta pra trocar de faixa, só esperando um espaço... aí vi um motoca vindo de LONGE no corredor, vendo que eu estava dando seta e já se embrenhando pra me cortar... veja, eu estava sinalizando. Quis nem saber, joguei pra cima e ele que teve que se virar pra não me acertar. Pelo menos ficou na dele e foi embora pelo outro lado sem reclamar.

 

Hoje de manhã foi com um motoqueiro tosco que ficou mongolando na faixa da direita. O motorista da minha frente ultrapassou pela esquerda e já voltou tirando fino, o cara ficou puto... ficou mas não saiu. Como o trânsito tava pesado, não dei a mesma sorte.

 

Faixa da esquerda ne?

 

Fico puto qnd acontece comigo e também tiro fino! Principalmente na linha vermelha. Linha amarela tem menos motoqueiros, aqui na Americas também tem pouco, mas é fo**!

 

Ainda bem que aqui no rios os caras não sao como SP que chutam, quebram retrovisor, atropelam velhinha, passam por cima de pé de criança m, etc... Se eu morasse em sp, andava armado, cada chute era 1 teco nas costas, rapidinho esses fdps paravam com isso. SP nego é MUITOOOOO PELA SACO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta, mas quando tem um carro, caminhão, bi-trem, etc, na esquerda, vocês fazem o mesmo né? passam tirando fininho e fechando também né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta, mas quando tem um carro, caminhão, bi-trem, etc, na esquerda, vocês fazem o mesmo né? passam tirando fininho e fechando também né?

 

Chora mais motoqueiro! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...