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LIMITER: vamos debater o assunto? Pra q serve? Como age?

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Postei isso em um outro tópico meu, mas creio que mereça uma atenção especial, tendo em vista a queda do valor dos limiters analógicos, tipo alesis 3630 e nano:

 

O limiter funciona da seguinte maneira:

 

...o sinal entra nele. Conforme o som vai "batendo", o sinal vai beirando "0db" (100% da potência).

 

Aí tem um botão/função chamado THRESOLD. Esse botão diz QUANDO o limiter começa a atuar!

 

Ex.: 0db = qdo o sinal chegar a 100% da potência

-3db = qdo chegar a 50% da potência

-6db = 25% da potência

-10db = 10%

Etc.

 

Quando atingir os dbs estipulados pelo THRESOLD, o limiter ativa e vai reduzir a potencia de acordo com o RATIO!

 

O ratio diz qual proporção vai reduzir:

 

1:1 = nao reduz nada

2:1 = a cada 2w ele só libera 1w

3:1 = a cada 3w ele só libera 1w

4:1 = a cada 4w, 1w.. (25% da potencia)

...

10:1 = 10% da potência eh liberada.

 

Sendo que ainda existem dois botões: ATTACK, que dita a velocidade que o limiter vai agir!

 

Se botar um attack mt rápido, eh bacana pra tweeter mas tira a pegada do grave. No grave, o ideal eh deixar alguns milissegundos antes de agir, pra rolae aquele "bumm" inicial, com 100% da potência, e dps ele reduz pra n forçar! (Isso n serve pra driver nem tw, onde o ideal eh segurar MESMO).

 

..E RELEASE, que eh o oposto do attack: ele diz em quantos milissegundos o limiter pode "soltar" a potência inicial. Se após soltar a potência, não estiver atingindo o THRESOLD, o limiter fica apenas aguardando o volume atingir o THRESOLD novamente pra agir!

 

Poucos sabem essa função,as existem limiters beem baratos no mercado, tipo alesis (250 pila), que evitaria a queima de 99% das peças, se bem regulado!!!

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estava esperando um tópico desse!!! vou aprender muito :D

 

acompanhando...

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

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Quem quiser treinar, tem muito VST que funciona em DAWs como o Audiomulch.

 

O limiter tem um funcionamento semelhante ao compressor. Na realidade, o limiter é um tipo de compressor, mas pensado apenas para limitar a potência em níveis. O compressor é mais linear e pode atuar em qualquer faixa. Sabendo usar, o limiter atua como um compressor e como proteção. É bem útil principalmente em aplicações onde tudo tem que funcionar perto do limite.

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Quem quiser treinar, tem muito VST que funciona em DAWs como o Audiomulch.

 

Daw boa pra quem quer fuçar é o Mixcraft.

 

Tem fácil janela de aprendizado e bem poderosa até, com um plug in de pré valvulado que impressiona:

 

http://www.acoustica...craft/index.htm

 

Tem versão trial, vale o teste.

 

Aqui alguns limiters VST bem didáticos pra usar:

 

 

 

http://www.best-free.../limiter-01.php

Editado por Boccotte

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Vou seguir este tópico, desejo aprender algo sobre limiters e compressores, sempre me confundo sobre o tipo de atuação de cada um.

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Vou seguir este tópico, desejo aprender algo sobre limiters e compressores, sempre me confundo sobre o tipo de atuação de cada um.

 

São quase a mesma coisa, só muda a forma de atuação. Questões como ratio, attack e release são iguais.

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Eu também queria aprender essa questão.

 

Vou ilustrar um pouco a respeito como o Limiter é tratado no Processador dBX 260 - Harman que estou de olho.

 

https://www.youtube.com/watch?v=9w3wPFo0ymM

 

Para quem quer ir direto na configuração nesse processador, é só assistir a partir do instante 17:05 que ele começa a falar, inclusive usa o termo (Dynamics).

 

Em seguida ele ensina como gravar e definir um nome para o seu pre-set.

Editado por fcoelhogomes

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O processador da Audiosigma tem limiter.

 

O lance é que custa bem carinho!

 

Já o limiter que citei, qualquer 300 pila tu pega um zerado!

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Eu também queria aprender essa questão.

 

Vou ilustrar um pouco a respeito como o Limiter é tratado no Processador dBX 260 - Harman que estou de olho.

 

https://www.youtube.com/watch?v=9w3wPFo0ymM

 

Para quem quer ir direto na configuração nesse processador, é só assistir a partir do instante 17:05 que ele começa a falar, inclusive usa o termo (Dynamics).

 

Em seguida ele ensina como gravar e definir um nome para o seu pre-set.

 

Me... parece... que... esse... só... funciona... com... programas... pré... determinados... :vts

 

Agonia desse cara falando... :vts :vts :vts

 

Tem que ver no manual qual valor desse "over easy" corresponde a cada ratio/attack/release.

 

Só complementando o que disse anteriormente: Se seu processador permite trabalhar com múltiplos pontos (thresholds), você pode operar comprimindo E limitando. Joga um valor médio, um ratio 2:1, e a partir daí você já trabalha com uma compressão boa nos graves. Não é das melhores, afinal um compressor de verdade opera de forma mais linear, não "gateado". Aí você joga um segundo valor em 0dB pra proteger os falantes, e aí um 4:1 já te garante a saúde dos falantes em caso de joselitagem.

 

Não sei quais processadores aceitam vários pontos porque não tenho costume de trabalhar com eles em PA, só em DAW.

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Pelo menos os DBX mais simples e o DCX não permitem =\

 

O DCX permite apenas um por via.

 

O que se pode fazer, é colocar um limiter externo (pra segurança) e usar o do processador pra dar uma trabalhada 'musical' ;)

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O lance é que custa bem carinho!

 

Já o limiter que citei, qualquer 300 pila tu pega um zerado!

 

Não sabia que se encontrava por esse preço um bom, pessoal usa muito limiter em microfone pra não pegar ruídos do palco ou do sistema, enquanto ngm fala nele o som é "zerado".

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Pelo menos os DBX mais simples e o DCX não permitem =\

 

O DCX permite apenas um por via.

 

O que se pode fazer, é colocar um limiter externo (pra segurança) e usar o do processador pra dar uma trabalhada 'musical' ;)

Bloom o limiter do dcx não tem atack só release,nesse caso ele é zerado?

 

postado do meu sony

 

 

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Bloom o limiter do dcx não tem atack só release,nesse caso ele é zerado?

 

postado do meu sony

 

Justamente, acabei de notar isso! Attack zerado, sem ratio (o ratio q tem nele eh do dyn.eq)...

 

Ou seja: o limiter eh limitado! Kkkk

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Justamente, acabei de notar isso! Attack zerado, sem ratio (o ratio q tem nele eh do dyn.eq)...

 

Ou seja: o limiter eh limitado! Kkkk

Então no caso dele está zerado,não tem como deixar ele 100 porcento,no caso o sub cortado a 50Hz ele vai ter um atack de 10ms e release de 201ms,com esse ajuste vou estar ciente que o limiter vai estar atuando corretamente,mas no meu caso é o dcx que não tem atack o release segue esse mesmo padrão ou tem modificações?

 

postado do meu sony

 

 

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naquele programa que o boccote postou lá em cima da pra ter uma base de como usar o limiter, tem até um indicador que você pode abrir lá e fica mostrando nas batidas como está agindo ! :legal:

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Justamente, acabei de notar isso! Attack zerado, sem ratio (o ratio q tem nele eh do dyn.eq)...

 

Ou seja: o limiter eh limitado! Kkkk

Se o ratio é o dinamic eq será que o atack seria também,esses novos stetsom já vem tudo no limiter,mas não tem dinâmic eq

 

postado do meu sony

 

 

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Eu acho que o limiter do dcx, por ter atack zero, não faz tocar mais, apenas proteger o falante dos picos. A vantagem que vejo é que vc não precisa diminuir o ganho dos módulos para não clipar, mas "achatar" apenas os picos com o limiter.

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naquele programa que o boccote postou lá em cima da pra ter uma base de como usar o limiter, tem até um indicador que você pode abrir lá e fica mostrando nas batidas como está agindo ! :legal:
isso. Da pra vizualizar perfeitamente.

 

Enviado via código morse.

 

 

 

 

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Sinceramente? O limiter do dcx n me satisfaz!

 

Queria um mais detalhado, atack, release...

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Sinceramente? O limiter do dcx n me satisfaz!

 

Queria um mais detalhado, atack, release...

 

Se não me engano, a Behringer tem um limiter específico... só limiter mesmo.

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Justamente! Mas pelo custo, o Alesis 3630 tá imbatível! 300 dinheiros!

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