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marcelomoti

Como Ajustar Seu Áudio No Ouvido - by Audiophonic

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Concerto_on_stage.jpg

 

COMO AJUSTAR SEU ÁUDIO NO OUVIDO

 

Parece simples mas não é. Parece óbvio mas também não é. A arte de acertar o som somente ouvindo é polêmico e ao mesmo tempo desafiador e gostoso. Verdadeiros audiófilos dirão que só pode fazer isso quem tiver dezenas, centenas, milhares de horas de exposição auditiva a concertos ou apresentações musicais ao vivo, sem equipamento algum de áudio. Ou seja, já tem os ouvidos educados e com a referência correta - o executado ao vivo e ouvidos acostumados a assinatura sônica de todos os instrumentos profissionais. Outros vão dizer que é muito subjetivo e o acerto vai acabar ficando muito ao gosto pessoal dele.

 

A verdade em si é que existe o áudio "redondo" e perfeito segundo os audiófilos e, existe o áudio que nos agrada. Sim, é subjetivo mas aprendendo sobre alguns critérios utilizados por profissionais gabaritados, podemos conseguir atingir um nível ainda maior de qualidade no áudio somente ajustando. Afinal de contas, o som é nosso e todos sempre tentam "fuçar" nele para descobrir como render mais, seja na qualidade, no equilíbrio ou no SPL.

 

Em termos de som de qualidade, sugerimos o uso de caixa selada ou, dutada com resposta de frequência linear. Quanto mais linear, melhor.

 

Abaixo algumas dicas simples de como iniciar o processo de ajuste:

 

1) Discipline-se a ouvir e ajustar sempre de manhã, seus ouvidos estarão abertos e sem saturação. À noite seus ouvidos tendem a estar mais "cansados".

 

2) Por incrível que pareça, seu humor pode influenciar no seu julgamento do áudio. Por isso, tome cuidado antes de sair refazendo os ajustes se notou que está num dia de fúria.

 

3) Feche bem os vidros e as portas

 

4) Ajuste seu player em FLAT e desligue o efeito "loud"

 

5) Use uma mídia de altíssima qualidade, evite MP3 ao máximo.

 

6) Ajuste o volume em torno de 85dB (volume quase médio)

 

7) Coloque uma música que tenha grave, médio e agudo e, que de preferência tenha mais de 5 instrumentos musicais.

 

8) Feche os olhos e analise se o agudo não está "dançando" na sua frente em relação às frequências médias. Caso esteja, um dos tweeters está fora de fase. Esta não é uma tarefa muito simples e não há receita para alcançar um nível de acerto preciso. É ir tentando e aprendendo.

 

9) Foque agora no grave (do subwoofer). Ele deve estar soando na frente e não vindo de trás para a frente. Caso isso ocorra, inverta a fase do subwoofer. Muitos players e amplificadores têm a inversão de fase 180º. Caso os seus não tenham, inverta no próprio borne do subwoofer. Se continuar vindo de trás para a frente, refaça a caixa sintonizando em um FB um pouco maior.

 

10) Ainda em volume médio, verifique se o equilíbrio espectral está de acordo. Se estiver, baixe o volume e verifique se grave, médio e agudo se respeitam e nenhum se sobressai sobre o outro. Depois faça o mesmo em volume alto (não muito alto).

 

11) Sem o uso de uma RTA, o julgamento da curva de resposta de frequência do seu áudio é um pouco subjetivo, entretanto faça um ajuste com aproximadamente 1dB a mais no grave em relação ao médio e outro 1 dB a mais de médio em relação ao grave. Ou seja, 2dB a mais de grave em relação ao agudo e 1 dB a mais de médio em relação ao agudo. Este ajuste visa compensar o ruído gerado pela banda do pneu no asfalto, conforme o carro roda.

 

12) Para sua segurança, ajuste ganho e bass boost do seu amplificador no mínimo. Então ajuste todo o volume do player no máximo e por fim, vá abrindo ganho e bass boost no amplificador respeitando o limite dos seus alto-falantes. Isto tem dois objetivos: Reduzir o ruído de estática que muitas vezes sai nos tweeters e, proteger seu sistema de som caso algum curioso (vallet, estacionamento, lava rápido, amigo xereta, etc) decida ajustar o seu som segundo a cartilha dele. Ou seja, por mais que seu player atinga o volume máximo, a potência liberada pelo amplificador não será a suficiente para queimar os alto-falantes.

 

13) O controle de ganho externo (bass boost) varia normalmente de 12 a 18dB e sua proposta é compensar a falta de grave nas músicas que algumas mídias de baixa qualidade (MP3) têm. Assim como a função LOUD do player. Quando a gravação é ruim, usamos destes recursos momentaneamente para suprir a falta de sub-grave, grave e médio grave, os espectros mais afetados em mídias de baixa definição.

 

14) Analise microdinâmica - até música eletrônica apresenta inúmeros detalhamentos que não são ouvidos de forma clara em sistemas de áudio PA (trio elétrico, woofer, corneta, etc). Em músicas mais elaboradas você notará a respiração do cantor de forma mais clara, por exemplo. Ou a corda do violão batendo ao ser "estalada". Dependendo da música, ouve-se até a saliva se mexendo dentro da boca do cantor ou cantora. A macro dinâmica deve ser intensa, com pegada e plena. Se sentir a música "morna", verifique se a bateria está alimentando o seu amplificador conforme o consumo. Também verifique se a caixa selada não está vazando ar. Se for caixa dutada, verifique se a sintonia não ficou com pico demais em alguma faixa de frequência.

 

15) Cortes LPF e HPF. Consumidores entusiastas quando começam a entender o A do ABC do som acham que os cortes devem ser o mais baixo possível. Em tese faz sentido pois conseguiremos mais equilíbrio espectral dentro do carro e uma dispersão mais agradável de todas as frequências. Entretanto isto nem sempre funciona em termos práticos. Sugerimos portanto tentar ajustar LPF e HPF graduamente. Por experiência sabemos que o corte padrão 100Hz tende a ser o mais acertado e o mais seguro contra queimas. Quanto mais baixo forem os cortes, maior a possibilidade de queima dos alto-falantes e menor a dinâmica musical.

 

16) Se seus tweeters estiverem instalados sobre o painel e for fácil angulá-los, use as dicas que demos semana passada aqui em nossa página no FB sobre formas de direcionamento.

 

17) Se os tweeters estiverem instalados sobre o painel ao fundo, praticamente encostando no pára-brisa, eles podem em alguns casos soar agressivos demais pois o próprio pára-brisa gera o efeito "corneta" devido a sua angulação. Se isso ocorrer, inverta a fase dos dois tweeters.

 

Este é um tutorial simplificado de como ajustar o áudio. Os demais elementos a serem analisados e corrigidos são bastante complexos e também dependem de um set 100% high-end.

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no item 1, faltou dizer que até o estado de saúde física influencia

to meio "ingripado", hj vindo pro trabalho eu tava jurando que o RCA do full da esquerda tinha mal contato, ou coisa do tipo, eu simplesmente não ouvia nada dali, e quando ouvia era BEM mais baixo

fui obrigado a parar o carro, nível de ganho (deixo -2dB ali) e colocar os dedos na suspensão tanto no da esquerda quanto no da direita ao mesmo tempo pra tirar a prova de que ambos estavam tocando iguais

meus ouvidos tão precisando de WD40

 

item 17: essa eu não sabia, vou experimentar quando eu, por ventura, montar um set assim (talvez no carro da mulher, vamos ver se ela curte)

 

item 11: para o dia a dia é isso aí mesmo, normalmente vejo o pessoal regulando o set com o carro parado e aí reclama que fica magro quando está rodando, eu geralmente tenho 2 regulagens, uma pra dia a dia (ajustada parada mas com ajuste fino feito rodando) e outra pra viagens, onde o ganho no sub e mids é maior que na primeira regulagem

Editado por CristianoLO

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Gostei !

 

Só faltou falar sobre dicas para um melhor palco sonoro, TA, (principalmente como faz para ajustar o TA utilizando uma fita métrica).

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O amigo pode mandar a página original do facebook pois eu quero ler a matéria referida sobre direcionamentl de tweeter?

 

Obg

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

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item 11: para o dia a dia é isso aí mesmo, normalmente vejo o pessoal regulando o set com o carro parado e aí reclama que fica magro quando está rodando, eu geralmente tenho 2 regulagens, uma pra dia a dia (ajustada parada mas com ajuste fino feito rodando) e outra pra viagens, onde o ganho no sub e mids é maior que na primeira regulagem

 

Estou passando exatamente por esse problema atualmente... :vts

Preciso de uma regulagem para o carro rodando.

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O 17 tá bem bizarro. A inversão de fase não tem qualquer relação com a "cornetada". É útil apenas quando o seu problema de agressividade está na região de crossover.

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O 17 tá bem bizarro. A inversão de fase não tem qualquer relação com a "cornetada". É útil apenas quando o seu problema de agressividade está na região de crossover.

 

Não questione, foi o mestre dos magos verdes que escreveu.

 

Agora falando sério, bacana o artigo.

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Bacana a idéia do artigo, porém com muitas coisas bizarras.

3) Feche bem os vidros e as portas

quando eu regulo o som eu fecho os vidros, e portas, aí passo massa de calafetar nas frestas e uso um cadeado pelo lado de fora (alguém tem que me ajudar)

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Foi publicado no Facebook

 

Foi citado que tem outros artigos da semana passada... compartilha com o povo aqui que não tem Face :legal:

 

E vlw ai!

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Bacana a idéia do artigo, porém com muitas coisas bizarras.

Fato

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O esquema da fase do subwoofer é complicado... Parece que para mim soa sempre melhor o subwoofer invertido... Isso foi o teste que eu e o fiusks fizemos no meu carro e no dele e ficou melhor invertido em ambos... Mas no meu HT por exemplo tem que deixar fase normal. Se não fica zuado igual deixar fase normal no carro... Bizarro!

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

 

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O esquema da fase do subwoofer é complicado... Parece que para mim soa sempre melhor o subwoofer invertido... Isso foi o teste que eu e o fiusks fizemos no meu carro e no dele e ficou melhor invertido em ambos... Mas no meu HT por exemplo tem que deixar fase normal. Se não fica zuado igual deixar fase normal no carro... Bizarro!

 

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Complicado...Carro é uma mina de reflexões.

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O esquema da fase do subwoofer é complicado... Parece que para mim soa sempre melhor o subwoofer invertido... Isso foi o teste que eu e o fiusks fizemos no meu carro e no dele e ficou melhor invertido em ambos... Mas no meu HT por exemplo tem que deixar fase normal. Se não fica zuado igual deixar fase normal no carro... Bizarro!

 

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Mas no seu HT o sub fica na frente?

 

Em casa tenho o 591BA e o sub tá em normal, mas porque está na frente mesmo, num canto. Teoricamente, não tem pq inverter a fase nesse caso.

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Gostei !

 

Só faltou falar sobre dicas para um melhor palco sonoro, TA, (principalmente como faz para ajustar o TA utilizando uma fita métrica).

 

Viepper, aqui não dá pra generalizar porque cada fabricante usa um conceito para o T.A. A forma que a Alpine usa é diferente dos Clarion e Pioneer por exemplo.

 

Nos Pioneer e Clarion que já mexi (DEH-P880PRS, DEX-P99RS, HX-D2) é preciso inserir as distâncias com fita métrica para um ajuste inicial, pois dessa forma o vocal fica centralizado com o motorista, e não no centro do pára-brisa. Depois é ajuste fino de ouvido para por na posição correta, nada complicado tb

 

Dias atrás perdi as configurações do HX-D2 por um mal contato do terminal de bateria e tive que refazer o ajuste.

 

Já tinha ouvido algumas pessoas fazer dessa forma e resolvi tentar. Deixei o T.A. todo zerado do lado direito e ajustei apenas os da esquerda, que são os que precisam de "atraso".

 

Conclusão, o som não mudou NADA. Tive que fazer da forma que já estou habituado e foi nítida a mudança de posição do vocal.

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quando eu regulo o som eu fecho os vidros, e portas, aí passo massa de calafetar nas frestas e uso um cadeado pelo lado de fora (alguém tem que me ajudar)

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

puta mer** kkkkk

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quando eu regulo o som eu fecho os vidros, e portas, aí passo massa de calafetar nas frestas e uso um cadeado pelo lado de fora (alguém tem que me ajudar)

:vts :vts :vts :vts

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Viepper, aqui não dá pra generalizar porque cada fabricante usa um conceito para o T.A. A forma que a Alpine usa é diferente dos Clarion e Pioneer por exemplo.

 

Nos Pioneer e Clarion que já mexi (DEH-P880PRS, DEX-P99RS, HX-D2) é preciso inserir as distâncias com fita métrica para um ajuste inicial, pois dessa forma o vocal fica centralizado com o motorista, e não no centro do pára-brisa. Depois é ajuste fino de ouvido para por na posição correta, nada complicado tb

 

Dias atrás perdi as configurações do HX-D2 por um mal contato do terminal de bateria e tive que refazer o ajuste.

 

Já tinha ouvido algumas pessoas fazer dessa forma e resolvi tentar. Deixei o T.A. todo zerado do lado direito e ajustei apenas os da esquerda, que são os que precisam de "atraso".

 

Conclusão, o som não mudou NADA. Tive que fazer da forma que já estou habituado e foi nítida a mudança de posição do vocal.

 

Esqueci de dizer que nos Pioneer tem seletor de posição

 

Motorista lado esquerdo

 

Motorista lado direito

 

Ocupantes da frente

 

Todos os ocupantes

 

A H.U. só libera os ajustes após escolher uma posição. Demorei um tempo até descobrir isso no 880PRS, kkkkkkkk.

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Viepper, aqui não dá pra generalizar porque cada fabricante usa um conceito para o T.A. A forma que a Alpine usa é diferente dos Clarion e Pioneer por exemplo.

 

Nos Pioneer e Clarion que já mexi (DEH-P880PRS, DEX-P99RS, HX-D2) é preciso inserir as distâncias com fita métrica para um ajuste inicial, pois dessa forma o vocal fica centralizado com o motorista, e não no centro do pára-brisa. Depois é ajuste fino de ouvido para por na posição correta, nada complicado tb

 

Dias atrás perdi as configurações do HX-D2 por um mal contato do terminal de bateria e tive que refazer o ajuste.

 

Já tinha ouvido algumas pessoas fazer dessa forma e resolvi tentar. Deixei o T.A. todo zerado do lado direito e ajustei apenas os da esquerda, que são os que precisam de "atraso".

 

Conclusão, o som não mudou NADA. Tive que fazer da forma que já estou habituado e foi nítida a mudança de posição do vocal.

 

Uma coisa que já percebi é que o Alpine parece corrigir o SPL da via a partir da diferença da distância. É algo que tendo TA ou não faz muita diferença, especialmente quando você está on-axis.

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