Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
astronauta

Novo Street Bass 900 15"

Recommended Posts

Pessoal, primeiramente quero agradecer ao fórum pois ele me ajudou bastante a montar meu primeiro som automotivo. Não entendia absolutamente nada e hoje já compreendo diversas coisas graças a essa comunidade.

 

Temos os novos AFs da Selenium lançando agora, alguns nem constam no site oficial ainda, como o Vulcano e os novos Stree Bass. Eu vi um review deles num canal famoso do You Tube e de acordo com o cara e as especificações do falante, apesar de ter apenas 450 RMS ele deve render mais que o Tornado 1100 RMS porque são 97dB contra 94dB de sensibilidade. Ambos de 15".

 

Tive dois Tornados de 15" que acabei substituindo por dois AFs de 12" por uma questão de espaço. Mas não estou satisfeito com o grave deles. Apesar de tocarem bem, fiquei "mal" acostumado. Hoje vejo que deveria ter investido em uma caixa personalizada ao invés de partir logo pra troca de falantes...

 

Sem mais enrolação, minha dúvida é se eles vão tocar a mesma coisa que os Tornado 1100 que eu tinha tocavam. Tenho uma 2k5 que geralmente só ligo na fonte 14.4v 150A + Bateria de 45A só pra não ficar sem nada.

 

Sei que por serem novos poca gente deve ter, então queria ajuda dos mais experientes pra dar uma opinião embasada ou pra simular os dois.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa ser aos pares? Um par de 12" usa o mesmo espaço de uma 18" sozinha, que dá BEEM mais som, indiscutivelmente!

 

Minha sugestão seria que partisse logo pra brincadeira de gente grande: Uma eros SDS 2.7k 18" numa caixa de ~90 litros, sintonizada lá pelos 50hz! Vai tocar próximo aos 2 tornado e mais forte que as 2 x 12", ocupando beem menos espaço que 2x15"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou trocar os Snake de 12" pelo Street Bass novo de 15" e gostaria de por dois por questão de estética (gosto pessoal). Queria saber se os novos de 450 RMS tocam iguais ou melhores que Tornados de 1100 RMS também de 15" porque eu gostaria de ter o que eu tinha antes do de 12" ou algo melhor e o preço dos Street é bem melhor.

 

Sei que a potencia dos Tornados é maior, mas a sensibilidade deles é menor. E com os Street terei headroom também...

 

Sobre a estética, é coisa pessoal mesmo, de nada adianta um sistema bom, mas que me incomoda ao abrir a mala. Vai entender, rsrs

Editado por astronauta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sensibilidade normalmente eh informada errado, e isso a questo provou. Eles tem ate uma tabela informando.

 

As vezes, o melhor meio de avaliar um alto falante eh vendo na pratica... nao se pode dizer que um alto falante eh melhor que outro apenas pela sensibilidade, ate porque na maioria das vezes, os parametros estao totalmente errados, como o juliano e o murilo certa feita falaram.

 

Imagina que um alto falante para grave nao pode responder essa frequencia pois passa muito o xmax com a potencia declarada aplicada??? Existem muitos casos assim. Eh importante fazer uma simulação no winisd para ver se esse streetbass nao eh assim...

 

Mas mais importante que tudo, aproveita que a selenium eh a unica que mostra a curva de resposta, e compara a curva de resposta dos 2 alto falantes na frequencia que voce vai escuta-los.

 

Por exemplo, pelo grafico de resposta, quando fui comprar 8 d405 para colocar no meu som, pude conferir que nas frequencias 1khz a 2khz, a d405 ganha da d405trio.

 

Ah, e com certeza esses streetbass nao tocam mais que o tornado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu saiba, sensibilidade nao vai dizer se o falante vai tocar mais ou menos que outro, contando que os dois estao com os parametros fornecidos corretos. A "unica" coisa que vai mudar ai, e que o falante de maior sensibilidade, vai tocar mais com a mesma potencia de outro falante de maior sensibilidade, o conjunto falante e mais leve, necessita de menos amplificacao para poder se mexer e tocar. Que eu saiba a sensibilidade e isso, nao que toque mais ou menos que outros analizando somente esse parametro.

 

 

Enviado do meu iPod touch usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sensibilidade está relacionada sim a quem toca mais, ela é um dos itens nas formulas básica do SPL.

 

A formula básica do SPL = (10 x log Potência RMS) + sensibilidade+3 (equivalente a um par de falantes esse + 3 no final, se fosse 4 ou dois pares seriam +6)

 

O problema é que temos encontrar a sensibilidade real na tabela Questo antes de jogar na formula.

 

Exemplo Sds 818 de 800rms contra tornado de 18 de 1100rms

 

2 sds 818 95,69 real

SPL = (10 x log 800) + 95,69+3=127,72089

 

Tornado de 18 93.66db real

SPL = (10 x log 1100) + 93,66+3=127,073

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas que deram até agora, pessoal.

 

Eu não deixava o ganho da 2k5 muito alto porque só tinha 2 D250 e 2 ST400 pra acompanhar e cortava os Tornados um pouco acima pra ter algo de médio grave.

 

Encontrei a tabela Questo aqui no fórum com ajuda da busca, o link é o seguinte: http://www.questoaud...r/sensibilidade

 

Como ainda não existe o alto falante no site da Selenium, tentei pegar os parâmetros pelo vídeo que assisti, pausando e tentando ler o manual, rsrs. O link pra quem quiser ver é este:

 

JBL Selenium 15SW3A

Tornado 2200 15"

----------------------------------------------

Fs: 41Hz

Vas: 76,3 Litros

Qes: 0,45

----------------------------------------------

Eficiência: 1,122%

Sensibilidade: 92,5 dBSPL (1W/1m)

 

 

JBL Selenium 15W4A

Street Bass 900 15"

----------------------------------------------

Fs: 53Hz

Vas: 109 Litros

Qes: 0,77

----------------------------------------------

Eficiência: 2,023%

Sensibilidade: 95,06 dBSPL (1W/1m)

 

Jogando na fórmula que o Luiz Rafael passou ficaria:

 

 

2 x Tornado de 15 92,5dB reais

SPL = (10 x log 1100) + 92,5 + 3 = 125,9139

 

 

2 x Street Bass de 15 95,06dB reais

SPL = (10 x log 450) + 95,06 + 3 = 124,5921

 

Diferença de aproximadamente 1,3218 entre os dois, com vantagem pro Tornado.

 

Levando em conta o dobro de potencia com 3dB, acho que não é muita coisa, o que acham?

 

Levando em conta o preço dos dois AFs (~600 X ~400) e a potência necessária pelos dois pra falar, será que o Street Bass não é realmente a melhor opção? Porque com a 2k5 eu teria bastante headroom (é de 2 omh, ligando em paralelo casaria direitinho).

 

Outra dúvida, Vas maior implica em caixa com volume maior ou menor?

 

Espero que dê pra comparar melhor agora os dois.

Editado por astronauta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, nunca um street bass vai tocar mais que tornado! E olha que nem sou fa de tornado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca usei softwares de simulação, mas estou cada vez mais curioso a respeito desse alto falante e confesso que estou muito inclinado a pegar eles ao invés dos Tornados novamente. Baixei o WinISD 0.44 e cadastrei tanto o Street Bass 900 de 15" novo e o Tornado 2200 15" com os seguintes parâmetros:

 

Qts

Vas

Fs

Re

Xmax

Qms

Qes

SPL (De acordo com Tabela QuestoO

Pe (RMS do falante)

Sd

 

Não coloquei os parâmetros (ficaram em zero):

 

Le

Z

Bl

dia

 

A caixa foi de 90 litros, dutada (retangular) com sintonia de 45Hz pros dois.

 

Seguem as imagens das simulações com 1W aplicado:

 

GAIN

2a8kk90.png

 

SPL

30xd6px.png

 

VERDE: Street Bass

AMARELO: Tornado

 

Nota-se que o Tornado possui uma resposta mais plana e melhor nos graves, mas o Street Bass não está tão atrás assim e apresenta, ao meu ver, uma resposta satisfatória. Deve-se lembrar também que aplicando headroom o desempenho SPL do Street Bass melhora mais ainda, suprindo, talvez, a deficiência em subgraves em relação ao Tornado. Devo salientar que o Street Bass custa bem menos que o Tornado.

 

Lembro que não sou nenhum expert e se possível gostaria que alguém mais experiente refizesse a simulação para evitar possíveis erros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vc mostra, está bem legal,

Está chegando perto dos tornados, sem muito custo.

Parabéns.

 

É isso que queremos no fórum..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Oversound steel 15 de 400 RMS?

 

Parece bem legal, tem uns vídeo no youtube.

 

É mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho que o street bass não chega nem perto do tornado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha um trio cxb.

 

 

Só substituiria o 220ti pelo dti4630.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra montar um trio como esse indicado acima com menos de 2500 reias!

 

Uns 3 mil.

 

Com um crossover, tipo px1.

 

Estou falando em pagar pela instalação, se você fizer, fica mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sensibilidade diz quem grita mais, e ela nao e linear, e nao me engano usa-se logaritimo p o calcula e nao quer dizer que 2 de 50db vai dar 100db

 

cada 2 par iguais aumenta 3db

 

se tem 2 de 50 vai dar 1 de 53db

 

se tem um de 60 e otro de 50db vai dar 1 de 60db...

 

se tem 4 de 50db vai dar 2 de 53db que da 1 56db e por ai vai...

 

nao sei se ta certo mais aprendi isso em aulas de segurança do trabalho onde se calculava o ruido de maquinas...

 

se voce tem 1 de 50db e otro de 52db o de 52db vai cubrir o de 50....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vc mostra, está bem legal,

Está chegando perto dos tornados, sem muito custo.

Parabéns.

 

É isso que queremos no fórum..

 

Obrigado. Agradeço aos membros.

 

sensibilidade diz quem grita mais, e ela nao e linear, e nao me engano usa-se logaritimo p o calcula e nao quer dizer que 2 de 50db vai dar 100db

 

cada 2 par iguais aumenta 3db

 

se tem 2 de 50 vai dar 1 de 53db

 

se tem um de 60 e otro de 50db vai dar 1 de 60db...

 

se tem 4 de 50db vai dar 2 de 53db que da 1 56db e por ai vai...

 

nao sei se ta certo mais aprendi isso em aulas de segurança do trabalho onde se calculava o ruido de maquinas...

 

se voce tem 1 de 50db e otro de 52db o de 52db vai cubrir o de 50....

 

Sim, também acredito nisso. Aliás, é o que tem e foi explicado na fórmula que o Luiz Rafael passou:

 

2 x Tornado de 15 92,5dB reais

SPL = (10 x log 1100) + 92,5 + 3 = 125,9139

 

 

2 x Street Bass de 15 95,06dB reais

SPL = (10 x log 450) + 95,06 + 3 = 124,5921

 

Estou somando 3 justamente por se tratar de duas unidades.

 

 

Também acho que o street bass não chega nem perto do tornado.

 

Eu sou bem leigo no assunto, mas pelo menos nas simulações que fiz (as quais podem estar erradas também) o Street (os novos, não falo dos antigos) estão bem próximos dos Tornados. Me parece a velha história de sempre: alto falantes com muitos rms para vender mais (Tornado), quando existem opções tão boas quanto (Street) com menos rms, porém com maior sensibilidade.

 

Seria muito bom alguém realizar um teste prático pra ver se realmente é isso mesmo.

 

Se for muito inferior, realmente não compensa, mas se for "pau a pau" ou até mesmo melhor, compensa e MUITO pois sairia muito mais barato: AF mais barato, consequentemente gasta-se menos com bateria, módulo, fiação...

 

Só estou sentindo falta de justificativas melhores quando alguém diz que não vai ficar bom ou não chegam perto dos Tornados. Achismo não rola. Experiencia até vai, mas se tratando de AFs novos, seria legal conhecimento técnico ou empírico mesmo, com AFs diferentes, mas na mesma situação, situações análogas...

 

Enfim, o tópico tá muito bom e espero que não pare por aqui :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gráfico mostra que o tornado tem mais subgrave e o street mais grave, lembre que existe diferença nessas duas faixa de frequência, a vantagem é que o street sobe mais e isso é muito bom para trio, levando em conta que falantes bons para trio tem que subi bem para pega até o famoso bumbum das músicas, aqui o tornado caiu muito a sua venda devido isso, ele peca em algumas músicas aonde ele não consegui subi tanto e com um bom db, por isso eros vende muito, além do eros render mais aberto e ter bastante atak.

 

Posso dizer que o street bass teria o melhor rendimento como trio do quer o tornado.

 

Eu Luiz Rafael prefiro a faixa de grave, quando usamos muitos falantes acoplados dão o famoso subgrave.

 

Subgrave em trio é complicado, tem algumas perdas como: não vai abranger muitas músicas com um bom db e atak, menor rendimento aberto como deslocamento e db, maior consumo de energia, maior desgaste do autofalante, enquadramento de onda mais cedo do módulo. É bonito de ouvi só.

 

Grave aqui o corte dependendo da caixa se for de alto rendimento ou dutada varia muito.

De 15 usamos 50hz a 200hz em dutada, caixa de alto rendimento 50hz a 160hz.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela contribuição, Luiz Rafael.

 

Apareceram alguns vídeos no YouTube. Vou colocar aqui três que achei interessante.

O primeiro é com a versão de 15" e o segundo com a versão de 12".

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou compartilhar com vocês mais um vídeo bacana sobre esse AF que achei no YouTube.

 

 

Só estou esperando vender meus dois Snake GTK 1200 de 12" pra comprar dois desses Street Bass.

Se alguém estiver interessado neles, rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta mas calma ai,

como ja falei em outro tópico, é por isso que a Selenium nao lançou mais SUB-automotivo (subão).

Pelo fato deste tipo de comparação, o Tornado é feito pra SUB, se voce ver, o Tornado é um dos unicos falantes que responde bem na faixa de 35hz até 50hz.

Ai o pessoal fica comparando com falantes como target, insano da over, hard power, e diversos outros, quem tem uma resposta mais forte a partir de 60hz.

É no minimo injusta a comparação. Perceba que no seu grafico em 50hz temos uma diferença de 3db, sendo o tornado superior, e por ter essa desenvoltura melhorada no SUB, ele peca mais nas altas frequencias, assim como falantes com desenvoltura melhor em 60 ou 70hz, pecam no sub graves.

 

Voce precisa entender o tipo de situação e o tipo de musica que escuta, para poder definir o falante. Se não o street pode vir a lhe trazer insatisfação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu possuo os 2 street de 15 em uma caixa de 190 litros com 4 dutos conforme o fabricante pede, toco eles em um hd1600 com mega capacitor technoise de 5fa e possuo uma fonte usina de 60 para dar um up, e tenho o px1 trio pois achei um maximo, então eis a questão, os tornados na minha opinião são os melhores, pois vai bem em freqüência mais baixa e eu adoro o som deles, mais nas festas que fazemos aki na Facul tenho 2 amigos que tem tornado 1100 e 1 com eros de 1100 q não lembro o nome, na pratica sem saber a regulagem q eles usam eu não fico nem um pouco longe dos tornados principalmente quando estamos uns 30 metros do carro, dae q eu vejo a diferença nos meus falantes, ele bate muito e joga longe, as vezes dependendo da música faz isso mais que o tornado. No px1 eu deixo ele com corte em 70 ou 75, pq dependendo da música ele clips, mais sei lá....isso eu já fiz umas 15x, pois por eu ter a fonte acaba sempre meu som prevalecendo...rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, hj msm eu colei um dos falantes q descolou a borracha, não sei c eh o tipo de música ou a quantidade de uso, pois fazemos de 2 a 3 festinha por mês e meu som sempre toca, deixo geralmente das 14h ateh as 3 ou 4 da manha, ele clipa no volume 34, eu deixo sempre entre 30 a 32, dependendo da música, tocamos muito sertanejo pois Fasso veterinária mais quando a muierada ta chapada ponho uns funk e sempre da aquela cochada...kkk, eu tava pensando em por os 2 tornados, como disse adoro eles, mais sei lá, vai ser + modulo, + bateria, pois soh possuo uma de 95a no lugar da original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...